Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, morre aos 68 anos

Autor de mangás também esteve envolvido com videogames clássicos, como Chrono Trigger (SNES) e Dragon Quest.

Imagem de Akira Toriyama

O Bird Studio anunciou, nesta sexta-feira (08), que o autor de mangás Akira Toriyama morreu no dia 01 de março aos 68 anos.


O artista foi vítima de um hematoma subdural agudo, um tipo de sangramento que ocorre entre o cérebro e o crânio, e que pode resultar em aumento da pressão intracraniana.

Seu trabalho mais reconhecido internacionalmente é a série de mangás Dragon Ball, que, após seu lançamento original em 1984, foi adaptada para animes, filmes, card games, jogos eletrônicos e outras mídias, tornando-se uma das maiores franquias do entretenimento mundial.

Nos videogames, o mangaka também foi designer de personagens de clássicos como Chrono Trigger (SNES) e as séries Dragon Quest e Blue Dragon.

O anúncio lamenta que o autor deixou trabalhos incompletos, mas celebra todo o universo que ele criou em seus 45 anos de carreira. Ele estava envolvido em Dragon Ball Daima, um novo anime inspirado na franquia que será lançado este ano.

O funeral de Toriyama será reservado a familiares e pessoas próximas. Planos de celebrações futuras com os fãs ainda não foram decididos.


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)


Disqus
Facebook
Google