A Nintendo realizou hoje (18) um Direct dedicado a Donkey Kong Bananza. O novo jogo 3D de plataforma exclusivo para o Nintendo Switch 2 traz Donkey Kong e Pauline como protagonistas em uma jornada subterrânea pelo planeta do gorilão.
História: caçada pelas bananas douradas no núcleo do planeta
A trama começa em Ingot Isle, onde DK descobre a existência de bananas douradas nas profundezas das cavernas da região. Enquanto participa da escavação, uma tempestade misteriosa o arrasta para o mundo subterrâneo.
Lá, ele encontra Pauline, que estava transformada em uma rocha chamada Odd Rock. Juntos, eles buscam o núcleo do planeta, que supostamente pode conceder desejos, o que interessa a dupla: DK quer mais bananas; já Pauline, deseja voltar à superfície. Mas, para isso, precisam vencer a Void Company, uma companhia mineradora do mal liderada por Void Kong.
Gameplay: destruição, transformações e melhorias
Donkey Kong terá várias habilidades destrutivas e praticamente todo o cenário é explorável horizontal e verticalmente. Dentre as habilidades terá:
- Dive Punch: permite perfurar o chão e descobrir itens e caminhos.
- Turf Surfing: arrancar pedaços de terreno para surfar ou arremessar.
- Hand Slap: DK cria um sonar batendo palmas para identificar caminhos e itens escondidos.
O principal destaque ficou por conta das transformações Bananza. Pauline usa seu canto para ativar transformações temporárias para o DK, deixando ele mais poderoso. Serão três transformações:
Kong Bananza: Essa é basicamente a super força do DK. A capacidade de destruição aumenta e os golpes ficam ainda mais fortes.
Zebra Bananza: A transformação em zebra torna o DK mais rápido e lhe confere a habilidade de correr. Também é possível andar por cima da água ou por caminhos que estejam desmoronando.
Ostrich Bananza: DK vira um avestruz e pode voar pelo mapa. Em alguns cenários, haverá correntes de ar que permitirão que ele voe mais alto e atire bombas de ovos nos inimigos.
O tempo das transformações não foi informado. Todas elas gastam o medidor chamado de “Bananergy”. Quando o medidor esgota, o jogador poderá coletar pedaços de ouro nas fases para enchê-lo novamente. O ouro também poderá ser utilizado para comprar itens em lojas.
Não haverá limite para troca de transformações, podendo mudar a qualquer momento durante o gameplay. Também será possível usar o Bananza em qualquer fase.
Inspiração em Mario Odyssey e Zelda Breath of the Wild
Donkey Kong Bananza terá itens colecionáveis chamados “Banandium Gems”. São bananas douradas que funcionarão como as luas de Super Mario Odyssey. Elas estarão escondidas ao longo das fases para o jogador coletar.
Além disso, algumas delas estarão escondidas em ruínas antigas espalhadas pelas fases.
Essas ruínas funcionarão como os templos de The Legend of Zelda: Breath of the Wild: serão áreas com algum desafio a ser realizado. Pode ser combate contra um grupo de inimigos, algum quebra-cabeça ou fases 2D.
O jogador poderá usar as Banandium Gems para melhorar atributos do Donkey Kong por meio de habilidades desbloqueáveis. As melhorias são diversas, como aumentar a vida do personagem ou liberar novas habilidades para auxiliar na exploração.
Itens cosméticos
Ao longo da aventura, o jogador poderá encontrar fósseis enterrados nas fases. Esses fósseis poderão ser trocados por itens cosméticos no jogo.
O jogo terá diversos acessórios, tanto para o Donkey Kong quanto para a Pauline. Cada item tem seus próprios atributos, podendo melhorar alguma habilidade do DK. Inclusive, será possível mudar a cor dos pelos do personagem.
Determinadas combinações de itens e cores poderão criar combos de melhorias para certos conjuntos de habilidades da dupla.
Mapas do tesouro e música de Pauline
Tanto os fósseis quanto as Banandium Gems podem ser encontrados também por meio de mapas do tesouro. Esses mapas estão escondidos em baús espalhados pelas fases, e, assim que o jogador encontrar um, a localização do tesouro será marcada automaticamente no jogo.
Além do mapa para se guiar nas fases e possibilidade de viagem rápida entre cenários, caso o jogador se sinta perdido, poderá usar o canto de Pauline. A música da personagem produzirá notas musicais que criarão uma linha guia pela fase indicando o caminho. Essa música também permitirá desbloquear caminhos completamente novos.
E mesmo que o jogador ainda esteja se sentindo um tanto sem direção ou com problemas com a dificuldade, haverá um modo de assistência nas configurações do jogo que sempre irá mostrar o caminho para os objetivos e diminuirá o dano causado pelos inimigos.
Modo Co-Op que incluirá o Switch 1
O jogo funcionará com cooperativo local (um controle Joy-Con para cada). A forma de co-op do Bananza será bem parecida com a dinâmica de Super Mario Odyssey com Mario e Cappy.
Um jogador controlará o DK, com todos os movimentos do personagem, enquanto outro controlará Pauline nas costas dele como um suporte. A garotinha pode usar explosões com seu canto para combater inimigos. Além disso, Pauline poderá ser controlada com a função mouse do Joy-Con 2.
Com a função GameShare, será possível jogar com um amigo que não tem a cópia do jogo, até mesmo se esse amigo tiver somente o Switch original.
Modos extras e amiibo
Donkey Kong Bananza terá modos extras dentro e fora da campanha do jogo. Durante o gameplay, o jogador poderá parar em esconderijos para que DK e Pauline descansem. Nesses locais, além de restaurar a energia do DK, será possível escolher músicas do jogo para ficar ouvindo enquanto os personagens relaxam um pouco, ou então abrir o guarda-roupa para trocar os itens cosméticos.
O jogo também incluirá um modo foto com controle livre da câmera e vários ajustes de imagem.
Fora da campanha, terá o modo DK Artist. Esse modo é um minigame de esculturas onde você poderá moldar rochas no formato que quiser.
Será possível destruir, reconstruir, pintar, adicionar animações de fundo e mudar a iluminação do cenário para fazer diversas esculturas. Todas as ferramentas do modo DK Artist podem ser utilizadas com a função mouse do Joy-Con 2.
Por último, foi revelado o amiibo oficial de Donkey Kong Bananza, que contará com DK e Pauline juntos.
O amiibo desbloqueia a roupa “Diva Dress” de Pauline, o mesmo vestido que ela usa em Super Mario Odyssey durante o evento musical “Jump Up, Super Star”. A habilidade especial dessa roupa é aumentar as chances de coletar novas músicas para o esconderijo após derrotar um inimigo.
Outros amiibo da série Donkey Kong desbloqueiam pedras explosivas com as letras “KONG” para o jogador utilizar livremente nas fases, seja como ferramentas ou durante combates.
Outros amiibo também serão compatíveis, mas eles darão esferas de pedra comuns para o DK no lugar das letras.
Donkey Kong Bananza chega ao Nintendo Switch 2 em 17 de julho de 2025 e terá localização completa em português brasileiro, incluindo a dublagem.
Fonte: Nintendo (YouTube)



























