Analógico

Fire Emblem Warriors: Three Hopes (Switch): A relação entre Shez, Arval e Fódlan

O musou baseado em Three Houses nos ajuda a entender um pouco mais sobre Agartha e Those Who Slither in the Dark.



Fire Emblem Warriors: Three Hopes chegou prometendo grandes revelações que antes ficaram perdidas em Three Houses. Uma delas é a estranha relação entre Shez, Arval e Fódlan, trazendo à superfície um conceito pouco explorado no 16º Fire Emblem: a antiga civilização de Agartha, lar dos misteriosos Those Who Slither in the Dark. Atenção: o texto a seguir contém spoilers de Three Houses e Three Hopes.

Reflexões opostas: Shez, Arval e o ódio pelo Demônio Cinzento

Voltando um pouco a Three Houses, temos Shambhala, uma cidade de grande avanço tecnológico escondida nas montanhas de Hrym, no Império Adrestiano. Esse local, inclusive, serve como forte para Those Who Slither in the Dark e é explorado nas rotas Silver Snow e Verdant Wind no 16º Fire Emblem. Ainda, foram os agartianos os responsáveis pela criação das Heroes’ Relics, Crests e pela realização de experimentos em crianças de Fódlan, mais precisamente Edelgard e Lysithea, como é revelado em algumas passagens ao longo de Three Houses.

Em certo momento, graças à sua tecnologia e senso de superioridade, os agartianos resolveram se opor a Sothis, a deusa de Fódlan, aspirando à divindade. A batalha entre a Igreja de Seiros e Nemesis, que abre Three Houses, é, portanto, o ponto-chave para entender a ânsia de Those Who Slither in the Dark para voltar à superfície e reconquistar Fódlan.


Assim como aconteceu com Byleth em Three Houses, o propósito de Shez é ser apenas um receptáculo de Epimenides. Não é claro se o novo avatar é de fato um agartiano ou tem algum tipo de ligação com Agartha, mas sua presença e seu poder sobre-humano intriga os misteriosos Those Who Slither in the Dark. Inclusive, se voltarmos ao início de Three Hopes, podemos notar a surpresa de Solon ao ver que Shez possui poderes similares aos dos agartianos, embora o protagonista seja um elemento alheio à antiga civilização.

Desde o início de Three Hopes, é clara a rivalidade entre Shez e Byleth, por um motivo que não entendemos logo de cara, assim como não temos nenhuma explicação prévia sobre a relação entre Arval e o avatar de Three Hopes. Essa estranha relação entre Shez e Byleth só é explicada quando recrutamos o Demônio Cinzento para nossa equipe e temos acesso a dois capítulos extras: The Hour of Vengeance e Into the Chasm.


The Hour of Vengeance começa com Shez, possuído por Arval, atacando Byleth sem um motivo concreto. Mesmo durante a missão, não temos muita ideia do que está acontecendo em campo de batalha e precisamos correr contra o tempo para salvar Byleth e derrotar o protagonista, que está, aos olhos dos outros integrantes do time, fora de si.

Contudo, Shez não é o único inimigo nesse primeiro capítulo extra. Antes do término de The Hour of Vengeance, enfrentamos Solon, que ainda tem o desejo de destruir todos os habitantes de Fódlan e reerguer Agartha. O mais interessante neste capítulo é a cutscene que vemos antes de prosseguir para Into the Chasm: como se replicando o sacrifício de Kronya em Three Houses, Shez, ainda possuído, mata Solon para ativar o feitiço proibido de Zahras, enviando Edelgard, Dimitri e Claude para o grande vácuo negro.

Também assistimos a outra cutscene envolvendo Arval — como o conhecemos desde o início de Three Hopes — e uma entidade muito similar a ele. Esse estranho “clone” logo revela ser Epimenides, uma criação dos agartianos para eliminar Sothis e fazer com que os chamados Those Who Slither in the Dark voltem a povoar a terra. 

Já em Into the Chasm, Shez, Edelgard, Dimitri e Claude passam a explorar Zahras em busca não apenas de Arval, mas também de uma saída do grande vácuo. Logo os quatro se deparam com Epimenides e são forçados a enfrentar diversos clones, tanto de aliados quanto de si mesmos, para finalmente derrubarem essa entidade e saírem de Zahras.


Curiosamente, em Three Hopes, um New Game+ sem o recrutamento de Byleth e Jeralt libera uma história paralela (paralogue) chamada Cycles of Nostalgia caso tenhamos Arval em nosso time. Nela, Shez sonha com o passado de Epimenides, durante um dos conflitos dos agartianos contra a Igreja de Seiros pelo controle de Fódlan.

Existem muitos outros segredos de Three Houses que Fire Emblem Warriors: Three Hopes explora, mas talvez o mais curioso seja a estranha relação de Shez e Arval com o continente de Fódlan. Em uma próxima oportunidade, abordaremos como a história do musou se relaciona com a de Three Houses.

Revisão: Thais Santos

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google