Hollow Knight: Silksong foi finalmente lançado e milhões de jogadores ao redor do mundo já estão se aventurando ao lado da valente Hornet pelas terras de Fiarlongo. Para grande parte dos jogadores, a aventura já está se mostrando bem desafiadora, assim como no título anterior, Hollow Knight. Pensando nisso, separamos algumas dicas e truques essenciais para você já começar sua jornada com o pé direito. Fique tranquilo, pois evitaremos dar spoilers por aqui!
Rosários e fragmentos de carapaça
Diferente de seu antecessor, cuja moeda de troca principal era o Geo, Silksong traz dois principais itens que podem ser usados para várias finalidades: rosários, pequenas miçangas que funcionam como moeda de troca nas lojas, e fragmentos de carapaça, usados para fabricar ferramentas e armadilhas ao descansarmos em um banco.
Ambos podem ser obtidos em baús escondidos, espalhados pelos cenários, ou ao derrotarmos diversos inimigos pelo mapa; porém, grande parte desses inimigos deixará somente fragmentos de carapaça para trás, e só alguns inimigos específicos deixam rosários. Sendo assim, valorize os rosários, que podemos considerar como mais importantes que os fragmentos: ao perder toda a vida, Hornet também perderá suas bolinhas vermelhas (que podem ser recuperadas voltando àquele ponto do mapa), mas não perderá seus fragmentos de carapaça.
Há ainda dois itens que facilitam muito a organização de rosários e fragmentos de carapaça: os feixes de fragmentos, que podem ser comprados ou encontrados pelo mapa, contendo determinadas quantidades de fragmentos de carapaça — o que é muito útil, já que começamos a aventura com um limite de 400 fragmentos por vez, e os feixes permitem extrapolar essa quantidade ao mantê-los no inventário; e os cordões de rosário, extremamente necessários para a exploração.
Esses cordões, assim como os feixes de fragmento, permitem carregar uma determinada quantidade de rosários neles (o primeiro vendedor encontrado no Vale dos Ossos, por exemplo, oferece cordões por 80 rosários, e eles contêm 60, cada). A grande vantagem está no fato de que, ao morrermos em determinada área, Hornet só perderá os rosários soltos em seu inventário — os que estão em cordões são mantidos. Dessa forma, na grande maioria das vezes pode valer muito a pena gastar 80 rosários para garantir que 60 deles não se perderão por aí nas armadilhas dos cenários ou pelas mãos dos inimigos desafiadores de Fiarlongo.
Localize-se com Shakra
E por falar em rosários e vendedores, a guerreira Shakra aparece (sempre cantarolando) em diversos pontos em cada área principal de Fiarlongo, oferecendo um serviço bem semelhante ao humilde Cornifer (que por sinal também estava sempre cantarolando!) de Hollow Knight: a personagem oferece os mapas de cada região, bem como marcadores para serem utilizados neles. Os itens vendidos por ela são extremamente úteis para a exploração, e encontrá-la se torna uma tarefa mais simples se prestarmos atenção de onde está vindo sua cantoria em cada área. Kaaalailailai...
Além disso, no primeiro encontro com Shakra, em Medula, ela também tem em estoque dois itens essenciais para nossa aventura: a Pena e a Bússola. A Pena automaticamente atualizará os mapas de cada região com as áreas já visitadas por Hornet sempre que nos sentarmos em um banco para recuperar a vida e salvar o progresso do jogo.
Já a Bússola pode ser equipada na tela do Brasão no menu, e mostrará a localização em tempo real da protagonista no mapa. A Pena e a Bússola devem ser as primeiras prioridades de compra na aventura, facilitando muito a exploração até nos familiarizarmos o suficiente com cada área do jogo.
Os marcadores, também vendidos por Shakra, são outro diferencial para a exploração: ao adquiri-los, locais importantes serão destacados no mapa, como a localização de bancos, lojas, estações de transporte e áreas de interesse. Há também marcadores específicos que podem ser comprados e usados pelo jogador como preferir; a dica principal aqui é sempre deixar um marcador em uma área que precisaremos retornar depois (por exemplo, por ser necessário adquirir alguma habilidade específica ou por encontrarmos algum chefão que demandará um preparo prévio para o combate).
Um truque simples para juntar rosários e começar bem
Há uma estratégia fácil para se acumular uma boa quantidade de rosários no início do jogo, ainda na região de Medula. Além de relativamente rápida de se repetir, a estratégia permite acumular as bolinhas necessárias para se adquirir os itens inicialmente fornecidos por Shakra e pelo peregrino vendedor no Vale dos Ossos.
Na mesma área em que encontramos Shakra pela primeira vez em Medula, há um banco de descanso, que pode ser acessado pela esquerda, vindo da parte superior de Musgália. O banco fica bem na divisa entre as duas áreas (como mostrado na imagem abaixo), e logo na área à esquerda há dois inimigos básicos que derrubam rosários ao serem derrotados.
Dessa forma, se descansarmos no banco e voltarmos para Musgália pela esquerda, os dois inimigos aparecerão novamente. Se derrotarmos os dois e repetirmos o processo — voltar para Medula, descansar no banco, voltar para Musgália e derrotar os dois inimigos —– conseguimos dez rosários por viagem. Esse processo, apesar de um pouco repetitivo, é ótimo para se acumular rosários no início da aventura; em poucas “viagens” (que são na verdade só de uma tela para outra), é possível comprar todos os itens fornecidos por Shakra naquela região.
O truque também pode ser usado para acumular rosários e trocá-los com vendedores de outras regiões; caso o caminho até eles seja desafiador, recomendamos adquirir os cordões com o vendedor no Vale dos Ossos, garantindo que não perderemos rosários se cairmos pelo caminho. E por sinal, esse processo de acumular rosários se torna ainda mais rápido ao desbloquearmos uma habilidade específica de locomoção para Hornet (que não revelaremos aqui para evitar spoilers).
Dito isso, é essencial sempre carregar uma quantidade razoável de rosários consigo: eles também são necessários, por diversas vezes, para desbloquear bancos de descanso e estações de transporte espalhadas pelo mapa. Acredite quando dizemos que não há sensação pior do que chegar a um banco após uma área desafiadora, com pouquíssima vida, e não poder descansar nele por falta de rosários.
Complete Desejos para receber recompensas
Em Silksong, o sistema de missões secundárias funciona por meio de Desejos: diversos personagens podem pedir itens ou tarefas específicas para Hornet, e podemos prometer ou não conceder esses Desejos. Não precisamos falar que completá-los rende boas recompensas, que vão de rosários a ferramentas que podem ser equipadas no Brasão.
Além dos Desejos prometidos para personagens espalhados pelo mapa, há ainda um mural que pode ser construído no Vale dos Ossos ao doarmos fragmentos de carapaça para um dos peregrinos após progredir um pouco na história. O mural também mostra alguns Desejos disponíveis, e ao completar as tarefas podemos voltar ao local para receber as recompensas.
Explore Fiarlongo no seu tempo
Nossa última dica para o início da aventura em Silksong não poderia ser mais simples: apesar da exaltação que todos estamos sentindo com o lançamento tão aguardado do título, explorar no seu ritmo é sempre a melhor opção. Assim como no título anterior, o jogo é repleto de segredos e áreas escondidas, que só acabamos encontrando ao desbravar os cenários com certa atenção.
Além disso, bater de frente com novos inimigos e chefões com certa pressa ou agressividade pode ser extremamente frustrante. Entender os movimentos e ataques de cada inimigo para acertá-los no momento certo requer paciência, mas na grande maioria das vezes é a chave para progredir na aventura. Ou seja, avance no seu ritmo e não perca a cabeça, pois ser derrotado dezenas de vezes em cada chefão até conseguir derrotá-los é a lei em Silksong!
Por fim, esperamos que nossas dicas possam facilitar o começo da exploração em Hollow Knight: Silksong tanto para os jogadores que não tiveram um contato prévio com Hollow Knight, quanto para veteranos que não perceberam algumas mecânicas ou detalhes ainda no início da aventura. De toda forma, continuamos desbravando as terras de Fiarlongo aos poucos por aqui para aproveitar ao máximo a tão aguardada jornada de Hornet.
Revisão: Vitor Tibério













