Com Pokémon Legends: Z-A no horizonte, decidi me preparar para o que me espera. O formato de batalha do novo jogo dos monstrinhos de bolso é diferente do que vimos até hoje na franquia. Ao analisar como as batalhas ocorriam nos trailers, percebi que não tinha nenhuma experiência com essa fórmula.
Revirando a biblioteca do Switch, me deparei com Ni No Kuni: Wrath of the White Witch. Há muitas semelhanças entre os dois jogos, e decidi me aventurar nesse incrível jogo para aprender como lidar com esse tipo de batalha.
Em Wrath of the White Witch as criaturas são conhecidas como Familiars. Os monstrinhos vão para o campo de batalha no lugar dos protagonistas, mas por tempo limitado: há uma barrinha de stamina que varia de acordo com a classe de cada Familiar.
Cada criatura evolui duas vezes, e no jogo esse processo é apresentado como metamorfose. As formas finais, no entanto, sempre são ramificadas, ou seja, devemos escolher qual caminho seguiremos após a primeira evolução.
Dito isso, fica implícito que algumas criaturas são mais fortes ou mais viáveis do que outras, embora todas tenham condição de compor um time. Isso vale para todos os personagens jogáveis, portanto, saber quais monstrinhos se destacam ajudará no desenrolar da jornada.
Abaixo, separamos os Familiars que se dão muito bem com Oliver, principal personagem do jogo. Vale lembrar que as escolhas foram feitas com base na minha experiência em mais de 100 horas de gameplay.
Sem mais delongas, fiquem com os melhores Familiars para Oliver em Ni No Kuni: Wrath of the White Witch. Boa leitura!
Propriedades de Dano
Antes de começarmos a falar diretamente sobre as criaturas, é necessário esclarecer alguns conceitos que não são ditos de forma clara pelo jogo. Em Wrath of the White Witch há duas formas de aplicar/receber dano dos adversários: físico ou elemental.
A fim de identificar a qual elemento uma determinada habilidade pertence, ao lado de seu nome, haverá um ícone específico:
- Para habilidades físicas, é exibido o ícone de uma espada e o Attack do Familiar será considerado para o cálculo do dano.
- Para habilidades elementais, é exibido o ícone do respectivo elemento e o Magical Attack será considerado para cálculo do dano.
Desse modo, de nada adianta seu Familiar ter 300 pontos de Attack, 60 de Magical Attack e usar a habilidade Fling Flame. Por isso, é importante atentar-se para a propriedade do dano e equipar seu Familiar de acordo com seus pontos fortes.
Por exemplo: Dynamite (uma das formas finais de Mite) pode usar habilidades dos elementos FIRE e PHYSICAL. Seu Attack máximo é de 218 pontos, e de 126 para seu Magical Attack. Sendo assim, o dano da habilidade Fling Flame será consideravelmente menor em comparação à Smash Hit.
A segunda parte dessa equação envolve as resistências e fraquezas dos adversários. Quando atacamos os adversários, e o mesmo for neutro para o elemento em questão, não haverá cor específica. As resistências são exibidas na cor ROXA, e a cor LARANJA simboliza vantagem.
Ter isso em mente é de suma importância ao montar sua equipe, pois cada criatura tem uma característica bem definida e raramente teremos Familiars úteis com Attack e Magical Attack em níveis próximos.
Afinidades
Oliver possui afinidade com três Genus (gêneros) de monstros: Milites, Vermes e Dracones. Isso não impede que Familiars de outros Genus sejam usados, porém, não terão o aumento de 10% nos efeitos de suas habilidades. Por isso, é importante ter ao menos dois companheiros das classes preferidas para extrair o melhor das criaturas.
A seguir, você pode conferir algumas informações úteis sobre cada gênero para otimizar sua estratégia em batalha e aprimorar o desempenho em combate.
Milites
Os monstros do gênero Milites são os famosos guerreiros e combinam Attack e Defense, além de boa velocidade de ataque. As opções de armas transitam entre espadas e machados, e o elemento FIRE está presente na maioria das linhas evolutivas.
Sua comida favorita são os chocolates, que aumentam o Attack e aceleram o nível de proximidade, permitindo que mais atributos sejam aumentados através da comida. Por conta disso, habilidades físicas (ícone de espada) são recomendadas para causar o máximo de dano.
Todas as criaturas dessa classe são resistentes ao efeito de envenenamento (Poison) e maldição (Curse), contudo, são fracos para confusão (Confusion) e desmaios (Unconsciousness).
Vermes
Os monstros do gênero Vermes são flexíveis ao combinar dano, defesa, suporte e magia. Em virtude desse perfil, as opções de armas são as lanças ou garras, permitindo flexibilidade entre dano físico e mágico. Não possuem um elemento dominante, embora STORM apareça com certa frequência.
A comida favorita dessas criaturas são os sorvetes, que aumentam a Magical Defense e aceleram o nível de proximidade, permitindo que mais atributos sejam aumentados através da comida. Dito isso, são ótimas escolhas para enfrentar adversários elementais.
Todas as criaturas dessa classe são resistentes ao efeito de envenenamento (Poison) e fracos para desmaios (Unconsciousness).
Dracones
Os monstros do gênero Dracones são os mais fortes dentre os três preferidos de Oliver. São excelentes em Attack e Magical Attack, contemplando diversos elementos e ataques físicos potentes. As defesas também são boas em relação aos demais Familiars.
Assim como os Milites, a comida favorita dos Dracones são os chocolates, logo, habilidades físicas e o comando “Attack!” causarão toneladas de dano. A única ressalva é a velocidade de ataque baixa, ou seja, dê preferência para as habilidades.
Todas as criaturas dessa classe são resistentes ao efeito de desmaios (Unconsciousness) e fracos para envenenamento (Poison).
Oroboros
Excelente opção mágica para Oliver, Oroboros tem o potencial de ser um potente mago ou um suporte/curandeiro. Ainda, sua Magical Defense é aceitável e com Evasion alta, característica marcante do Genus Vermes. Localizado em Rolling Fields próximo à cidade Ding Dong Dell, pode ser um dos primeiros Familiars a se juntar ao time.
Obscuroboros é especialista em habilidades do elemento DARK, sendo um bom ponto de equilíbrio em relação aos outros Familiars de Oliver com foco em dano físico. Sua principal habilidade é Black Blast, uma poderosa técnica que se provou muito útil nos momentos finais da aventura.
Fluoroboros, por outro lado, se sobressai nas habilidades do elemento LIGHT, seja para causar dano ou curar seus aliados. Twinkle Twinkle causa dano em todos os adversários e é bem poderosa. Lease of Life recupera grande parte do HP de um aliado e com apenas oito segundos de tempo de recarga.
Whippersnapper
O tanque do time, Whippersnapper pode ser obtido logo no começo do jogo e geralmente será responsável por defender o Miracle Move dos chefões. Seus equipamentos são todos voltados para a defesa e certamente serão aqueles com o maior número nesse atributo.
Por incrível que pareça, ter um Familiar especializado em defesa não é tão ruim, especialmente quando não sabemos as fraquezas dos novos inimigos. Geralmente, uma linha evolutiva possui fraquezas e vantagens similares, entretanto, nem sempre isso acontecerá. Formas totalmente evoluídas podem adquirir fraquezas que suas formas base não tem.
Claptrap é a melhor opção justamente por fazer bem o que lhe é proposto: absorver dano e ajudar seus colegas de equipe com técnicas de suporte. Restorer Aurora recupera o HP de todos os membros da equipe, e como sua durabilidade é alta, dificilmente será nocauteado.
Purrloiner
Este Familiar é do Genus Milite, especializado no combate corpo a corpo e de alta precisão. Puss in Bouts ou Puss in Boats são praticamente idênticos e contribuem satisfatoriamente durante toda a aventura. Com foco em velocidade de ataque, pode interromper alguns ataques carregados dos oponentes devido à frequência dos golpes.
Puss in Boats leva uma ligeira vantagem sobre Bouts e ainda contribui com técnicas de dano do elemento DARK e algumas de suporte. Localizado perto de Castaway Cove, Purrloiner pode ser obtido relativamente cedo no jogo, e é uma substituição natural de Mite.
Dinoceros
Dinoceros é, sem sombra de dúvidas, o melhor monstro do jogo. Seu Attack é enorme e sua defesa é acima da média até para aqueles especializados nesse quesito. Quando combinamos as técnicas War Cry (aumenta o Attack) e Earsplitter (dano físico em área), dificilmente um grupo de adversários sairá com vida.
E não pense que acabou: Belly Buster é alternativa para causar toneladas de dano físico em um único alvo, similar ao efeito de Phantom Fangs.
A grande questão envolvendo Dinoceros é a sua raridade: localizado no Genie’s Steps (requer o dragão Tengri), sua taxa de captura é de apenas 6% e não é comum encontrá-lo na região. Entretanto, quando os corações surgem acima de sua cabeça ao ser derrotado, é só alegria.
Suas duas formas finais, Demoliceros e Catastroceros são extremamente potentes no lado físico. A principal diferença entre as duas evoluções são os elementos: Demoliceros pertence ao elemento FIRE e Catastroceros ao elemento WATER. Em minha jornada, optei pela segunda forma e não me arrependi.
Em diversos fóruns da comunidade, é unânime a declaração de que este Familiar deixa o jogo mais fácil. Inclusive, muitos jogadores nem gostam de utilizá-lo para buscar um desafio maior.
Desde o primeiro momento, pude testemunhar seu grande poder. A diferença entre o Attack de Catastroceros em comparação aos outros Familiars de Oliver é gritante. Essa disparidade foi notada na batalha contra Shadar, onde, mesmo tendo fraqueza para o elemento LIGHT, o vilão recebia muito mais dano das habilidades físicas do dinossauro.
Opcionais
Sillymander
A salamandra no papel é muito boa, mas, na prática, não se desenvolve como os outros. Sua opção de arma são as garras, que em sua grande maioria aumentam o Attack e a precisão. No entanto, as duas formas finais de Sillymander, Petramander e Pyromander, são criaturas elementais.
Pyromander, como o nome sugere, pode usar técnicas do elemento FIRE e combinar ataque físico e mágico. Já Petramander funciona mais como um suporte ofensivo: possui resistências aos elementos FIRE, WATER e STORM, porém, é fraco para golpes físicos.
Little Bighorn
O mais equilibrado entre as possíveis escolhas para Oliver, Little Bighorn combina ataque físico e mágico em uma só vaga. Sua presença é uma evolução natural de Mite, o primeiro companheiro do protagonista.
Battlehorn herda as habilidades do elemento FIRE e acrescenta STORM. Por ter boa velocidade de ataque e precisão, o comando “Attack!” é ótimo para interromper as ações inimigas e causar um bom dano por segundo (dps). Outro fator que joga a seu favor é a resistência a golpes físicos.
Draggle
Podemos trocar o ticket de Draggle no Temple of Trials assim que terminamos os eventos desta localidade, ou seja, bem cedo no jogo. Uma de suas formas finais, Dragamuffin, é um excelente atacante físico e com habilidades do elemento FIRE.
Caso você não queira usar Dinoceros por ser muito potente ou pela dificuldade em torná-lo membro de sua equipe, Dragamuffin cumpre bem essa função, pois sua linha evolutiva também pode aprender as técnicas War Cry, Phantom Fangs e Earsplitter.
Hurly
Mesmo parecendo desajeitado, Hurly é um bom atacante físico, e, portanto, ótimo para ser usado nas batalhas contra os chefões. Obtido assim que Swaine se junta à equipe, podemos trocá-lo de tutor e obter o máximo desempenho.
Como sua opção de arma são os machados, os ataques básicos podem não ser muito efetivos devido à redução de precisão, abrindo diversas brechas para que os oponentes encaixem suas habilidades. Isso vale para suas duas formas finais: Hurcules e Hurlabaloo.
A melhor opção é Hurcules, que embora tenha um pouco menos de Attack em relação à sua contraparte, é capaz de utilizar as habilidades Phantom Fangs e Earsplitter.
Esperamos que com este guia você consiga extrair o melhor dos Familiars de Oliver e aproveitar a grande experiência proporcionada por Ni No Kuni: Wrath of the White Witch. Por ser o protagonista, é natural jogarmos mais com Oliver do que com os demais, e, provavelmente, será o personagem com maior nível.É importante ressaltar que Oliver em si é um personagem forte, logo, alternar entre o garoto e suas criaturas é importante para recuperação de Stamina e conjurar habilidades com vantagem sobre os inimigos.
Revisão: Cristiane Amarante