Como vimos em nossa análise, Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles é um RPG estratégico que se destaca pela profundidade tática e pela variedade de classes. No jogo, é possível combinar habilidades de diferentes profissões para criar combatentes poderosos e versáteis.
Neste guia, que será dividido em três partes, você encontrará uma análise de todos os jobs, incluindo suas habilidades mais importantes e algumas recomendações de uso. Neste primeiro momento, exploraremos as classes Squire, Chemist, Knight, Archer, Monk, White Mage e Black Mage.
Squire
Squire é a classe inicial de todos os mercenários. Apesar de apresentar atributos medianos em praticamente todas as áreas, esse job oferece habilidades de suporte bastante úteis para acumular JP e evoluir níveis de classes. Seu conjunto de ações é chamado Fundaments.
Habilidades mais relevantes:
- Focus (ação): aumenta em 1 ponto o ataque físico (PA);
- JP Boost (suporte): aumenta significativamente o ganho de Job Points (JP) por ação realizada;
- Movement +1 (movimento): aumenta em 1 ponto o alcance de movimento.
Estratégias de uso:
Com exceção de Ramza, que possui versões exclusivas e aprimoradas das habilidades de Squire, essa classe tende a perder relevância a longo prazo. Assim, recomenda-se trocá-la assim que aprender as maestrias mais importantes — especialmente JP Boost e Movement +1, que continuam valiosas mesmo em estágios avançados.
Para fins de grinding, o ideal é equipar o conjunto Fundaments e usar Focus repetidamente, em si mesmo ou em aliados, para acumular JP de forma constante. Embora o ganho de experiência diminua em níveis mais altos, o ganho de JP é ilimitado, permitindo maximizar qualquer classe com esse método. Lembre-se de deixar apenas um inimigo vivo e manter um aliado com habilidades de cura para eventuais emergências.
Chemist
Chemist é uma classe especializada no uso de itens variados e, assim como Squire, está disponível desde o início do jogo. Além de ser muito útil como suporte durante os primeiros confrontos, pode se tornar uma opção de combate surpreendentemente eficiente em fases mais avançadas, após desbloquear o acesso a armas de fogo. Seu conjunto de ações se chama Item.
Habilidades mais relevantes:
- Potion e suas variações (ação): restauram o HP de um aliado;
- Ether e suas variações (ação): restauram o MP de um aliado;
- Phoenix Down (ação): revive um aliado nocauteado;
- Remedy (Ação): remove diversos status negativos;
- Auto-Potion (reação): usa automaticamente uma poção ao receber dano. A habilidade prioriza o item mais fraco disponível, portanto, descarte as poções inferiores caso queira que o personagem utilize versões mais potentes. Sua taxa de ativação depende diretamente do valor de Bravery (bravura);
- Throw Items (suporte): aumenta o alcance de uso de itens, permitindo que o personagem — mesmo em outras classes — possa curar e reviver a longa distância;
- Treasure Hunter (movimento): permite descobrir itens ocultos no mapa ao se mover sobre determinadas áreas.
Estratégias de uso:
Nos estágios iniciais, o Chemist é uma das melhores opções de suporte, já que sua habilidade inata Throw Items permite curar e reviver aliados à distância. No entanto, como seus equipamentos são limitados no início da campanha, é recomendável mudar de classe assim que outras alternativas estiverem disponíveis, mantendo o comando Item como habilidade secundária se você pretende continuar utilizando poções como principal fonte de cura.
Caso o jogador deseje manter o Chemist como curador principal, é essencial aprender todas as suas habilidades de ação, incluindo a capacidade de usar as versões mais potentes de poções e de itens voltados à remoção de status negativos.
Mais adiante, após desbloquear o uso de armas de fogo, esse job se torna viável para combate. Para tirar o máximo proveito das pistolas elementais, é importante ter um alto valor de Faith (fé), já que o dano dessas armas escala com esse atributo. Além disso, por ser uma classe de HP moderado e que utiliza roupas leves, é interessante equipar habilidades de movimento que ampliem sua mobilidade, como Teleport (Time Mage), para alcançar posições elevadas e atacar com segurança ou recuar rapidamente em situações críticas.
Knight
Os Cavaleiros estão entre os principais combatentes físicos do jogo. Capazes de empunhar espadas, armaduras pesadas e escudos, eles se destacam por seus altos valores de HP e ataque físico, compensando a baixa velocidade com grande resistência e poder ofensivo. Essa classe é desbloqueada ao atingir o nível 2 de Squire e seu conjunto de ações se chama Arts of War.
Habilidades mais relevantes:
- Conjunto completo de Arts of War (ação): permite quebrar partes do equipamento inimigo (capacete, armadura, escudo, arma e acessório) ou reduzir seus atributos principais, como MP, velocidade, força e magia. Embora a taxa de acerto não seja das mais consistentes, essas habilidades podem neutralizar completamente determinados oponentes;
- Parry (reação): possibilita aparar ataques físicos diretos. Para aumentar sua eficácia, é recomendável posicionar o Cavaleiro com as costas voltadas para uma parede ou aliado.
Estratégias de uso:
O Knight é uma classe sólida durante praticamente todo o jogo e se torna ainda mais poderosa nas fases finais, quando espadas raras como Excalibur e Save the Queen se tornam acessíveis. Suas habilidades de destruição são especialmente eficazes contra inimigos humanos, já que quebrar armas ou drenar o MP pode os neutralizar completamente.
Para quem deseja utilizar o Knight como principal fonte de dano, uma das combinações mais poderosas é equipar o Dual Wield (suporte do Ninja), que permite empunhar duas espadas simultaneamente. Embora essa configuração reduza um pouco a defesa por dispensar o escudo, ela aumenta significativamente o potencial ofensivo.
Outra alternativa é utilizar o Doublehand (suporte do Samurai), que faz o personagem empunhar uma única espada com ambas as mãos, praticamente dobrando seu poder de ataque. No entanto, como o dano máximo em Final Fantasy Tactics é limitado a 999, essa opção perde eficiência em níveis muito altos — situação em que o Dual Wield tende a oferecer resultados superiores por permitir múltiplos golpes.
Por ser uma classe relativamente lenta, é importante evitar desperdiçar turnos apenas se deslocando até o inimigo. Por isso, habilidades de alta locomoção como Movement +2 (Thief) ou até mesmo Movement +3 (Bard) são excelentes complementos. Além do próprio Parry, a reação Counter (Monk), que realiza um contra-ataque quando o personagem é atingido por golpes físicos, também é uma opção valiosa, caso queira deixá-lo ainda mais ofensivo
Archer
Os Arqueiros são uma das poucas classes focadas em dano físico à distância em Final Fantasy Tactics. Apesar de utilizarem roupas leves, seus atributos defensivos não são tão baixos e seu ataque é bastante consistente. A classe é desbloqueada ao alcançar Squire nível 2 e seu conjunto de ação principal é o Aim.
Habilidades mais relevantes:
- Concentration (suporte): faz com que ataques físicos ignorem a evasão e a defesa do alvo. Funciona tanto para golpes corpo a corpo quanto à distância, mas não afeta habilidades com chance inata de falha, como as de roubo;
- Archer’s Bane (reação): aumenta a chance de esquivar de disparos de arcos com base no valor de bravura;
- Jump +1 (movimento): incrementa em 1 ponto a capacidade de salto.
Estratégias de uso:
Embora não sejam tão poderosos quanto os magos ou outras classes de ataque à distância, os arqueiros ainda podem ser uma fonte confiável de dano, especialmente à medida que arcos mais poderosos se tornam disponíveis. Uma estratégia interessante é usar o comando Arts of War dos Knights, que permitirá quebrar equipamentos dos inimigos à distância.
Os arqueiros conseguem empunhar bestas ou arcos longos. As bestas podem ser utilizadas com uma só mão, permitindo o uso de escudo, mas possuem o alcance limitado a disparos em linha reta, o que exige atenção ao posicionamento e aos obstáculos. Já os arcos longos exigem ambas as mãos, mas oferecem maior alcance e permitem disparos ao alto, facilitando contornar obstáculos. Além disso, o dano e o alcance aumentam quando o arqueiro está em terreno elevado em relação ao inimigo, tornando habilidades de salto importantes.
O conjunto de ação Aim permite ataques que exigem tempo de preparação em troca de maior dano. No início do jogo, essas habilidades podem ser úteis, já que os inimigos tendem a ser lentos e pouco equipados. Vale mencionar que o disparo falha se o oponente se mover durante o carregamento, tornando essencial combiná-lo com efeitos de aceleração, como Haste (Time Mage). Por conta desse risco e da lentidão, não é recomendado priorizá-lo em estágios avançados do jogo.
Monk
O Monk é uma das classes mais versáteis de Final Fantasy Tactics, oferecendo um excelente equilíbrio entre poder ofensivo e suporte. Ele consegue causar altos danos físicos, curar aliados e remover status negativos, tudo sem depender de armas ou equipamentos sofisticados. Para desbloquear esta classe, é necessário alcançar nível 3 com Knight, e seu conjunto de ação principal é o Martial Arts.
Habilidades mais relevantes:
- Chakra (ação): recupera HP e MP do usuário e das unidades adjacentes;
- Revive (ação): ressuscita uma unidade e restaura cerca de 20% do seu HP máximo;
- Purification (ação): remove diversos efeitos negativos, incluindo Poison, Silence e Blind;
- Counter (reação): contra-ataca automaticamente com um golpe básico ao sofrer um ataque físico;
- First Strike (reação): permite agir primeiro quando o inimigo inicia um ataque físico;
- Critical: Recover HP (reação): recupera todo o HP automaticamente ao atingir estado crítico;
- Lifefont (movimento): restaura aproximadamente 10% do HP máximo ao se mover.
Estratégias de uso:
Como mencionado, o monge é uma das classes mais completas do jogo, equilibrando ataque e suporte de forma excepcional. Por serem mais eficazes com as mãos vazias, não exigem investimento em armas, o que facilita o desenvolvimento da unidade. Além disso, o ataque básico do Monk escala diretamente com bravura, tornando essencial aumentar esse atributo para maximizar o seu dano.
É importante lembrar que Chakra, Purification e Revive só afetam unidades que estejam no mesmo nível de altura do usuário. Por isso, é necessário um posicionamento cuidadoso para garantir que aliados debilitados não fiquem fora do alcance dessas habilidades.
Assim como o Knight, o Monk pode utilizar o suporte Dual Wield (Ninja) para atacar duas vezes por turno, o que combina muito bem com Counter ou First Strike, criando um ciclo ofensivo devastador. Apesar de ser mais rápido que o cavaleiro, ainda é essencial investir em habilidades de locomoção para alcançar rapidamente os inimigos.
Por fim, vale destacar que, embora unidades masculinas tendem a escalar melhor em atributos físicos, as femininas podem compensar essa diferença com acessórios que as tornam imunes a diversos status negativos. Dessa forma, desde que possuam Bravery elevado, qualquer personagem pode se tornar um excelente Monk — incluindo o próprio Ramza.
White Mage
White Mage é uma classe especializada em cura e suporte. Por utilizar roupas leves, seus atributos defensivos são baixos, o que exige distância das linhas de frente. A classe é desbloqueada ao atingir Chemist nível 2 e seu conjunto de habilidades é denominado White Magicks.
Habilidades mais relevantes:
- Cure, Cura e Curaga (ação): restauram o HP de um ou mais aliados, com intensidade crescente conforme a magia;
- Raise e Arise (ação): ressuscitam unidades caídas, sendo Arise a versão mais poderosa;
- Esuna (ação): remove uma ampla variedade de efeitos negativos de uma unidade;
- Holy (ação): inflige dano mágico sagrado a um único alvo, sendo o único feitiço ofensivo do White Mage;
- Magick Defense Boost (suporte): aumenta a defesa mágica do personagem.
Estratégias de uso:
O White Mage é uma classe de suporte bastante confiável. Suas habilidades escalam com poder mágico, então é importante escolher equipamentos que aumentem esse atributo e o MP, mesmo que isso reduza a resistência física. Além disso, o desempenho de suas magias também depende diretamente do atributo Faith.
A maioria das magias do White Mage possui efeito em área, permitindo curar ou remover status negativos de vários aliados simultaneamente. No entanto, é preciso cuidado para que inimigos próximos não sejam beneficiados acidentalmente por essas magias. Por fim, combinar o White Mage com o Time Mage é uma excelente escolha, já que o primeiro garante a sobrevivência do grupo, enquanto o segundo potencializa a velocidade e o controle do campo de batalha, tornando o personagem um suporte completo.
Black Mage
O Black Mage é a classe com maior poder mágico do jogo. Apesar de sua resistência física ser muito baixa, um mago negro bem desenvolvido pode eliminar inimigos — incluindo chefes — com apenas um golpe. Seu desbloqueio exige um Chemist nível 2 e o seu conjunto de ação se denomina Black Magicks.
Habilidades mais relevantes:
- Thunder e suas variações (ação): magias elétricas que causam dano em área a múltiplos inimigos;
- Flare (ação): magia de dano não elemental extremamente alto, focada em um único alvo;
- Toad (ação): transforma inimigos em sapos, tornando-os praticamente inúteis;
- Magick Counter (reação): contra-ataca automaticamente ataques mágicos recebidos;
- Magick Boost (suporte): aumenta o poder das magias do usuário.
Estratégias de uso:
O Black Mage é consistente e poderoso durante todo o jogo. Como poucos inimigos e equipamentos possuem resistência à eletricidade, Thunder e suas variações são escolhas confiáveis. É importante lembrar que, exceto Flare, a maioria das magias causa dano em área, exigindo atenção para não atingir aliados.
Embora o investimento em JP e o consumo de MP sejam elevados, Flare é extremamente eficiente, capaz de eliminar em um único golpe a maioria dos inimigos nos três primeiros capítulos, incluindo chefes. Mesmo no quarto capítulo, quando os adversários se tornam mais resistentes, continua sendo uma opção poderosa.
Assim como o White Mage, é essencial equipar itens que aumentem o MP e o ataque mágico, além de utilizar um combatente com bastante fé. Por ser a classe de maior dano mágico, combiná-la com o conjunto de ação do Arithmetician cria uma das combinações mais fortes do jogo. Exploraremos essa classe na última parte deste guia, mas, resumidamente, o Arithmetician permite que quase qualquer magia aprendida seja utilizada em várias unidades simultaneamente, considerando fatores como altura ou nível.
Entender as classes é fundamental
Como podemos ver, cada classe de Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles possui habilidades únicas que podem ser combinadas de diversas formas para criar estratégias poderosas. Na próxima parte do guia, exploraremos os jobs Time Mage, Summoner, Thief, Orator, Mystic e Geomancer.
Revisão: Cristiane Amarante










