Dicas e Truques

Pokémon Scarlet/Violet (Switch): Guia de campanha - Parte 2: Path of Legends

Saiba como lidar com as lutas dos titãs neste guia



Pokémon Scarlet/Violet trouxe um mundo aberto à série de Pokémon e uma nova estrutura em termos de jogabilidade. O jogo nos permite navegar por três histórias principais durante sua campanha: Victory Road, Operation Starfall e Path of Legends.

Este guia de estratégias é a segunda matéria de uma série em três partes cobrindo cada uma destas tramas para lhe auxiliar a progredir por elas sem maiores problemas. Cobrimos da melhor ordem para realizar os eventos, já que todos os chefes possuem níveis pré-determinados, a estratégias que podem ser utilizadas. Nesta segunda parte, focamos no Path of Legends, o caminho em que devemos lutar contra Pokémon gigantes com a ajuda de Arven.

Ordem dos eventos

Abaixo, você consegue visualizar a ordem recomendada para enfrentar os inúmeros chefes do jogo, baseada nos níveis de cada um. Já focamos nos ginásios na parte anterior e falamos somente dos titãs neste guia. Fique atento, pois em breve você também poderá conferir as dicas para enfrentar os membros da Equipe Star no caminho Operation Starfall.
  1. Ginásio de Cortondo, Katy (Tipo Inseto)
  2. O Titã do Penhasco Pedregoso, Klawf (Tipo Pedra)
  3. Ginásio de Artazon, Brassius (Tipo Grama)
  4. O Titã do Céu Aberto, Bombirdier (Tipo Voador)
  5. Esquadrão do tipo Noturno da Equipe Star
  6. Ginásio de Levincia, Iono (Tipo Elétrico)
  7. Esquadrão do tipo Fogo da Equipe Star
  8. O Titã Metálico da Emboscada, Orthworm (Tipo Metal)
  9. Ginásio de Cascarrafa, Kofu (Tipo Água)
  10. Esquadrão do tipo Veneno da Equipe Star
  11. Ginásio de Medali, Larry (Tipo Normal)
  12. Ginásio de Montenevera, Ryme (Tipo Fantasma)
  13. O Trêmulo Titã Terrestre, Great Tusk/Iron Treads (Tipo Terra)
  14. Ginásio de Alfornada, Tulip (Tipo Psíquico)
  15. Ginásio de Glaseado, Grusha (Tipo Gelo)
  16. Esquadrão do tipo Fada da Equipe Star
  17. O Falso Titã Dragão, Dondozo/Tatsugiri (Tipos Água e Dragão)
  18. Esquadrão do tipo Lutador da Equipe Star

O Titã do Penhasco Pedregoso, Klawf (Tipo Pedra)



O primeiro titã recomendado está localizado a leste da região, após Mesagoza, na Província do Sul Três. Os encontros no Path of Legends normalmente são os mais simples de iniciar: basta encontrar o titã, que a batalha iniciará. Arven sempre te avisará quando você se aproximar da localidade do chefe, que você também pode checar pelo mapa.

Ao encontrar Klawf subindo pelas paredes, a batalha contra ele começa. O Pokémon terá os seguintes parâmetros:



Klawf (Pedra) - Nível 16
Golpes: Vise Grip, Rock Smash, Block, Rock Tomb
Habilidade: Anger Shell 

O maior perigo da batalha encontra-se na habilidade de Klawf, que foi introduzida em Scarlet/Violet: Anger Shell. Caso o HP seja diminuído até a metade, a habilidade garante ao usuário um aumento em todos os seus atributos (Ataque, Defesa, Velocidade, etc), por isso o foco deve estar em derrotá-lo o quanto antes.

Pokémon e golpes do tipo Grama, Água ou Lutador podem ser muito úteis na luta, ainda mais caso sua escolha de inicial tenha sido Sprigatito ou Quaxly. Quando você causar uma determinada quantidade de dano no Klawf, ele fugirá e você deverá segui-lo para iniciar uma segunda fase. As mesmas regras se aplicam nela, com a diferença de que você terá ajuda de Arven com seu Shellder.

Caso você não tenha monstrinhos adequados à batalha, seguem algumas opções de captura pela Província do Sul - Área Três que podem ajudar:

Localidade: Província do Sul - Área Três
Opções de captura:  Shroomish (Grama), Makuhita (Lutador), Basculin (Água), Deerling (Normal/Grama), Skiddo (Grama), Toedscool (Grama/Terra).



Prêmio ao finalizar a missão: o seu lendário (Koraidon/Miraidon) ganhará a habilidade de impulso, possibilitando uma navegação mais rápida pelo mapa.

O Titã do Céu Aberto, Bombirdier (Tipo Voador)



Nossa segunda recomendação de titã fica na Provincía do Oeste - Área Um, próxima a uma área com uma mesa de piquenique. Você saberá que chegou ao local ao ver um conjunto de pedras gigantes caindo de uma montanha; desvie delas e suba para encontrar Bombirdier, o chefe do lugar.

O pássaro que compartilha os tipos Voador e Noturno possuirá a seguinte combinação de golpes e habilidade durante sua batalha:



Bombirdier (Voador/Noturno) - Nível 20
Golpes: Rock Throw, Wing Attack, Pluck, Torment
Habilidade: Rocky Payload

O segundo titã também possui uma habilidade nova, mas ela é menos perigosa que a de Klawf: seu único efeito é aumentar o dano de golpes do tipo Pedra. Você não terá muitas dificuldades trazendo monstrinhos do tipo Elétrico, Pedra ou até mesmo Fada, considerando o tipo Noturno do pássaro.

Após a primeira fase, mais uma vez há um segundo encontro contra o titã, em que sua vida é recuperada e Arven chega para auxiliar. Desta vez, o nosso amigo usa um Nacli e a batalha continua seguindo as mesmas recomendações de antes.

Caso você não tenha algum monstrinho adequado à batalha, seguem algumas opções de captura pela Província do Oeste - Área Um que podem ajudar:

Localidade: Província do Oeste - Área Um
Opções de captura: Voltorb (Elétrico), Marill (Água/Fada), Larvitar (Pedra/Terra, exclusivo da Scarlet), Pawmi (Elétrico), Rockruff (Pedra), Nacli (Pedra)



Prêmio ao finalizar a missão: o seu lendário (Koraidon/Miraidon) ganhará a habilidade de nado, possibilitando a navegação por rios e mares.

O Titã Metálico da Emboscada, Orthworm (Tipo Metal)



O terceiro titã se encontra pela região leste de Paldea, mais precisamente na Província do Leste - Área Três. Desta vez enfrentaremos a minhoca Orthworm, um monstrinho que curiosamente não é do tipo Terra.

Para iniciar o encontro, você deverá segui-lo enquanto ele foge pelos túneis subterrâneos que cavou pela área; utilize a habilidade de impulso do Koraidon/Miraidon caso esteja com dificuldade em acompanhá-lo. Ao conseguir fazer contato a batalha iniciará e o Pokémon terá a seguinte configuração de golpes e habilidade:



Orthworm (Metal) - Nível 29
Golpes: Iron Tail, Headbutt, Wrap, Sandstorm
Habilidade: Earth Eater

Fique atento à habilidade Earth Eater, pois ela deixa Orthworm imune a golpes do tipo Terra e até mesmo cura o HP do bichão. Por causa disso, nossas recomendações para essa batalha são de Pokémon e golpes do tipo Fogo e Lutador.

Após o primeiro encontro, siga o titã até que ele eventualmente coma um pouco da Herba Mystica e inicie a segunda fase. Arven surgirá novamente e desta vez te ajudará utilizando um Toedscool. Lembre-se de aplicar as mesmas recomendações da primeira fase.

Caso você não tenha algum Pokémon adequado à batalha, seguem algumas opções de captura pela Província do Leste - Área Três que podem ajudar:

Localidade: Província do Leste - Área Três
Opções de captura: Growlithe (Fogo), Makuhita (Lutador), Salandit (Fogo/Veneno), Carkol (Pedra/Fogo), Charcadet (Fogo)



Prêmio ao finalizar a missão: o seu lendário (Koraidon/Miraidon) ganhará a habilidade de pulo alto, facilitando a navegação por terrenos montanhosos.

O Trêmulo Titã Terrestre, Great Tusk/Iron Treads (Tipo Terra)



Voltando ao lado oeste da região, o quarto titã está no Deserto Asado e possui uma peculiaridade: há uma diferença de desafiante entre as versões. Great Tusk será o chefe caso você esteja jogando Scarlet e Iron Treads caso esteja jogando Violet; ambos compartilham o tipo Terra.

Este titã talvez seja um dos mais poderosos do jogo, o que não significa não temos opções para derrotá-lo. Um Pokémon ou golpes do tipo Água funcionam contra ambos, enquanto que para Great Tusk e Iron Treads separadamente você pode ter a ajuda de ataques do tipo Grama e Lutador, respectivamente.

A configuração de golpes e habilidades do titã será a seguinte:



Great Tusk (Terra/Lutador) - Nível 45 (Pokémon Scarlet)
Golpes: Rapid Spin, Brick Break, Knock Off, Stomping Tantrum
Habilidade: Protosynthesis

Iron Treads (Terra/Metal) - Nível 45 (Pokémon Violet)
Golpes: Rapid Spin, Iron Head, Knock Off, Stomping Tantrum
Habilidade: Quark Drive

A habilidade de ambos é perigosa, mas por sorte ela não será ativada durante os confrontos. O chefe segue o mesmo esquema dos anteriores: derrote-o na primeira fase para iniciar a segunda, em que Arven te auxiliará. 

Caso você não tenha algum monstrinho adequado à batalha, seguem algumas opções de captura pela Deserto Asado que podem ajudar:

Localidade: Deserto Asado
Opções de captura (contra Great Tusk): Cacnea (Grama), Skiddo (Grama), Capsakid (Grama), Bramblin (Grama/Fantasma)

Opções de captura (contra Iron Treads): Makuhita (Lutador), Donphan (Terra), Sandile (Terra/Noturno), Hippopotas (Terra), Silicobra (Terra), Dugtrio (Terra)



Prêmio ao finalizar a missão: o seu lendário (Koraidon/Miraidon) ganhará a habilidade de planar, possibilitando a navegação pelos ares!

O Falso Titã Dragão, Dondozo/Tatsugiri (Tipos Água e Dragão)



O último titã habita o Lago Casseroya, na região norte de Paldea. Para achá-lo, vá até a pequena ilha do lago marcada no mapa e interaja com um dos Tatsugiri deitados pelo local que estiver dizendo “Taaitan”. Isso iniciará o nosso primeiro encontro contra o peixe-bagre Dondozo.

Para a primeira fase, tenha Pokémon e golpes do tipo Grama ou Elétrico para derrubar o titã de forma mais fácil. Dondozo terá a seguinte configuração de golpes e habilidade:



Dondozo (Água) - Nível 56
Golpes: Aqua Tail, Body Slam, Knock Off, Order Up
Habilidade: Oblivious

Não há muito segredo contra ele além dos tipos de vantagem: ao acabar a primeira etapa, siga-o pelo lago até que ele se recupere com uma Herba Mystica. Na segunda fase, Arven lhe auxiliará mais uma vez utilizando um Greedent. Siga as mesmas regras do primeiro encontro para derrotá-lo facilmente.

A surpresa do confronto é que há uma terceira batalha! Ao derrubar Dodonzo, o Tatsugiri que estava dentro dele e com o qual interagimos no início tentará nos derrubar, utilizando os seguintes golpes e habilidade:



Tatsugiri (Água/Dragão) - Nível 57
Golpes: Muddy Water, Icy Wind, Taunt, Dragon Pulse
Habilidade: Commander

Contra o pequeno Pokémon sushi, utilize monstrinhos e golpes do tipo Fada ou até mesmo Dragão para conseguir derrotá-lo. Por ele ser pouco resistente, a batalha não deve se estender muito.

Caso você não tenha algum monstrinho adequado, seguem algumas opções de captura pelo Lago Casseroya que podem ajudar:

Localidade: Lago Casseroya
Opções de captura (contra Dondozo): Tropius (Grama/Voador), Gogoat (Grama), Tsareena (Grama), Kilowattrel (Elétrico/Voador)

Opções de captura (contra Tatsugiri): Azumarill (Água/Fada), Dragonair (Dragão), Drakloak (Dragão/Fantasma), Sliggoo (Dragão)



Prêmio ao finalizar a missão: o seu lendário (Koraidon/Miraidon) ganhará a habilidade de escalar, completando todas as habilidades de navegação e deixando a exploração por Paldea mais fácil!

A jornada continua



Ao finalizar os titãs, você poderá explorar toda a região sem restrições com seu lendário. Fique atento, que a próxima matéria irá cobrir os chefes da terceira e última trama, finalizando nosso guia de campanha de Scarlet/Violet. Qualquer dúvida, deixe nos comentários!

Revisão: Davi Sousa

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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