Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles — Guia da dungeon Midlight’s Deep

Descubra como coletar todos os tesouros disponíveis nesta masmorra opcional e coberta por escuridão.

em 29/10/2025
Midlight’s Deep é uma masmorra opcional em Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles. Além de abrigar alguns dos combates mais desafiadores do jogo, o local guarda os melhores equipamentos, escondidos em áreas específicas ao longo dos cenários. Neste guia, forneceremos dicas, detalhes e a localização de todos os segredos para ajudá-lo a conquistar cada andar dessa dungeon.

Nuances da dungeon

A Midlight’s Deep é liberada após completar a sequência de três combates na Mullonde Cathedral, o último estágio antes das lutas finais do jogo. Depois dessa série, siga para Port City of Warjilis, onde uma nova cena será exibida e a dungeon opcional será adicionada ao mapa.

A masmorra é composta por dez andares, cada um com terreno, nome e desafios próprios. Diferente das batalhas convencionais, os mapas da Midlight’s Deep estão totalmente envoltos em escuridão. Além disso, antes de derrotar os inimigos, é necessário encontrar a passagem secreta que leva ao próximo nível.

Quando um inimigo é derrotado e se transforma em cristal, a área se ilumina levemente. Por isso, é recomendado deixar apenas um ou dois adversários vivos enquanto se explora em busca de tesouros e saídas, torcendo para que os oponentes derrotados virem cristais — cerca de três já bastam para clarear o ambiente.

Coletando tesouros

Como mencionado, a masmorra concentra boa parte dos melhores equipamentos do jogo. Para obtê-los, é necessário usar a habilidade Treasure Hunter (Chemist) e manter o valor de Bravery baixo, mas acima de 15, para evitar que o personagem se transforme em uma galinha.

Uma boa estratégia é designar uma personagem com as habilidades da classe Dancer para esta função. Assim, enquanto se move pelo cenário em busca de tesouros, ela ainda pode aplicar efeitos à distância nos inimigos, pois suas danças têm 50% de acerto fixo e não são afetadas pelo baixo Bravery.

Para os demais membros do grupo, leve seus melhores combatentes, pois os inimigos surgem em níveis elevados. Nesse sentido, heróis como Cid Orlandeu e Beowulf, com suas habilidades de ataque à distância e manipulação de status, são extremamente valiosos. Como sempre, um mago com Arithmeticks é útil devido à geografia irregular dos mapas.

Vale destacar que cada andar possui quatro espaços destinados a tesouros e cinco possíveis saídas. Para facilitar a navegação, nas imagens utilizadas neste guia, numeramos os tesouros com marcadores amarelos (1 a 4) e destacamos com círculos vermelhos os pontos onde a passagem para o próximo andar pode aparecer.

Por fim, considerando que já abordamos formas de fortalecer as unidades em nossas dicas para iniciantes, apresentamos boas combinações de jobs em nosso guia de classes e que se trata de um conteúdo end-game, não entraremos em detalhes sobre como vencer cada andar. Com exceção do chefe do último piso, os oponentes são aleatórios e consistem apenas em versões mais fortes de inimigos já encontrados durante a campanha.

NOISSIM

O primeiro andar é relativamente tranquilo. Os oponentes mais perigosos são Black Mages, Time Mages e Summoners. Já os tesouros disponíveis são Kiyomori (1), Elixir (2), Blaze Gun (3) e Glacial Gun (4).


TERMINATION

Esta área lembra uma escadaria, com os heróis iniciando no topo. Além de inimigos básicos, podem surgir dragões, que possuem alto HP e geram grande dano em unidades mágicas. Aproveite que eles atacam apenas de perto para eliminá-los rapidamente.

Ninjas também aparecem e podem arremessar equipamentos raros caso estejam em níveis muito altos, então leve alguém com Sticky Fingers para coletá-los. Os tesouros disponíveis são Blood Sword (1), Elixir (2 e 3) e Save the Queen (4).

DELTA

Trata-se de uma área bastante plana, mas repleta de fendas que limitam o deslocamento. Em razão disso, a coleta de tesouros exigirá um pouco de paciência. Além de dragões, costumam aparecer inimigos como Cockatrice e Piscodaemon, que são bons em aplicar efeitos negativos. Os tesouros daqui são Yoichi Bow (1), Elixir (2 e 4) e Zeus Mace (3).

VALKYRIES

Outra região que se parece com uma escadaria, mas desta vez em formato de “S”. A elevação não é um grande obstáculo, mas as saídas ficam no final da dungeon. Além de inimigos com maestrias debilitadoras, podem surgir Hydras, que são tão fortes quanto os dragões. As recompensas escondidas são Faerie Harp (1), Kaiser Shield (2), Elixir (3) e Rod of Faith (4).


YROTCIV

No quinto andar, começamos no ponto mais alto da área. Embora seja tranquilo, devido ao espaço pequeno, inimigos mágicos podem atacar desde o primeiro turno, então tenha atenção. Aqui podemos encontrar Iga Blade (1), Excalibur (2) e Elixir (3 e 4).

TIGER

Neste andar, todos os tesouros estão localizados na área inicial. Além de inimigos com talentos debilitadores, pode surgir o Dark Behemoth, que conta com mais de 900 de HP em níveis altos. Humanos das classes Dragoon, Samurai e Ninja também são comuns. Nessa área podemos adquirir Blaster (1), Elixir (2), Cursed Ring (3) e Ninja Gear (4).

BRIDGE

Uma área sem fendas, mas com posição central elevada contendo todos os tesouros. Os inimigos mais perigosos incluem Behemoth King, dragões, Hydras e unidades com debuffs, como Mystics. Os tesouros presentes são Staff of the Magi (1), Koga Blade (2) e Elixir (3 e 4).

VOYAGE

Trata-se de um mapa que exige bastante deslocamento, com todos os tesouros localizados no piso inferior. Inimigos mais perigosos incluem todas as variantes de dragões e Behemoths, além de Hydras, Greater Hydras e Arithmeticians. Aqui podemos encontrar Lordly Robe (1), Ragnarok (2), Elixir (3) e Perseus Bow (4).


HORROR

Uma área que pode apresentar todas as variantes de Chocobos, além de Behemoths e Hydras básicas. Mais uma vez começamos no ponto mais alto ao passo que os tesouros estão localizados no piso inferior. As recompensas são Maximillian (1), Grand Helm (2), Venetian Shield (3) e Elixir (4).


END

O último andar exige atenção especial, já que o objetivo é derrotar Elidibus, que se transforma em Serpentarius e está acompanhado por seis Reavers. Nesse cenário, contamos com a ajuda de Byblos, uma variante especial de Reaver controlada por IA. Se ele sobreviver, pode ser recrutado permanentemente para o grupo após a vitória.

Os tesouros disponíveis são Chaos Blade (1), Elixir (2 e 3) e Chirijiraden (4). No entanto, devido à dificuldade e presença do chefe, é recomendável deixar os itens para uma segunda visita, quando a aleatoriedade pode trazer inimigos muito mais frágeis e gerenciáveis.

Elidibus é  poderoso e utiliza a invocação Zodiark, uma magia de alto dano e uma habilidade que transforma aliados em sapos. Para lidar com esse último efeito, o acessório Japa Mala dará conta do recado. 

Vale destacar que a invocação Zodiark pode ser aprendida por um Summoner da mesma forma que a magia Ultima com Ramza e as assassinas de Elmdore: “basta” receber o golpe e sobreviver. O problema é que o dano causado é devastador, tornando a tarefa bastante arriscada na prática.

Uma estratégia eficaz para aumentar as chances de sobrevivência é usar a reação Mana Shield (do Time Mage), que converte o dano em perda de MP. Para isso, o personagem precisa ter Bravery elevado. Outra alternativa é reduzir bastante o Faith da unidade, embora isso comprometa totalmente seu potencial mágico, exigindo ajustes posteriores.

Considerando a ampla área de alcance das habilidades de Elidibus, o ideal é manter os combatentes espalhados pelo campo. A frequência de uso de Zodiark não é totalmente previsível, então pode ser necessário eliminar os Reavers pelo caminho para evitar interferências. 

Por fim, vale destacar que o chefe é vulnerável a Slow, o que facilita bastante sua derrota após desbloquear a invocação. Além disso, as habilidades de Byblos e a maestria Drain, de Beowulf, causam danos gigantescos contra este inimigo, tornando o combate muito mais tranquilo caso você tenha conseguido limpar o terreno previamente.


Desafio recompensador

A Midlight’s Deep é um dos desafios mais interessantes de Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles. Com inimigos poderosos, mapas complicados e tesouros excepcionais, ela recompensa jogadores que se planejaram adequadamente para chegar ao final do jogo. Esperamos que este guia te ajude a navegar pelo local com um pouco mais de precisão.

Revisão: Vitor Tibério
Siga o Blast nas Redes Sociais
Lucas Oliveira
Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 4.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).