Switch 2: CEO da Nvidia diz que novo processador é uma obra-prima técnica

Console é equipado com chip customizado da Nvidia.

em 04/06/2025
A Nintendo continua compartilhando detalhes e informações de bastidores da produção do Switch 2 e de seus jogos. Na última edição do programa Creator's Voice, foi a vez de Jensen Huang, CEO da Nvidia, falar sobre o novo processador feito exclusivamente para o console.


O Switch 2 é equipado com o T239, um processador personalizado desenvolvido pela Nvidia. De acordo com Huang, a inspiração para o desenvolvimento do novo chip foi baseada na visão que Satoru Iwata (falecido em 2015) tinha para o futuro dos consoles da Nintendo:
[Iwata] queria criar algo nunca antes visto. Um console poderoso o suficiente para grandes jogos cinematográficos, mas pequeno o suficiente para ser levado a qualquer lugar. Sua clareza, seu propósito, ainda inspiram nosso trabalho todos os dias.
Segundo ele, a missão do novo processador era possibilitar a criação de um console que levasse essa visão ainda mais longe. Assim, a equipe precisou reinventar o Switch original, e com 500 engenheiros no trabalho, Huang acredita que o novo chip é "diferente de tudo que já fizemos antes". 

Chamando o processador de "obra-prima técnica", ele ressalta as capacidades do processador, que consegue equilibrar ray tracing, produzir gráficos de alta performance e ter compatibilidade com o console anterior, tudo isso com um um consumo mínimo de energia.

O Switch 2 será lançado oficialmente amanhã, 5 de junho, no Brasil e resto do mundo.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Bruno Zilli
Turismólogo e mestrando na UFPR, ama Mario e Zelda de coração desde criança. É músico e escritor nas horas vagas. Além de NIntendo, gosta de animês (tentando aprender japonês) e de todo tipo de livro (tentando escrever o seu próprio).