Finalmente Meganium ganhou o destaque que merece. Antes de Pokémon Legends Z-A receber as atualizações pré-lançamento, fizemos um texto com os possíveis escolhidos para compor o trio de iniciais, e embora Chikorita não tenha sido a primeira opção, estava como alternativa.
No final, Chikorita acabou integrando o trio, e sua forma final, Meganium, foi agraciada com uma megaevolução. O visual pode não ter agradado a todos, mas os atributos são outro departamento.
Em sua essência, Meganium é um Pokémon defensivo mas o tipo GRASS possui muitas fraquezas. Sua geração de origem, Johto, não foi nada gentil, pois seu tipo não possui vantagem direta contra nenhum ginásio. Por isso, é considerada pela comunidade como o pior Pokémon inicial de todos os tempos.
Nada como alguns anos para mudar essa imagem, não é mesmo? O desempenho de Meganium é incrível em Legends Z-A, a ponto de rivalizar com Emboar pelo posto de melhor inicial. Mesmo não conquistando o primeiro lugar, vale muito considerá-la.
Caso esta seja sua primeira vez, o melhor time é composto pelos Pokémon que, quando combinados, são capazes de superar todos os desafios propostos: Z-A Royale, Rogue Mega Evolution e rivais.
Como Legends Z-A segue um padrão diferente da linha principal, os critérios de seleção dos Pokémon sofreram leves alterações para ir ao encontro da proposta; são eles:
- Os Pokémon selecionados para o melhor time não dependem de trocas para evoluir;
- Consideramos as técnicas presentes até a batalha final do game, ou seja, movimentos recebidos/encontrados no pós-jogo não serão utilizados.
Sem mais delongas, fique com o melhor time para a cidade de Lumiose — edição Meganium. Boa leitura!
Meganium
Longe das falhas nas gerações anteriores, Meganium chegou impondo respeito. O tipo GRASS puro de modo geral não é tão atrativo. Porém, em Lumiose, as coisas são diferentes. Assim que Chikorita se torna Bayleef, aprende Razor Leaf, a técnica mais forte entre as aprendidas pelas formas intermediárias dos iniciais ao evoluir, pois recebe STAB e chance de crítico elevada.
Ao megaevoluir, o Pokémon erva recebe o tipo FAIRY, e não há tipo melhor para Meganium do que esse. Ainda que a fraqueza para o tipo POISON seja aumentada, a imunidade ao tipo DRAGON e todas as vantagens proporcionadas pelo tipo FAIRY valem muito mais.
Os atributos de sua forma mega são avassaladores: 143 pontos no Special Attack transformam Meganium em um canhão potente e que sobrevive muito tempo em campo. Muito dessa sobrevivência está relacionada com a técnica Giga Drain.
A fim de aproveitar o máximo de nosso inicial, montamos um moveset perfeito para qualquer ponto do jogo. Dazzling Gleam recebe STAB, e embora seja de curto alcance, pode aproveitar a aproximação exigida por Giga Drain, que possui basicamente a mesma área de ação.
Energy Ball ou Solar Beam são as opções secundárias de STAB, e podem ser usadas em momentos distintos: caso opte pela megaevolução, o raio solar possui vantagem pelo acréscimo de dano bruto. Agora, se a ideia é manter Meganium em sua forma base, a bola de energia é mais responsiva.
Earth Power e Hyper Beam são opções situacionais e podem revezar o último espaço disponível. Um ponto extra da primeira técnica é a possível redução de Special Defense, o mesmo efeito de outra técnica presente, Energy Ball.
No departamento de Natures, Modest é sem sombra de dúvida a melhor opção para aproveitar o Special Attack massivo de sua megaevolução, e também para acrescentar um pouco de dano em sua forma base.
Charizard
Gostos pessoais à parte, Charizard é perfeito para Meganium pois os tipos FIRE/FLYING combinam muito bem com o tipo GRASS. Quando acrescentamos a possibilidade de megaevolução dupla para as formas X ou Y, temos em mãos um Pokémon capaz de lidar com muitos adversários praticamente sozinho.
De perfil ofensivo, Charizard se beneficia da dominância do tipo FIRE na cidade de Lumiose. Assim como ocorre com Gyarados, o tipo FLYING contribui defensivamente e pode ser usado para o ataque ocasionalmente.
Pensando nisso, o moveset de Charizard possui duas variações: físico para aproveitar exclusivamente sua megaevolução X ou especial para ir ao encontro da forma Y.
Mega X
Temporariamente assume os tipos FIRE/DRAGON. Flare Blitz é potente e dizima as barras de vida. Quando pareado com Outrage, dificilmente um adversário irá sobreviver. Dragon Rush é ótimo para se aproximar dos adversários e torna Charizard brevemente imune a dano durante a animação.
Opções de cobertura como Earthquake, Thunder Punch e Iron Tail podem ocupar o último espaço, embora uma segunda opção de STAB como Fire Punch ou Fly são completamente viáveis. A melhor Nature para essa combinação é Adamant, amplificando o dano de forma exponencial.
Mega Y
Mantém os tipos FIRE/FLYING da forma base. Fire Blast causa muito dano e possui um bom alcance. Hurricane também recebe STAB e pode aplicar confusão nos adversários. Air Slash é um pouco mais fraco e pode ser usado em conjunto.
Suas opções de cobertura são menores, porém, não menos eficazes. Hyper Beam e Overheat são ótimos para finalizar os combates, assim, seus efeitos negativos não comprometem. Dragon Pulse, mesmo sem STAB, causa um bom dano. Opte pela Nature Modest para essa variação.
Starmie
Completando a combinação GRASS/FIRE/WATER, Starmie é simplesmente incrível. Rápida, ótimas defesas, dominante ofensivamente com sua cobertura infinita…isso sem falar de sua megaevolução. O tipo PSYCHIC também contribui de maneira satisfatória e agrega na defesa.
Dentre todas as transformações, Starmie foi a que mais recebeu pontos extras. Tradicionalmente, as megaevoluções ganham 100 pontos de base total, divididos entre todos os atributos, com a exceção do HP. Starmie, por outro lado, recebeu 140 pontos, ou seja, 40 a mais do que o padrão.
Por incrível que pareça, grande parte desse acréscimo foi concedido para o ataque físico da estrela, indo ao encontro de sua forma humanoide. Desse modo, Starmie deixa de ser um Pokémon exclusivamente de longa distância para assumir a postura de um atacante misto.
Sendo assim, seu moveset foi desenvolvido para extrair o melhor dos dois mundos. Liquidation é a opção física e pode reduzir a defesa. Hydro Pump causa dano à distância e oblitera tudo à sua frente. Psychic recebe STAB e pode reduzir a Special Defense do alvo, enquanto que Zen Headbutt causa dano físico.
Com seu vasto movepool, as opções de cobertura são diversas: Thunderbolt, Ice Beam, Flash Cannon, Double-Edge, Dazzling Gleam, Power Gem…a lista é longa. Perceba que Starmie pode adotar três abordagens distintas: totalmente físico, completamente especial ou mista.
Levando isso em consideração, há três possíveis Natures: Adamant para perfil físico e Modest para longa distância. Como suas defesas são iguais, a escolha pela nature Mild para a configuração mista leva vantagem pela potência dos golpes especiais em relação aos físicos.
Garchomp
Revendo os melhores times, Garchomp está presente na maioria esmagadora. E não é para menos. Os tipos DRAGON/GROUNDcombinados são praticamente imbatíveis, já que as resistências de um são remediadas pelo outro, mesmo sem causar dano superefetivo.
Por ser um Pokémon classificado como pseudo lendário, as bases totais de Garchomp naturalmente são elevadas, e isso é potencializado ainda mais com sua megaevolução. Como não há mudança de tipos e os atributos ofensivos são aumentados drasticamente, sua função se mantém.
Earthquake e Bulldoze causam dano em área e podem ser usados em conjunto. Outrage carrega rapidamente e causa um bom dano no geral. Dragon Rush deixa Garchomp brevemente imune a dano durante a animação, além de aproximar o tubarão de seu alvo.
Por conta da mecânica de batalha ser de ação e não em turnos, certos Pokémon, como o próprio Garchomp, beneficiam-se de dois ou três golpes de STAB e apenas um de cobertura, assim, caso o primeiro acerto não tenha força para nocautear, não teremos que aguardar a próxima rotação de recarga para finalizar a batalha.
Swords Dance dobra o Attack de Garchomp temporariamente e é ótimo contra adversários especialistas em um determinado tipo, assim teremos mais espaço para encaixar técnicas de STAB. Para cobertura de dano, Iron Tail é recomendado por ser capaz de vencer Pokémon dos tipos FAIRY e ICE ao mesmo tempo.
Quanto à Nature, Adamant é preferível para se obter o máximo de dano possível, já que Garchomp é bem rápido. Jolly, por outro lado, permite uma cadência maior nos ataques, e em virtude de Swords Dance, não há tanta diferença do poder ofensivo.
Lucario
O chacal de Sinnoh é perfeito para completar o time. Com ele na equipe, temos as duas combinações mais potentes do jogo. Assim como os tipos do trio de iniciais formam um pedra-papel-tesoura, os tipos STEEL/DRAGON/FAIRYoperam de maneira similar.
Dos tipos FIGHTING/STEEL, Lucario é um atacante misto de potência devastadora. Não importa qual espectro ofensivo, o chacal será dominante. Esse potencial é melhorado com sua megaevolução, pois mantém os tipos e acrescenta um fator decisivo: a velocidade.
Em Legends Z-A, a frequência dos ataques é decidida pela velocidade, portanto, quanto mais rápido um Pokémon for, mais ataques “por turno” serão lançados, ou seja, o intervalo entre cada movimento é menor.
Tendo esses pontos em mente, o moveset de Lucario será composto por Aura Sphere e Close Combat para STAB e alto potencial de dano. Ambos recebem STAB e podem ser usados de forma seguida ou separada.
Extreme Speed é ótimo para iniciar batalhas à noite por conta da velocidade da animação ser mais rápida. Durante os embates, pode finalizar adversários com pouco HP após seus golpes mais fortes. Por fim, Ice Punch ou Flash Cannon são opções viáveis.
Como Lucario é bom nos dois atributos ofensivos, a escolha de Nature depende da configuração: Adamant ou Naughty para combinações que priorizam dano físico, e Modest ou Rash para longa distância.
Opcionais
Ampharos
Excelente opção para complementar a equipe e ocupar a sexta vaga. Ampharos pode ser obtida ainda na primeira Wild Zone como Mareep e contribui defensivamente ao lado de Chikorita. Puramente do tipo ELECTRIC, sua fraqueza é resistida pelo inicial, e ao megaevoluir recebe o tipo DRAGON, completando o tipo FAIRY perfeitamente.
Scrafty
Alternativa para o lugar de Lucario, Scrafty recebeu uma megaevolução poderosa, combinando ataque e defesa de forma satisfatória. Dos tipos FIGHTING/DARK, o lutador pode ser obtido nos telhados de Lumiose, similar a Riolu. O ponto negativo é que demora um pouco para evoluir (Lv.37) e sua megaevolução está disponível somente após a missão principal #31.
Clefable
O Pokémon fada é uma boa opção para ter o tipo FAIRY de imediato sem a necessidade de megaevoluir. Clefable é muito bem balanceada em sua forma base e pode desempenhar diversas funções. Ao megaevoluir, há um aumento expressivo de Special Attack e o tipo FLYING é adicionado, aumentando a cobertura ofensiva e potencial defensivo.
Melhores times Legends Z-A
A ideia dessa equipe é operar em duas frentes: ofensivamente com cobertura e poder de fogo, e também na defesa, com cada Pokémon suprindo a necessidade de um colega, mitigando assim o dano recebido.Além disso, como todos podem megaevoluir, sempre teremos uma alternativa contra os desafios propostos pelo jogo, sem falar na praticidade e agilidade de obtenção dos integrantes.E você, leitor, o que achou da equipe? Acredita que algum Pokémon selecionado esteja sobrando ou que ficou de fora e merecia atenção? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!
Revisão: Vitor Tibério



















