Blast from the Past

Retrospectiva Fire Emblem - Parte 3: Geração GC e Wii

Nestes 32 anos da franquia, relembre os jogos que a tornaram famosa.

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Fire Emblem surgiu em abril de 1990, há 32 anos. Nestas três décadas, 16 jogos principais marcam a história da franquia criada pela Intelligent Systems para os consoles da Nintendo e, para comemorar esse aniversário para lá de especial, resolvemos criar matérias especiais sobre a retrospectiva desses jogos ao longo dos anos.


Nesta terceira parte, dois jogos tiveram passagem pelo GameCube e Wii: Path of Radiance e Radiant Dawn. Vamos relembrá-los?

Retrospectiva Fire Emblem
NES e SNES | GBA | GC e Wii | DS e 3DS | Switch

Fire Emblem: Path of Radiance (GC)

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Path of Radiance, o primeiro jogo 3D da franquia, foi um importante marco à época por, especialmente, quebrar a "tradição" dos jogos até então ao trazer um protagonista que não tem nenhuma relação com a realeza. O jovem Ike era um rapaz comum, filho do mercenário Greil, e que, de repente, se vê lutando ao lado dos outros guerreiros subordinados a seu pai pela liberação de Crimea e Daein das garras do tirano Ashnard — tudo isso enquanto Ike busca vingança contra Black Knight, um general misterioso e algoz de Greil.

A trama do primeiro jogo da série Tellius é tida até hoje como uma das melhores da franquia como um todo por apresentar, ao mesmo tempo, um conflito político baseado em segregações e racismo e também a evolução pessoal do inexperiente Ike. Além disso, Path of Radiance introduziu mecânicas novas, como personagens-feras (beasts) e o polêmico sistema de biorritmo.

Por mais que Tiki, Fae, Ninian e Myrrh, entre outros, já tivessem marcado presença como personagens capazes de assumir uma aparência dracônica usando Dragonstones, as feras de Path of Radiance, conhecidas como Laguz em Tellius, podiam se transformar durante as batalhas após encherem a chamada Transformation Gauge. Quando transformados, esses seres ferais ganham significante aumento em seus parâmetros (stats), permanecendo assim até reverterem ao seu aspecto humano.

O sistema de biorritmo lembra, na teoria, tinha um papel semelhante ao de fadiga introduzido em Thracia 776, procurando incentivar o uso de personagens que estivessem mais aptos ao combate naquele determinado capítulo. Na prática, porém, seu funcionamento se provou falho, especialmente devido ao limite de uma batalha por capítulo.

Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii)

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Radiant Dawn é a continuação direta de Path of Radiance e arremata as pontas soltas deixadas por seu antecessor. Contudo, o protagonismo passa a ser da misteriosa Dawn Brigade, um grupo que busca combater a tirania de Begnion. Apesar de a história continuar tendo um grande embasamento político, a trama é segmentada em quatro pontos de vista diferentes, ampliando a magnitude dos conflitos político-sociais em Tellius.

Radiant Dawn trouxe personagens inéditos, mas também arcou com a responsabilidade de dar uma nova significância para alguns coadjuvantes e secundários de Path of Radiance. O título para Wii trouxe ainda mudanças no sistema de combate, sobretudo a performance dos Laguz, que passaram a contra-atacar quando alvos de inimigos e terem seu nível aumentado para 40. Além disso, os outros personagens também ganharam uma terceira classe, a fim de equilibrar seus potenciais em relação à extensão de trama.

Na quarta e penúltima parte da retrospectiva Fire Emblem, serão abordados os jogos da geração DS e 3DS, uma época conturbada em que a série quase morreu.

Revisão: João Pedro Boaventura
Capa: Juliana Paiva Zapparoli

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
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