Dicas e Truques

Pokémon X/Y (3DS): O melhor time para a região de Kalos - Edição Chesnaught

Supere os desafios de Kalos utilizando a equipe com base no monstrinho considerado o pior inicial da sexta geração.



A sexta geração de Pokémon chegou para mudar alguns padrões da franquia, e um deles é o nível de dificuldade, que até então era satisfatório para a maioria. A partir dessa geração, o item Exp.Share é coletivo para todos os monstrinhos da equipe, que passaram a receber experiência mesmo sem aparecer no campo de batalha. Desse modo, diversos Pokémon como Gyarados, Flygon e tantos outros que possuem uma forma base fraca recebem certo destaque.

Ainda, por conta do ganho de experiência, dificilmente estaremos com uma diferença negativa de níveis contra os principais desafios. O que acontece é justamente o inverso, ou seja, em vez de três níveis atrás, estaremos três níveis à frente, nos favorecendo em termos de atributos ou até mesmo de uma nova evolução. 

Onde queremos chegar: em Kalos, a grande maioria dos Pokémon é viável para uso durante a campanha, e mesmo Chespin, inicial do tipo GRASS e base para a equipe de hoje, não é todo ruim, e sim, mais difícil de se encaixar em uma equipe. 

De fato, líderes de ginásio e membros da Elite Four jogam contra na maioria dos cenários, mas não se deixe enganar; Chesnaught é um bom Pokémon e sua equipe é capaz de cobri-lo perfeitamente, afinal, é o melhor time para ele, não é mesmo?

Vale lembrar que, durante a montagem da melhor equipe, não consideramos Egg Moves, mesmo sendo relativamente mais fácil obtê-los devido à reformulação do processo de BreedingMove Tutors e TMs encontrados após vencermos a Elite Four.

Ainda não teremos a presença de Pokémon lendários, e todos os membros do time poderão ser encontrados em ambas as versões. Sem mais delongas, fiquem com o melhor time para a região de Kalos, edição Chesnaught. Boa leitura!


Chesnaught

Mesmo não sendo um padrão, os Pokémon iniciais do tipo GRASS possuem muitas dificuldades nas versões que integram a linha principal da franquia. Historicamente falando, poucos são os casos em que os monstrinhos iniciais desse tipo possuem destaque.

Em Kalos, não é que Chesnaught seja ruim. Sua combinação de tipos é GRASS/FIGHTING, e quando o colocamos lado a lado com os desafios propostos em Kalos, há uma certa dificuldade em usá-lo. Talvez, seja até mais interessante contar com um Pokémon que dificulta o jogo para acrescentar o fator superação.

Os atributos do porco-espinho sugerem uma abordagem mais defensiva, mas que ainda pode causar grandes quantidades de dano físico. Outros Pokémon com a mesma combinação, como Breloom e Virizion, são constantemente usados em comparações com Chesnaught, porém, desleais. A missão do inicial não é carregar a equipe nas costas, embora aqui haja muito espaço para isso. Brincadeiras à parte, não se deixe levar pelas fraquezas.


Pensando nisso, o moveset utilizado em Chesnaught será o mais simples possível, e mesmo não tendo o brilho de seus colegas Delphox e Greninja, há muito o que se admirar. Como opções de STAB teremos Seed Bomb e Hammer Arm. A redução de Speed não será problema, pois seu foco é dano e não velocidade.

Em seguida teremos Bulk Up, que aumenta o Attack e Defense de Chesnaught em um nível cada, tornando-o altamente resistente no lado físico e potente no quesito dano. Para finalizar, Rock Tomb reduz a Speed do adversário e pode auxiliar sua equipe em confrontos desfavoráveis.

Pyroar

Não, você não leu errado. Pyroar faz parte da melhor equipe para o Chesnaught. Buscando opções do tipo FIRE para compor a equipe, chegamos em um dilema profundo e, por razões óbvias, Charizard seria nossa escolha. A questão é que suas mega evoluções são exclusivas de cada versão, logo, todo o arquétipo teria que se ajustar para não prejudicar essa escolha.

Um segundo ponto que jogou a favor de Pyroar é o quão cedo podemos encontrá-lo no jogo. Já que Chespin é o inicial do tipo GRASS, isso torna-o naturalmente fraco contra Viola, nosso primeiro desafio de ginásio, do tipo BUG. Como Litleo é dos tipos FIRE/NORMAL, há uma clara vantagem a nosso favor e também conseguimos combinar dois dos três tipos iniciais.

O leão de Kalos é um atacante especial rápido, e embora tenha poucas opções de movimentos úteis para trabalhar, as que estão disponíveis cumprem com maestria. Ademais, sua natureza ofensiva facilita certos confrontos no começo de jogo, onde o tipo FIRE é bem dominante.


Suas capacidades destrutivas podem ser aumentadas através da técnica Work Up, habilitando também uma combinação mista de dano, porém, menos recomendada por conta do Attack abaixo da média. Portanto, seu moveset terá a presença de dois golpes de STAB em Flamethrower e Hyper Voice. Ambos com alta potência, serão usados na maioria das batalhas. Sua opção de cobertura será Dark Pulse para enfrentarmos Pokémon em geral, especialmente Chandelure. 

Conforme mencionado acima, Work Up está presente para ganharmos um nível de Special Attack e Attack, e quando usado corretamente, transforma cenários de dois hits em apenas um hit para nocautear adversários.

Blastoise

A tartaruga de Kanto ressurge com uma megaevolução capaz de obliterar seus adversários com seus canhões de alta pressão. Como este Pokémon é dado de presente pelo Professor Sycamore em nossa primeira visita à cidade de Lumiose, temos em mãos a combinação GRASS/FIRE/WATER antes do segundo ginásio, permitindo que a equipe, desde os momentos iniciais da campanha, tenha a capacidade de lidar com a maioria esmagadora dos adversários.

Com a chegada de sua megaevolução, Blastoise passa de um Pokémon do tipo WATER defensivo para um misto entre defesa e ataque. Seu Special Attack atinge níveis exorbitantes para um inicial. Sua habilidade muda para Mega Launcher, que aumenta o dano de golpes como Water Pulse, Dark Pulse e Dragon Pulse. Infelizmente, o último é um Egg Move, mas isso não diminui seu potencial.


Para melhorar a situação de Blastoise, a tartaruga é o único Pokémon capaz de megaevoluir durante a campanha, e com isso, não teremos que decidir qual Pokémon passará pelo processo, assim como ocorre na melhor equipe do Greninja. Essa característica também reflete diretamente seu moveset, pois após sua transformação, o ganho em seus atributos ofensivos é substancial ao ponto de superar monstrinhos naturalmente muito ofensivos.

Seu moveset terá, por razões além de óbvias, Water Pulse e Dark Pulse para aproveitar sua habilidade. Ice Beam surge como opção de cobertura padrão dos tipos aquáticos e Surf, que além de um STAB potente, pode ser usado para navegarmos nas rotas aquáticas e progredirmos na história.

Gardevoir

Impossível imaginar a melhor equipe para uma região sem Gardevoir presente em sua Pokédex. A introdução do tipo FAIRY mais do que habilitou sua dominância ofensiva ao receber um segundo STAB além do PSYCHIC, e também na defesa, já que as fadas são imunes aos dragões.

Mais um Pokémon especializado no combate de longa distância, Gardevoir possui um ótimo movepool e técnicas que vão ao encontro de seu perfil. Embora o foco seja causar dano elemental e atingir uma boa cobertura, as opções de suporte disponíveis também não deixam a desejar, permitindo que Gardevoir possa cumprir múltiplos papéis na equipe.


Estatisticamente falando, o Pokémon abraço de Hoenn possui altas bases de Special Attack e Special Defense, e serve de contraponto defensivo de Blastoise, geralmente voltado para a defesa física, ainda mais em sua forma mega. 

Além disso, Gardevoir pode copiar a habilidade do oponente através de sua própria, Trace, facilitando o trabalho dos colegas de equipe ao incapacitar um Gyarados inimigo, por exemplo, com Intimidate.

Os movimentos utilizados para extrair a maior quantidade de dano possível serão Psyshock e Moonblast, ambos com STAB e derretedores de barreiras, pois o primeiro mira na Defense do alvo, enquanto o segundo aproveita o bónus do mesmo tipo para causar toneladas de prejuízo. Para cobertura teremos Thunderbolt e Energy Ball.

Flygon

A libélula dragão de Hoenn venceu a disputa entre ela e Garchomp, outro monstrinho dos tipos GROUND/DRAGON presente na Pokédex de Kalos. A explicação está na utilidade de que Flygon traz para equipe e, de quebra, o dano físico para mesclar o poderio ofensivo.

Por padrão, sua habilidade é Levitate, tornando Flygon imune a golpes do tipo GROUND e favorecendo colegas de equipe que são frágeis para golpes terrestres. Quando combinamos sua alta velocidade e a técnica U-Turn, poderemos girar nossa equipe e adaptar o campo de batalha a nosso favor. 

Essa função é conhecida como pivot. Esse conjunto de características é difícil de encontrar em qualquer Pokémon, logo, Flygon se torna uma peça importante na equipe tanto no ataque como na defesa.


Seus atributos são simples de administrar e, com um bom movepool, temos em mãos um excelente coringa: o poder de adaptação de Flygon é diferenciado, muito em virtude do tipo DRAGON, conhecido por ter acesso a golpes elementais cruciais para um bom desempenho em campo.

Dito isso, seu moveset será unilateral para esta equipe, a fim de equilibrar o tipo de dano causado. Começamos com Dragon Claw e Earthquake, dois golpes poderosos e altamente utilizáveis em qualquer momento da jornada. 

Fly entra como opção de cobertura e nos permite viajar rapidamente entre as cidades. Lembram da utilidade? Olha mais um exemplo aqui. Para finalizar, teremos o já mencionado U-Turn, que além de causar dano, reposiciona Flygon e traz para o campo outro monstrinho, gerando assim uma pressão ofensiva forte.

Aegislash

O último Pokémon da equipe será Aegislash. A equipe de Chesnaught possui duas combinações de tipos muito fortes. Assim como os tipos GRASS/FIRE/WATER se completam, há um outro conjunto que opera de maneira similar: estamos falando de STEEL/DRAGON/FAIRY

As vantagens e desvantagens de cada um é coberta pelo outro, dessa forma, dos 18 tipos presentes no espectro, 12 deles fazem parte da equipe e ainda podem suprir um ao outro sem grandes esforços.

Seu papel será o mesmo da melhor equipe para Greninja, ou seja, causar dano enquanto troca de posturas. Esse câmbio cria uma certa dinâmica na batalha e dificilmente seremos nocauteados, já que suas defesas na forma de escudo são bem altas —ainda era base 150 para ambas, e não 140 como temos hoje — e ao trocarmos de forma, ocorre a inversão de atributos.


A combinação de tipos STEEL/GHOST é praticamente perfeita em Kalos, e isso reflete na predominância de sua linha evolutiva desde os primeiros instantes da jornada. Ainda que Honedge e Doublade não tenham a capacidade de trocar de postura, a habilidade No Guard de ambos favorece o uso de Fury Cutter, pois a cada acerto, cada vez mais dano será causado.

Para facilitar o trabalho, seu moveset terá o básico para o bom funcionamento de Aegislash. Iron Head e Shadow Claw como dano STAB e de alto impacto ofensivo. King's Shield ativa sua habilidade e troca a postura para se adequar ao adversário. 

O que difere este Aegislash do que apresentamos na melhor equipe de Greninja é o último movimento: Shadow Sneak. Esta técnica possui prioridade +1 e ataca antes do adversário, "ignorando" a baixa velocidade da espada real.

Opcionais

Gyarados

Opção no lugar de Blastoise, a serpente marinha de Kanto combina muito com Chesnaught pela combinação de tipos WATER/FLYING ser resistente a praticamente todos os tipos que vencem a combinação GRASS/FIGHTING

Com acesso a Dragon Dance, Gyarados se fortalece a cada turno, e como não estamos no cenário competitivo, após um único uso, times inteiros são vencidos durante a campanha.

Melhores times para a região de Kalos



Se Chesnaught foi seu inicial favorito ou deseja começar suas aventuras pela região de Kalos utilizando ele, agora você tem um guia completo para extrair o máximo potencial do tatu de grama. No passado, eu não era muito fã de Chesnaught, porém, ao jogar a camapanha e redigir o texto, comecei a enxergá-lo com outros olhos.

Sobre o time acima, você acredita que outro Pokémon não listado poderia fazer parte do grupo? Deixe seu comentário e vamos debater sobre o tema!
Revisão: Cristiane Amarante

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google