Pokémon Legends Z-A: o melhor time para a cidade de Lumiose — Edição Feraligatr

Conheça a equipe selecionada para superar todos os desafios da cidade de Lumiose, considerando Feraligatr como Pokémon inicial.

em 06/12/2025



Chegou a vez do último membro do trio de iniciais, Totodile, receber seu melhor time em Pokémon Legends Z-A. Confesso que a montagem da equipe não foi o mais difícil: a presença de Feraligatr no time é o ponto de limitação que mais chama a atenção.

Infelizmente, o ambiente da cidade de Lumiose não é favorável para um inicial do tipo WATER, digamos, controverso. No começo do jogo, há diversas opções melhores, e no final da jornada, é notável a falta de imposição que Feraligatr imprime em outros jogos.

Contudo, temos outros Pokémon no time para colaborar com a jornada e tornar o caminho até o final do jogo mais agradável e com um nível interessante de desafio. A megaevolução do crocodilo é um show à parte, pois lembra a forma de sua versão base, Totodile, além de ser bem chamativa.

Como Legends Z-A segue um padrão diferente da linha principal, os critérios de seleção dos Pokémon sofreram leves alterações para ir ao encontro da proposta; são eles:
  • Os Pokémon selecionados para o melhor time não dependem de trocas para evoluir;
  • Consideramos as técnicas presentes até a batalha final do game, ou seja, movimentos recebidos/encontrados no pós-jogo não serão utilizados.
Sem mais delongas, fique com o melhor time para a cidade de Lumiose, edição Feraligatr. Boa leitura!

Feraligatr

Feraligatr é o “pior” inicial em Legends Z-A. Isso porque seu kit rivaliza com Pokémon mais acessíveis ou que superam suas capacidades com facilidade. Gyarados, por exemplo, é um bom exemplo de superioridade, haja vista que seu golpe forte do tipo WATER físico chega 14 níveis antes do que o crocodilo.

Em termos de evolução e usabilidade, Totodile é um Pokémon do tipo WATER puro e voltado para o lado físico do espectro ofensivo. No entanto, suas primeiras técnicas são da categoria special — Water Gun e Bubble Beam, e apenas no Lv.21 aprende Aqua Jet, que mesmo sendo um golpe físico, é fraco.


Por outro lado, Croconaw atinge sua forma final no Lv.30, o mais rápido do trio de iniciais. Isso ajuda Feraligatr em termos de atributos, pois seu Attack é aumentado de forma substancial, sem falar que é bem provável megaevoluir logo na primeira rodada de Rogue Mega Evolution.

Durante o processo de transformação, Feraligatr adquire o tipo DRAGON, tornando-se extremamente potente e com dois STABs perfeitos para a ofensiva. Liquidation é a melhor opção física do tipo WATER, enquanto Outrage e Dragon Claw são boas opções secundárias.

Para cobertura, podemos alternar entre Crunch, Ice Punch, Earthquake e, ocasionalmente, Aqua Jet pode figurar no período noturno durante o Z-A Royale. Dito isso, a melhor Nature para acompanhar esse moveset é Adamant, assim, Feraligatr terá MUITO dano e pressão ofensiva.

Charizard

De volta ao melhor time, Charizard combina muito bem com Feraligatr, seja ofensivamente ou defensivamente. Para esse time, o melhor aproveitamento é extraído considerando sua forma base e Mega Y, ambos dos tipos FIRE/FLYING.

Desse modo, o “dragão” de fogo é completamente o oposto do crocodilo, ou seja, golpes à longa distância em vez de contato físico. Isso ajuda a manter o equilíbrio ofensivo e para que Charizard não fique tão exposto, já que não é muito defensivo.


Começaremos seu moveset com Fire Blast e Flamethrower como opções de STAB principal e Hurricane (ou Air Slash) para complementar. Com apenas dois tipos, Charizard pode, sozinho, vencer seis Rogue Mega Evolution.

Para complementar seu alcance, Dragon Pulse possui bom uso geral e supera Pokémon do tipo DRAGON resistentes ao tipo FIRE. Hyper Beam é assustadoramente forte nesse jogo, pois pode acertar mais de um Pokémon por vez, e embora tenha um breve momento de recarga, vale muito a pena.

A Nature que otimiza essa combinação é Modest, assim Charizard causará dano de forma consistente em sua versão base, e toneladas de prejuízo ao megaevoluir. Se preferir uma frequência maior de ataques, Timid pode ajudar, porém, há uma redução no dano causado.

Ampharos

Pode parecer estranho, mas Ampharos é muito útil nesta equipe. O tipo ELECTRIC é muito bom na região de Kalos e especialmente em Legends Z-A pelo alto número de Pokémon dos tipos WATER FLYING no começo do jogo.

Mareep está disponível logo na primeira Wild Zone e cobre muito bem as fraquezas de Totodile. As evoluções da ovelha também são um diferencial incrível, pois Flaaffy está disponível a partir do Lv.15 e Ampharos no Lv.30, o mesmo de Feraligatr.

Estatisticamente, Ampharos é um atacante especial (longa distância) e com boa Special Defense. Seus golpes de utilidade também são magníficos, e conta com opções interessantes ao longo de toda jornada, e que serão apresentadas a seguir.


Thunderbolt é um dos golpes mais consistentes da franquia, com potência alta e chance de paralisia. Thunder é a opção mais forte, e Discharge, embora mais fraco, causa dano em área.

Ampharos também pode megaevoluir, recebendo o tipo DRAGON e aumentando massivamente seu Special Attack. Por isso, Dragon Pulse é uma opção consistente. Power Gem, ainda que possua similaridades com o STAB da ovelha, é bom para enfrentar Pokémon dos tipos FIRE ICE.

No departamento de utilidades, Thunder Wave paralisa os adversários 100% das vezes, reduzindo assim a frequência dos ataques. Reflect e Light Screen reduzem os danos causados pelos golpes dos adversários e são muito bons nos estágios finais da aventura.

Quanto às Natures, Ampharos pode adotar uma abordagem ofensiva com Modest ou Bold para uma construção mais defensiva, equilibrando as defesas e ajudando o time em situações complicadas.

Garchomp

Poder bruto nunca é demais, e Garchomp é exemplo disso. O diferencial do tubarão terrestre em relação aos demais Pokémon classificados como pseudo-lendários é o nível de evolução da forma final. Enquanto a grande maioria atinge a forma final no Lv.55, Gabite evolui no Lv.48, habilitando um grande potencial um pouco mais cedo.

Os tipos DRAGON/GROUND são excelentes quando combinados, pois apenas Skarmory é capaz de sobreviver aos dois simultaneamente. O restante dos Pokémon presentes na Pokédex recebe ao menos dano neutro, e isso é incrível do ponto de vista ofensivo.

Sua megaevolução é muito forte nesse jogo, diferente da linha principal em que sua forma base possui mais relevância. Graças ao formato das batalhas em Legends Z-A, Garchomp não precisa cumprir diversas funções, apenas uma: causar toneladas de dano.


Earthquake causa dano ao redor do tubarão e poucos podem sobreviver a dois usos. Outrage e Dragon Rush são perfeitos para aproximar Garchomp de sua presa, facilitando o trabalho de nocautear rapidamente seus adversários.

Iron Tail é perfeito para cobertura de suas fraquezas, e sem o problema de precisão da linha principal. Seu efeito secundário é reduzir a defesa do oponente, logo, Garchomp pode abrir a batalha com esse movimento para garantir o nocaute no próximo golpe.

Outra abordagem possível é a utilização de Garchomp voltado para o Special Attack. Técnicas como Draco Meteor, Earth Power, Flamethrower e Surf são ótimas opções. O calcanhar de Aquiles dessa build é que necessariamente teremos que megaevoluir para causar dano.

Para Natures, Adamant é perfeita para a combinação física e Modest para a de longa distância. Se você gosta de misturar as coisas para ter um pouco de cada, Rash é indicada para combinações mistas.

Lucario

O papel de Lucario na equipe é vencer as fadas que tanto atormentam o restante do grupo. Dos cinco Pokémon presentes, quatro deles podem ter o tipo DRAGON em algum momento. Por isso, também optamos pela escolha de Charizard Y em vez do X.

Disponível nos telhados de Lumiose, Riolu depende do atributo Happiness para evoluir, e com algumas visitas aos cafés espalhados pela cidade. A melhor opção é o Nuovo Café pelo baixo valor das bebidas e acessível desde cedo. Após quatro visitas, poderemos evoluí-lo para Lucario.

Nativamente misto, Lucario se beneficia dos dois atributos ofensivos de maneira magistral. Isso reflete diretamente seu moveset, que pode variar entre totalmente físico, especial ou misto. Esse potencial é elevado ao cubo com sua megaevolução, mantendo os tipos FIGHTING/STEEL e com bastante potência.


Caso opte por golpes diretos, Close Combat, Iron Tail, Extreme Speed e Ice Punch são muito bons juntos. Crunch e Bullet Punch são situacionais e podem aparecer em momentos de necessidade durante o Z-A Royale.

Agora, caso seu perfil seja à distância, Aura Sphere, Flash Cannon, Shadow Ball e Dragon Pulse entregam de forma satisfatória. Nasty Plot aumenta temporariamente seu Special Attack em dois níveis e é ótimo para batalhas em que a cobertura não é importante.

Para combinações mistas, não há uma fórmula exata e depende muito da batalha em questão. Contra Rogue Mega Altaria, por exemplo, Iron Tail não é bom, pois o passarinho nuvem voa acima do alcance terrestre, logo Flash Cannon é melhor.

Suas opções de Nature são similares às de Garchomp: Adamant para dano físico, Modest para dano à distância. Para as versões mistas, tanto Rash como Naughty podem ser usadas e dependem da técnica mais forte para ratificar a opção.

Opcionais

Froslass

A dama de gelo novamente aparece como opcional e muito boa para completar uma equipe de seis integrantes. Os tipos ICE/GHOST são muito fortes por si só, e quando combinados com o restante da equipe, formam um grupo coeso e pronto para encarar qualquer desafio, ainda mais considerando a megaevolução e seus aprimoramentos em Special Attack, Special Defense e Speed.

Gardevoir

Outro Pokémon que possui utilidade tanto em sua forma base como na megaevolução. Dos tipos PSYCHIC/FAIRY, Ralts pode ser obtido bem cedo no jogo, e ao lado de Feraligatr e Ampharos, atinge seu pico de poder inicial no Lv.30, ou seja, ao considerarmos o Pokémon abraço, metade do time alcança o estágio evolutivo final no mesmo nível.

Camerupt

Alternativa para o lugar de Charizard, Camerupt faz praticamente a mesma coisa, porém, bem mais lento. Dos tipos FIRE/GROUND, o camelo vulcão está disponível relativamente cedo na Wild Zone 8, e sua mega pedra faz parte da primeira rotação de Rogue Mega Evolution, logo, é bem provável que possa ser usada para enfrentar Victreebel.

Pidgeot

Mega Pidgeot é o exemplo clássico de como um Pokémon deveria ser desde o início. A ave é símbolo da primeira geração e possui um enorme carinho entre os fãs, até deste que vos escreve. Com Special Attack alto, Speed avassaladora e golpes variados, Pidgeot é de bom uso geral e se aproveita da combinação NORMAL/FLYING muito bem.

Melhores times Legends Z-A

Melhor time Legends Z-A: Feraligatr



Melhor time Legends Z-A: Apenas Pokémon de Kalos (Em Breve)
A ideia dessa equipe é operar em duas frentes: ofensivamente, com cobertura e poder de fogo, e também na defesa, com cada Pokémon suprindo a necessidade de um colega, mitigando assim o dano recebido.

Além disso, como todos podem megaevoluir, sempre teremos uma alternativa contra os desafios propostos pelo jogo, sem falar na praticidade e agilidade de obtenção dos integrantes.

E você, leitor, o que achou da equipe? Acredita que algum Pokémon selecionado esteja sobrando ou que ficou de fora e merecia atenção? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!
Revisão: Cristiane Amarante
Siga o Blast nas Redes Sociais
Victor Hugo Carreta
Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).