Jogamos

Análise: Duck Detective - The Secret Salami (Switch) convida o jogador a descobrir quem é que vai pagar o pato

Uma aventura quacktástica repleta de humor e mistério.


No comando de um pato detetive, os jogadores são imersos em uma narrativa divertida, na qual precisam resolver o mistério de almoços roubados que rapidamente se desdobra em uma conspiração maior. Com essa premissa, Duck Detective - The Secret Salami chega ao Switch, trazendo uma história que prova que a situação sempre pode piorar.


O caso do salami secreto

Duck Detective - The Secret Salami nos apresenta a um protagonista incomum, mas cuja espécie parece estar se tornando um pouco mais popular nos últimos tempos no mundo dos games: um pato. No caso, o nosso aqui é um detetive com habilidades excepcionais para resolver mistérios. A história começa com o herói lidando com seus problemas românticos pessoais, evidenciados por seu hábito de descontar suas frustrações com pão. 

Entretanto, ele logo é chamado para uma nova missão na agência BearBus, onde almoços estão sendo misteriosamente roubados da cozinha. O que parece ser um caso simples se transforma rapidamente em uma trama muito mais complexa, envolvendo uma conspiração maior, da qual não falaremos para evitar possíveis spoilers devido à natureza investigativa do jogo.




Ao longo do jogo, os jogadores encontram uma variedade de personagens, cada um com sua própria personalidade, em sua maioria bem cômica e até mesmo estereotipada de certos comportamentos humanos. Estes personagens, todos representados como diferentes animais, são desenhados com traços firmes e estilos bem caricatos e reconhecíveis, facilitando a identificação deles conforme necessário para a investigação. 

Patoformance de respeito

A mecânica de jogo é simples, mas eficaz. Os objetos com os quais é possível interagir ficam marcados no cenário e, ao se aproximar deles, aparecem opções de interação, como examinar diretamente ou utilizar uma lupa para uma inspeção mais detalhada. 

Ao interagir com objetos e personagens, os jogadores coletam palavras que podem ser usadas para preencher o caderninho de deduções do detetive, conhecido como "Deducktions". A cada solução corretamente completada, o jogador avança para a próxima etapa da investigação, revelando gradualmente mais partes da história. 




A dificuldade dos desafios do jogo, de maneira geral, é bem ajustada. No início, é fácil entender como a jogabilidade funciona. Conforme você avança, os quebra-cabeças ficam um pouco mais complicados, mas nunca a ponto de serem frustrantes.

Nesse ponto, a única ressalva é que é necessário um entendimento de algumas expressões idiomáticas de inglês talvez um pouco específicas para conseguir avançar, já que tudo gira em volta de completar frases no caderno, mas nada muito mais complexo que isso.




Ao todo, Duck Detective oferece uma experiência que pode ser concluída em aproximadamente 2 a 3 horas. Dentro do que o jogo se propõe, acredito que esta duração é ideal para que o jogador possa aproveitar uma história que, embora simples, oferece bons desafios de dedução ao longo da jornada. Uma boa pedida para uma tarde mais tranquila, definitivamente.

Graficamente, Duck Detective - The Secret Salami agrada com uma estética de desenho animado charmosa. Os personagens parecem feitos de adesivos sobre o cenário, movendo-se de maneira divertida e contribuindo para a atmosfera leve e humorística do jogo.




Nesse ponto, devo destacar que a dublagem integral dos personagens cumpre muito bem seu trabalho de imersão. Com diálogos bem escritos e performances envolventes, é fácil mergulhar na história e nos relacionamentos que se desenvolvem entre os bichinhos.

Além disso, as telas de carregamento são enriquecidas com curiosidades aleatórias sobre patos, proporcionando entretenimento adicional. 



Quacktitude e quacklidade

No geral, Duck Detective - The Secret Salami é uma adição encantadora à biblioteca do Nintendo Switch, proporcionando horas de entretenimento para aqueles que procuram uma aventura descontraída e cheia de charme.

Em suma, o jogo do pato é uma aventura encantadora e divertida que combina humor, mistério e jogabilidade acessível. No entanto, apesar de possuir uma progressão de dificuldade bem equilibrada, alguns jogadores podem se sentir limitados pela necessidade de conhecimento de inglês para resolver certos enigmas, o que pode ser considerado um ponto fraco para alguns.



Prós

  • Narrativa simples, mas que mantém os jogadores envolvidos do início ao fim;
  • Personagens únicos e bem divertidos, com dublagem integral de seus dálogos;
  • Estética de desenho animado charmosa que torna o jogo visualmente atraente;
  • Mecânicas simples que deixam a experiência acessível para jogadores de todos os níveis.

Contras

  • Certos quebra-cabeças podem exigir um bom conhecimento de inglês, o que pode representar um obstáculo para alguns jogadores;
  • Sem localização para o português.
Duck Detective - The Secret Salami - Switch/PC - Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela HappyBroccoliGames.


Professora por profissão, crossfiteira e artesã nas horas vagas. Seu primeiro contato com consoles da Nintendo foi zerando Chrono Trigger repetidas vezes no SNES. Atualmente é dona de um Switch no qual joga principalmente puzzles, jogos de pesca, RPGs e todos os Disgaea que para ele foram lançados. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google