Outer N: É hora de morfar!

Olá amigos do Nintendo Blast! Meu nome é Andre " Ryunoken " Santos e a partir de hoje estarei contribuíndo com o blog, provavelme... (por Andre Santos em 08/07/2009, via Nintendo Blast)

Olá amigos do Nintendo Blast!

Meu nome é Andre "Ryunoken" Santos e a partir de hoje estarei contribuíndo com o blog, provavelmente a cada quinzena, com a coluna Outer N. Atualmente eu escrevo em mais dois blogs: A Espada do Dragão, meu blog pessoal, onde trato de assuntos nerdcore em geral, e Warpzona, onde juntamente com uma equipe muito competente (na minha opinião) escrevemos sobre videogames, onde publico meu videocast, o Warp TV e onde as matérias que eu escrever por aqui serão replicadas, após um delay básico, é claro.

A proposta da coluna Outer N é mostrar algumas facetas obscuras da Big N: Acessórios que não deram certo ou nem chegaram a ver a luz do dia; franquias mortas, promissoras ou não; jogos que não chegaram ao ocidente, ou que chegaram e não fizeram a mínima diferença; curiosidades sobre a sua empresa favorita e fatos que talvez você, fã ardoroso, tenha deixado passar.

Pra não ficar só na apresentação eu vou aproveitar e contar uma historinha que me aconteceu na flor da minha juventude, quando as minhas maiores preocupações eram esperar a sexta-feira e escolher quais cartuchos de nintendinho eu iria alugar para o fim de semana. Pois bem, no ano de 1993 foi decretado o começo do fim para todos os fãs de Tokusatsu (literalmente, efeitos especiais em japonês), também conhecidos como Live Action, febre no Brasil alguns anos antes que teve no País alguns fortes representantes, dentre os quais Changeman, Jaspion e Jiraya. A alcunha do algoz do gênero no ocidente era uma só: Power Rangers.

Explico: Power Rangers é feito utilizando como base os seriados de Super Sentai japoneses (cinco jovens coloridos liderados pelo vermelho, lembra? Changeman, Flashman, Maskman, etc...) que são lançados anualmente no Japão. Começando por Jyuranger (Zyuranger, o Esquadrão Dinossauro), todos os Sentai japoneses foram transformados pela Saban em temporadas de Power Rangers americanos, ano após ano, aproveitando-se apenas as cenas de luta. E impedindo, contratualmente, que os Tokusatsus originais fossem lançados juntamente com a "nova" série.

Mas o que isso tem a ver com Nintendinho? Explico novamente: Ainda em 1993, quando os Power Rangers ainda nem tinham estreado por aqui, eis que surge na Imagem Vídeo Clube um joguinho de plataforma novo para o Nintendinho (ou Dynavision, ou Phantom System, ou Top Game no meu caso...) com um nome bastante conhecido: Changeman. Joguei e terminei o simpático joguinho que me remetia a bons tempos, porém sabia que não se tratava de Changeman. Somente um ano depois cantei a pedra para a moça da locadora, que atualizou o catalogo: O jogo, agora sucesso de locação, chamava-se Power Rangers.

A história não teria nada demais, enfim: Dezenas de jogos dos Mighty Morphin Power Rangers seriam lançados para os sistemas Nintendo (ou não), alguns bons, outros ruins. Porém nunca um jogo deles foi lançado oficialmente para o NES no ocidente. Aquele jogo era Kyouryu Sentai Zyuranger, lançado pela Angel Studios em 1992 no japão, e que tinha chegado as minhas mãos como Changeman um ano antes da estreia dos Power Rangers por aqui, graças aos milagres da pirataria, naquele tempo uma coisa mais romântica, e apenas o embrião do monstro que veio a se tornar. Jogo que, por sorte, mantinha todos os elementos de Power Rangers (ou será o contrário?), inclusive a última chefe Bandora, conhecida por aqui como Rita Repulsa, pois naquele tempo não se alterava tanto a série original como agora (quem diria que podia piorar?).

O jogo era uma emulação da simulação do original, assim como a própria série Power Rangers é de todos os Sentai que assassina anualmente, e que agora castiga os Masked Riders (Kamen Rider, conhece?).

Mas tudo muda, não é mesmo? Como diriam os Zyuran... Aham, Power Rangers: É hora de morfar!



Conheça ryunoken.wordpress.com e warpzona.wordpress.com
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Gostaria q vc falasse de Mother/EarthBound q pelo jeito não terá mais um jogo ^^

    ResponderExcluir
  2. roger messias08/07/2009, 11:24

    poderia falar mais de jogos que foram port para nintendinho

    ResponderExcluir
  3. podia ter falado mesmo mas seja bem vindo começou bem!

    ResponderExcluir
  4. Opa galera, valeu pela recepção, vamos sugerir pautas para a coluna que eu vou anotando. Anônimo, se quiser da uma conferida no Warpzona que o Barry fez uma série de matérias fantásticas sobre Mother!

    ResponderExcluir
  5. é... essa gurizada de hj não sabe oq é bom... infância corrompida, mas existe uma luz no fim do tunel, devido a apresentação de uma série sentai legitima, td bem q são meio infantis, mas já é o começo.
    Em relação a sua coluna, não conheço pessoa mais indicada para escreve-la. Com certeza vai ser uma *%&$¨#* coluna. Boa sorte Old Friend!!!

    ResponderExcluir
  6. caraca,eu pirava muuuuuuuuuito com esse power rangers de SNES

    ResponderExcluir
  7. adorava a primeira temporada dos power rangers!!

    HORA DE MORFAR!!!!
    Mastodonte, Piterodátilo, Tricerátops, Tigre Dente de Sabre, Tiranossauro...

    Ainda tinha o Tommy, mas esqueci o dinossuaro dele... alguem lembra???

    ResponderExcluir
  8. Belo artigo! Você poderia falar do star fox 2, q acabou não lançando

    ResponderExcluir
  9. Caramba, muito bom o artigo. Não sabia desse ocorrido ai não. Pior mesmo é o Kamen Rider que tá passando na globo pela manhã que em nada tem a ver com o original :P

    ResponderExcluir
  10. Finalmente consegui postar!

    Lembra daquele Dragon Power, um Dragon Ball requentado pra americano do NES que eu falei há um tempo atrás (http://warpzona.wordpress.com/2008/11/06/curiosidade/)? Consegui comprar o cartucho original!

    Se isso é bom ou ruim, não sei.

    ResponderExcluir
  11. Cedriwn Johan11/07/2009, 12:43

    Eu já sabia que os sentais que vinha do japão acabavam por se tornar power rangers, mas ainda tinha umas dúvidas sobre o assunto ;D

    *Esperando pela próxina Outer N (y)*

    ResponderExcluir
  12. Saudades de Changeman, Flashman, Maskman e todos os grandes sentais exibidos no Brasil nos anos 80 e 90. Power Rangers é uma desgraça...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google