Assassin’s Creed Shadows: Ubisoft detalha desafios do port e confirma uso de DLSS e VRR

A versão do Switch 2 roda a 30 FPS em modo portátil e no dock.

em 28/11/2025
A poucos dias do lançamento de Assassin’s Creed Shadows no Nintendo Switch 2, a Ubisoft revelou novos detalhes sobre o processo de adaptação – incluindo a confirmação de DLSS e VRR no console.


Todos os updates estarão incluídos na versão física e digital, com exceção da expansão Claws of Awaji, prevista para fevereiro de 2026. Haverá cross-progression entre plataformas, além de suporte ao touch screen para navegação em menus, mapas e no esconderijo.

Segundo a Ubisoft, trazer um mundo aberto tão grande e detalhado – originalmente desenvolvido para consoles de geração atual – ao Switch 2 exigiu muito esforço técnico. O programador líder do projeto, Bruno, comentou:
“Trazer Shadows ao Switch 2 foi um dos desafios mais difíceis e recompensadores da minha carreira. Tivemos de repensar quase tudo, desde a renderização do mundo até a interação dos sistemas, mantendo a essência do jogo intacta.”
A versão do Switch 2 roda a 30 FPS em modo portátil e no dock. A equipe realizou “meses de trabalho em nível de código” para adaptar a arquitetura do jogo ao hardware da Nintendo. Isso incluiu:
  • Modificação de assets para simplificar aspectos técnicos sem comprometer a experiência;
  • Otimizações específicas para o processador ARM;
  • Redução estratégica de dados de simulação para aliviar a carga do GPU, mantendo fidelidade visual em sistemas de nuvens e tecidos;
  • Uso de um sistema próprio de Global Illumination pré-calculado por razões de memória RAM.
Outros ajustes foram implementados: níveis de detalhe, distância de renderização, resolução de texturas e sistemas de carregamento de elementos. A Ubisoft afirma que a riqueza ambiental foi preservada, mas houve redução de NPCs em áreas muito povoadas para garantir estabilidade.

O jogo utilizará DLSS, que aumenta a resolução final a partir de uma imagem nativa mais baixa, e contará com VRR (Variable Refresh Rate). No modo portátil, o VRR estará ativo para suavizar a sensação de gameplay. Como o modo portátil oferece menos poder gráfico, houve ajustes em qualidade de imagem, distância de renderização e LOD. Assassin’s Creed Shadows será lançado no Nintendo Switch 2 em 2 de dezembro de 2025.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Renzo Raizer
Um entusiasta do universo Nintendo, com especial interesse pelas franquias Pokémon, Mario e The Legend of Zelda. No Nintendo Blast, compartilha notícias, análises, opiniões e curiosidades com um olhar dedicado ao público nintendista, sempre buscando unir informação e paixão pelo mundo dos games.