Pokémon Blast

Pokémon Ruby/Sapphire/Emerald (GBA): Curiosidades sobre a terceira geração dos jogos

Fique por dentro de segredos, detalhes e um pouco sobre a origem das versões Ruby, Sapphire e Emerald.

em 11/09/2022
 
A era Advance marcou muitos jogadores da franquia Pokémon com a presença do Game Boy Advance, mais moderno e com um nível de detalhes que não era possível ser visto no Game Boy Color.

Ao abrigar Hoenn e o primeiro remake de Kanto, o Game Boy Advance recebeu uma atenção especial em meados dos anos 2000. Há quem diga que a versão Emerald é a melhor versão já feita, mas a gente deixa essa conversa para depois.

Seguindo a ordem cronológica das gerações, é chegada a hora de falarmos sobre a terceira, Hoenn. Diversas curiosidades envolvem essa região e que vão te surpreender. Então, ligue seu PokéNav e embarque nessa aventura. Boa leitura!

Personagem tem pai

Durante os mais de 25 anos da franquia Pokémon, é completamente natural que algumas características sejam mantidas entre as versões. Esses padrões, por exemplo, envolvem o rosto da franquia, Pikachu. Cada geração possui um Pokémon roedor, de tipo ELECTRIC e tem várias similaridades com o companheiro de Ash.
 

Um desses pontos é a presença da família do personagem, que basicamente envolve o protagonista e sua mãe. No entanto, na terceira geração - e apenas nela - o protagonista finalmente possui um pai presente. E para melhorar, ainda temos um confronto com ele durante a história, já que Norman é o líder de ginásio da cidade de Petalburg.

Similaridades com Kanto

Na tentativa de aproximar os jogadores mais novos para a franquia, a Game Freak decidiu inserir diversos pontos que lembram a primeira e saudosa geração dos monstrinhos de bolso.
 
Ao fazer isso, tanto novos jogadores como os mais antigos poderiam se sentir confortáveis com o ambiente, pois ainda que novo, lembra de algo que já viram em algum lugar. As evidências estão logo no começo do jogo:
  • Na cidade de Petalburg está presente o quinto ginásio, que só pode ser desafiado após um certo ponto da história, assim como em Viridian, que é a sede do oitavo e último ginásio da liga de Kanto;
  • Ainda próximo à cidade de Petalburg está o Petalburg Woods (bosque), da mesma forma que é apresentado na região de Kanto com a cidade de Viridian e sua floresta;
  • O primeiro ginásio é do tipo ROCK e o nome da líder de ginásio, Roxanne, é um trocadilho com a palavra que é a base para seu ginásio (no caso, a palavra rock, que significa rocha em uma tradução livre).

Alteração na programação

Uma das mudanças mais bruscas entre a segunda e a terceira geração é na forma como o jogo foi programado. A migração do Game Boy para o Advance marcou a franquia e, desde então, essa herança é carregada pelas gerações futuras.

Caso você não saiba muito sobre o tema, a gente explica. Até as versões da segunda geração, cada Pokémon possui cinco atributos básicos: HP, Attack, Defense, Special e Speed. Nas versões Gold/Silver, tivemos uma divisão entre Special Attack e Special Defense, no entanto, internamente, no código do jogo, eram a mesma coisa.
 
Cada um desses valores ia de 0 a 15, sendo que o HP era determinado pelos outros quatro em vez de ter um somente para ele. Ainda, o sexo do Pokémon era determinado por esses valores e, dessa forma, era impossível obter um Pokémon fêmea com 15 em todos os atributos. O mesmo vale para os Pokémon Shiny, que não passavam de 13.

Na terceira geração nasceu o que hoje conhecemos como IVs, ou Individual Values, e como o nome sugere, cada atributo do Pokémon possui um número que agora vai de 0-31. O sexo não é mais definido por eles e os Pokémon Shiny agora podem ter 31 em todos sem limitações.
 
 
Essa troca, no entanto, impossibilitou a passagem dos Pokémon entre as versões, algo que não acontece com a terceira geração, já que podemos passar os Pokémon entre as versões até chegarem em Sword/Shield.

Linearidade

Mais uma vez, a franquia optou por não seguir um curso único no desafio de ginásios. Analisando os oito presentes, há várias possibilidades mas a que mais chama a atenção é que o intervalo entre ginásios pares e ímpares é que mais “prende” o jogador.

Após vencermos Roxanne, o próximo na linha natural seria Brawly, porém, podemos partir direto para Watson. Depois, seguimos para Norman e, em seguida, Tate e Liza. Com isso teremos as insígnias 1, 3, 5 e 7.
 
Quanto aos ginásios pares, a melhor opção é Winona para liberar o uso de Fly, pois nesse ponto do jogo, já visitamos praticamente todas as cidades, inclusive Sootopolis, local do oitavo e último ginásio.

Vale a pena brincar um pouco com a ordem dos ginásios, pois assim, a história fica mais dinâmica e conseguimos aproveitar cada canto do game sem amarras, como tem sido feito nas gerações mais recentes, que praticamente nos dizem onde ir e o que fazer.

Scorched Slab

Escrever um texto sobre curiosidades requer uma certa dedicação quanto à pesquisa. É quase como se estivéssemos fazendo um trabalho de história. E isso não é algo negativo, pelo contrário, começamos a perceber que alguns pontos se ligam e nomes de outras franquias começam a aparecer.

A maioria das pessoas que joga ou assiste Pokémon naturalmente aprecia a arte das animações japonesas. Entre elas, uma das mais famosas dos últimos tempos, Naruto, possui uma conexão bem forte com este tema.
 
 
Na mitologia japonesa, há dois irmãos: Amaterasu e Susanoo, sendo a primeira deusa do sol e o segundo, do trovão. Por enquanto, vamos nos atentar à primeira divindade, que possui um templo dedicado aos seus devotos no Japão.

Em homenagem à deusa, foi criado o Scorched Slab, local onde há apenas o TM.11 - Sunny Day, que envolve justamente a intensificação dos raios solares. Nos remakes, aqui é possível capturar Heatran no local através dos anéis de Hoopa Unbound.

Equipes Rivais e o Protagonista

Não sei se você percebeu, mas nas versões Ruby/Sapphire, em certos pontos do jogo, a presença das equipes ocorre de forma diferente. Como assim? Não tem problema, a gente explica isso também:
  • Na versão Ruby, o vilão é o Team Magma, que deseja aumentar as porções de terra presentes em Hoenn. Seu plano envolve acordar Groudon de seu sono profundo para que seja possível secar a água em excesso.
  • Na versão Sapphire, o vilão é o Team Aqua, que deseja aumentar as porções de água presentes em Hoenn. Seu plano envolve acordar Kyogre de seu sono profundo para que seja possível subir o nível dos oceanos.
No entanto, já reparou que em cada uma dessas versões, a outra equipe luta para que o objetivo da outra não seja cumprido? Quando chegamos na Meteor Falls, temos uma pequena cena envolvendo as duas equipes, e é nesse momento que o líder do time rival se apresenta, e diz ser contra o que está sendo planejado.

Isso, contudo, não acontece na versão Emerald. Aqui, lutamos contra os grupos ao mesmo tempo, já que cada um visa obter sucesso em sua missão, sem se importar muito com o restante da região. Uma grande virada nos eventos, e que encaixou muito bem com a ideia do Rayquaza, servindo como o contraponto do protagonista, que faz de tudo para impedir os planos maléficos das equipes Magma e Aqua.
E você, sabia de tudo isso? Algum tema lhe chamou mais a atenção? Sabe de alguma outra curiosidade e gostaria de compartilhar? Então manda ver aí embaixo nos comentários!
Revisão: João Pedro Boaventura
Referências: HoopsandHipHop


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.