Chegou a vez do último membro do trio de iniciais, Totodile, receber seu melhor time em Pokémon Legends Z-A. Confesso que a montagem da equipe não foi o mais difícil: a presença de Feraligatr no time é o ponto de limitação que mais chama a atenção.
Infelizmente, o ambiente da cidade de Lumiose não é favorável para um inicial do tipo WATER, digamos, controverso. No começo do jogo, há diversas opções melhores, e no final da jornada, é notável a falta de imposição que Feraligatr imprime em outros jogos.
Contudo, temos outros Pokémon no time para colaborar com a jornada e tornar o caminho até o final do jogo mais agradável e com um nível interessante de desafio. A megaevolução do crocodilo é um show à parte, pois lembra a forma de sua versão base, Totodile, além de ser bem chamativa.
Como Legends Z-A segue um padrão diferente da linha principal, os critérios de seleção dos Pokémon sofreram leves alterações para ir ao encontro da proposta; são eles:
- Os Pokémon selecionados para o melhor time não dependem de trocas para evoluir;
- Consideramos as técnicas presentes até a batalha final do game, ou seja, movimentos recebidos/encontrados no pós-jogo não serão utilizados.
Sem mais delongas, fique com o melhor time para a cidade de Lumiose, edição Feraligatr. Boa leitura!
Feraligatr
Feraligatr é o “pior” inicial em Legends Z-A. Isso porque seu kit rivaliza com Pokémon mais acessíveis ou que superam suas capacidades com facilidade. Gyarados, por exemplo, é um bom exemplo de superioridade, haja vista que seu golpe forte do tipo WATER físico chega 14 níveis antes do que o crocodilo.
Em termos de evolução e usabilidade, Totodile é um Pokémon do tipo WATER puro e voltado para o lado físico do espectro ofensivo. No entanto, suas primeiras técnicas são da categoria special — Water Gun e Bubble Beam, e apenas no Lv.21 aprende Aqua Jet, que mesmo sendo um golpe físico, é fraco.
Por outro lado, Croconaw atinge sua forma final no Lv.30, o mais rápido do trio de iniciais. Isso ajuda Feraligatr em termos de atributos, pois seu Attack é aumentado de forma substancial, sem falar que é bem provável megaevoluir logo na primeira rodada de Rogue Mega Evolution.
Durante o processo de transformação, Feraligatr adquire o tipo DRAGON, tornando-se extremamente potente e com dois STABs perfeitos para a ofensiva. Liquidation é a melhor opção física do tipo WATER, enquanto Outrage e Dragon Claw são boas opções secundárias.
Para cobertura, podemos alternar entre Crunch, Ice Punch, Earthquake e, ocasionalmente, Aqua Jet pode figurar no período noturno durante o Z-A Royale. Dito isso, a melhor Nature para acompanhar esse moveset é Adamant, assim, Feraligatr terá MUITO dano e pressão ofensiva.
Charizard
De volta ao melhor time, Charizard combina muito bem com Feraligatr, seja ofensivamente ou defensivamente. Para esse time, o melhor aproveitamento é extraído considerando sua forma base e Mega Y, ambos dos tipos FIRE/FLYING.
Desse modo, o “dragão” de fogo é completamente o oposto do crocodilo, ou seja, golpes à longa distância em vez de contato físico. Isso ajuda a manter o equilíbrio ofensivo e para que Charizard não fique tão exposto, já que não é muito defensivo.
Começaremos seu moveset com Fire Blast e Flamethrower como opções de STAB principal e Hurricane (ou Air Slash) para complementar. Com apenas dois tipos, Charizard pode, sozinho, vencer seis Rogue Mega Evolution.
Para complementar seu alcance, Dragon Pulse possui bom uso geral e supera Pokémon do tipo DRAGON resistentes ao tipo FIRE. Hyper Beam é assustadoramente forte nesse jogo, pois pode acertar mais de um Pokémon por vez, e embora tenha um breve momento de recarga, vale muito a pena.
A Nature que otimiza essa combinação é Modest, assim Charizard causará dano de forma consistente em sua versão base, e toneladas de prejuízo ao megaevoluir. Se preferir uma frequência maior de ataques, Timid pode ajudar, porém, há uma redução no dano causado.
Ampharos
Pode parecer estranho, mas Ampharos é muito útil nesta equipe. O tipo ELECTRIC é muito bom na região de Kalos e especialmente em Legends Z-A pelo alto número de Pokémon dos tipos WATER e FLYING no começo do jogo.
Mareep está disponível logo na primeira Wild Zone e cobre muito bem as fraquezas de Totodile. As evoluções da ovelha também são um diferencial incrível, pois Flaaffy está disponível a partir do Lv.15 e Ampharos no Lv.30, o mesmo de Feraligatr.
Estatisticamente, Ampharos é um atacante especial (longa distância) e com boa Special Defense. Seus golpes de utilidade também são magníficos, e conta com opções interessantes ao longo de toda jornada, e que serão apresentadas a seguir.
Thunderbolt é um dos golpes mais consistentes da franquia, com potência alta e chance de paralisia. Thunder é a opção mais forte, e Discharge, embora mais fraco, causa dano em área.
Ampharos também pode megaevoluir, recebendo o tipo DRAGON e aumentando massivamente seu Special Attack. Por isso, Dragon Pulse é uma opção consistente. Power Gem, ainda que possua similaridades com o STAB da ovelha, é bom para enfrentar Pokémon dos tipos FIRE e ICE.
No departamento de utilidades, Thunder Wave paralisa os adversários 100% das vezes, reduzindo assim a frequência dos ataques. Reflect e Light Screen reduzem os danos causados pelos golpes dos adversários e são muito bons nos estágios finais da aventura.
Quanto às Natures, Ampharos pode adotar uma abordagem ofensiva com Modest ou Bold para uma construção mais defensiva, equilibrando as defesas e ajudando o time em situações complicadas.
Garchomp
Poder bruto nunca é demais, e Garchomp é exemplo disso. O diferencial do tubarão terrestre em relação aos demais Pokémon classificados como pseudo-lendários é o nível de evolução da forma final. Enquanto a grande maioria atinge a forma final no Lv.55, Gabite evolui no Lv.48, habilitando um grande potencial um pouco mais cedo.
Os tipos DRAGON/GROUND são excelentes quando combinados, pois apenas Skarmory é capaz de sobreviver aos dois simultaneamente. O restante dos Pokémon presentes na Pokédex recebe ao menos dano neutro, e isso é incrível do ponto de vista ofensivo.
Sua megaevolução é muito forte nesse jogo, diferente da linha principal em que sua forma base possui mais relevância. Graças ao formato das batalhas em Legends Z-A, Garchomp não precisa cumprir diversas funções, apenas uma: causar toneladas de dano.
Earthquake causa dano ao redor do tubarão e poucos podem sobreviver a dois usos. Outrage e Dragon Rush são perfeitos para aproximar Garchomp de sua presa, facilitando o trabalho de nocautear rapidamente seus adversários.
Iron Tail é perfeito para cobertura de suas fraquezas, e sem o problema de precisão da linha principal. Seu efeito secundário é reduzir a defesa do oponente, logo, Garchomp pode abrir a batalha com esse movimento para garantir o nocaute no próximo golpe.
Outra abordagem possível é a utilização de Garchomp voltado para o Special Attack. Técnicas como Draco Meteor, Earth Power, Flamethrower e Surf são ótimas opções. O calcanhar de Aquiles dessa build é que necessariamente teremos que megaevoluir para causar dano.
Para Natures, Adamant é perfeita para a combinação física e Modest para a de longa distância. Se você gosta de misturar as coisas para ter um pouco de cada, Rash é indicada para combinações mistas.
Lucario
O papel de Lucario na equipe é vencer as fadas que tanto atormentam o restante do grupo. Dos cinco Pokémon presentes, quatro deles podem ter o tipo DRAGON em algum momento. Por isso, também optamos pela escolha de Charizard Y em vez do X.
Disponível nos telhados de Lumiose, Riolu depende do atributo Happiness para evoluir, e com algumas visitas aos cafés espalhados pela cidade. A melhor opção é o Nuovo Café pelo baixo valor das bebidas e acessível desde cedo. Após quatro visitas, poderemos evoluí-lo para Lucario.
Nativamente misto, Lucario se beneficia dos dois atributos ofensivos de maneira magistral. Isso reflete diretamente seu moveset, que pode variar entre totalmente físico, especial ou misto. Esse potencial é elevado ao cubo com sua megaevolução, mantendo os tipos FIGHTING/STEEL e com bastante potência.
Caso opte por golpes diretos, Close Combat, Iron Tail, Extreme Speed e Ice Punch são muito bons juntos. Crunch e Bullet Punch são situacionais e podem aparecer em momentos de necessidade durante o Z-A Royale.
Agora, caso seu perfil seja à distância, Aura Sphere, Flash Cannon, Shadow Ball e Dragon Pulse entregam de forma satisfatória. Nasty Plot aumenta temporariamente seu Special Attack em dois níveis e é ótimo para batalhas em que a cobertura não é importante.
Para combinações mistas, não há uma fórmula exata e depende muito da batalha em questão. Contra Rogue Mega Altaria, por exemplo, Iron Tail não é bom, pois o passarinho nuvem voa acima do alcance terrestre, logo Flash Cannon é melhor.
Suas opções de Nature são similares às de Garchomp: Adamant para dano físico, Modest para dano à distância. Para as versões mistas, tanto Rash como Naughty podem ser usadas e dependem da técnica mais forte para ratificar a opção.
Opcionais
Froslass
A dama de gelo novamente aparece como opcional e muito boa para completar uma equipe de seis integrantes. Os tipos ICE/GHOST são muito fortes por si só, e quando combinados com o restante da equipe, formam um grupo coeso e pronto para encarar qualquer desafio, ainda mais considerando a megaevolução e seus aprimoramentos em Special Attack, Special Defense e Speed.
Gardevoir
Outro Pokémon que possui utilidade tanto em sua forma base como na megaevolução. Dos tipos PSYCHIC/FAIRY, Ralts pode ser obtido bem cedo no jogo, e ao lado de Feraligatr e Ampharos, atinge seu pico de poder inicial no Lv.30, ou seja, ao considerarmos o Pokémon abraço, metade do time alcança o estágio evolutivo final no mesmo nível.
Camerupt
Alternativa para o lugar de Charizard, Camerupt faz praticamente a mesma coisa, porém, bem mais lento. Dos tipos FIRE/GROUND, o camelo vulcão está disponível relativamente cedo na Wild Zone 8, e sua mega pedra faz parte da primeira rotação de Rogue Mega Evolution, logo, é bem provável que possa ser usada para enfrentar Victreebel.
Pidgeot
Mega Pidgeot é o exemplo clássico de como um Pokémon deveria ser desde o início. A ave é símbolo da primeira geração e possui um enorme carinho entre os fãs, até deste que vos escreve. Com Special Attack alto, Speed avassaladora e golpes variados, Pidgeot é de bom uso geral e se aproveita da combinação NORMAL/FLYING muito bem.
Melhores times Legends Z-A
Melhor time Legends Z-A: Feraligatr
Melhor time Legends Z-A: Apenas Pokémon de Kalos (Em Breve)
A ideia dessa equipe é operar em duas frentes: ofensivamente, com cobertura e poder de fogo, e também na defesa, com cada Pokémon suprindo a necessidade de um colega, mitigando assim o dano recebido.Além disso, como todos podem megaevoluir, sempre teremos uma alternativa contra os desafios propostos pelo jogo, sem falar na praticidade e agilidade de obtenção dos integrantes.E você, leitor, o que achou da equipe? Acredita que algum Pokémon selecionado esteja sobrando ou que ficou de fora e merecia atenção? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!
Revisão: Cristiane Amarante



















