Item Box

Valis, a espada que deu nome à franquia

Conheça os poderes da espada que deu origem a uma das principais referências dos action platformers nos anos 90.

valis iii valis warrior valis sword

Sem ela, Yuuko não teria como se transformar na Guerreira Valis e salvar três mundos das entidades malignas que os ameaçam. A espada Valis dá nome à franquia Mugen Senshi Valis, que está prestes a chegar ao Switch.

O que é a espada Valis?

Valis é, a princípio, uma rapieira com punho dourado e uma gema incrustada em seu centro. Criada por uma entidade desconhecida (acredita-se se tratar de Nizetti ou Valia) com sua contraparte, a espada Leethus, a Valis é passada de geração em geração para diferentes sucessores, que são chamados de Guerreiros Valis. Curiosamente, a rapieira só foi empunhada por três mulheres — uma desconhecida (provavelmente Valia), Yuuko e Lena — até o momento durante os acontecimentos dos jogos da série.
valis iii yuuko ultimate valis armor
Ultimate Valis Armor
Além de uma arma de corte, a Valis é capaz de absorver diferentes poderes e disparar projéteis. Quando combinada com as Fantasm Jewels, a rapieira também permite que a Guerreira Valis conjure poderosos feitiços. A espada ainda garante a quem a empunha a Armadura Valis, e o conjunto de equipamentos pode ser melhorado até chegar à sua forma final, como visto em Valis III.

Leethus, a espada-irmã

A espada-irmã de Valis tem o mesmo propósito da rapieira, mas é uma espada pesada com lâmina larga e tem um punhal dourado com uma gema vermelha em seu centro. Assim como Valis, Leethus também pode absorver poderes para atirar projéteis e conta com um alcance maior como arma de corte devido ao tamanho de sua lâmina, mas, em contrapartida, tem golpes mais lentos.
valis iii glames leethus
Glames com a Leethus na introdução de Valis III
A Leethus também garante a quem a empunha a Armadura Leethus, como pode ser visto em Valis II, quando Yuuko precisa usá-la durante certa parte do jogo. Como curiosidade adicional, durante os acontecimentos dos jogos da série, a Leethus só foi empunhada por homens até o momento.

A Valis Sombria

Antes dos acontecimentos de Valis: The Fantasm Soldier, Rogles criou uma cópia sombria da Valis com o poder de uma das Fantasm Jewels e batizou essa rapieira como Dark Valis. Rogles também foi o  responsável por atrair Reiko para o Mundo das Trevas e fazê-la empunhar a espada, já que as emoções negativas da garota eram as indicadas para despertar o poder da Dark Valis.
mugen senshi valis mega drive
Dark Valis cravada no chão depois do embate entre Yuuko e Reiko em Valis I
Com um poder destrutivo em mãos, Reiko aceitou trabalhar para Rogles e se transformou na Guerreira Valis Sombria. A Dark Valis possui as mesmas capacidades combativas da Valis original.

Poderes destrutivos

É dito que combinar os poderes da Valis com a Leethus pode levar à destruição dos três mundos, propósito que Glames quer alcançar em Valis III. Empunhar essas espadas significa que seus donos precisam cumprir com suas funções como os guerreiros escolhidos, que devem encarar um destino regado por desespero, tristeza e dor.
valis iii leethus valis sword
Leethus e Valis na introdução de Valis III
No entanto, Yuuko consegue vencer o destino traçado pela Valis, e sua aventura pode ser acompanhada em Valis: The Fantasm Soldier Collection, que chega em breve ao Switch.

Revisão: Thais Santos

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google