Jogamos

Análise: Just Dance 2023 Edition arrisca novos passos de dança no Switch

Entre erros e acertos, o lançamento apresenta potencial ao trazer novidades, mas deve melhorar para se tornar algo mais grandioso.

Falta pouco para o ano novo bater na nossa porta. Por mais assustador que isso possa parecer, há de se reconhecer que existe um lado positivo nisso, que é o fato de que as séries de jogos com lançamento anual estão recebendo novas edições. Seguindo essa tradição, Just Dance 2023 Edition chega ao Switch com a promessa de incluir 40 canções inéditas e muitas outras novidades. Bora descobrir como elas se saem na pista de dança? 

"Que festa de arromba", como diria o eterno Erasmo Carlos

Desde o seu primeiro lançamento no saudoso Nintendo Wii, a franquia Just Dance já soma mais de 13 anos no mercado. Apesar de tanto tempo de estrada, ela nunca mudou as suas tradicionais premissas: com o controle na mão, os jogadores devem escolher suas canções prediletas para dançar em frente à televisão, imitando os passos propostos pelo jogo. Assim, conforme a coreografia é executada, ganhamos pontos e podemos competir com os amigos na busca pelo melhor score.

No Switch, Just Dance 2023 Edition está presente com toda a diversão característica da série. A jogabilidade com os sensores de movimento do Joy-Con funciona bem, até mesmo quando arriscamos os passinhos no modo tabletop do console. Portanto, em termos de comandos e conceitos de gameplay, não temos nenhuma revolução ou qualquer tipo de surpresa desagradável.


Porém, isso não significa que o lançamento não tenha novidades, muito pelo contrário. Desde os primeiros instantes de jogatina, os dançarinos de longa data notarão que o título está de cara nova, a começar pelos seus menus. Com um estilo agradável, temos interfaces mais intuitivas que facilitam na hora de escolher os diferentes modos de jogo, entre eles a adição bem-vinda do Enter the DanceVerses, que é uma curta playlist com o objetivo de contar uma narrativa do universo Just Dance.
 
Quando se trata de estilo visual, a edição de 2023 apresenta excelentes artes, talvez as melhores da franquia. Elas seguem os moldes encontrados nos jogos passados, mas se destacam na medida em que estão mais vibrantes e criativas, garantindo carisma aos personagens e às coreografias. É uma pena, no entanto, que às vezes o jogo sofra com alguns engasgos, crashes e quedas na resolução, tornando as conjunturas desagradáveis, mesmo que isso não afete na jogatina em si.


Já em termos de repertório musical, o jogo dispõe de 40 canções inéditas e assegura uma boa variedade de estilos, com nomes como Billie Eilish, Dua Lipa, BTS, Imagine Dragons, Olivia Rodrigo e outros. Apesar dessa diversidade de gêneros musicais, confesso que senti falta de artistas latino-americanos, que estavam presentes em maior peso no título anterior. De qualquer forma, não se pode negar que a nova entrada montou uma excelente playlist, apresentando tanto clássicos, como Toxic, da Britney Spears, quanto novidades, como o hit As it Was, lançado por Harry Styles neste ano. Portanto, prepare-se para bailar na companhia dos grandes sucessos!

Subindo de nível diante de novos recursos online

De maneira geral, outro setor que foi bem trabalhado em Just Dance 2023 Edition é o sistema de níveis e de conquistas, que se desenvolve diante da obtenção de pontos de experiência durante as coreografias. Para acompanhar o progresso, basta acessar o perfil no menu, que também recebeu melhorias através de itens customizáveis, como avatares, molduras, medalhas e frases de interação para colocar no seu usuário.



Essa possibilidade de personalização nos leva a outra qualidade presente no título: os seus novos recursos online. Agora não só ficou mais fácil de adicionar e de interagir com os amigos, como também temos um modo multiplayer inédito, no qual podemos criar salas com até seis participantes para competir na pista de dança. Com características funcionais e suporte cross-play, essa opção é facilmente uma das melhores adições do título, substituindo o confuso World Dance Floor dos lançamentos anteriores. 

Não menos importante foi a chegada do novo sistema de assinatura: o Just Dance+. Em um momento inicial, gostei bastante da funcionalidade do serviço, que se manifesta enquanto um modo de jogo pago que não é tão "empurrado" para os não assinantes como era o Just Dance Unlimited. Ainda por cima, o Just Dance+ aparenta ter assumido com maior personalidade o fato de ser um verdadeiro serviço de streaming, o que faz o seu futuro ser bastante promissor para a série.


O problema, porém, é que, no presente momento, o serviço dispõe de somente 150 músicas, uma quantidade bastante baixa quando comparada ao antigo Just Dance Unlimited, que em 2022 contava com mais de 700 canções. Ainda que esteja definido que o Just Dance+ será abastecido com canções antigas nos próximos meses, não há como negar que, hoje, isso é algo negativo, caracterizando o novo serviço como um dos problemas que podem ser encontrados no novo título em seu período de lançamento. 

Alguns tropeços na pista de dança

Um dos alertas que deve ser feito aos dançarinos que pensam em se esbaldar nas pistas de Just Dance 2023 Edition é o fato de que o jogo requer conexão à internet a todo momento. Ou seja, temos que estar online até mesmo quando vamos dançar as canções que já estão baixadas no arquivo do Switch, o que é um tanto frustrante pois limita os nossos possíveis acessos. 

Dentro do jogo, essa conjuntura também acarreta em problemas extras quando a nossa conexão é instável. Com isso, as prévias das músicas e a visualização de outros elementos, entre eles os logos e os personagens, podem não carregar de maneira adequada, deixando sinais de error na interface do menu.



Em comparação à edição do ano passado, confesso que senti falta de dois recursos: o Sweat Mode, que somava a quantidade de tempo e de calorias queimadas em cada sessão de jogatina; e seção do menu que permitia a criação de nossas próprias playlists, dado que agora só podemos dançar de acordo com listas previamente feitas pelos desenvolvedores. De maneira inexplicável, essas duas opções simplesmente sumiram e deixaram lacunas de gameplay significativas na nova edição.

Por fim, há um fato que, embora não tenha me afetado particularmente, pois a minha cópia do jogo é digital, precisa ser mencionado: Just Dance 2023 Edition recebeu um lançamento físico, mas sem qualquer tipo de cartucho. Em outras palavras, isso significa que os jogadores que optarem pela versão física terão que fazer o download do título através de um código que virá na parte interna da caixa. Além dessa escolha não fazer sentido, temos um desperdício de plástico que aparenta ser completamente desnecessário.

Esses e outros motivos me fazem crer que o novo lançamento acerta em alguns de seus novos passos de dança, porém também tropeça com escolhas equivocadas e ausências consideráveis. Resta-nos aguardar para ver o que será implementado nos próximos meses por meio de atualizações online, o que pode indicar se essa carismática franquia está caminhando para frente ou simplesmente dançando no mesmo lugar.

Baila y baila com os sucessos do ano

Por um lado, Just Dance 2023 Edition é um jogo promissor por conta de uma boa seleção de músicas, menus incrementados, novas possibilidades online e demais recursos. Por outro, ele deixa a desejar diante de modos ausentes, exigência de conexão à internet, erros de exibição e poucas canções em seu serviço de assinatura. Em suma, isso indica que o lançamento pode agradar aos fãs, mas ele ainda tem de melhorar outros aspectos se quiser se tornar algo tão grandioso quanto é a sua franquia, que ao longo dos anos conquistou muita tradição, especialmente quando se trata de sua trajetória nos consoles da Nintendo.

Prós

  • As animações estão melhores a cada ano e o menu se tornou mais amigável;
  • Em sua tradicional lista anual, temos uma boa seleção de músicas com a divertida jogabilidade da série;
  • O gameplay online recebeu adições muito bem-vindas, como a possibilidade de criar salas privadas com outros cinco amigos;
  • Mais conquistas e missões em um robusto sistema de níveis;
  • Novas possibilidades de customização e interação para o perfil dos dançarinos;
  • O Just Dance+ é promissor e menos invasivo que o serviço de streaming anterior.

Contras

  • A exigência de conexão online para absolutamente tudo é um bocado frustrante;
  • Alguns engasgos de performance, quedas de resolução e crashes;
  • Remoção do Sweat Mode e da possibilidade de criar playlists;
  • Just Dance+ traz pouco conteúdo em seu período de lançamento;
  • Convenhamos, vender o jogo de forma física, mas sem cartucho, é algo bizarro.
Just Dance 2023 Edition — Switch/PS5/XBX — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Diogo Mendes
Análise produzida com cópia digital cedida pela Ubisoft

Jornalista, colaborador no Nintendo Blast e doutorando em Comunicação Social.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google