Dicas e Truques

Shin Megami Tensei V (Switch) — Dicas para se tornar um excelente Nahobino e sobreviver ao Da’at

Trazemos aqui algumas dicas básicas do que fazer para aproveitar ao máximo o RPG da Atlus.

Finalmente Shin Megami Tensei V já está disponível no Nintendo Switch. O RPG era aguardado desde 2017 quando foi revelado com um curto teaser que apenas indicava que um projeto da franquia não-nomeado estava sendo desenvolvido para o então recém anunciado console. Com o jogo em mãos, preparamos algumas dicas para ajudar os novatos que estão invocando demônios pela primeira vez a se aventurar por Da’at.

Explore em busca de glória

Um aspecto fundamental de Shin Megami Tensei V é obter glória e há algumas formas de fazer isso. Primeiramente, conforme explora as áreas do Da’at, o jogador irá encontrar pequenas criaturas chamadas Mimans. Interagir com elas leva ao ganho de alguns pontos, e chegar a determinados marcos (coletar 10 deles, por exemplo) implica em itens como recompensas na loja Cadaver’s Hollow.

Também é possível obter cristais de glória derrotando os Nigi Mitamas, que são inimigos que podem aparecer em qualquer área aleatoriamente. Por fim, outra forma de conseguir pontos é abrindo certas caixas hexagonais prateadas que estão em pontos específicos dos mapas. Bastante raras, elas dão uma quantidade bem maior de glória do que os outros métodos.

Com pontos de glória, o jogador pode desbloquear Milagres na Cathedral of Shadows. Esses poderes incluem aspectos como expansão do estoque de demônios, mais slots de habilidades, menor custo de invocação do Compendium, entre outros. O sistema é comparável aos Apps da Gauntlet de Shin Megami Tensei IV (3DS), mas obter as opções de novas funcionalidades também depende do jogador derrotar os Abscesses (ninhos de demônios espalhados pelo mundo).

Negocie para expandir sua equipe

Como nos outros jogos da série, em Shin Megami Tensei V é fundamental prestar atenção na construção da equipe de demônios que acompanha o jogador. Para fazer isso, o jogador pode negociar com os inimigos durante a batalha. As criaturas podem pedir dinheiro, HP, MP, itens ou fazer testes de atributos (força, magia, etc.) para se juntar à equipe. Porém, é importante tomar bastante cuidado com as suas respostas já que escolher algo que desagrade a criatura pode levá-la a perder a paciência, movendo o combate para o seu turno ou fugindo.

Pessoalmente, sigo a estratégia de destruir totalmente os inimigos e deixar apenas um pelo qual tenho mais interesse. Assim, caso a negociação falhe, o turno do inimigo tem menos probabilidade de levar você a um game over. Além disso, vale destacar que utilizar o comando Talk durante o turno do Nahobino não é a única opção. Por exemplo, um dos Milagres que o jogador pode desbloquear permite que os próprios demônios peçam clemência ocasionalmente.

Outro aspecto que interfere nas negociações são os períodos da lua. Existem momentos em que as criaturas se sentem mais propensas a dialogar e outros em que a negociação é simplesmente impossível. Esse fator varia de criatura para criatura. Algumas negociações especiais também podem ocorrer dependendo de quais demônios estão na equipe.

Caso o jogador já tenha uma equipe completa, ainda é possível negociar, mas a criatura não entrará no estoque. Para que isso ocorra será necessário liberar espaço e conversar novamente com o mesmo tipo de inimigo em um futuro combate. O demônio irá lembrar da conversa e não será necessário realizar outra negociação.

Realize fusões constantemente

Porém, apenas obter as criaturas que estão nas áreas não é uma boa forma de jogar. Um dos conceitos principais e recorrentes da franquia é a fusão. A forma mais simples desse sistema implica em pegar duas criaturas do estoque e juntá-las em um único ser, usualmente mais poderoso. O novo aliado herda habilidades dos seus “pais”, permitindo assim a criação de demônios customizados.

Apesar de ser possível herdar qualquer tipo de poder que não seja considerado “único” de uma criatura, cada bicho tem afinidades específicas. Por exemplo, um demônio como Jack Frost, que é fraco contra fogo, tem penalidades ao usar habilidades desse tipo enquanto seus ataques do tipo gelo ganham bônus. Magias do tipo “Agi” (fogo) terão custo de MP maior ao serem usadas por ele enquanto “Bufu” (gelo) será menos custoso.

Utilizando-se bem desse sistema de fusão, é esperado que o jogador crie equipes equilibradas e se adapte aos inimigos e chefes da área que está explorando. É imprescindível saber se aproveitar de suas fraquezas e resistências, tendo em vista o sistema de Press Turn. Ou seja, ao atingir a fraqueza de um oponente, é possível ganhar turnos adicionais, mas também é possível perdê-los ao ter seu ataque anulado, uma desvantagem enorme. E isso se aplica também aos inimigos.

Porém, não é necessário utilizar apenas as criaturas que estão no estoque. Uma vez obtido um demônio, o jogador poderá reinvocá-lo através do compêndio ou realizar fusões diretamente com esses registros. É necessário pagar uma certa quantidade de Macca (o dinheiro do jogo) para usar esse sistema, sendo os valores dependentes da força e das habilidades que a criatura possui.

Ao criar uma boa versão de uma criatura através de fusão ou ganho de níveis, é possível atualizar o registro do compêndio. O novo registro sobrescreve o anterior, alterando a versão que poderá ser recriada posteriormente. De forma geral, ter feito várias criaturas implica em mais possibilidades, sendo importante usar o sistema constantemente para isso. Porém, vale destacar que as fusões não podem ultrapassar o nível de poder do Nahobino.

Aproveite o sistema de essências

Outro elemento importante do jogo são as essências. Com elas é possível transpor habilidades para uma criatura ou para o protagonista. Assim, mesmo que o jogador não consiga realizar uma fusão para uma criatura mais forte devido ao seu nível, é possível adicionar determinados poderes a um membro da equipe.

Esse sistema impacta profundamente o Nahobino, sendo a forma de alterar e atualizar seus golpes. Além disso, é possível alterar as afinidades do Nahobino com as essências. Isso é especialmente relevante para enfrentar chefes, já que a mudança pode implicar em anular golpes poderosos de determinados tipos.

Em particular, é necessário ter cuidado com fraquezas do tipo Light e Dark. Golpes do tipo Hama e Mudo causam dano regular mas podem também causar instakill. Em Shin Megami Tensei V, isso só ocorre se eles atingem um personagem com fraqueza daquele elemento. Como a morte do Nahobino implica em game over e não há nenhum sistema de continue/retry, é muito importante evitar esse tipo de situação.

Mantenha um estoque de Spyglasses

Em algumas batalhas aleatórias, o jogador poderá encontrar algumas criaturas chamadas de Mitamas. Elas são bem raras e o benefício de derrotá-las é altíssimo, fornecendo muita experiência, dinheiro e itens raros que fazem a diferença para progredir no jogo. Esses benefícios também vem com um custo específico: as suas fraquezas variam em todo combate.

Para saber qual é a fraqueza do Mitama, o jogador pode usar um item chamado Spyglass. Com ele, é revelado o elemento que deve ser usado e é possível utilizar os turnos dos outros aliados para derrotá-la. Outra possibilidade é o uso de ataques do tipo Almighty, que contornam todos os tipos de fraqueza, mas, especialmente no início do jogo, essas habilidades são mais fracas que as de elementos específicos. As Mitamas são inclusive resistentes contra Almighty, então o dano é reduzido ainda mais.

Há também alguns DLCs específicos que permitem que o jogador encontre essas criaturas com mais frequência. Com eles, também é possível fazer com que todos os Mitamas de uma área tenham a mesma fraqueza. Dessa forma, a evolução é ainda mais rápida do que no jogo normal.

Use bem o Magatsuhi e tente conseguir todos os Talismãs

Além da exploração das fraquezas dos inimigos, um elemento fundamental do combate é o Magatsuhi. Trata-se de uma barra que aumenta a cada turno e que pode ser utilizada para ativar benefícios variados. A ativação desses poderes não consome turnos para o jogador permitindo explorar ao máximo os seus benefícios.

Além da habilidade mais básica, Omagatoki: Critical, que torna todos os golpes físicos e mágicos em acertos críticos, há muitas outras opções associadas às raças de demônios. Para desbloqueá-las, é necessário obter talismãs variados. Alguns deles são dados em simples conversas com NPCs no Da’at, outros dependem da conclusão de quests e há ainda aqueles que são recompensas por conseguir encontrar certa quantidade de Mimans.

Alguns dos Milagres que o jogador desbloqueia também podem tornar essa barra em um elemento estratégico ainda mais rico. Por exemplo, Magatsuhi Wellspring faz com que ter essa barra cheia no início do turno restaure um pouco do HP e do MP de todos os aliados no início do turno.

Tente realizar as quests o mais rápido possível

Conforme explora o Da’at, o jogador irá encontrar vários NPCs. Alguns deles precisam de ajuda e suas quests são bem sinalizadas no mapa. Realizá-las é uma forma melhor de obter experiência do que o combate e ainda há outros itens e a liberação de determinados demônios como vantagens adicionais. Dessa forma, o ideal é sempre fazê-las o mais rápido possível.

Estoque Dampeners para lidar com os bosses

O combate contra chefes depende bastante de explorar as fraquezas deles. Porém, se proteger dos seus ataques é igualmente importante. Algumas criaturas possuem habilidades do tipo Block que permitem bloquear golpes de um determinado elemento utilizados contra os aliados, o que pode ser bem útil mas consome bastante MP.

Outra possibilidade são os itens do tipo Dampener. Eles criam essa mesma barreira contra ataques de determinado tipo, mas o estoque é limitado a 3 de cada. Tome cuidado apenas para não gastá-la à toa. Não é possível ter múltiplas barreiras simultâneas, e a última utilizada sobrescreve a anterior. Alguns deles podem ser comprados na Cadaver’s Hollow.

Vasculhe os pontos de interação com os navegadores

Um aspecto interessante de Shin Megami Tensei V é a presença de alguns demônios "navegadores". Eles acompanham o jogador pelas áreas e a sua presença permite que o jogador obtenha pontos de interação especiais. A primeira a servir essa função é Amanozako, mas outras criaturas podem ter essa função liberada durante quests específicas.
 
Esses pontos do mapa podem ter itens variados, incluindo Balms (que aumentam atributos do Nahobino), Essences e consumíveis. Porém, também é possível encontrar inimigos, sendo importante estar preparado. Pessoalmente, vários dos meus encontros com Mitamas foram por conta desses navegadores, então considero-os de grande utilidade.

Salve com frequência

Como já mencionei, a morte do Nahobino implica em game over. Shin Megami Tensei V não tem sistema de autosave, sendo fundamental usar as leylines para salvar. Essa dica é um tanto óbvia para jogadores de títulos mais longos, mas continua sendo fundamental para evitar horas e horas perdidas por um pequeno erro de cálculo.

Não tenha vergonha de reduzir a dificuldade

Shin Megami Tensei V conta com múltiplas dificuldades. Apesar de não ser possível voltar para o Hard após ter reduzido, é importante que o jogador avalie se o combate está dando trabalho. Mesmo no nível Casual um descuido pode ser fatal, então não é necessário ter vergonha por optar por ele se for mais interessante para o jogador. Vale destacar que há um DLC gratuito com a dificuldade Safety. Ela é absurdamente fácil, de uma forma que o jogo perde completamente a graça, mas é uma opção para quem quiser apenas aproveitar a exploração e a história em ritmo mais acelerado.

Explore do seu jeito

Shin Megami Tensei V
traz uma experiência bem ampla e que mostra bem as qualidades da franquia. Estas dicas buscam ajudar um pouco a amenizar as potenciais dificuldades do jogo. Esperamos que seja útil para que mais pessoas possam aproveitar ao máximo esse grande RPG do Switch.
 
Revisão: Cristiane Amarante

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google