Super Mario Bros. Wonder (Switch): como as Insígnias podem revolucionar o gameplay da franquia

Uma novidade que permite personalizar seu estilo e experimentar novas maneiras de jogar.


Não há dúvidas de que a franquia Mario é uma das mais importantes da indústria dos games, estabelecendo o padrão para jogos de plataforma em vários momentos. É sempre difícil inovar quando se está na vanguarda, mas Super Mario Bros. Wonder consegue novamente realizar essa façanha, com novidades que surpreendem o público.

Uma dessas novidades é a adição do sistema de insígnias, pequenas medalhas que alteram significativamente a jogabilidade e que podem revolucionar a forma como jogamos a franquia Mario.

Como funcionam as Insígnias

As insígnias são itens que podem ser equipados para alterar a jogabilidade do seu personagem, concedendo novos poderes ou aprimorando habilidades ou sua movimentação. São 24 tipos diferentes, separados em três categorias: redondas (ação), quadradas (poder) e triangulares (avançadas).


Os efeitos concedidos são bastante variados como, por exemplo, coletar moedas extras ao derrotar inimigos, começar uma fase com um super cogumelo, atrair moedas nas proximidades, saltar mais alto, ficar invisível, conseguir um pulo extra em pleno ar ou quicar em lavas e abismos.

As insígnias podem ser equipadas no mapa do mundo. Não é possível trocá-las durante as fases, mas é possível fazê-lo quando você morre e reinicia a partir de um checkpoint, abrindo o menu com o botão R. Só é possível equipar uma insígnia por vez e elas não são itens consumíveis, ou seja, podem ser usadas à vontade sem a necessidade de recomprá-las.


Algumas insígnias podem ser adquiridas nas lojas do Poplin espalhadas pelo mapa de jogo, utilizando as moedas-flor coletadas nas fases. Outras são dadas como prêmio ao vencer Desafios de Insígnia, estágios especiais nos quais o jogador deverá provar sua habilidade para completar um percurso complexo usando o poder que deseja obter. Esses estágios servem tanto como um desafio quanto como um tutorial para que o jogador familiarize-se com a nova mecânica.

Revolucionando a franquia

O sistema de insígnias é muito simples e rico e tem potencial para mudar completamente a forma como jogamos Mario. Primeiramente porque permite uma maior personalização do gameplay em que jogadores poderão equipar insígnias diferentes para completar os desafios da forma que mais se adequa ao seu estilo pessoal. Os mais intrépidos poderão inclusive desafiar-se e completar a campanha sem o apoio dos equipamentos.


A novidade também adiciona uma nova camada estratégica, em que o jogador pode estudar o uso de diferentes poderes para completar as missões de forma mais eficiente. Speedrunners poderão estudar novas possibilidades para completar fases em tempo recorde, seja equipando insígnias de aumento de velocidade ou usando aprimoramentos de pulo e movimentação.

Coletar todas as insígnias é um incentivo para jogadores complecionistas, que serão incentivados a procurar mais moedas-flor para comprar equipamentos, terminar todos os desafios de insígnia para coletar seus prêmios, além de completar a cartela com as 24 medalhas, uma das tarefas mais desafiadoras do jogo.


O novo sistema também é um incentivo à rejogabilidade, já que é muito interessante testar um percurso já vencido equipando uma insígnia diferente e conseguir alcançar áreas que não estavam acessíveis anteriormente ou completar a missão experimentando outras estratégias.

Uma medalha para a Nintendo

O uso de modificadores de habilidade não é algo novo no mundo dos videogames, mas é impressionante como a ideia casou bem com Super Mario Bros. Wonder, e é interessante ver como uma adição muito simples possa fazer tanta diferença no gameplay. Eu pessoalmente espero que a partir de agora a mecânica seja incorporada como padrão nos títulos da série, adicionando ainda mais riqueza à franquia que sempre foi referência no gênero.

Revisão: Vitor Tibério

é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google