Dicas e Truques

Pokémon FireRed/LeafGreen (GBA): O melhor time para a região de Kanto - Versão Charizard

Veja como superar os desafios da região de Kanto ao escolher o Pokémon inicial mais popular da primeira geração.


Pokémon FireRed/LeafGreen (GBA) são duas versões que parecem não envelhecer com o passar do tempo. Lançadas em janeiro de 2004 para o Game Boy Advance, os primeiros remakes da franquia Pokémon ainda são muito populares e trazem a primeira geração para o universo da terceira, e com isso, podemos aproveitar o melhor de Kanto com mecânicas mais atualizadas.

Recentemente, atualizamos a matéria do melhor time para esses jogos considerando Venusaur como inicial. Contudo, os outros dois iniciais - presentes na edição antiga do texto - ficaram sem equipes próprias. Desse modo, entendemos que o direito de ter o melhor time se aplica para todos os monstrinhos iniciais, e por esse motivo, desenvolvemos uma equipe para a lagartixa laranja.

Para aqueles que não conhecem a fórmula do Nintendo Blast para criação do melhor time, nós seguimos o conceito de seis Pokémon presentes em ambas as versões e que são capazes de lidar contra os principais desafios presentes na história: Gym Leaders, Elite Four, Team Rocket e Campeão, que também é nosso rival!

Vale lembrar que os Pokémon selecionados terão movimentos aprendidos durante o treinamento e técnicas encontradas antes da Elite Four (o que inclui as três primeiras ilhas Sevii). Egg Moves também não serão permitidos, já que o Day-Care capaz de realizar o processo de breeding está disponível apenas na ilha quatro, acessível após vencermos nosso rival como campeão.

Sem mais delongas, fique agora com a melhor equipe para as versões FireRed/LeafGreen, edição Charizard. Boa leitura!

Charizard

Na prática, Charizard é a pior opção para a região de Kanto, já que mais da metade dos ginásios possui algum tipo de vantagem contra a combinação de tipos FIRE/FLYING do "dragão" de fogo.

Assim, nossa dificílima jornada começa com requintes de crueldade, já que os tipos ROCK WATER, dos dois primeiros GYMs, possuem resistência e vantagem ao tipo FIRE. Por sorte, a mudança de geração presenteou Charmander com Metal Claw no Lv.13, e com isso, não precisamos mais capturar um Mankey para vencer Brock.


Ainda que existam diversos pontos negativos com esta escolha, Charizard não é completamente ruim, apenas difícil de se usar. Mesmo tendo um começo árduo e trabalhoso, as primeiras batalhas contra treinadores são tranquilas, já que os Pokémon de tipo BUG são bem presentes.

Seu moveset é simples e prático, começando por Flamethrower, poderoso movimento do tipo FIRE (com STAB) e que será utilizado quase sempre que estiver em campo. Como segunda opção de STAB temoso HM02 Fly, técnica necessária para viajarmos rapidamente pela região e capaz de causar um bom dano.

Para completar sua cobertura, teremos Dragon Claw, movimento de tipo DRAGON e que poderá ser utilizado contra Lance, membro da Elite Four especialista em dragões. Slash completa a seleção de golpes e será usado de forma consistente ao longo da jornada, por conta do tipo NORMAL causar dano neutro em 14 dos 17 tipos presentes.


A nature recomendada para Charizard será Mild (+10% Special Attack, -10% Defense), permitido que seu potencial ofensivo seja aproveitado ao máximo, e como sua defesa (certamente) não é seu melhor atributo, reduzi-la não fará tanta diferença.

Raichu

Ter um Pokémon de tipo ELECTRIC em Kanto é muito bom e talvez seja por esse motivo que Ash e Pikachu tiveram tanto sucesso. Brincadeiras à parte, a evolução do rato elétrico se mostrou uma escolha eficiente e simples de usar. Obtido logo na Floresta de Viridian, treinaremos Pikachu até a cidade de Celadon, local onde obtemos a Thunderstone necessária para sua evolução.

Ao contrário do que muitos treinadores pensam, Raichu pode ser utilizado em qualquer equipe de Kanto, especialmente quando combinado com Charizard. Isso porque a grande maioria dos treinadores adversários dessa região são da categoria Bird Keeper, e por ser um Pokémon de tipo ELECTRIC, Raichu é muito bom nessas batalhas.


Com bases de Attack e Special Attack idênticas, Raichu pode causar dano nas duas frentes e tem acesso a golpes para isso. Evidentemente, tudo isso é ponderado com bases defensivas medianas e raramente irá sobreviver mais de dois golpes, principalmente aqueles super efetivos.

Pensando nisso, o conjunto de golpes tem como missão extrair o potencial de Raichu e ajudar sua equipe. A escolha mais óbvia de todas é Thunderbolt, o famoso choque do trovão, aprendido ainda como Pikachu no Lv.26 e será nosso golpe de STAB. Em seguida, temos Brick Break, golpe de tipo FIGHT e muito útil contra alvos fracos a esse tipo.

O terceiro movimento será Quick Attack, técnica de tipo NORMAL para nocautear alvos mais rápidos ou com pouco HP. Para finalizar, teremos Thunder Wave, movimento de suporte que auxilia companheiros mais lentos e ainda pode decidir uma luta em virtude do efeito de paralisia total do alvo.

Por razões técnicas, a escolha de nature para Raichu será Rash (+10% Special Attack, -10% Special Defense) para beneficiar seu STAB sem prejudicar o dano físico. Por não ter boas defesas, a redução não causará impactos significativos, pois até golpes de dano neutro são capazes de nocautear Raichu com facilidade.

Nidoking

Depois da reformulação da equipe de Venusaur, o Rei Nido foi colocado no banco de reservas, e por uma boa causa. Com Charizard na jogada, Nidoking volta a ser uma das melhores opções para a equipe, senão a melhor. Isso é porque sua combinação de tipos, POISON/GROUND, é muito efetiva quando pareada com a de nosso inicial.

Nidoking vai além de apenas bons tipos: seu movepool é um dos mais vastos da primeira geração (no caso aqui, da terceira também) e quando combinamos com seus bons atributos, seu desempenho é muito consistente. Diferente das versões originais, Nidoran não pode ser capturado antes de enfrentarmos Brock, somente após vencê-lo.


Ter acesso a um Pokémon em seu estágio final tão cedo no jogo é um feito que poucos conseguem acompanhar. O que isso quer dizer: a maioria dos monstrinhos em suas formas iniciais ou intermediárias possuem bases de atributos reduzidas, enquanto Nidoking já está em seu pico de poder quando conseguimos evoluí-lo ao adquirir uma Moon Stone já no Mt. Moon.

Iniciamos seu moveset com um dos melhores golpes ofensivos do jogo: Earthquake. Potente e com STAB, o terremoto é a principal ferramenta de dano. Dig será utilizado até obtermos o TM26. O segundo golpe será Rock Slide, técnica do tipo ROCK que aprimora a cobertura neutra de dano em conjunto de Earthquake.

Para completar seu moveset, temos a melhor combinação ofensiva em Thunderbolt e Ice Beam. Competitivamente, esses dois movimentos são conhecidos como Bolt-Beam, possuindo uma grande cobertura neutra e especialmente super efetiva, independente da geração em que são usados.


A nature escolhida para o Rei Nido será Lonely (+10% Attack, -10% Defense) para usufruir de seu Attack razoável sem prejudicar o Special Attack utilizado pelos golpes elementais. Outra opção seria Naughty (+10% Attack, -10% Special Defense), porém, como suas principais fraquezas são da categoria Special (ICE, PSYCHICWATER), a redução pode ser bem prejudicial nesses cenários.

Kangaskhan

Desta vez, não precisamos de um Pokémon apenas para absorver golpes. Uma equipe liderada por Charizard possui um perfil ofensivo, e nada mais justo do que incluir em seu elenco monstrinhos poderosos. Por esse motivo, nossa escolha para ocupar a vaga é Kangaskhan, do tipo NORMAL.

O Pokémon parental possui características únicas que ajudarão a compor uma armada ofensiva potente contra os adversários. Com atributos ofensivos excelentes e uma base de HP alta para um Pokémon dessa natureza, Kangaskhan pode não só causar muito dano como também mitigar repetidos golpes dos adversários.


Talvez esse seja o maior benefício do tipo NORMAL, pois essa flexibilidade permite que monstrinhos desse tipo se saiam bem em diversos confrontos. Sua habilidade, Early Bird, é muito boa em Kanto, pois múltiplos adversários possuem formas de colocar nossos Pokémon para dormir.

Seu moveset começa com o HM04 Strength, técnica necessária para avançarmos na história e excelente STAB. Na sequência, temos Aerial Ace, golpe do tipo FLYING para termos vantagem contra o tipo FIGHT e outros inimigos no geral.

Em Kanto, o tipo PSYCHIC é dominante e, como não podemos contar com Pokémon do tipo GHOST para vencê-los, Shadow Ball é nosso terceiro golpe. Relativamente forte e ainda utilizando o Attack como base para cálculo, há uma luz no fim do túnel, e não é o trem!


Finalizamos com Brick Break, excelente movimento do tipo FIGHT e que auxilia Kangaskhan em sua desvantagem contra Pokémon do tipo ROCK STEEL. Por ser unilateral, a escolha de nature ficou em Adamant (+10% Attack, -10% Special Attack) devido ao quase inexistente Special Attack deste Pokémon.

Vaporeon

Os Pokémon de tipo WATER presentes na região de Kanto são muito bons, porém, há uma porção deles que acabou entrando para o grupo de exclusivos de versão, como Starmie e Slowbro. Isso acaba limitando nossas escolhas e, muitas vezes, um monstrinho que seria excelente acaba tendo um tipo que já está presente em outro companheiro de equipe.

Para evitar que tenhamos vários Pokémon compartilhando tipos de forma redundante, nossa escolha será Vaporeon, a evolução do tipo WATER de Eevee. Acessível assim que chegamos à cidade de Celadon, Eevee é dado de presente para o jogador no condomínio da cidade. No mercado, podemos comprar o item Water Stone e evoluí-lo em Vaporeon.


Compacto, porém completo, Vaporeon é um excelente monstro e preenche o sexteto com perfeição. Com altas bases de HP e Special Attack, o Pokémon jato de bolhas é basicamente um tanque ofensivo, capaz de aguentar alguns golpes enquanto devolve muito dano.

A primeira opção de STAB é o HM03 Surf, importante movimento utilizado para atravessar as rotas aquáticas. Consistente e com poder base alto, este golpe será a principal fonte de dano de Vaporeon. Aurora Beam é praticamente obrigatório para lidar com Pokémon dos tipos DRAGON GRASS, além da cobertura neutra que ele proporciona, economizando assim dinheiro/coins de Ice Beam para Jynx.

Para arredondar a composição de movimentos, teremos Bite, do tipo DARK, que utiliza o Special Attack de Vaporeon como base para cálculo de dano. Sua usabilidade é direcionada contra os Pokémon de tipo GHOST PSYCHIC, além de ser uma boa opção no geral. Encerramos com Toxic, que coloca os adversários contra a parede caso optem por ficar em campo por vários turnos.


Sua habilidade, Water Absorb, lhe confere imunidade ao tipo WATER e cura Vaporeon em 25% do dano que seria causado. A escolha de nature neste caso é simples e direta: Modest (+10% Special Attack, -10% Attack) para aumentar o dano causado, reduzindo o já baixo e inutilizável Attack de Vaporeon.

Jynx

A primeira geração é conhecida pela supremacia psíquica, uma vez que os Pokémon desse tipo eram basicamente imparáveis pela falta de resistências (apenas o próprio tipo PSYCHIC) e a quase inexistência de golpes super efetivos contra eles.

Quando adicionamos o tipo ICE na jogada, temos em mãos um dos melhores Pokémon da região. Em posse de atributos alinhados com sua proposta, movimentos potentes e cobertura de dano perfeita, Jynx se destaca em relação aos demais Pokémon PSYCHIC justamente pelo seu primeiro tipo, algo que poucos monstrinhos dessa região são capazes de acompanhar.


Para melhorar ainda mais o cenário, podemos obter Jynx com apenas duas insígnias, pois, após derrotarmos Misty, nossa escolha de ginásios é livre até Blaine. A partir disso, devemos pescar um Poliwhirl e trocá-lo por uma Jynx na cidade de Cerulean, ao lado do Centro Pokémon.

O item Super Rod, necessário para pescar o girino azul, pode ser obtido na Route 12 ao sul de Lavender, o que implica em termos vencido o Team Rocket no cassino de Celadon, obter a Poké Flute e acordar o Snorlax que barra o acesso à cidade cor de rosa.

O moveset de Jynx será composto por Ice Beam e Psychic, que dispensam apresentações. Estes dois golpes são peças-chave para o bom desempenho e são responsáveis pelo sucesso de Jynx. Nossa opção de suporte é Lovely Kiss. Finalizamos sua cobertura de dano com Water Pulse que, ainda que não seja um movimento poderoso, cobre as fraquezas contra os tipos FIRE ROCK.


Como obtemos este Pokémon via troca, não podemos escolher sua nature e teremos que nos contentar com Mild (+10% Special Attack, -10% Defense), tornando Jynx ligeiramente mais frágil, porém seu principal atributo será aumentado.

Opcionais

Lapras

Diferentemente dos demais Pokémon do tipo WATER disponíveis para escolha, Lapras se destaca por seu segundo tipo, ICE, uma vez que ter um STAB capaz de vencer uma de suas fraquezas nativas e ainda aprender o movimento Ice Beam por nível contribuem para seu bom desempenho.

Sua escolha como opcional é para evitar a repetição do tipo ICE, já que Lapras recebe dano neutro do tipo FIRE, que está presente em batalhas importantes. Lapras é capaz de aprender golpes como Thunder e Thunderbolt, ou seja, outros monstrinhos do tipo WATER estão em sérios problemas contra o Pokémon transporte.

Dugtrio

Alternativa do tipo GROUND para os treinadores que preferem agilidade em vez de versatilidade. O trio de toupeiras de Kanto é muito rápido e funciona como um atacante veloz e consistente ao longo da jornada. Naturalmente ágil, Dugtrio pode inclusive ter a nature Adamant, já que irá ultrapassar a grande maioria dos adversários por si só.

Seu movepool, ainda que pequeno, contém os movimentos necessários para cumprir seu papel com maestria. O principal exemplo disso é Earthquake, uma das melhores técnicas do jogo: Dugtrio pode aprender durante seu treinamento no Lv.51 e enquanto isso, pode usar Dig, golpe que também aprende durante o treinamento, não dependendo do TM28.

Melhores times FireRed/LeafGreen

 

Melhor time FireRed/LeafGreen - Charizard

Então, o que achou da melhor equipe para Charizard? Será que Kangaskhan realmente faz a diferença? Deixe seu comentário com sua sugestão/posição sobre esse time.

Com isso, falta apenas a melhor equipe para Blastoise como inicial. Dentre os três, o Pokémon tartaruga é o mais balanceado e com isso, seu time será igualmente equilibrado, com chances até de ser o melhor time dentre as três opções, mas você não está preparado para essa conversa ainda.

Revisão: João Pedro Boaventura


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google