Itens no chão, Pokébolas e mais Pokébolas
Legends: Z-A traz muitos (mas muitos mesmo) itens espalhados pelo chão: eles são representados por pequenos pontos brilhantes, e são coletados quando passamos por cima deles. Vale a pena coletar todos os itens que aparecem dessa forma, já que costumam ser valiosos e não requerem muito esforço: Tiny Mushrooms e Pretty Feathers (que rendem um bom dinheiro ao serem vendidos), além de diversos tipos de Berries, são alguns dos itens encontrados pelo cenário.
E como não existe Pokémon sem Pokébolas, vamos direto ao ponto: é comum, ainda mais no início da aventura, que o jogador acabe desperdiçando algumas Pokébolas em arremessos errados ou até mesmo acidentais (eu mesmo já me atrapalhei várias vezes com os gatilhos e desperdicei algumas Ultra Balls). Mas seus problemas acabaram: na frente de todos os Pokémon Centers de Lumiose, há um NPC específico que coleta as Pokébolas perdidas e devolve ao jogador sem cobrar nenhuma taxa. Muito prático, não?
E assim como nos outros jogos da franquia, Legends: Z-A também conta com Pokébolas espalhadas pelos cenários, e coletá-las rende itens úteis para a aventura. Geralmente, os jogos apresentam Pokébolas vermelhas, que contêm itens mais comuns, como Potions ou itens de cura de status, e Pokébolas amarelas, que contêm os cobiçados TMs, usados para ensinar movimentos aos Pokémon. Na nova aventura por Lumiose City, a regra não é diferente.
Porém, Legends: Z-A traz também Pokébolas roxas, que se encontram quase sempre em algum ponto das estruturas de construção montadas pela Rancine Construction, ou em telhados de prédios. A recompensa por se aventurar na escalada (que quase sempre requer subir escadas ou rolar de uma estrutura para outra) e coletar a Pokébola sempre será um Colorful Screw, que por sua vez pode ser trocado por itens muito úteis com os construtores.
Troque Colorful Screws na Rancine Construction
Coletar os parafusos nas estruturas da Rancine Construction e nos telhados de prédios vale muito a pena: eles podem ser trocados com um NPC em frente ao prédio da organização por pelúcias temáticas da personagem Canari.
As pelúcias rendem diversos efeitos passivos, e podem ter seus efeitos aprimorados com mais parafusos depois de compradas:
- Red Canari Plush: aumenta a quantidade de Exp. Points recebidos pelos Pokémon da equipe;
- Gold Canari Plush: aumenta o dinheiro recebido ao vencer batalhas;
- Pink Canari Plush: aumenta a quantidade de Mega Shards obtidos ao destruir Mega Crystals;
- Green Canari Plush: diminui o dano recebido pelo protagonista ao ser atingido por ataques de Pokémon;
- Blue Canari Plush: aumenta a chance de captura de Pokémon.
Destrua Mega Crystals e troque Mega Shards na Quasartico Inc.
Assim como os Colorful Screws, podemos trocar Mega Shards por recompensas no balcão da recepção da Quasartico Inc. Esses pedaços de cristal são obtidos quando um Pokémon ataca um Mega Crystal, conjuntos de cristal espalhados pelo chão e pelas paredes de Lumiose.
A dica aqui é sempre atacar esses cristais, mesmo que seja um processo um pouco demorado: os Mega Shards obtidos podem ser trocados por Exp. Candies e até mesmo Mega Stones específicas. O único problema é que as Mega Stones custam altas quantidades de cristais; por isso, vale a pena também investir na Pink Canari Plush indicada no item anterior.
Seja extrovertido: converse com os NPCs
Como é comum em jogos com elementos de RPG, conversar com o máximo de personagens possíveis é sempre uma boa pedida, especialmente sabendo que muitos nos darão itens que ajudarão na jornada. Em Legends: Z-A, há um detalhe para saber quando vale a pena interagir com um NPC: se o personagem tiver um balão de fala amarelo sobre a cabeça, significa que conversar com ele renderá alguma recompensa.
Os iniciais de Kalos e Kanto
Ainda no início do jogo, há algumas missões secundárias que tornam possível obter os três Pokémon iniciais de Kalos, que estrearam em Pokémon X e Y: Chespin, Fennekin e Froakie. Essas missões são um pouco mais elaboradas do que outras do começo da aventura, mas vale a pena completá-las para acrescentar um dos monstrinhos à sua equipe. Ao final de cada uma das missões, o Pokémon envolvido será capturado pelo jogador:
- Missão #07 - A Feisty Chespin: derrote três vezes seguidas o Chespin selvagem que está atazanando a personagem;
- Missão #08 - Get Well, Fennekin: colete as raízes na Wild Zone 5 para curar o Fennekin doente (elas estão concentradas na área habitada por vários Venipede e Scolipede);
- Missão #09 - A Challenge from Froakie: complete os três desafios de escalada do Froakie selvagem nas estruturas da Rancine Construction dentro do tempo limite de 30, 40 e 50 segundos, respectivamente (lembre-se que é possível “pular” de uma estrutura para outra ao rolar).
E ainda falando sobre Pokémon iniciais, a cientista Mable nos presenteia com um dos iniciais de Kanto por meio da missão #22 - A Call from Mable. Basta ir ao laboratório e interagir com os monstrinhos. Dessa vez, porém, escolhemos apenas um entre os três.
Pare um pouco para descansar
Nossa última dica é simples, mas essencial: é possível descansar nos bancos espalhados pela cidade. Ao selecionar essa opção, podemos avançar para o dia ou para a noite, pulando o tempo de espera entre cada ciclo. A mecânica é extremamente útil quando precisamos acessar as Battle Zones rapidamente, sem precisar esperar anoitecer. Ou seja, sempre que precisar, descanse!
Revisitando Lumiose City
Essas foram nossas dicas essenciais para um bom início de aventura em Pokémon Legends: Z-A. O jogo está repleto de missões e recompensas, e ter essas dicas em mente pode facilitar muito a exploração em Lumiose. Boa sorte!
E caso tenha outras dicas para novos turistas em Kalos, não deixe de compartilhar conosco, leitor!
Revisão: Vitor Tibério












