Blast Test

Princess Peach: Showtime! (Switch): uma demo tão incógnita quanto o jogo completo

Na aproximada meia hora de duração, a demo nos permite explorar duas das fases que compõem o jogo, porém não traz um conteúdo significativo.


Na minha opinião, a demo de Princess Peach: Showtime!, recém-disponibilizada na eShop, é tão misteriosa quanto o próprio jogo, que chegará ao Switch no dia 22. Digo isso, pois, na curtíssima duração de 30 minutos, pouco pode ser experimentado em termos de jogabilidade — em relação ao mais recente trailer divulgado, existe mais conteúdo a ser explorado além de controlar Peach nas fases e libertar o Teatro Esplendor das garras de Rubi e sua Trupe Uvaparsas.


De todo modo, a demo não chega a ser irrelevante: mesmo que não agregue muito em termos de gameplay, já que só podemos jogar com duas das dez transformações de Peach (espadachim e confeiteira), o material prévio nos ajuda a ponderar a qualidade do jogo como um todo, tanto no quesito da localização para o português brasileiro quanto da performance do produto final. Infelizmente, não há indícios de que o progresso conquistado na demo possa ser transferido para o jogo completo.

Sempre tem um vilão (ou uma vilã) para estragar o dia

Desde o anúncio da nova aventura solo da monarca do Reino dos Cogumelos, no ano passado, já sabíamos que a história giraria em torno de ajudar Peach e Estela a acabar com os planos maléficos de Rubi e sua Trupe Uvaparsas e resgatar todo o brilho do Teatro Esplendor. Aos poucos, foram divulgadas informações de que, para isso, a princesa mais famosa dos videogames teria acesso a dez diferentes transformações, cada qual com suas próprias características de jogabilidade.

Contudo, por mais que o hype para Princess Peach: Showtime! esteja grande, a demo não nos traz mais informações quanto à trama além do que a própria Nintendo já divulgou. Em outras palavras, continuamos presenciando a tomada do Teatro Esplendor por Rubi, mas ao menos os habitantes do local tiveram seus nomes revelados: eles são os Theets (ou Ribaltinos, no nosso bom português).


A demo também nos permite visualizar um pouco o interior do Teatro, algo que não foi muito mostrado nos trailers divulgados pela Big N. Um detalhe curioso que notei no material prévio é que as salas não são conectadas entre si, dando a entender que poderemos explorá-las em qualquer ordem — a demo, no entanto, nos obriga a jogar primeiro o estágio de Peach espadachim, seguido da confeiteira.

Além disso, cada uma dessas apresentações teatrais, quando completadas, destrói um fio que está ligado ao rosto de Rubi, gravado em neon no chão, no centro do hall do Teatro. Agora, mais do que nunca, temos a certeza de que é necessário vencer todos os desafios para enfrentar a maléfica vilã.

Tão cor-de-rosa quanto Kirby

Conforme foram divulgadas mais informações sobre Showtime!, chamou a minha atenção a diversidade na jogabilidade, algo que ressaltei na prévia que escrevi para a edição 170 da Revista Nintendo Blast. Esta aventura de Peach nada mais é que uma antologia de gameplay, similar ao que temos em Kirby Super Star, focada mais em variedade do que em seguir uma receita “mais do mesmo” típica do gênero plataforma.

No estágio da espadachim, O Castelo e os Espinhos, embora a jogabilidade remeta à dos platformers tradicionais dos jogos 3D da série Mario, temos várias mudanças de câmera, além da possibilidade de Peach golpear inimigos de baixo para cima com seu florete. Já no ato da confeiteira, O Festival das Delícias, a grande sacada é completar os minijogos dentro do tempo disposto, lembrando mais o estilo dos passatempos presentes na série Mario Party.


Em cada uma dessas fases, coletamos moedas que poderão ser trocadas por itens in-game, mas essa função não está disponível na demo. Também podemos encontrar esplendoritas, uma espécie de “recompensa” por nossos esforços, porém sua função no jogo ainda é um grande ponto de interrogação — tudo o que descobrimos sobre esses itens é que existem dez ao todo para serem coletados em cada uma das fases.

Com essas características, é difícil não fazer um comparativo com Kirby and the Forgotten Land em termos de acessibilidade. Muito provavelmente, Princess Peach: Showtime! não será um jogo com grande grau de dificuldade, mas a possibilidade de rejogar os estágios para conseguir todas as esplendoritas despertará a chama complecionista nas pessoas que buscam um desafio mais acirrado.

Como curiosidade adicional, também está presente na demo um acessório chamado Amuleto do Coração, que garante a Peach três corações extras. Para ativar ou desativar essa funcionalidade, basta falar com um dos Ribaltinos no hall do Teatro Esplendor; embora opcional, trata-se de mais uma ferramenta de acessibilidade para pessoas que sentirem dificuldade para progredir no jogo.

Localização impecável, mas a qualidade gráfica…

Sendo bem sincera, eu estranhei ter jogado a demo em inglês, sendo que um dos principais chamativos de Showtime! é a localização para o português brasileiro; inclusive, meu primeiro pensamento foi abrir o menu de opções e ver se havia alguma maneira de alterar o idioma do texto. No entanto, se não fosse minha namorada me dizer que a língua do jogo está atrelada à do Switch, eu jamais teria descoberto isso — aliás, foi ela também quem me cedeu as screenshots em português para este texto de impressões.

Sinceramente, espero que o jogo completo tenha uma opção para a escolha do idioma no menu de opções, porque é bem chato ficar alterando as configurações do console a todo momento. De toda forma, o resultado da localização é bastante satisfatório e acessível, com textos usando e abusando de expressões e trocadilhos do nosso cotidiano para compor o humor do jogo.


Agora, em relação ao aspecto gráfico, tenho minhas dúvidas quanto à qualidade. Jogando no modo portátil, pude perceber que as imagens ficam bastante borradas, algo que não é perceptível no modo TV; além disso, fica o alerta para quem tem Switch Lite: minha namorada notou significativas quedas de fps em vários momentos, algo que não percebi no meu Switch V2.

Talvez não tenhamos melhora significativa nesse quesito no jogo completo, já que o lançamento está bem próximo, mas fica a esperança de que a performance final não seja severamente impactada por esses contratempos.

A heroína que não sabíamos que precisávamos

Depois de quase 20 anos sem protagonizar uma aventura solo, a princesa do vestido cor-de-rosa está de volta em Princess Peach: Showtime!, uma aventura que promete agradar não apenas aos fãs da franquia Mario, como também a pessoas como eu, que apenas querem mais personagens femininas roubando a cena. A demo não traz muito conteúdo em termos de jogabilidade, mas dá para perceber como o jogo será focado em diversos gêneros diferentes em vez de seguir a receita básica de platformers. Minha única ressalva é a qualidade gráfica do produto final, mas espero, de verdade, que ela não seja um empecilho para aproveitar o mais que merecido show da Peach.


Revisão: Cristiane Amarante
Capa: Juliana Paiva Zapparoli
Texto de impressões produzido com demo disponível na eShop

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google