Pokémon Blast

Pokémon Ruby/Sapphire/Emerald (GBA): Como vencer a terceira geração de Pokémon sem capturar nenhum monstrinho

Será que é possível superar os desafios de Hoenn sem capturar nenhum Pokémon selvagem?

em 02/10/2022

Pokémon. Pocket Monsters. Capsule Monsters. Vários nomes simbolizam a franquia mais valiosa do mundo na atualidade. Em vários continentes e regiões espalhadas por esse universo, as criaturas conhecidas como Pokémon são utilizadas nas mais diferentes funções e, ao lado dos humanos, foram uma comunidade incrível.

Para poder carregar seus parceiros, as pessoas armazenam os monstrinhos em uma ferramenta que conhecemos como Pokéball, encapsulando-os (de forma confortável) e assim facilitando seu transporte. Cada treinador pode levar consigo até seis Pokémon.

O lema da franquia é a icônica frase “Temos que pegar!", e sempre que jogamos alguma versão da franquia, capturamos os Pokémon de que mais gostamos ou os mais fortes para poder finalizar a história principal.

Agora, e se não capturarmos nenhuma criatura, será que conseguimos vencer o jogo mesmo assim? É isso que vamos ver agora. Nossa aventura agora é na região de Hoenn. Boa leitura!

Critérios

Antes de tudo, temos que estabelecer o conjunto de regras desse processo, a fim de que todos estejam na mesma página. São elas:

  • Pokémon considerados como Gift, ou seja, que o jogo te dá (inicial por exemplo), são permitidos;
  • Pokémon adquiridos através de compras (Game Corner) são permitidos;
  • Não é permitido capturar Pokémon em batalha;
  • Trocas são permitidas apenas para evoluir os Pokémon que recebemos;
  • Glitches não são permitidos, pois concedem uma vantagem injusta para o jogador;
  • O uso de HMs será feito exclusivamente pelos Pokémon recebidos, ou seja, não será permitido capturar um Pokémon para utilizá-los.

Pokémon Ruby/Sapphire/Emerald

Diferente do que tivemos até agora, ou seja, as versões base com um time e a terceira versão definitiva com outra equipe, em Hoenn o elenco é composto pelos mesmos Pokémon nas três versões. Há diferenças entre elas, porém, o impacto maior é quando chegamos na Elite Four.

Começo de jogo: primeira e segunda insígnia

Tudo começa na cidade de Littleroot, onde podemos escolher nosso Pokémon inicial. A região de Hoenn possui uma referência tropical muito grande, com cenários praianos e de muito calor, mas também de longas rotas aquáticas. Será que isso tem relação com os climas que Groudon e Kyogre ativam?

Brincadeiras à parte, esse contexto nos obriga a selecionar Mudkip como Pokémon inicial, já que há três técnicas aquáticas necessárias para progredir na história: Surf, Dive e Waterfall. Nenhum outro membro da equipe poderá aprender estes golpes, logo, é natural a escolha pelo Pokémon do tipo WATER.


Nesta primeira parte da aventura, teremos apenas o Mudkip no time, e com isso, todos os recursos de experiência irão para ele. A ideia é chegar já no primeiro ginásio como Marshtomp. Mas não se assuste se isso não acontecer: nosso primeiro desafio é contra Roxanne, do tipo ROCK, e como temos o tipo WATER a nosso favor, será uma batalha até que simples.

A partir desse ponto, começamos a trabalhar os artifícios que o jogo tem a oferecer para tornar nossa jornada mais suave, pois com apenas um Pokémon no time, ainda que fique em um nível superior, um golpe crítico ou confusão podem acabar com a diversão. No mercado de Rustboro, compre quatro X Attack e dois X Speed (ou mais, se for possível, só para garantir).


Ao chegarmos na ilha de Dewford, nosso desafio será contra Brawly, líder de ginásio do tipo FIGHTING. A premissa dessa batalha é usar os dois X Attack enquanto lutamos contra o Machop, dessa forma, quando o Makuhita entrar em campo, estaremos com o Attack dobrado e, mesmo que ele utilize Bulk Up, nossa ofensiva será mais forte.

Meio de jogo: terceira até quinta insígnia

Seguindo o curso natural da história, nosso próximo destino é a cidade de Slateport. No entanto, não se deixe enganar pelo clima festivo; em poucos instantes teremos uma das batalhas mais difíceis de todo o jogo, rivalizando apenas com a luta contra o campeão.


Nas versões antigas, nosso rival sempre começa com o Pokémon que possui vantagem em relação ao nosso. Dito isso, enfrentaremos um Grovyle, do tipo GRASS, capaz de causar dano quádruplo na combinação WATER/GROUND do Marshtomp. Podemos superá-lo de duas formas e, para que as estratégias funcionem, o ideal é que o Marshtomp esteja entre o Lv.23 e Lv.26, pois assim a chance de nocautear o Grovyle será maior e receberá menos dano de Absorb.

X Speed + Mud Shot

Como o primeiro Pokémon do rival é um Wailmer, ele por enquanto não representa um grande perigo. Aproveite esta oportunidade para usar um X Speed seguido de dois X Attack. Quando o Grovyle entrar em campo, utilize Mud Shot para reduzir a velocidade e causar um bom dano, mesmo com resistência. A título de curiosidade, veja como seria um possível cenário dessa batalha:

+2 Lvl 26 0 Atk Marshtomp Mud Shot vs. Lvl 20 0 HP / 0 Def Grovyle: 33-39 (58.9 - 69.6%) -- garantido 2HKO

X Speed + Bide

No Lv.15, o Mudkip aprende Bide, um golpe que armazena o dano recebido por dois turnos para devolver o dobro ao oponente no terceiro. A ideia é parecida com a do plano acima: utilize o X Speed no Wailmer para garantir que seu Marshtomp seja mais rápido. Deixe a vida do Marshtomp acima de 80% para que não seja nocauteado com dois Absorb e devolva todo esse dano para nocautear o Grovyle.

Lvl 20 0 SpA Grovyle Absorb vs. Lvl 26 0 HP / 0 SpD Marshtomp: 23-28 (28.7 - 35%) -- 9.3% chance de 3HKO - (21.4 - 25% de recuperação)

Depois de vencermos nosso rival, as coisas começam a melhorar. A sequência de ginásios favorece muito nosso Pokémon, já que Watson é especialista no tipo ELECTRIC (temos imunidade) e Flannery é especialista no tipo FIRE, ou seja, temos tanto resistência quanto vantagem com nossos dois tipos.

Nossa equipe começa a crescer somente após o quarto ginásio, já que um dos novos integrantes está no deserto e o outro é um ovo que conseguimos na cidade de Lavaridge. Assim que vencemos Flannery, nós ganharemos o item Go-Goggles do rival, que nos permite encarar a tempestade de areia no deserto ao nordeste da cidade. Lá, teremos acesso aos fósseis Root e Claw, que serão restaurados em Lileep e Anorith, respectivamente. A melhor escolha é o Claw Fossil.

Volte à cidade de Rustboro para restaurar o fóssil na Devon Corporation e aproveite para receber o item Exp.Share do Sr. Stone. Esse item divide a experiência entre dois Pokémon com o benefício de um deles não precisar entrar na batalha. Isso nos ajudará no futuro.


Treine bastante o Anorith até que se torne um Armaldo a partir do Lv.40, que embora seja um nível alto para esse momento do jogo, trará muitos benefícios para a equipe, especialmente contra Norman, o quinto ginásio a ser desafiado. Sua especialidade é o tipo NORMAL e, como o Armaldo é do tipo ROCK, teremos uma certa vantagem.

Final do jogo: últimas três insígnias e Elite Four

Antes de chegarmos na cidade de Fortree, teremos que passar rapidamente no Weather Institute para impedir o Team Magma/Aqua de realizar seus planos maléficos e também conseguirmos o último membro da equipe: Castform. Nesse ponto do jogo, é provável que o ovo já tenha chocado em um Wynaut. Se você pensa que esses dois Pokémon não serão úteis está muito enganado.

Tanto o Castform como o Wobbuffet terão serventia em batalhas importantes. O Pokémon meteorológico é capaz de ativar duas condições climáticas muito benéficas para sua equipe: Rain Dance e Hail. Quanto ao Wobbuffet, temos o clássico antijogo, onde poderemos usar Counter ou Mirror Coat para derrubarmos adversários importantes, como Salamence ou Metagross.

Chegando na cidade de Fortree, a líder Winona e seus Pokémon do tipo FLYING não possuem a menor chance contra o Armaldo, exceto o Skarmory. Se preferir, antes de desafiá-la, vá até a cidade de Lilycove e compre o TM.14 - Blizzard.

Como o Swampert é do tipo WATER, a chuva adiciona poder ao seu STAB, enquanto que Hail permite sem ressalvas o uso de Blizzard, um golpe do tipo ICE muito poderoso e com precisão perfeita sob os efeitos de granizo, tornando-se nossa principal arma contra Pokémon do tipo GRASS em nossa última batalha contra o rival.

O sétimo desafio é contra a dupla Tate e Liza. Novamente, a combinação Swampert e Castform será utilizada, só que desta vez simultaneamente. Solrock e Lunatone são Pokémon dos tipos ROCK/PSYCHIC, então, desse modo, use Rain Dance e cause muito dano com Surf. Nessa geração, a técnica das ondas ainda não causa dano no parceiro, então, pode usar sem medo de se afogar!

Com sete insígnias em mãos, é chegado o momento de acabarmos de vez com a equipe vilã da história. Como não podemos capturar nenhum Pokémon, infelizmente teremos que derrotar Groudon e Kyogre e, assim, paramos os raios solares intensos e a chuva torrencial que poderiam acabar com toda a região de Hoenn.

O último desafio de ginásio é contra Wallace/Juan, ambos especialistas no tipo WATER. Para tornar essa batalha um pouco mais fácil, opte por usar Sunny Day com o Castform, pois assim golpes do tipo WATER serão 50% menos eficazes e, como o Swampert recebe dano neutro para ataques desse tipo, é como se tivesse, na verdade, resistência. Ainda, por ser do tipo GROUND, poderá utilizar seu STAB para causar um bom dano neutro.


A Elite Four fica na cidade de Evergrande e é nosso último obstáculo. Nas versões Ruby/Sapphire o campeão é o Steven, que possui basicamente Pokémon dos tipos ROCK e STEEL. Sendo assim, o Swampert é a estrela dessa batalha e precisará de pouco suporte do resto do time. Use Hail com o Castform para que Blizzard tenha precisão perfeita contra Cradily, nosso principal problema.

Na versão Emerald, a coisa muda de figura, pois o campeão é o Wallace, que possui uma equipe composta por Pokémon apenas do tipo WATER. Se fosse só isso, tudo bem, mas há um Pokémon que pode acabar com tudo bem rápido: Ludicolo. Sua combinação de tipos WATER/GRASS é extremamente perigosa.

Para vencer, teremos que novamente usar os recursos do jogo e um pouco de sorte, talvez. O primeiro Pokémon do Wallace é um Wailmer. Enfraqueça-o com o Swampert e, quando estiver próximo do nocaute, troque para o Castform e use Sunny Day. Assim que o Ludicolo estiver em campo, nossa principal arma será o Armaldo e o golpe Rock Tomb.

Perceba que há uma série de fatores envolvidos: redução de dano com Sunny Day, diminuição da velocidade com Rock Tomb e a habilidade do Armaldo, Battle Armor, impede-o de receber golpes críticos. Com isso, serão necessários três usos de Surf por parte do Ludicolo para nocautear o escorpião de pedra. Após a redução do Rock Tomb, usaremos Strength como opção de dano, pois é mais seguro e traz melhor custo-benefício.

Essa é a geração que possui a menor quantidade de Pokémon recebidos pelo jogador. Em contraste com as duas regiões anteriores, Kanto e Johto, a região de Hoenn possui muitos HMs e que, com essa quantidade limitada de Pokémon, traz um bom desafio para seus jogadores. E você, já deu uma chance para o Wobbuffet? Deixe seu comentário e vamos debater sobre o assunto.

Revisão: João Pedro Boaventura


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.