Segundo informações do Digital Foundry, em podcast divulgado após a Gamescom 2025, a Nintendo estaria orientando alguns desenvolvedores a priorizar lançamentos no Switch original, contando com a retrocompatibilidade da nova geração.
John Linneman, jornalista do portal, afirmou ter conversado com diversos estúdios durante o evento e encontrou um cenário comum: a maioria gostaria de lançar versões específicas para o Switch 2, mas ainda não recebeu o hardware necessário.
“Há muitos desenvolvedores que não conseguiram kits do Switch 2. Conversamos com vários estúdios na Gamescom este ano e todos relataram o mesmo. Eles até querem lançar para o Switch 2, mas não têm acesso ao [kit de desenvolvimento do] console. Está realmente difícil neste momento”, disse Linneman.
Oliver Mackenzie, também do Digital Foundry, reforçou a situação:
“Houveram inclusões e exclusões estranhas. Alguns indies conseguiram acesso, o que é positivo, mas ao mesmo tempo, desenvolvedores de jogos AAA ficaram de fora do processo”, comentou.
A estratégia da Nintendo ainda não está clara. De qualquer forma, o cenário pode impactar diretamente a biblioteca do primeiro ano do Switch 2, que pode se apoiar fortemente em jogos da geração passada, ao invés de mais títulos desenvolvidos especificamente para o novo hardware.
Fonte: Nintendo Everything
