Campanha de tradução latinoamericana dos games Pokémon ganha novo capítulo

Requisição antiga dos fãs avança, desta vez, com auxílio internacional de grande veículo americano.

Que a franquia Pokémon, uma das mais tradicionais de toda a história dos videogames, carece de mais atenção para os pedidos dos fãs e mais polimento em seus títulos já não é novidade para ninguém, mas um outro aspecto historicamente deixado de lado pela desenvolvedora Game Freak, as traduções do game, tem sido alvo de uma nova polêmica.

Desde o lançamento de Pokémon X/Y (3DS) a franquia parece ter iniciado movimentações para garantir a presença dos games em diferentes línguas ao redor do mundo, além das tradicionais inglês, alemão, italiano, francês e espanhol — da Espanha.

Nos títulos do Nintendo 3DS, a opção coreana também passava a ser disponibilizada independente da região do cartucho, assim como a chegada de duas versões de chinês com a sétima geração, um avanço inegável por parte da comunidade de fãs. A tendência seguiu-se no Nintendo Switch, com ainda mais opções de idiomas asiáticos sendo incluídos.

Nos últimos dias, no entanto, uma grande petição por parte dos jogadores latinoamericanos — e aqui incluem-se os gamers brasileiros — tem aumentado o tom em prol de versões dos games no idioma Português Brasileiro e Espanhol Latinoamericano, línguas essas que já tem recebido uma certa atenção em spinoffs e em aplicativos Mobile, mas que nunca figuraram dentre os idiomas oficiais dos games principais da franquia.

A petição "Necesitamos español latinoamericano en los juegos de Pokémon", organizada pelo portal ANMTV — clique no nome para acessar a petição e assiná-la — com mais de 9 mil assinaturas cadastradas, tem recebido um destaque maior dentre as campanhas principalmente pela divulgação apoiada pelo portal GameXplain, velho conhecido e importante meio de divulgação de notícias de games, com foco maior na Big N.

A intenção, apesar de ser focada no idioma espanhol latinoamericano, abrange-se também ao PT-BR como opção de escolha, segundo consta nos detalhes da petição. A Game Freak ou a Nintendo não se pronunciaram a cerca do assunto e tem um histórico de ignorar ações do tipo por parte da comunidade, mas resta ainda a esperança de mudanças, haja vista a disponibilização de games first-party em Português Brasileiro ocorrendo pela primeira vez no Switch com Mario Party Superstars (Switch).

Resta aos fãs torcerem por novos avanços nessa direção por parte da Game Freak e também da Nintendo.
E você? Já assinou a petição? Acha que a campanha tem futuro? Tem novas ideias para comover a Game Freak? Deixe sua opinião abaixo!

Curioso, empolgado e positivo: os ingredientes ideais para criar o Felipe perfeito...ou quase! Estudante de Engenharia no crachá, programador aos fins de semana e designer às quintas-feiras. Na dúvida, viajar pelos mundos de Kingdom Hearts ou caçar monstros em Hyrule são sem dúvidas uma boa aposta! Conheçam-me! @felipe_lemos12


Disqus
Facebook
Google