Após pedir desculpas publicamente pelos eventos, a Unity deu detalhes em relação à nova proposta:
Here is an open letter to our community:
— Unity (@unity) September 22, 2023
https://t.co/qadAWzdGkb
Em seu comunicado no próprio site, Marc Whitten, Presidente da Unity, fez a seguinte declaração, em tradução livre:
Para nossa comunidade:Em resumo, jogos que já foram lançados ou que estão em desenvolvimento no momento não serão afetados pela nova política, bem como jogos com menos de US$ 1 milhão em receita nos últimos 12 meses. Desenvolvedores que estarão sujeitos a política, estes não serão mais cobrados por instalação; em vez disso, estes poderão optar por cobrar uma participação na receita de 2,5% ou com um "valor calculado" que será baseado no número de novas pessoas que jogam o jogo por mês.
Sou Marc Whitten e lidero a Unity Create, que inclui as equipes de engine e editor do Unity.
Gostaria de começar com isso: Sinto muito.
Deveríamos ter conversado com mais de vocês e incorporado mais de seus comentários antes de anunciar nossa nova política de Taxa de Tempo de Execução. Nosso objetivo com essa política é garantir que possamos continuar a dar suporte a você hoje e amanhã, e continuar investindo profundamente em nosso mecanismo de jogo.
Vocês são o que torna a Unity excelente, e sabemos que precisamos ouvir e trabalhar duro para conquistar sua confiança. Ouvimos suas preocupações e estamos fazendo alterações na política que anunciamos para abordá-las.
Nosso plano Unity Personal permanecerá gratuito e não haverá Taxa de Tempo de Execução para jogos desenvolvidos com Unity Personal. Aumentaremos o limite de US$ 100.000 para US$ 200.000 e removeremos a exigência de usar o Made with Unity na tela de início.
Nenhum jogo com menos de US$ 1 milhão em receita nos últimos 12 meses estará sujeito à taxa.
Para os criadores de Unity Pro e Unity Enterprise, também estamos fazendo alterações com base no seu feedback.
A política de Taxa de Tempo de Execução só será aplicada a partir da próxima versão LTS do Unity que será lançada em 2024 e posteriormente. Seus jogos que já foram enviados e os projetos nos quais você está trabalhando não serão incluídos, a menos que você opte por atualizá-los para essa nova versão do Unity.
Nós nos certificaremos de que você possa permanecer nos termos aplicáveis à versão do Unity Editor que você está usando - desde que você continue usando essa versão.
Para os jogos que estão sujeitos à Taxa de Tempo de Execução, oferecemos a você a opção de escolher entre 2,5% de participação na receita ou o valor calculado com base no número de novas pessoas que se envolvem com seu jogo a cada mês. Esses dois números são auto relatados a partir dos dados que você já tem disponíveis. Sempre lhe será cobrado o menor valor.
Queremos continuar a desenvolver o melhor mecanismo para criadores de conteúdo. Nós realmente amamos esse setor e vocês são a razão disso.
Gostaria de convidá-lo para participar comigo de um bate papo descontraído apresentado por Jason Weimann hoje às 16:00 ET/1:00 PT, onde farei o possível para responder às suas perguntas. Enquanto isso, aqui estão mais alguns detalhes.
Obrigado por se preocupar tanto com o assunto e por nos dar um feedback difícil.
É uma grande evolução do plano original, que pretendia cobrar uma taxa para cada vez que um jogador instalasse um jogo após este superar a meta de 200.000 cópias instaladas e a empresa obter pelo menos 200.000 dólares em arrecadação.
Só o tempo dirá se as desenvolvedoras continuarão unidas com a Unity.
Fonte: Unity