Jogamos

Análise: Puzzle Bobble Everybubble! (Switch): bolhas, dinossauros e puzzles

O novo jogo da franquia explora várias mecânicas para dar variedade ao match-3.

Puzzle Bobble Everybubble!
é o mais novo jogo da série da Taito, também conhecida no Ocidente como Bust-A-Move. A ideia da franquia é levar os dinossaurinhos de Bubble Bobble a um contexto de puzzle match-3 e Everybubble traz um pacote bem completo do que ela pode oferecer.

Uma calamidade pública de bolhas

Tudo começa quando as Rainbow Isles são tomadas por bolhas que os pequenos dinossauros conhecidos Miniroons têm produzido contra a sua vontade. Por conta disso, Bub, Bob, Peb e Pab partem em uma jornada para descobrir o que está acontecendo e fazer tudo voltar ao normal. Com um modo história bem colorido, a obra apresenta os personagens e localidades de forma simples e logo coloca o jogador para resolver puzzles, liberando as áreas da ilha pouco a pouco.

Podemos escolher entre os quatro personagens e ainda optar por ajustes cosméticos como acessórios e um pequeno parceiro Miniroon ou Chak’n (da série Chack'n Pop). Essa opção visual pode ser ajustada no menu antes de entrar em qualquer área e é possível jogar esse modo em co-op local para até quatro pessoas.

O funcionamento básico do jogo envolve destruir as bolhas que estão na tela arremessando as suas próprias em ângulos específicos. Como usual do formato match-3, basta fazer com que três ou mais peças de mesma cor se conectem para eliminá-las, mas há também um elemento de física envolvido. As melhores jogadas envolvem o entendimento dos padrões do puzzle e o foco em fazer combinações que destruam conexões superiores na tela ocasionando uma eliminação em cascata.

Todas as fases seguem um esquema de três estrelas para avaliação da performance do jogador de acordo com o quão rápido ele consegue resolver aquele puzzle. Alguns estágios envolvem a descida gradual da tela de tal forma que, se uma peça passar de um ponto específico, teremos game over; já outros podem ter o tempo limite apresentado de forma explícita. Além disso, em cada localidade, o jogo introduz novas mecânicas, como blocos inquebráveis, bombas e pedras que aumentam ou reduzem o tempo restante da fase ao serem atingidas.

O resultado dessas escolhas é que o jogo se mantém agradavelmente variado ao longo de todo o modo história. Porém, é importante salientar que a progressão de fases tem uma dificuldade irregular que faz com que algumas áreas mais fáceis venham depois de trechos mais difíceis.

Embora alguns momentos possam ser considerados parte da proposta de dar ao jogador tempo para entender as novas mecânicas introduzidas, ainda causa estranheza essa queda de dificuldade. Além disso, vale destacar que os padrões de timing exigidos pelas avaliações nem sempre são bem equilibrados, tendo fases em que, por exemplo, é impossível fazer apenas uma estrela, como a fase 11 do Rainbow Castle, em que rochas inquebráveis levam a um game over antes do tempo.

Um mundo colorido e variado

Todo o estilo visual do jogo é muito bem-feito, moderno e fofo, do jeito que a série Puzzle Bobble deveria ser, tanto nos trechos curtos de diálogo com os personagens conversando sobre a situação inusitada da ilha quanto na gameplay em si com blocos bem desenhados para representar de forma intuitiva as variações de mecânicas. Ainda dentro do modo história, vale destacar as variações de plano de fundo, que são bem coloridas e representam bem o estilo da ilha sem atrapalhar o foco no desafio.

Conforme o jogador vai resolvendo as fases, é possível desbloquear novas roupas para os dinossauros principais e para os pequenos aliados, assim como personagens extras para o modo multiplayer PVP. Caso consiga obter todas as estrelas de uma área, o jogador também libera as fases EX, que são desafios mais difíceis cuja intensidade vale a pena para quem quiser dominar as mecânicas.

Além do modo história, temos o versus local e online que nos permite competir com outros jogadores. Ganha quem fizer os blocos do adversário passarem a linha de limite, indicando que ele não deu conta de lidar com aquele desafio. A cada combo, é possível enviar novas bolhas para o adversário, aumentando significativamente a dificuldade em um estilo similar a de outros match-3, como a clássica série Puyo Pop.

Outra opção de jogo é o Puzzle Bobble vs. Space Invaders, uma combinação inusitada entre as duas franquias clássicas. A ideia desse modo envolve movimentar os dinossauros pela horizontal e atirar em grandes blocos de bolhas “Invaders” que atiram em certos intervalos.

O jogador só pode atirar suas bolhas para cima sem nenhuma variação de ângulo, deixando a gameplay mais próxima de Space Invaders, mas ainda há o funcionamento de match-3, sendo necessário acertar bolhas da cor correta para derrubar os inimigos. Esse modo também pode ser jogado em co-op com competição por pontos e é uma opção extra interessante para o jogo, embora mais repetitiva e limitada que os desafios normais.

Bolhas para todos

Puzzle Bobble Everybubble! traz o puzzle dos dinossauros cuspidores de bolhas em excelente forma. Com bons desafios, variedade de fases e multiplayer para até quatro jogadores, essa é uma fácil recomendação para qualquer jogador que queira adentrar o mundo dos match-3.

Prós

  • Mecânicas interessantes introduzidas em cada área mantêm o jogo variado;
  • Modo Space Invaders faz uma mistura inusitada de gêneros que funciona bem;
  • Multiplayer local e online aumentam a sobrevida do jogo;
  • Sistema de estrelas que valoriza a agilidade de raciocínio do jogador, desbloqueando fases extras mais difíceis;
  • Desbloqueio de roupinhas e novos personagens para o multiplayer ao longo do modo história.

Contras

  • A progressão da dificuldade é irregular;
  • Em algumas fases, é impossível fazer apenas uma estrela.

Puzzle Bobble Everybubble! — Switch — Nota: 9.0

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela ININ Games


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google