Após idas e vindas sobre a compatibilidade do Switch 2 com VRR (Variable Refresh Rate, ou taxa de atualização variável), o site The Verge revelou que o dock do console realmente oferece suporte a taxa de atualização variável — porém, o recurso não funciona quando utilizado com o próprio Switch 2.
Conforme apurado em testes feitos pelo portal especializado, a dock do Nintendo Switch 2 é totalmente capaz de habilitar o VRR, mas a funcionalidade não opera com o novo console da Nintendo. Esta tecnologia permite que a taxa de atualização da TV ou monitor se ajuste dinamicamente à taxa de quadros (FPS) gerada pela placa gráfica do console em tempo real. Assim, oferece imagens mais fluidas, reduzindo problemas como tearing (rasgos na imagem) e stuttering (engasgos), sem impactar o desempenho do dispositivo.
Após o lançamento do Switch 2, a Nintendo veio a público anunciar que a funcionalidade não estaria disponível, mas agora, a partir de testes realizados pelo editor Sean Hollister, que conectou um Steam Deck ao dock do Switch 2 utilizando um cabo de extensão USB-C, a opção de VRR surgiu normalmente, permitindo jogar títulos do Steam Deck em até 4K e 120 fps.
Hollister também realizou testes com outros portáteis, como o Lenovo Legion Go S rodando SteamOS e o Asus ROG Ally X com o sistema BazziteOS, ambos baseados em Linux. Para comprovar o funcionamento, foi utilizada ainda uma ferramenta de teste de VRR de código aberto, confirmando que o dock do Switch 2 de fato libera a função.
Até o momento, a Nintendo não comentou por que não ativa o VRR no Switch 2, nem se pretende liberar suporte oficial via atualização de firmware futuramente, mas a existência na funcionalidade na dock demonstra que existe a possibilidade que usuários do Switch 2 possam usufruir do recurso em uma futura atualização de software ou hardware.
Fonte: Nintendo Life