Dicas e Truques

Nintendo Switch Sports: Chambara — Dicas e Truques

O tradicional duelo de espadas volta com a maioria dos elementos tradicionais e algumas novidades, e nós te ajudamos a ser um mestre.


Chambara, também conhecido como o duelo de espadas, é uma das modalidades mais interessantes, diversificadas e difíceis de Nintendo Switch Sports. Não basta sair distribuindo espadadas por todos os cantos, já que é necessário ter concentração para defender nos momentos certos (a maioria deles, por assim dizer) e atacar quando houver uma oportunidade de ouro.

Vindo lá de Wii Sports Resort, este esporte evoluiu de maneira significativa, com a introdução de diferentes modos de luta de espadas. Por isso, percorreremos todos os aspectos técnicos da modalidade para que você seja um especialista e, com nossas dicas, possa sair campeão de qualquer combate.

Defenda, e então golpeie

O esporte Chambara tem como base dois golpes principais que você utilizará na maioria do tempo: o ataque e o bloqueio. Para desferir um ataque, você deverá balançar o seu Joy-Con na direção desejada e o golpe será aplicado; enquanto que para defender, o botão ZR ou ZL deve ser pressionado e a orientação da sua mão será equivalente à da espada.

Para que uma defesa seja um sucesso, é necessário que sua espada esteja perpendicular ao ataque do oponente. Por exemplo: se você a mantiver bloqueando horizontalmente e o ataque do oponente vier na direção vertical, sua defesa será bem-sucedida e haverá uma brecha para que você ataque. Por outro lado, se a mesma defesa horizontal for aplicada quando vier um golpe igualmente horizontal, então não será possível defender.


O truque aqui é manter a defesa sempre ativa e virar sua atenção para a direção da espada do oponente, tentando evitar ao máximo uma surpresa no ataque. Como falaremos na sequência, é difícil alterar sua direção bruscamente após abrir a defesa, por isso é difícil que o oponente te acerte se você souber direcionar todo o seu foco para os movimentos dele.

Além disso, não se esqueça de sempre calibrar seu Joy-Con quando sentir que os movimentos não estão mais tão responsivos. Para isso, aponte o controle para o centro da tela e pressione o botão superior.

Escolha seu tipo de espada

Uma das primeiras opções que o jogo te apresenta ao iniciar o Chambara é o tipo de espada que você irá utilizar, que pode variar entre:

  • Espada: o modo tradicional, com uma espada única e sem habilidades especiais;
  • Espada de energia: uma espada única, que preenche um medidor de energia a cada defesa adequadamente realizada. Quando acumulada, é possível pressionar o botão L ou R e desferir um golpe especial mais forte;
  • Espadas gêmeas: controlando uma espada com cada mão, você conta com movimentos mais versáteis e pode confundir o oponente mais facilmente. Além disso, é possível realizar um golpe giratório com as duas espadas ao mesmo tempo ao mover os Joy-Con juntos.

A escolha das espadas gêmeas pode parecer natural, mas há uma penalidade na força dos golpes. Enquanto a espada comum consegue derrubar o oponente do platô em quatro ataques, as espadas gêmeas precisam de seis ataques.

Por isso, após experimentar cada uma das modalidades e entender qual mais te agrada, você deve escolher entre a opção mais tática das espadas de energia (com foco em defesa e exigindo mais golpes para a vitória) ou a espada única simples, tendo a possibilidade de vencer mais rapidamente. Como cada perfil de jogador é único, não há uma melhor escolha aqui.


Entre a espada de energia e as espadas gêmeas, opte pela segunda opção apenas se souber trabalhar enganando o oponente, defendendo adequadamente enquanto prepara seu golpe com outra mão, já que não é possível defender com ambas. Se você tiver dificuldade em gerenciar as duas mãos ao mesmo tempo, procure usar a espada de energia.

A estocada

Um terceiro movimento, muitas vezes esquecido, é a estocada, que é um golpe realizado diretamente à frente, sem brandir a espada em nenhuma direção. Para fazê-lo, basta imitar esse movimento com seu Joy-Con, como se fosse “espetar” a barriga do oponente.

Use-o com sabedoria, principalmente em momentos em que o seu rival estiver com a guarda baixa ou desorientado por uma defesa incorreta. Em geral, brandir a espada em qualquer direção trará efeitos tão bons quanto a estocada, mas você pode utilizar esse golpe como elemento-surpresa, principalmente quando não houver tempo de alterar sua direção rapidamente.

Evite movimentos bruscos

Uma das habilidades que requer maior treinamento no Chambara é mover-se com cautela quando alternar entre defesas e ataques. Na vida real, parece super simples segurar a espada numa defesa horizontal e, num piscar de olhos, virá-la verticalmente e desferir um golpe.

Ao tentar esse tipo de movimento, você geralmente perceberá que o comando não será obedecido. Por isso, mova-se com cautela e prepare bem seu próximo golpe. Será mais fácil do oponente perceber, mas isso evita que você golpeie para qualquer lado em vão e acabe desorientado.

Recupere-se de ataques consecutivos com classe

Seu rival quebrou sua defesa e agora está te atacando várias vezes? É normal que no momento do desespero percamos a paciência e concentração que tínhamos ao longo de toda a partida, mas essa não é a hora para isso. Muitos jogadores naturalmente passam a atacar o oponente para tentar parar os golpes, mas a regra é clara: você só poderá escapar de uma série de ataques com uma defesa.


Por isso, foque sempre em defender as estocadas do oponente até bloqueá-lo com sucesso. Com sorte, você estará distante das margens e poderá se recuperar movendo seu personagem horizontalmente.

A quebra da guarda

A última dica para vencer no Chambara é se aproveitar da quebra da guarda do oponente. Enquanto um golpe bem-sucedido contra o oponente sem guarda o empurra para trás, o ataque que passa da guarda dele com o golpe paralelo à direção da defesa dele é mais decisivo para a vitória, pois manda-o para trás em uma distância maior.


Lembre-se do quão importante é manter a atenção voltada ao jogo, procurando sempre deixar suas defesas bem ativas. Por isso, não desfira golpes duvidosos que colocam em risco sua vitória e deixe para quebrar a defesa adversária quando estiver bastante habilidoso no esporte.

Confira as demais dicas e truques do game:

Fontes: Game8, IGN, Samurai Gamers
Revisão: Davi Sousa


É diretor de redação do Nintendo Blast e fã de games desde pequeno, quando começou sua jornada com Mario e Zelda lá no SNES. É formado na área das engenharias e trabalha com desenvolvimento de software. Quando sobra um tempinho entre as jogatinas e o dia a dia, aparece lá no Twitter como @niccomch.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google