Rooftops & Alleys: dicas para iniciantes

Pegue essas dicas do Nintendo Blast para começar bem no parkour e saltar para os desafios do jogo.

em 05/07/2025
Rooftops & Alleys: The Parkour Game chegou ao Nintendo Switch como uma carta de amor aos fãs de jogos de movimento livre. Com seis mapas disponíveis desde o início, o jogo oferece cenários variados para testar suas habilidades de parkour, desde telhados coloridos até navios industriais. Mas como começar bem e já conseguir mandar as melhores manobras, aproveitando o máximo do jogo?


Para responder a isso, o Nintendo Blast trouxe seis dicas que vão tornar sua experiência com o jogo ainda mais intensa e cheia de ação. Cada dica foi pensada com base em: lidar com obstáculos (paredes, corrimãos, tirolesas); aproveitar a verticalidade (oportunidades de subida e descida); gerar mais fluidez nas rotas (sequências de movimentos naturais); e melhor aproveitamento das mecânicas do jogo. Vamos começar então com a primeira dica e uma das mais importantes.

Pegue o pombo, pegue o pombo!



Todo mapa de Rooftops & Alleys conta com um pombo de estimação que você utiliza para explorar o mapa de maneira mais rápida e simples. Os pombos dos mapas são únicos, não podendo ser utilizados no mapa seguinte, e mesmo não sendo muito difícil encontrá-los, é divertido buscar as criaturinhas. Eles são muito úteis para jogadores iniciantes conhecerem cada local por completo.

Além disso, o pombo serve para te transportar rapidamente entre cada um dos desafios espalhados por cada cenário. Voe de um ponto a outro e deixe seu personagem exatamente onde quer ir para começar suas manobras.


Os pombos aparecem dentro de esferas azuis em locais específicos de cada mapa. Ao entrar no cenário, você não recebe informações de onde o pombo está, o jogo deixa por sua conta. Então faça da caça ao pombo a sua prioridade no começo do jogo.


Conheça o trajeto antes de jogar para valer



Nos desafios de Time Trial, você precisará percorrer um trajeto específico e passar por anéis luminosos no caminho em busca de chegar ao ponto final o mais rápido possível. Um cronômetro marcará seu tempo desde o momento em que o desafio é ativado. Porém, mesmo que você não consiga cumprir o desafio em um tempo que garantiria uma medalha, o jogo não interrompe sua corrida.


Isso significa que você poderá realizar todo o trajeto do desafio até o fim uma primeira (às vezes segunda, terceira, quarta…) vez para conhecer melhor os obstáculos que você precisará superar.

Faça disso uma vantagem para se especializar naquela rota antes de se desafiar para valer. Outra boa forma de estudar o cenário é usar o pombo e olhar de cima os obstáculos no caminho.


Mantenha-se sempre em movimento

Parkour não é só movimento, mas movimento constante e superando qualquer obstáculo. E com Rooftops & Alleys também é dessa forma. O jogo recompensa os jogadores incansáveis, que se mexem o tempo todo, sempre aumentando o contador de pontuação e aumentando a carga de adrenalina do personagem a cada manobra.


Mesmo que você esteja em uma linha reta, comece a saltar, dar cambalhotas, mortais, deslizadas, pois tudo isso já te deixa aquecido para o próximo obstáculo e deixa a sua carga de adrenalina cheia para poder ser ativada quando precisar aumentar a velocidade.

Mas, se quiser dar uma parada para descansar, lembre-se de que mesmo parado ainda dá para tirar umas fotos estilosas.


Não tenha medo de gastar as cargas de adrenalina

Falando da barra de adrenalina, ela será sua grande aliada quando quiser parkour em alta velocidade. E você não pode ter medo de gastá-la. Quando a adrenalina é ativada, feixes de luz começam a sair dos pés do seu personagem, que fica bem mais rápido.


O principal fator para sempre utilizar a adrenalina no jogo é que a carga nunca é mantida independente de o jogador utilizá-la. Portanto, mesmo que você não a use, se seu personagem parar de fazer manobras, a barra se esvazia gradualmente. Não acabe desperdiçando a oportunidade de alcançar aquele recorde desejado no Time Trial porque fica pensando no “momento ideal”. Se está no jogo, é para usar, e use constantemente.


Varie seus combos de parkour


Variedade é melhor que quantidade em Rooftops & Alleys. Combos de manobras acabam valendo mais a pena quando quiser alcançar pontuações bem altas no jogo, especialmente em desafios de Trick Rush.


A cada manobra feita no jogo, o combo de pontuação aumenta, mas esse combo precisará ser bem mais rápido a cada movimento para o multiplicador continuar subindo. A variação das manobras será geralmente a melhor opção, já que existem muitos movimentos que se conectam naturalmente.

Por exemplo, um cartwheel, seguido de um back handspring, depois um airball backflip, back handspring de novo para uma finalização com double arabian te dará uma pontuação muito maior em um curto período de tempo do que movimentos que dão bons pontos, mas só ficam se repetindo.


A câmera lenta é de grande ajuda

Existem alguns momentos de aterrissagem ou combos no jogo que são difíceis de fazer no começo quando ainda se está acostumando com a jogabilidade. Para esses momentos, abuse do uso da câmera lenta para praticar.


A câmera lenta é ativada ao pressionar o botão “R” no Switch. Por padrão, esse modo só fica ativo enquanto o jogador mantiver o botão pressionado, mas você pode mudar nas configurações do jogo para ativar ou desativar a câmera lenta com apenas um toque do botão (modo alternado).

Com esse recurso, será muito mais fácil entender quando é o momento certo para conectar aquela cambalhota no chão no final de um salto ou quanto tempo demora para uma manobra no ar ser feita antes de você ter o controle do personagem de volta.

E lembre-se, mesmo errando e tomando uns belos tombos no começo, ainda é possível se divertir buscando ser o atleta definitivo de parkour virtual.


Revisão: Vitor Tibério
Siga o Blast nas Redes Sociais
Lucas Henrique
Redator e tradutor, sempre planejando escrever sobre algo (mesmo que seja só um rascunho). Acima disso, apenas a paixão por videogames e as várias formas que essa mídia conta histórias.
Backloggd
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).