Os metroidvanias mais aguardados de 2024 no Switch

Como dez títulos é pouco, fiquem com esta lista de 14 metroidvanias com previsão de lançamento em 2024.


O gênero metroidvania anda firme e forte na indústria de jogos. Todos os anos vemos uma série de novos títulos para reforçar o catálogo de respeito que esse meio formou na última década, quando passou a chamar a atenção de muitos desenvolvedores independentes mundo afora, inclusive do Brasil.

O ano de 2024 promete uma boa safra para aqueles que, como eu, amam os metroidvanias. Pelas facilidades de publicação, o PC costuma ser a principal casa desses jogos, mas, entre os consoles, é o Switch que mais recebe confirmações e, não raro, que recebe o jogo antes dos demais aparelhos, como foi o caso, por exemplo, de Hollow Knight, Gato Roboto, Haiku the Robot, o recente 9 Years of Shadow e também de Elderand, um game brasileiro que ainda não chegou à concorrência.

Com isso, vamos à lista de 14 metroidvanias confirmados para Switch que têm janela de lançamento prevista para 2024. Apenas três deles têm data certa e, entre os outros 11, o bom senso nos diz para esperar que alguns sofram adiamento para o ano seguinte. Contratempos fazem parte da vida e do desenvolvimento de jogos, então só podemos torcer e esperar.

14 – Rin: The Last Child (Multi)

Plataformas: Switch/PC/PS4/PS5/XBO/XSX
Desenvolvedora: Space Fox Games
Publicadora: Space Fox Games
Português brasileiro: sim
Jogue como Rin, a última filha do Criador, embarcando em uma jornada para restaurar a ordem em um mundo místico. Colete aspectos e runas, crie feitiços e enfrente poderosos chefes — irmãos transformados. O destino do mundo está em suas mãos. Você consegue salvar a todos?

13 – Mira and the Legend of the Djinns

Plataformas: Switch/PC
Desenvolvedora: Little Knight Games
Publicadora: Assemble Entertainment
Português brasileiro: não
Um metroidvania épico no estilo de pixel art 2D, inspirado na cultura marroquina e nas tradições espirituais. Empunhe poderosas armas antigas e abra caminho através de desertos implacáveis, necrópoles em ruínas, ilhas flutuantes e montanhas perigosas enquanto tenta descobrir o segredo do último Djinn.

12 – Rusted Moss

Plataformas: Switch/PC/PS4/PS5/XBO/XSX
Desenvolvedora: faxdoc, happysquared, sunnydaze
Publicadora: PLAYISM
Português brasileiro: sim
Rusted Moss é um twin-stick shooter no estilo metroidvania em que você se move com um gancho, passando por bruxas e monstros mecânicos enferrujados. Esta terra desolada e em ruínas já foi um lar para os seres humanos; agora as Fadas, há muito esquecidas, batem à porta da humanidade…

11 – Biomorph 

Plataformas: Switch/PC
Desenvolvedora: Lucid Dreams Studios
Publicadora: Lucid Dreams Studios
Português brasileiro: sim
Biomorph é um jogo do tipo metroidvania no estilo souls. Lute contra monstros aterrorizantes e se apodere de suas formas e poderes! Encontre personagens excêntricos, reconstrua uma cidade e descubra os segredos de uma extensa civilização arruinada... e de suas próprias origens misteriosas.

10 – Rune Fencer Ilya

Plataformas: Switch/PC/PS5/XSX
Desenvolvedora: Nootbox Games
Publicadora: Nootbox Games
Português brasileiro: sim
Atravesse um mundo enorme, arruinado e belo neste jogo de plataforma de ação intensa e atmosférica. Roube habilidades dos inimigos e lute contra eles com sua própria magia rúnica e esgrima mortal, enquanto tenta encontrar sua irmã gêmea perdida no reino submerso de Ithos.

9 – Mariachi Legends

Plataformas: Switch/PC
Desenvolvedora: Halberd Studios
Publicadora: Freedom Games
Português brasileiro: sim
Vista a La Sombra e desça até Santa Mascota como o detetive Pablo Cruz, escolhido pela própria Morte. Misturando o folclore mexicano e a jogabilidade clássica de fliperama, Mariachi Legends é uma viagem de plataforma de ação por um mundo onde os mortos vivem mais uma vez.

8 – Mars 2120

Data de lançamento: 28/03/2024
Plataformas: Switch/PC/PS4PS5/XBO/XSX
Desenvolvedora: QUByte Interactive
Publicadora: QUByte Interactive
Português brasileiro: sim
MARS 2120 é um metroidvania com uma mescla de combate corpo a corpo e à distância, inspirado em clássicos como Super Metroid, Castlevania: Symphony of the Night e Guacamelee! Ajude a Sgt. Anna Charlotte a desbravar a colônia e descobrir os segredos de Marte.

7 – Nine Sols

Plataformas: Switch/PC/PS5
Desenvolvedora: Red Candle Games
Publicadora: Red Candle Games
Português brasileiro: não
Nine Sols é um jogo de plataforma de ação 2D rico em história e desenhado à mão, com combate focado na deflexão inspirado em Sekiro. Embarque em uma jornada de fantasia oriental, explore a terra que já foi o lar de uma antiga raça alienígena e siga a jornada de um herói vingativo para matar os 9 Sols, governantes poderosos ​​deste reino abandonado.

6 – Tales of Kenzera: ZAU

Data de lançamento: 23/04/2024
Plataformas: Switch/PC/PS5/XSX
Desenvolvedora: Surgent Studios
Publicadora: Eletronic Arts
Português brasileiro: sim
Tales of Kenzera: ZAU leva você em uma jornada emocionante inspirada pelos mitos ricos das culturas bantu. Domine a dança do xamã. Resgate o espírito do seu pai. Desbrave a linda e perigosa terra de Kenzera com o Deus da Morte em uma aventura em estilo metroidvania criada pelo Surgent Studios, o estúdio criado pelo ator Abubakar Salim (Assassin's Creed: Origins, Raised by Wolves) e publicado por EA Originals.

5 – The Siege and the Sandfox

Plataformas: Switch/PC/PS4/PS5/XBO/XSX
Desenvolvedora: Cardboard Sword
Publicadora: PLAION
Português brasileiro: sim
Um jogo estilo Metroidvania furtivo em 2D com plataforma de parkour. Explore o palácio majestoso e as prisões antigas de um reino sob cerco. Controle o lendário Sandfox ao se aventurar nas ruínas subterrâneas e revele a verdadeira ameaça de um mal arenoso.

4 – Prince of Persia: The Lost Crown

Data de lançamento: 18/01/2024
Plataformas: Switch/PC/PS4/PS5/XBO/XSX
Desenvolvedora: Ubisoft Montpellier
Publicadora: Ubisoft
Português brasileiro: sim
Mergulhe em um elegante e empolgante jogo de plataforma de aventura e ação num mundo persa mitológico, em que os limites do tempo e do espaço estão à sua mercê. Jogue na pele de Sargon e evolua de um prodigioso espadachim para uma lenda extraordinária, à medida que domina o combate acrobático e desbloqueia novos Poderes do Tempo e super habilidades únicas.

3 – Bō: Path of the Teal Lotus

Plataformas: Switch/PC
Desenvolvedora: Squid Shock Studios
Publicadora: Humble Games
Português brasileiro: não
Flua graciosamente através de um jogo de plataforma de ação 2.5D colorido e desenhado à mão, inspirado no folclore japonês. Participe de combates aéreos acrobáticos, desbloqueie poderosas habilidades místicas e explore um mundo interligado de mitos enquanto procura desvendar os mistérios de sua origem.

2 – Crowsworn

Plataformas: Switch/PC/PlayStation/Xbox (gerações não especificadas)
Desenvolvedora: Mangoose Rodeo
Publicadora: Mangoose Rodeo
Português brasileiro: não
Uma maldição sombria caiu sobre a terra de Fearanndal, outrora um reino próspero. Aparentemente tudo menos alguns vestígios da humanidade desapareceu, enquanto o mundo é tomado pelas criaturas cegas do pesadelo.

Explore um amplo mundo interconectado conforme luta contra hordas de monstros que vagam pelas terras esquecidas. Descubra segredos e desbloqueie novas habilidades que melhoram seu arsenal mortal de armas e poderes. Aventure-se para acabar com a maldição antiga e desvendar o mistério da sua origem, ao descobrir a verdade e a sua salvação.

1 – Hollow Knight: Silksong


Plataformas: Switch/PC/PS4/PS5/XBO/XSX
Desenvolvedora: Team Cherry
Publicadora: Team Cherry
Português brasileiro: sim
Jogue como Hornet, princesa protetora de Hallownest, e aventure-se por um novo reino governado pela seda e pela música! Capturada e trazida para este mundo desconhecido, Hornet deve lutar contra inimigos e resolver mistérios enquanto sobe em uma peregrinação mortal até o pico do reino.

Hollow Knight: Silksong é a sequência épica de Hollow Knight, o premiado jogo de ação e aventura. Como a letal caçador Hornet, viaje para terras totalmente novas, descubra novos poderes, lute contra vastas hordas de insetos e feras e descubra segredos antigos ligados à sua natureza e ao seu passado.

Menções honrosas

Certos jogos são aparentados aos metroidvanias sem ser estritamente um deles. Vale adicionar, então, dois títulos de ação em plataforma 2D com mundos interconectados e abertos, mas que não dependem de progressão de habilidades para serem explorados: Animal Well e Earthblade. Este último é dos criadores de Celeste, a Extremely Ok Games, um time que também conta com dois brasileiros: Amora B. e Pedro Medeiros.

Muitos outros metroidvanias de relevo se destacam para o futuro e até podem ser lançados em 2024, embora seja improvável: Heart Forth, Alicia, Constance, Akatori são alguns deles.

Revisão: Vitor Tibério
Fontes: páginas dos jogos no Gematsu, Steam, YouTube e Kickstarter

Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google