Dicas e Truques

Nintendo Switch Sports: Voleibol — Dicas e Truques

Integralmente focado no timing dos controles de movimento, o voleibol requer treino e precisão.


Depois de visitarmos tênis, badminton, boliche, futebol e chambara, o nosso último guia de estratégias apresenta o voleibol, um dos esportes que considero mais divertidos em Nintendo Switch Sports. Este guia irá revisar os controles principais da modalidade e dar dicas valiosas para que você se saia bem nas partidas online.

Controles simples e intuitivos

O voleibol figura como uma modalidade super simples entre as disponíveis em Nintendo Switch Sports, principalmente por seu uso exclusivo dos controles de movimento (exceto para movimentação lateral) e a orientação que o próprio jogo dá ao longo das partidas. Em vez de escolher quais movimentos você fará, a interface gráfica indica que seu próximo lance será uma manchete, levantamento ou corte. Basta executá-los com precisão para uma jogada perfeita.


Os movimentos disponíveis são:

  • Saque: presente também em outros esportes, esse é o movimento mais simples, bastando arremessar a bola para cima (erguer o braço) e, em seguida, sacá-la na direção da quadra do oponente;
  • Manchete: com as duas mãos juntas à frente do corpo, você deverá receber a bola vinda da quadra dos oponentes em alta velocidade e encaminhá-la ao seu parceiro. Aqui, não importa a direção para a qual o Joy-Con fez a ação, pois apenas o movimento feito no momento certo conta para o sucesso da jogada;
  • Levantamento: depois que sua dupla receber a bola, você deve levantá-la com as duas mãos acima da cabeça para que ele ou ela possa fazer o corte;
  • Corte: para cortar, basta erguer seu braço no momento que deseja pular e golpear a bola, inclinando o Joy-Con na direção em que deseja acertar o campo oponente;
  • Bloqueio: seus adversários farão a mesma sequência de movimentos antes de retornar a bola e você poderá erguer seu braço, da mesma forma que no corte, para pular e bloquear o ataque, retornando a bola para o campo oposto imediatamente.

Nos movimentos de manchete e bloqueio, seu personagem pode ser movimentado lateralmente, mas ele se posiciona automaticamente de forma que defenda ou receba a bola na melhor posição. Em geral, para o bloqueio, você deve estar em frente ao oponente que irá realizar o corte. Já na manchete, procure cobrir uma área do campo onde sua dupla não consiga realizar o bloqueio.


Quando iniciar seus treinamentos, você perceberá que a posição sugerida pelo próprio jogo é adequada, e tal movimentação só se mostra útil em partidas contra jogadores mais experientes. Em geral, procure usar a movimentação lateral quando tiver uma estratégia alinhada com o outro membro da equipe.

É tudo questão de tempo

Não é por acaso que esse trocadilho representa tanto o voleibol em Nintendo Switch Sports, já que para realizar jogadas certeiras você deverá acertar o timing dos seus movimentos. A interface do jogo sempre indicará qual seu desempenho, com frases do tipo “muito cedo” ou “tarde demais”. Preste atenção nelas para entender qual o momento adequado de fazer seus próximos movimentos.

Enquanto as jogadas fora do tempo fazem a bola ir mais devagar com um rastro azul e esguio, dando aos oponentes multiplicadores bônus, acertar o timing acumula bônus durante a troca de passes em seu campo. Funciona assim: ao receber a manchete e executar o movimento correto, a bola ganhará um rastro verde; quando o levantamento é também realizado no tempo certo, o rastro ficará amarelo; por fim, o corte na hora certa deixa o rastro rosa e a bola irá em alta velocidade para a quadra do oponente. Nesse caso, acertar o timing para um contra-ataque adequado é bem mais difícil.


Infelizmente, se fosse tão fácil como “acelere quando o 2 aparecer na tela” de Mario Kart, nós daríamos essa dica. Acertar o tempo das jogadas, porém, requer treino e dedicação conforme você entende as mensagens que o jogo informa e se aprimora.

Seja imprevisível

Sabe quando você joga várias partidas e percebe que está fazendo sempre o mesmo ciclo de movimentos? Pois é, provavelmente você também percebeu que é bastante fácil defender tais rodadas tradicionais. Por isso, quando estiver em boa vantagem, seja imprevisível com seus oponentes.


Enquanto os movimentos dentro do seu campo não afetam muito o jogo dos rivais, a forma e o tempo com os quais você desfere seu corte podem pegá-los desprevenidos. Procure evitar padrões, mudando a direção do seu corte (isso pode ser feito mudando a direção do Joy-Con ao cortar) e também o tempo, seja demorando mais para pular e cortar ou realizando um corte rápido.

Para cortar rapidamente, inicie seu pulo assim que seu colega levantar a bola, e uma mensagem do jogo indicará que você rebateu rapidamente com sucesso.

Agradecemos a você, leitor, que nos acompanhou em todos os textos de dicas e truques para Nintendo Switch Sports. Aguardaremos ansiosos o lançamento do golfe, já anunciado para o inverno aqui do hemisfério Sul, e retornaremos com nossas impressões e estratégias infalíveis. Deixem também nos comentários quais as suas estratégias para o voleibol. Até a próxima!

 

Confira as demais dicas e truques do game:

Fontes: Game8, Diamond Lobby
Revisão: Davi Sousa


É diretor de redação do Nintendo Blast e fã de games desde pequeno, quando começou sua jornada com Mario e Zelda lá no SNES. É formado na área das engenharias e trabalha com desenvolvimento de software. Quando sobra um tempinho entre as jogatinas e o dia a dia, aparece lá no Twitter como @niccomch.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google