Tartarugas Ninja nos consoles Nintendo

Vamos relembrar a lendária jornada repleta de ninjutsu e nostalgia das Tartarugas Ninja pelos consoles Nintendo.



Para entrar no hype do novo filme das Tartarugas Ninja, que estreou em 31 de agosto, que tal embarcar com a gente neste especial e rememorar as aventuras épicas que Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael nos fizeram viver nos consoles Nintendo ao longo das décadas?


Teenage Mutant Ninja Turtles (1990) [NES] 

Este jogo de ação e plataforma permite ao jogador escolher uma das quatro tartarugas para embarcar na aventura de resgatar April e Splinter das garras do terrível Shredder e, claro, impedir seu plano de dominar a cidade. O interessante desse jogo é que é possível mudar de tartaruga a qualquer momento a partir do menu de pausa e, dessa forma, utilizar as habilidades individuais de cada uma para enfrentar diferentes tipos de inimigos.  Caso seu personagem seja derrotado e capturado pelos vilões, será necessário escolher outra tartaruga para continuar a missão.




Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game (1989) [NES] 

Neste port do jogo de arcades, os jogadores podem controlar um dos quatro ninjas para descer a mão em inúmeros inimigos icônicos em um beat 'em up que suportava até dois jogadores. Cada tartaruga tem seus pontos fortes e fracos (Donatello possui maior alcance, mas ataca mais devagar, por exemplo), então cabe ao jogador decidir qual se adapta melhor ao seu estilo.




Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan (1990) [Game Boy]

De novo, nossos amigos casca-grossa precisam resgatar April e deter os planos de Krang e Shredder, mas agora em uma versão de plataforma portátil, que conta com um total de cinco estágios e chefes. Em um sistema parecido com o primeiro jogo de NES, o jogador escolhe uma tartaruga para controlar e segue com ela até que seja derrotada e capturada, o que força a mudança de personagem. 




Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (1992) [Super Nintendo]

Enquanto tentam salvar Nova Iorque da ameaça de Krang e Shredder mais uma vez, os ninjas acabam caindo em uma armadilha temporal que os força a lutar com as forças inimigas tanto no passado quanto no futuro. Neste beat 'em up, cada personagem possui atributos únicos de força e velocidade, o que permite ao jogador escolher seu favorito de acordo com suas preferências pessoais de gameplay.




Teenage Mutant Ninja Turtles II: Back from the Sewers (1991) [Game Boy]

O jogo é uma continuação direta do primeiro título do portátil e segue as aventuras das Tartarugas Ninja enquanto tentam resgatar April O'Neil, que foi capturada mais uma vez pelo maligno Shredder. Ao longo de seis fases, o jogador pode escolher qual tartaruga quer controlar antes do início de cada uma delas.



Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project (1991) [NES]

Neste beat 'em up, Leonardo, Raphael, Michelangelo e Donatello se unem para enfrentar o vilão Shredder mais uma vez após ele sequestrar a cidade de Manhattan com a ajuda de seus capangas. Um ponto alto do título foi a inclusão de um ataque especial que podia ser desferido ao apertar simultaneamente os botões B e A.



Teenage Mutant Ninja Turtles III: Radical Rescue (1993) [Game Boy]

Apesar da premissa muito similar aos anteriores, em que as Tartarugas precisam resgatar Splinter e April que foram sequestrados por Shredder, desta vez estamos falando de um metroidvania. De início, o jogador controla Michelangelo, mas a qualquer momento precisa trocar para outras tartarugas que sejam capazes de superar os obstáculos distribuídos pelos mapas: Michelangelo pode usar seus nunchakus como um helicóptero para “voar” por um tempo; Leonardo pode perfurar o chão girando com sua katana; Raphael pode girar dentro de seu casco para passar por passagens estreitas; e Donatello pode escalar as paredes. 



Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (1993) [NES, SNES]

Na versão de NES deste jogo de luta, após escolher quem controlará inicialmente, o jogador terá que enfrentar as três tartarugas restantes para decidir quem irá participar do desafio proposto por Shredder e, a partir daí, seguir para a trocação de soco com os vilões. Na versão do SNES, as Tartarugas Ninja e Shredder são participantes de um torneio de luta, no qual entram para tanto provar sua força quanto para deter seu arqui-inimigo.



Teenage Mutant Ninja Turtles (2003) [Gamecube, Game Boy Advance]

Neste jogo baseado na versão de 2003 da animação, os jogadores podem escolher entre uma das quatro Tartarugas para seguir sua própria rota diferente da história, que é baseada em alguns episódios específicos do desenho. A versão de GameCube possui um modo história cooperativo para dois jogadores, além de um modo versus.



Teenage Mutant Ninja Turtles 2: Battle Nexus (2004) [Gamecube, Game Boy Advance]

A versão de Game Boy Advance é, novamente, um jogo de ação e plataforma, sem muitas novidades em comparação com a versão de 2003. Já a versão de GameCube é um beat 'em up em terceira pessoa e, diferentemente de seu antecessor, agora conta com suporte a quatro jogadores simultâneos e cada um controla uma dupla composta por uma tartaruga e outro personagem (Leonardo/Slashuur, Raphael/Casey Jones, Michelangelo/Karai e Donatello/Splinter), sendo que cada time possui habilidades únicas de acordo com os personagens presentes.   




Teenage Mutant Ninja Turtles 3: Mutant Nightmare (2005) [Gamecube, Nintendo DS]

A versão de Nintendo DS era mais um plataforma de ação em que o jogador escolhe uma tartaruga por vez para controlar durante cada uma das fases, mas a versão de GameCube contava com um sistema um tanto diferente: enquanto o jogador controlava seu personagem, os demais ninjas cascudos estavam sob o comando da máquina e deveriam enfrentar quatro episódios, cada qual com uma história diferente.



TMNT: Mutant Melee (2005) [Gamecube]

Neste jogo de luta 3D, até 22 personagens poderiam se enfrentar em diferentes modos de jogo. As opções iam de um modo aventura que contava com uma sequência de batalhas a outros modos divertidos, como Last Man Standing, que consiste em ser o último de pé na arena, e Keep Away, em que o jogador deve tentar ficar o máximo de tempo possível carregando um baú para pontuar mais que seus oponentes.




TMNT (2007) [Wii, Nintendo DS, Gamecube, Game Boy Advance]

Baseado no filme de 2007, este jogo de ação possui impressionantes 16 níveis na campanha principal e mais 16 estágios de desafios desbloqueáveis. Nas versões de console, é possível jogar cooperativamente, o que é muito interessante para aproveitar as características de combate de cada Tartaruga. Na versão de DS, as batalhas são menos frequentes e os combates são simplificados, mas o jogo segue o mesmo molde.  A versão de Game Boy Advance possui uma pegada mais parecida com Turtles in Time, ou seja, um excelente beat 'em up, sendo considerada por alguns como a melhor versão do jogo, inclusive.




Teenage Mutant Ninja Turtles: Smash-Up (2009) [Wii]

Lançada como uma edição comemorativa dos 25 anos do aniversário da franquia, o Wii recebeu este jogo de luta 2.5D estilo Smash Bros em que é necessário jogar os oponentes para fora da arena, mas que inclui também outros modos de jogo, como Survival, em que se precisa sobreviver a 100 combates com apenas 3 vidas, ou Swap-Out, no qual é possível alternar entre dois personagens.



Teenage Mutant Ninja Turtles: Arcade Attack (2009) [Nintendo DS]

Neste beat 'em up 3D, o que mais chamava a atenção eram as incríveis cutscenes que faziam referência aos quadrinhos originais das Tartarugas Ninja. É possível jogar sozinho e impedir Cyber Shredder de invadir o tempo presente ou chamar um amigo para jogar um co-op para compartilhar essa aventura.




Teenage Mutant Ninja Turtles (2013) [Wii, Nintendo 3DS]

Este foi o primeiro beat 'em up baseado na série da Nickelodeon de 2012. É possível alternar entre cada uma das quatro Tartarugas a qualquer momento para lutar contra os vilões da primeira temporada do desenho, como Fish-Face, Baxter Stockman, Dog-Pound, Justin e o próprio Shredder como o chefão final.


Teenage Mutant Ninja Turtles (2014) [Nintendo 3DS]

Baseado no filme live action de 2014 que conta com a participação de Megan Fox como April, aqui o jogador pode alternar livremente entre Leonardo, Raphael, Donatello e Michelangelo para combater o exército de robôs e mutantes do terrível Dr. Baxter Stockman. Ao subir de nível, é possível adquirir novas armas e habilidades para os personagens.




Teenage Mutant Ninja Turtles: Danger of the Ooze (2014) [Nintendo 3DS]

Voltando à série de 2012 da Nickelodeon, agora temos um jogo de plataforma em 2.5D estilo metroidvania que utiliza a tela de baixo do console para mostrar o mapa. Agora, contamos com elementos das segunda e terceira temporadas da série. Em 2015, o título foi relançado em um pacote chamado Teenage Mutant Ninja Turtles: Master Splinter's Training Pack, que continha este e também o jogo de 2013 baseado na mesma série.




Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge (2022) [Nintendo Switch]

O mais recente título da franquia é um beat ’em up clássico, com direito a belíssimos gráficos em pixel art que fazem referência aos grandes clássicos dos anos 80 e 90,  comportando até seis jogadores simultaneamente. Além das quatro tartarugas, é possível jogar com Mestre Splinter, Casey Jones e April — que não só não foi sequestrada, como também é jogável desta vez.




Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection (2022) [Nintendo Switch]

Neste robusto pacote, temos todos os jogos lançados pela Konami, a saber: Teenage Mutant Ninja Turtles (NES), Teenage Mutant Ninja Turtles (Arcade), Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game (NES), Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan (Game Boy), Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (Arcade, SNES), Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project (NES), Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist (Genesis), Teenage Mutant Ninja Turtles: Back from the Sewers (Game Boy), Teenage Mutant Ninja Turtles: Radical Rescue (Game Boy), and Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (NES, SNES, Genesis). O pacote conta com melhorias de qualidade de vida, como a possibilidade de salvar quando quiser ou retroceder alguns quadros, bem como a capacidade de jogar alguns títulos online ou remapear botões. 




Cowabunga! Eu confesso que passava muito tempo com meu irmão mais novo jogando Turtles in Time até zerar, sempre rodando os nunchuks de Michelangelo enquanto meu brother retalhava tudo controlando Leonardo.

E você, praticante das artes ninjutsu, qual jogo das Tartarugas Ninja você mais jogou nos consoles Nintendo? Qual Tartaruga é a sua favorita?

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Vídeos: LongPlayArchive, Spad 


Professora por profissão, crossfiteira e artesã nas horas vagas. Seu primeiro contato com consoles da Nintendo foi zerando Chrono Trigger repetidas vezes no SNES. Atualmente é dona de um Switch no qual joga principalmente puzzles, jogos de pesca, RPGs e todos os Disgaea que para ele foram lançados. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google