Nintendo Chronicle

Nintendo Chronicle #7: a consagração do eterno highlander da Big N

No nosso último Nintendo Chronicle vimos como e sob quais circunstâncias o SNES foi lançado. Na coluna de hoje destacaremos o que lev... (por Jones Oliveira em 06/08/2009, via Nintendo Blast)

nc_banner

No nosso último Nintendo Chronicle vimos como e sob quais circunstâncias o SNES foi lançado. Na coluna de hoje destacaremos o que levou um console que foi feito praticamente às pressas a se tornar um dos mais queridos e consagrados de todos os tempos.

 

As dificuldades continuam

SuperFamicom--article_image O Super Famicom (Family Computer, como o SNES foi chamado no Japão) desde o início foi pensado como um console para a família – seus jogos foram pensados para divertirem todos de todas as idades, quer fossem crianças com seus 4 anos e muita vontade de se divertir, quer fossem pessoas mais maduras que gostassem de mais desafios. Com essa proposta, que podemos dizer ser nova para a época, a Nintendo não encontrou dificuldades para vender o console na terra do sol nascente – faltaram consoles nas lojas e reza a lenda que até mesmo os membros da Yakuza, famoso grupo de mafiosos japoneses, tentaram roubar os consoles.super_nintendo_entertainment_system

Entretanto, nos Estados Unidos a situação foi diferente. A Nintendo teve dificuldades para emplacar o console, rebatizado de Super Nintendo – seu preço era considerado alto (US$199,00 – 50 à mais que o Mega Drive) e não havia retrocompatibilidade com o NES, o que era visto com maus olhos. Além disso, a biblioteca de jogos ainda não era tão variada – haviam apenas algumas dezenas de jogos disponíveis – e seu hardware era inferior ao do console da Sega, o qual já era bastante popular à época. Para completar, o lançamento oficial foi mais desorganizado que qualquer coisa – enquanto algumas lojas tinham consoles demais, outras sequer os receberam.

Tirando a Europa, que recebeu seu primeiro “exemplar” oficial do Super Nintendo somente após 2 anos de lançamento no Japão, e portanto já contava com uma enorme quantidade de jogos, qualquer pessoa pode pensar que o Super Nintendo tinha tudo pra ser um fracasso sem precedentes! Mas não foi isso que aconteceu.

 

Diferenciais

Apesar de todas as dificuldades, a Nintendo tinha suas cartas na manga para fazer com que o Super Nintendo triunfasse. Uma delas, sem dúvidas, era o poder de processamento gráfico que o console possuia. Para compensar o processador extremamente lento, a equipe caprichou nos processador gráfico que nos presenteava com nada mais nada menos que 32 mil cores, sendo 256 delas simultâneas na tela – uma explosão de cores na tela! – e resoluções de até 512x478 pixels. Além do mais, só o Super Nintendo era capaz de produzir efeitos de zoom, rotação e transparência.

Pilotwings_SNES A exploração de tal recurso foi essencial para que a Nintendo “pescasse” os jogadores mais apegados a gráficos. Os próprios jogos de lançamento do console faziam isso muito bem: F-Zero explorava e encantava com o pseudo-tridimensionalismo dos seus gráficos, enquanto Super Mario World saltava aos olhos de qualquer um que o visse pela enorme quantidade de cores na tela. Logo em seguida vieram Pilotwings, Sim City, Super Mario Kart e tantos outros.

Com jogos cada vez mais caprichados, o Super Nintendo forçava a concorrência a lançar periféricos esquisitos que deixavam o console extremamente cavernoso na tentativa de obter melhores resultados – todos falharam. Nos idos de 1992, a Nintendo atraia cada vez mais softhouses que desenvolviam tanto para o Super Nintendo quanto para o Mega Drive – e isso às vezes contribuia para que se percebesse o quão os dois consoles estavam se distanciando um do outro.SimCity%202000_5

E mesmo que o Super Nintendo tivesse atingido seu potencial pleno de vendas e entretenimento, e que muita gente pensasse que o console não tivesse mais para onde ir com a chegada dos consoles 32-bits, eis que a Big N sacou mais uma das suas inúmeras cartas – os chips de expansão que, ao contrário dos periféricos enormes acoplados à porta paralela, eram adicionados diretamente aos cartuchos.

dkc Tais chips turbinavam a capacidade de processamento do console de 3.58Mhz para até 21Mhz com o Super FX2. Com isso o processador passava a desempenhar atividades de processador gráfico e o resultado foram jogos cada vez mais bonitos de se ver e de se jogar – Starfox, Donkey Kong Country e Super Mario World 2: Yoshi’s Island que o digam. Os chips fizeram a Nintendo poupar tempo e dinheiro com produção de periféricos de expansão que não tinham um bom retorno e que custavam caro para o gamer.

Além disso tudo, a Nintendo soube como ninguém como gerir a qualidade dos títulos que saiam para o Super Nintendo. Apesar de não haverem mais os contratos de exclusividade como houvera com o NES, as softhouses deviam passar por um rigoroso sistema de licenciamento antes que seus jogos fossem publicados para o console. O licenciamento dos jogos foi crucial para que o Super Nintendo tivesse uma das bibliotecas de jogos mais respeitáveis de todos os tempos – jogos esses que foram o maior legado deixado pelo eterno SNES.

 

O maior legado do Super Nintendo

final-fantasy-6Falar das especificações de hardware e como o Super Nintendo superou as dificuldades e a concorrência não é o suficiente se não falarmos dos seus jogos. Com milhares de jogos lançados ao longo de quase 1 década de vida, o console é conhecido pela quantidade de jogos de qualidade que teve. Ao passo que antigas franquias se fortaleciam e se consagravam de vez (como Zelda, Mario, Metroid e tantas outras), não deixavam de surgir novas que ditavam tendências e estão presentes até hoje.

Até os jogos que não tinham um nome tão forte conseguiam fazer um certo sucesso no console graças ao capricho que era imposto às third-parties. O resultado eram jogos “Tipo B” que conseguiam entreter e divertir os gamers menos exigentes.

Final_Fight_SNES_ScreenShot2O console ainda possuia títulos exclusivos que puxavam a quantidade de vendas para cima. Best-sellers de peso como Final Fantasy VI, Chrono Trigger, Mega Man X2 e até mesmo remakes de jogos importantes do NES – como Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3 e Ninja Gaiden – atraiam uma enorme quantidade de jogadores para a plataforma. Isso sem contar os ports dos arcades - como Street Fighter II World Warriors e Final Fight, só para enumerar – que se tornavam muito mais atrativos no Super Nintendo do que em consoles como Mega Drive e Master System.

bike-mice-from-mars-snes-classics_2008_02_19_02-03-29O Super Nintendo também foi um dos responsáveis por consagrar de vez os jogos feitos à partir de desenhos animados. Bons jogos como The Lion King, The Adams Family – Pugsley’s Scavenger Hunt, Tiny Toons Adventures – Buster Busts Loose!, The Jungle Book, Alladin, Teenage Mutant Ninja Turtles IV – Turtles in Time, Bike Mice from Mars e The Magical Quest Starring Mickey Mouse ditavam a boa qualidade desse tipo de jogo que outrora eram classificados como jogos extremamente alternativos  e que agradavam apenas às crianças e que agora podiam ser jogados até mesmo por adultos fãs de desenhos animados.

Tiny%20Toon%20Adventures%20-%20Wild%20&%20Wacky%20Sports%20(2) Ter a chance de jogar um bom jogo no Super Nintendo era muito mais que uma boa experiência de jogatina ou diversão – ter a oportunidade de jogá-lo era ter a oportunidade de entrar em um mundo mágico, cheio de fantasias, belos gráficos coloridos e trilhas sonoras marcantes que só um console da Big N em sua plena maturidade era capaz de proporcionar.

Abaixo, algumas capas de alguns jogos que provam a diversidade e qualidade dos jogos lançados para o console.

2 588531_40317_front 1023443716-00 1064136422-00 biker-mice-from-mars-cover cover cover_large iss_snes_cover mega-man-x3-snes-cover-front snes-captain-commando-box-front snes-fatal-fury-box-front snes-fifa-96-box-front snes-mortal-kombat-box-front star_fox_snes super-mario-all-stars-snes-cover-front superpunch580bx

O fechar das cortinas

O Super Nintendo permaneceu firme até o último momento. Os consoles 32-bits tiveram que suar bastante para desbancar o velho guerreiro da Nintendo, que foi produzido até 1999. Apesar das inúmeras dificuldades que rondaram toda a sua vida, o Super Nintendo foi sucesso absoluto e incontestável, tendo mais de 50 milhões de unidades vendidas e cerca de 2000 bons títulos lançados.

O console marcou época como um dos melhores (o melhor na minha opinião) consoles de todos os tempos, com a biblioteca de jogos que agradava a todos os gostos. Acredito que, mesmo com o fiasco inicial, a forma que a Nintendo conduziu as coisas fez com que todos os gamers do mundo daquela época tivessem pelo menos uma oportunidade de jogar o seu console – o suficiente para se apaixonar e fazê-lo ser comprado.

Não fosse o “duro golpe de destino” que lhe foi imposto pela Sony e Phillips quando desistiram de produzir o periférico para suportar CDs como mídia principal – e que resultou no lançamento do Playstation –, talvez o Super Nintendo tivesse uma sobrevida maior e o seu sucessor não tivesse sido outro console que usasse a já ultrapassada tecnologia dos cartuchos. Mas isso é história para o nosso próximo Nintendo Chronicle!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Finalmente a Nintendo Chronicle voltou! Pensei que ela não voltaria mais!

    Parabéns, artigo ótimo. É bom relembrar os velhos tempos de Snes.
    Aqueles jogos incríveis, jogos B que eram divertidos, jogar com os amigos.
    Muito legal,adorei a volta dessa coluna!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho tantas dezenas de lembranças boas do tempo do SNES, que seria impossível listar aqui. É "O" console, possui um feeling impressionante, dezenas de bons games... Fica difícil não sentir saudades.

    Quanto ao texto, parabéns Sergião!

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa coluna. Snes Forever!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Show..como era bom reunir os amigos para uma disputa no "Super Snes". A 1° vez que coloquei meus olhos num Super Snes foi na casa de um primo meu, simplesmente ninguém tinha um igual e a meninada fazia platéia na varanda para nos ver jogar. Quando o Snes já estava popular, as locadoras de vídeo game ficavam lotadas. Época em que era fácil reunir meus amigos (hj todos sem tempo).

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google