Reggie Fils-Aimé explica por que o Wii U não teve suporte a dois GamePads

Segundo ex-presidente da Nintendo, o console não vendeu o suficiente e durou muito pouco para justificar a existência do recurso.



Em entrevista ao canal de YouTube MinnMax, o ex-presidente da Nintendo of America Reggie Fils-Aimé esclareceu uma das dúvidas mais recorrentes sobre o Wii U: por que o console nunca teve suporte a dois GamePads simultâneos em um mesmo sistema?


De acordo com Reggie, sim, tecnicamente esse recurso poderia ter sido implementado, mas fatores como a baixa base instalada do Wii U, o curto tempo de vida útil do console e a falta de jogos que fizessem uso de um segundo GamePad tiveram peso significativo para que a ideia fosse descartada.

Confira abaixo o trecho completo da entrevista:
MinnMax: Quando vocês revelaram o Wii U pela primeira vez, todo mundo perguntava - vamos poder usar múltiplos GamePads no Wii U? E eventualmente, foi interessante, porque as respostas haviam acabado de sair e vocês (Nintendo) disseram "sim, sim, definitivamente vão poder"... e isso nunca mais foi perguntado, e (o recurso) nunca foi implementado até onde eu sei... como foi isso da sua perspectiva?

Reggie: Bom, o interessante é que, para o Wii U, houve um plano completo de desenvolvimento para todas as interações e capacidades interessantes que o sistema poderia ter, então nesse caso, tecnicamente múltiplos GamePads poderiam se comunicar com um Wii U? A resposta era "sim", mas a base instalada nunca se tornou grande o suficiente para que esse tipo de implementação fizesse sentido. E mais importante: a empresa não criou um jogo onde fosse necessário outro GamePad para ter uma ótima experiência, o desenvolvimento nunca prosseguiu e a vida útil do Wii U acabou sendo tão curta que isso acabou nunca avançando... para que essas iniciativas ganhassem vida (pelo menos da perspectiva da Nintendo), precisa haver um exemplo de jogo que impulsione essa implementação que permita ao jogador enxergar por que é preciso ter um segundo GamePad, e esse processo de criação de jogo é simplesmente muito crítico.

O Wii U vendeu cerca de 13,56 milhões de unidades entre 2012 e 2017, resultando em um dos maiores fracassos de vendas entre os consoles da Nintendo. No começo deste ano, a empresa anunciou que em março de 2023 as eShops do Wii U e do 3DS terão suas atividades encerradas.

Fonte: Minnmax (via Nintendo Life)


Apaixonado por jogos desde criança, principalmente pela Nintendo. Seja Indie ou AAA, os videogames vão estar sempre no meu coraçãozinho, com um espaço especial para multiplayers!


Disqus
Facebook
Google