Dicas e Truques

Pokémon Scarlet/Violet (Switch): Guia de campanha - Parte 1: Victory Road

Saiba como lidar com as lutas de ginásio da nova geração neste guia



Pokémon Scarlet/Violet (Switch) trouxe um mundo aberto à série de Pokémon e uma nova estrutura em termos de jogabilidade. O jogo nos permite navegar por três histórias principais durante sua campanha: Victory Road, Operation Starfall e Path of Legends.

Este guia de estratégias é a primeira matéria de uma série em três partes cobrindo cada uma das tramas do jogo para lhe auxiliar a progredir por elas sem maiores problemas. Cobrimos da melhor ordem para realizar os eventos, já que todos os chefes do jogo possuem níveis pré-determinados, a estratégias que podem ser utilizadas. Nesta primeira parte, focamos na Victory Road, o caminho dos ginásios para a Liga Pokémon.

Ordem dos eventos

Abaixo, você consegue visualizar a ordem recomendada para enfrentar os inúmeros chefes do jogo, baseada nos níveis dos times de cada um. Falaremos somente dos ginásios neste guia, mas, em breve, você também poderá conferir as dicas para enfrentar os outros tipos de chefes que Scarlet/Violet apresenta nas duas outras campanhas.
  1. Ginásio de Cortondo, Katy (Tipo Inseto)
  2. O Titã do Penhasco Pedregoso, Klawf (Tipo Pedra)
  3. Ginásio de Artazon, Brassius (Tipo Grama)
  4. O Titã do Céu Aberto, Bombirdier (Tipo Voador)
  5. Esquadrão do tipo Noturno da Equipe Star
  6. Ginásio de Levincia, Iono (Tipo Elétrico)
  7. Esquadrão do tipo Fogo da Equipe Star
  8. O Titã Metalico da Emboscada (Tipo Metal)
  9. Ginásio de Cascarrafa, Kofu (Tipo Água)
  10. Esquadrão do tipo Veneno da Equipe Star
  11. Ginásio de Medali, Larry (Tipo Normal)
  12. Ginásio de Montenevera, Ryme (Tipo Fantasma)
  13. O Trêmulo Titã Terrestre (Tipo Terra)
  14. Ginásio de Alfornada, Tulip (Tipo Psíquico)
  15. Ginásio de Glaseado, Grusha (Tipo Gelo)
  16. Esquadrão do tipo Fada da Equipe Star
  17. O Falso Titã Dragão (Tipos Água e Dragão)
  18. Esquadrão do tipo Lutador da Equipe Star

Ginásio do tipo Inseto - Cidade de Cortondo, Katy



O primeiro ginásio recomendado é localizado a oeste da região, na cidade de Cortondo, próximo ao campo de azeitonas. Todos os ginásios no jogo seguem o mesmo padrão: você deve, primeiramente, enfrentar seu teste de ginásio, alguma pequena tarefa que, às vezes, envolve batalhas, para então conseguir enfrentar o líder de ginásio.



Em Cortondo, o desafio consiste em rolar uma azeitona gigante por um pequeno curso de obstáculos. Não há muitas dificuldades aqui, basta seguir em frente, tomando cuidado para que a azeitona não saia para fora das pequenas cercas.

Ao completar o teste, você poderá enfrentar a líder Katy, dona de um pequeno café no local. Seu time consiste em:



Nymble (Inseto) - Nível 14
Golpes: Struggle Bug, Double Kick

Tarountula (Inseto) - Nível 14
Golpes: Bug Bite, Assurance

Teddiursa (Normal, Tera tipo Inseto) - Nível 15
Golpes: Fury Cutter, Fury Swipes

Lembre-se de que todos os líderes de ginásio utilizam um último Pokémon que não possui o tipo de seu ginásio e utilizam a mecânica Tera para alterar o monstrinho para seu tipo de especialidade. É importante ficar atento para não levar monstros que tenham algum tipo de desvantagem ao tipo natural do Pokémon, já que eles ainda possuem um boost de dano nos golpes de seu tipo original. Como Katy usa Teddiursa, que é do tipo Normal, aqui não há muito o que se preocupar.

Caso você tenha algum monstrinho do tipo Fogo, Voador ou Pedra, este ginásio não trará muitos problemas, ainda mais caso seu inicial tenha sido o Fuecoco. Próximo de Cortondo, há algumas opções de captura que você pode realizar para superar Katy.

Localidade: Província do Sul - Área Dois
Opções de captura: Murkrow (Noturno/Voador), Starly (Voador/Normal), Drifloon (Fantasma/Voador, exclusivo da Scarlet), Bonsly (Pedra), Fletchling (Normal/Voador).



Prêmio ao finalizar o ginásio: o TM 21 contendo o golpe Pounce, um golpe do tipo inseto que diminui a velocidade do adversário, e obter controle de obediência sobre Pokémon acima do nível 25.

Ginásio do tipo Grama - Cidade de Artazon, Brassius


O segundo ginásio é localizado em Artazon, agora a leste da região. O teste de ginásio consiste em buscar pelas dez Sunflora espalhadas por toda a cidade. Lembre-se de que o jogo dispõe de um número maior do que o necessário de Sunflora, então você não terá problemas para encontrá-las.



Alguns locais possíveis: próximo ao moinho, dentro do labirinto central, próximo à saída da cidade e mais ao norte. Lembre-se de que algumas delas batalharão contra você, então esteja preparado com monstrinhos do tipo Fogo, Veneno, Inseto ou Voador em sua equipe.

Brassius lhe enfrentará assim que você passar de seu teste. Seu time consiste em:



Petilil (Grama) - Nível 16
Golpes: Sleep Powder, Mega Drain

Smoliv (Grama) - Nível 16
Golpes: Tackle, Razor Leaf

Sudowoodo (Pedra, Tera tipo Grama) - Nível 17
Golpes: Trailblaze, Rock Throw

Esteja estocado com Awakening para caso Petilil tente lhe colocar para dormir e tome muito cuidado com o Sudowoodo. Ele ainda terá um golpe do tipo Pedra que pode atrapalhar seus monstrinhos do tipo Fogo, Voador ou Inseto, portanto, tenha golpes do tipo Veneno para enfrentá-lo.

Seguem algumas opções de Pokémon que você pode capturar para enfrentar o ginásio pelas redondezas de Artazon:

Localidade: Província do Sul - Área Três
Opções de captura: Growlithe (Fogo), Skiploom (Grama/Voador), Murkrow (Noturno/Voador), Gulpin (Veneno, exclusivo da Violet), Seviper (Veneno), Stunky (Veneno/Noturno, exclusivo da Scarlet), Fletchinder (Fogo/Voador), Rookiedee (Voador), Nacli (Pedra)



Prêmio ao finalizar o ginásio: o TM 20 contendo o golpe Trailblaze, um golpe do tipo Grama que aumenta a velocidade do usuário, e obter controle de obediência sobre Pokémon acima do nível 30.

Ginásio do tipo Elétrico - Cidade de Levincia, Iono



O terceiro ginásio é localizado em Levincia, seguindo a norte de Artazon, na região leste de Paldea. O teste de ginásio desta cidade envolve um pequeno jogo de achar onde está o diretor em múltiplas jogadas de câmera pela cidade. Você só precisará indicar com o cursor a localização do personagem e, durante o teste, alguns treinadores lhe interromperão para batalhar contra você.



Treinadores do Ginásio
#1 - Luxio (Elétrico) - Nível 22
#2 - Tynamo (Elétrico) - Nível 22, Flaffy (Elétrico) - Nível 22

Após suceder no teste, a streamer Iono lhe aceitará para a batalha. Seu time consiste em:



Wattrel (Elétrico/Voador) - Nível 23
Golpes: Pluck, Quick Attack, Spark

Bellibolt (Elétrico) - Nível 23
Golpes: Water Gun, Spark

Luxio (Elétrico) - Nível 23
Golpes: Spark, Bite

Mismagius (Fantasma, Tera tipo Elétrico) - Nível 24
Golpes: Charge Beam, Hex, Confuse Ray

A maioria de seus monstrinhos cai para Pokémon do tipo Terra, enquanto Wattrel pode penar contra golpes do tipo Pedra. É bom ficar atento, no entanto, com seu Mismagius, já que, ao utilizar a terastalização, ele fica sem desvantagem alguma graças à sua habilidade Levitate, que o deixa imune a golpes do tipo Terra. Tente derrubar o Mismagius com seu monstrinho mais forte resistente ao tipo Elétrico antes que ele comece a aumentar seu ataque especial com Charge Beam.

Seguem algumas opções de Pokémon que você pode capturar pelas redondezas de Levincia para enfrentar o ginásio sem maiores dificuldades:

Localidade: Província do Leste - Área Três
Opções de captura: Diglett (Terra), Dugtrio (Terra), Barboach (Água/Terra)



Prêmio ao finalizar o ginásio: o TM 48 contendo o golpe Volt Switch, um golpe do tipo Elétrico que causa dano e permite que você troque o usuário logo em seguida, e obter controle de obediência sobre Pokémon acima do nível 35.

Ginásio do tipo Água - Cidade de Cascarrafa, Kofu



Voltando ao lado oeste da região, o próximo ginásio recomendado se localiza em Cascarrafa, uma cidade próximo ao deserto. O teste de ginásio desta vez é bem simples: você precisará devolver a carteira do líder Kofu para ele em Porto Marinada, cidade após o deserto. 

Ao chegar lá, você precisará ajudá-lo em um leilão, que servirá como seu teste de ginásio, mas antes deverá enfrentar seu ajudante em uma batalha:

Treinadores do Ginásio
#1 - Floatzel (Água) - Nível 28, Clauncher (Água) - Nível 28



Após derrotar o treinador, não há muito segredo: basta seguir selecionando o valor mais alto que sobressaia os outros, já que o líder lhe empresta uma quantidade de dinheiro antes do evento iniciar.

Quando terminado o leilão, você estará apto a enfrentar Kofu. Retorne a Cascarrafa e fale com a equipe do ginásio para iniciar a batalha. O time do líder consiste em:



Weluza (Água/Psíquico) - Nível 29
Golpes: Slash, Pluck, Aqua Cutter

Wugtrio (Água) - Nível 29
Golpes: Mud-Slap, Water Pulse, Headbutt

Crabominable (Gelo/Lutador, Tera tipo Água) - Nível 30
Golpes: Crabhammer, Rock Smash, Slam

Não há muito segredo em como derrotar este ginásio, basta seguir com Pokémon do tipo Elétrico ou Grama e você não terá problemas. Um dos tipos originais de Crabominable é Gelo e isso poderia acarretar problemas aos monstrinhos tipo Grama, mas, como o Pokémon não sabe nenhum golpe do tipo Gelo, então a luta deve ser tranquila mesmo nessa situação.

Seguem algumas opções de Pokémon que você pode capturar pelas redondezas de Cascarrafa para enfrentar o ginásio sem maiores dificuldades:

Localidade: Província do Oeste - Área Dois
Opções de captura: Flaffy (Elétrico), Skiploom (Grama/Voador), Tropius (Grama/Voador), Deerling (Normal/Grama), Skiddo (Grama), Tadbulb (Elétrico), Wattrel (Elétrico/Voador)



Prêmio ao finalizar o ginásio: o TM 22 contendo o golpe Chilling Water, um golpe aquático que diminui o ataque físico do adversário, e obter controle de obediência sobre Pokémon acima do nível 40.

Ginásio do tipo Normal - Cidade de Medali, Larry



Próximo de Cascarrafa, mais ao norte, temos a localidade do ginásio seguinte, Medali. O teste aqui é um pouco mais elaborado: o objetivo é descobrir qual é o pedido secreto do restaurante local e, para isso, você precisará pegar dicas de treinadores de ginásio espalhados pela cidade.

A primeira dica está com uma criança próximo ao restaurante e seu time consiste em:

#1 - Gumshoos (Normal) - Nível 34, Greedent (Normal) - Nível 34



Assim que derrotada, ela dirá que a dica está na barraquinha “diferente” de sorvete da cidade. Se você checá-la, verá que a barraquinha oferece bolinhos de arroz grelhados com limão por cima.

A segunda dica está com um treinador, no corredor de restaurantes, que utilizará o seguinte time em batalha:

#2 - Dunsparce (Normal) - Nível 34



Ele dirá para você escutar o “Pokémon pássaro”, o Squawkabilly nos ombros de um piloto de Táxi Voador. Se você Águardar, verá que ele cita a palavra “médio”.

A terceira e última dica está com uma treinadora próximo a uma das saídas da cidade. Ela lhe desafiará para uma batalha com o seguinte time:

#3 - Ursaring (Normal) - Nível 34



Após a derrota, ela dirá que a dica está em um “local escuro rodeado por escadas”. Basicamente, trata-se do pequeno palco que fica à frente de onde a treinadora encontra; basta descer as escadas e interagir com o pequeno portão, para então ler a palavra-chave “Fire Blast”.

Feito isso, retorne ao restaurante e interaja com o funcionário. Ele perguntará os detalhes do pedido e responda de acordo com as dicas que recebeu:
  1. Grilled rice balls (bolinhos de arroz grelhados, dica 1)
  2. Medium serving (médio, dica 2)
  3. Extra crispy, Fire Blast style (“Fire Blast”, dica 3)
  4. Lemon (limão, dica 1)
Ao realizar o pedido, o teste será concluído e você estará apto a enfrentar o líder Larry. Seu time especializado no tipo Normal consiste em:




Komala (Normal) - Nível 35
Golpes: Yawn, Sucker Punch, Slam

Dudunsparce (Normal) - Nível 35
Golpes: Hyper Drill, Drill Run, Glare

Staraptor (Normal/Voador, Tera tipo Normal) - Nível 36
Golpes: Facade, Aerial Ace

Pokémon do tipo Lutador devem suceder contra a maior parte do time de Larry, exceto Staraptor. Como Staraptor possui um golpe do tipo Voador, é bom não colocar algum monstrinho desse tipo contra o pássaro, então tente utilizar seu membro mais forte ou algum outro Pokémon que tenha golpes do tipo Lutador, mas não tenha o tipo.

Seguem algumas opções de Pokémon que você pode capturar pelas redondezas de Medali para enfrentar o ginásio sem maiores dificuldades:

Localidade: Província do Oeste - Área Três
Opções de captura: Flamigo (Voador/Lutador), Breloom (Grama/Lutador), Hariyama (Lutador)



Prêmio ao finalizar o ginásio: o TM 25 contendo o golpe Facade, um golpe do  tipo Normal que dobra o dano base caso o usuário esteja com alguma condição de status, e obter controle de obediência sobre Pokémon acima do nível 45.

Ginásio do tipo Fantasma - Cidade de Montenevera, Ryme



O sexto ginásio em nossa ordem recomendada fica ao norte de Paldea, na cidade montanhosa de Montenevera. O teste de ginásio consiste em um pequeno show repleto de batalhas em dupla, uma seguida da outra, então trate de deixar seu time já preparado para os monstrinhos do tipo Fantasma que virão!



As batalhas do show são as seguintes:

Treinadores do Ginásio
#1 - Shuppet (Fantasma) - Nível 40, Greavard (Fantasma) - Nível 40
#2 - Haunter (Fantasma/Veneno) - Nível 40, Misdreavus (Fantasma) - Nível 40
#3 - Sableye (Fantasma/Noturno) - Nível 40, Drifblim (Fantasma/Voador) - Nível 40

Em todas as batalhas, a plateia ficará atenta e começará a torcer para você em alguns momentos, aumentando os stats dos seus Pokémon. Assim que derrotar todos, você estará apto a enfrentar a rapper Ryme. A líder utiliza o seguinte time em uma batalha em duplas:




Banette (Fantasma) - Nível 41
Golpes: Icy Wind, Sucker Punch, Shadow Sneak

Mimikyu (Fantasma/Fada) - Nível 41
Golpes: Light Screen, Shadow Sneak, Slash

Houndstone (Fantasma) - Nível 41
Golpes: Play Rough, Crunch, Phantom Force

Toxtricity (Elétrico/Veneno, Tera tipo Fantasma) - Nível 42
Golpes: Discharge, Hex, Hyper Voice

Pokémon do tipo Noturno podem levar vantagem contra boa parte dos monstrinhos nesta batalha, mas deve-se tomar cuidado com Houndstone que possui Play Rough, um golpe do tipo Fada. Você pode optar por monstrinhos do tipo Fantasma também, mas isso daria à líder vantagem contra você ao mesmo tempo, então outra pedida é ter alguns membros do tipo Normal, que é imune a golpes do tipo Fantasma.

Seguem algumas opções de Pokémon que você pode capturar pelas redondezas de Montenevera para enfrentar o ginásio sem maiores dificuldades:

Localidade: Montanha Glaseado
Opções de captura: Deino (Dragão/Noturno, exclusivo da Scarlet), Sneasel (Noturno/Gelo), Spiritomb (Fantasma/Noturno)



Prêmio ao finalizar o ginásio: o TM 114 contendo o golpe do tipo Fantasma Shadow Ball e obter controle de obediência sobre Pokémon acima do nível 50.

Ginásio do tipo Psíquico - Cidade de Alfornada, Tulip



O penúltimo ginásio em nossa ordem fica em Alfornada, cidade ao sudoeste da região, totalmente ao contrário do sentido da montanha Glaseado. O teste de ginásio é bem simples e consiste em um pequeno minijogo de repetir os comandos ditados pela professora Dendra em uma espécie de exercício de meditação.



Durante o exercício, você será interrompido duas vezes pelos treinadores do ginásio. Eles utilizarão os seguintes times:

Treinadores do Ginásio
#1 - Gothita (Psíquico) - Nível 40, Kirlia (Psíquico/Fada) - Nível 40
#2 - Grumpig (Psíquico) - Nível 40, Indeedee (Normal/Psíquico) - Nível 43, Medicham (Psíquico/Lutador) - Nível 43

Terminado o teste, você estará apto a enfrentar a líder Tulip. O time que ela utiliza na batalha consiste em:



Farigiraf (Normal/Psíquico) - Nível 44
Golpes: Crunch, Zen Headbutt, Reflect

Gardevoir (Psíquico/Fada) - Nível 44
Golpes: Psychic, Dazzling Gleam, Energy Ball

Espathra (Psíquico) - Nível 44
Golpes: Psychic, Quick Attack, Shadow Ball

Florges (Fada, Tera tipo Psíquico) - Nível 45
Golpes: Psychic, Moonblast, Petal Blizzard

Pokémon do tipo Noturno podem levar com calma Farigiraf e Espathra, enquanto os Pokémon do tipo Fantasma estão mais seguros contra Florges e Gardevoir, já que ambos possuem golpes do tipo Fada e podem causar problemas aos tipo Noturno. Monstrinhos do tipo Inseto também podem obter sucesso durante boa parte da batalha.

Seguem algumas opções de Pokémon que você pode capturar pelas redondezas de Alfornada para enfrentar o ginásio sem maiores dificuldades:

Localidade: Caverna Alfornada
Opções de captura: Umbreon (Noturno), Sableye (Fantasma/Noturno), Banette (Fantasma), Drifblim (Fantasma/Voador, exclusivo da Scarlet), Mismagius (Fantasma, exclusivo da Violet), Lokix (inseto/Noturno)



Prêmio ao finalizar o ginásio: o TM 114 contendo o golpe Psíquico Psychic e obter controle de obediência sobre Pokémon acima do nível 55.

Ginásio do tipo Gelo - Montanha Glaseado, Grusha



O último ginásio da nossa ordem recomendada fica no meio da Montanha Glaseado, próximo a Montenevera. O teste de ginásio é um minijogo em que você deve deslizar com seu lendário por uma trilha pela montanha em menos de 90 segundos. Lembre-se de passar pelos marcadores arco-íris ou receberá uma penalização de 5 segundos para cada um que você desviar.

Concluído o teste, Grusha lhe esperará para sua luta de ginásio. O time do líder consiste em:



Frosmoth (Gelo/Inseto) - Nível 47
Golpes: Blizzard, Bug Buzz, Tailwind

Beartic (Gelo) - Nível 47
Golpes: Aqua Jet, Icicle Crash, Earthquake

Cetitan (Gelo) - Nível 47
Golpes: Ice Spinner, Liquidation, Ice Shard

Altaria (Dragão/Voador, Tera tipo Gelo) - Nível 48
Golpes: Ice Beam, Dragon Pulse, Moonblast, Hurricane

Os Pokémon do tipo Gelo possuem inúmeras fraquezas, então você terá muitas opções de enfrentar essa batalha. Tenha em seu time monstrinhos do tipo Fogo, Lutador, Pedra ou Metal e você estará tranquilo durante todo o confronto. Caso use algum do tipo Fogo, tome cuidado com os golpes de tipo Água, de Beartic e Cetitan, e com o golpe do tipo Voador de Altaria, caso você use um monstrinho do tipo Lutador.

Seguem algumas opções de Pokémon que você pode capturar pelas redondezas de Montanha Glaseado para enfrentar o ginásio sem maiores dificuldades:

Localidade: Montanha Glaseado
Opções de captura: Magneton (Elétrico/Metal), Hariyama (Lutador), Bronzong (Metal/Psíquico), Gallade (Psíquico/Lutador), Crabominable (Gelo/Lutador), Drednaw (Água/Pedra), Copperajah (Metal), Flamigo (Lutador/Voador), Naclstack (Pedra)



Prêmio ao finalizar o ginásio: o TM 124 contendo o golpe Ice Spinner, um movimento do tipo Gelo que causa dano e remove o terreno ativo, e obter controle de obediência sobre Pokémon de qualquer nível.

A jornada continua



Ao finalizar os ginásios, você estará apto a realizar a Pokémon League. Fique atento que os próximos guias irão cobrir os outros chefes das duas outras tramas, para que você consiga lidar com toda a campanha principal sem problemas. Qualquer dúvida deixe nos comentários!

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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