O golfe está nos detalhes
Everybody’s Golf Hot Shots é um simulador de golfe no qual temos uma grande gama de elementos para levar em consideração. Para começar, a posição da bola, a força que empregamos no taco e o ângulo em que batemos já podem trazer consideráveis divergências em onde a bola chegará no mapa.
Por padrão, temos um esquema de controle em que devemos apertar A três vezes para definir a força com que a bola será arremessada. A primeira vez que apertamos dá início à movimentação de uma barra rumo à força máxima e, após parar ela em algum ponto com o A, o cursor volta. Nesse retorno, há uma outra barra bem menor e o jogador deve acertar o timing dentro de seus limites senão a tacada irá falhar e levar a bola a algum ponto imprevisível do mapa.
Para além disso e das variações do esquema de controle, também é necessário avaliar uma série de fatores, como o vento, o terreno e qual dos vários tacos em seu arsenal será usado. Por padrão, o jogo simplifica um pouco o processo selecionando os tacos mais adequados para as condições atuais, o que se reflete também em acertos mais fáceis.
Porém, há algumas situações mais avançadas em que o jogador pode preferir alterar o taco. Exemplos incluem tentar alcançar um ponto mais distante do mapa ou ter a precisão maior do Putt quando a distância é pequena, mas a bola está um pouco fora do entorno imediato do buraco (que é o mais recomendado para o uso).
Golfe para todos?
Dominar tudo isso é complicado e trata-se de um jogo bem complexo. Para novatos, o ideal é dedicar um tempo ao tutorial Golf Lessons que busca explicar um pouco do funcionamento. Sendo honesto, embora ele cubra várias mecânicas, é apenas um primeiro passo para tentar desenvolver um instinto com base nelas e não explica satisfatoriamente a importância de todos os elementos.
Como resultado, o jogo é bastante frustrante para quem não conhece muito bem as regras do esporte. Isso é especialmente o caso para quem não consegue ter uma boa matemática/física mental para avaliar todos os parâmetros.
Além do tutorial, o jogo também conta com um sistema de dificuldades para o modo Challenge, o que afeta a pontuação dos adversários para aumentar as chances do jogador alcançar altas posições. Infelizmente, o mesmo não ocorre no World Tour, que é o modo história do jogo e que precisa ser jogado para desbloquear novos personagens.
No início, temos apenas dois personagens e a tendência para um novato é ficar preso fazendo os mesmos movimentos e encarando os mesmos desafios com os mesmos personagens. A lojinha do jogo também só conta com alguns itens e abrir mais opções de compra depende desse loop repetitivo. É possível melhorar a confiança dos personagens com o tempo para ganhar alguns itens consumíveis e liberar slots de habilidades especiais, mas é necessário também conseguir essas habilidades em algum lugar.
O resultado é um processo de grinding sem clareza, um esforço cansativo e desnecessariamente frustrante para poder tornar o jogo melhor em um longo prazo enfadonho e que poderia ser pelo menos simplificado. Já ter uma loja repleta de opções para comprar com o dinheiro obtido jogando por si só já seria um ganho enorme, por exemplo. O mesmo valeria para ter metas claras de como desbloquear as coisas, ter um sistema universal de desbloqueio com pontos obtidos em quaisquer categorias ou no mínimo ter mais do que dois personagens para usar no início.Múltiplos caminhos que levam ao golfe
Um dos pontos de maior valor do jogo é a variedade de modos. Além do modo Desafio que mencionei anteriormente, que é como uma disputa de torneio em formato arcade, e o World Tour (modo história), temos quatro outras opções para jogar sozinho.
A primeira é a Stroke Play, que permite jogar um percurso inteiro em busca da melhor pontuação. Enquanto isso, o Match Play é uma disputa para conquistar mais vitórias por buraco, ou seja, importa menos a soma de pontos e mais conseguir alcançar o buraco em menos tacadas com mais frequência. Há ainda o Solo Round, que é uma forma de jogar sem competição e aprender o funcionamento da área selecionada (que começa só com Highland disponível já que tudo tem que desbloquear no jogo).
O modo mais diferente disponível é o Wacky Golf, que permite usar regras bizarras, como bolas explosivas, roubos de taco e outros elementos no esquema party. A ideia é divertida e traz um pouco de variedade para experiência, além de combinar com o estilo muito louco da trama, que tem até personagem chuunibyou dando gritos aloprados antes de pegar no taco.
Para o multiplayer, é possível jogar localmente (compartilhando Joy-Con ou com controles secundários) ou participar de disputas individuais e torneios online. Até quatro pessoas podem participar das partidas e há várias opções para configurar de forma mais detalhada a experiência, alterando a quantidade de buracos, as condições climáticas, a hora do dia e adicionando regras especiais como a formação de tornados para atrair as bolas ou buracos mais largos.
Um último ponto importante para se ter em mente em particular com a versão de Switch é que a performance do jogo pode ter alguns engasgos. Embora isso não seja um problema em vários momentos, cheguei a passar por momentos em que isso afetou a forma como a barra preenchia, um fator que pode tornar a experiência muito menos interessante. Como consequência, recomendaria conferir a performance em outras plataformas antes da aquisição do jogo.
Golfe só para quem tem mais afinco
Everybody’s Golf Hot Shots traz a clássica série de golfe da Sony a mais plataformas, mas o excesso de barreiras para o conteúdo e os engasgos de performance no Switch tornam o jogo menos interessante do que deveria. Ainda dá para se divertir, especialmente para quem busca um simulador complexo do esporte, mas não é um jogo fácil de recomendar para quem não tenha uma boa familiaridade com a franquia e com o esporte.
Prós
- Simulação rica em detalhes que exigem que o jogador planeje bem suas tacadas;
- Boa variedade de modos;
- Multiplayer local e online.
Contras
- Performance no Switch pode ter ocasionais engasgos que até atrapalham a jogabilidade;
- Muitas funcionalidades, itens, áreas e personagens bloqueados que exigem um esforço significativo para obter e não podem sequer ser comprados na loja do jogo antes de alcançar um certo nível de esforço;
- O tutorial não é satisfatório para entrada de novatos.
Everybody’s Golf Hot Shots — PC/PS5/Switch — Nota: 6.5
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Beatriz Castro
Análise produzida com cópia digital cedida pela Bandai Namco








