Jogamos

Análise: Tenchu: Shadow Assassins (Wii)

  Quando se trata do Wii, muitos pensam que o console sente falta de jogos violentos ou sanguinários, os ditos hardcore. Apesar de que a ... (por Walter Macieira em 27/11/2009, via Nintendo Blast)

tenc4_logo Quando se trata do Wii, muitos pensam que o console sente falta de jogos violentos ou sanguinários, os ditos hardcore. Apesar de que a afirmação não seja, de certa forma, uma falácia, é possível encontrar no console uma boa quantidade de títulos com os temas. Tenchu: Shadow Assassins é um bom exemplo disso. O jogo se baseia em completar missões sem ser visto pelos inimigos, porém com um mais que vai agradar àqueles que sentem falta de pixels vermelhos voando na tela, o foco principal é assassinar cada um dos oponentes em cada área. Sombrio e letal, o game é, junto com MadWorld, o ápice da matança desenfreada no Wii.

  • Um traidor entre ninjas.

O jogador fica no controle dos ninjas Rikimaru e Ayame, que têm como missão defender a filha de seu líder. A história do jogo é um verdadeiro vai e volta, com os ninjas levando e trazendo a princesa e revisitando algumas localizações com cada um dos personagens. Apesar de pouco desenvolvido, o enredo é apimentado com a possibilidade de um dos personagens ser um traidor, algo que pode prender o gamer até o final, para descobrir a verdadeira natureza e intenção de cada um deles.

O que impressiona mesmo em Shadow Assassins são as múltiplas possibilidades de se percorrer as áreas. Existem diversas formas diferentes de superar os obstáculos. Porém o foco principal são os assassinatos, chamados de Hissatsus. Eles podem ser feitos de tantas maneiras que só a criatividade do jogador vai dar limite. Usar uma vara de pesca para puxar alguém para um abismo, quebrar o pescoço, afogamento, atirar objetos, empurrar para o meio de chamas; são infinitas as formas de eliminar os oponentes e cumprir os objetivos. O jogo ainda conta com um sistema de Ranks, que vão de E até S, e o Shadow Mode, que é como se fosse um aumento de dificuldade. Além do modo Assignement, pequenas missões que não fazem parte da história.

tenchu4psp_sc003

  • Armas ninjas ao alcance do seu Wiimote.

A mecânica do game é de fácil aprendizado. Um pequeno tutorial no início ajudará o jogador a se acostumar com os controles. O botão A serve para ações variadas, dependendo dos elementos que estão próximos do ninja; pode ser usado para iniciar Hissatsus, pular em galhos, apagar velas. O B ativa a corrida e o C serve para pular. O botão Z é de grande utilidade, quando pressionado, o jogador pode ter uma visão mais ampla do ambiente à sua volta, porém perde a possibilidade de ser mover enquanto observa os arredores. Os sensores de movimentos são usados para fazer rápidos movimentos de fuga, finalizar os inimigos durante os assassinatos, atirar objetos ninja e nos duelos de espada.

Os controles podem atrapalhar, e bastante, os iniciantes. Os ninjas andam apenas para frente e para trás, fazendo com que seja necessário virar o personagem para a direção para onde se quer andar. Os saltos também podem ser um obstáculo, sendo bastante imprecisos, mesmo com o jogo contendo partes onde a precisão dos pulos é essencial. Problemas de jogabilidade como esse são quase imperdoáveis em um game onde uma pequena falha pode fazer o jogador encostar em algo que o faça ter que repetir toda uma área. Outro grande problema nos controles são os duelos de espada, que exigem uma precisão sobre-humana na hora de defender-se dos ataques. Ao atacar é praticamente impossível fazer grandes combos perfeitos, já que para isso seriam necessários reflexos e velocidade extremamente superiores aos padrões.

  • Primor visual, falhas técnicas



No que Tenchu peca em controles, compensa com gráficos incríveis. Um dos melhores gráficos já vistos no Wii fazem com que o game fique com uma aparência incrível. A Acquire fez um trabalho incrível e ,nesse quesito, Tenchu é impecável. Porém, na produção musical, o jogo mais uma vez falha. A música baixa não é carismática e, apesar de passar muito bem a atmosfera de uma invasão, ou evasão, ninja, não são produções que mereçam um grande mérito. O quesito sonoro é salvo pelas ótimas dublagens.

Um outro problema de Tenchu são os pequenos bugs e glitchs. Casos como os inimigos o verem através das paredes, as tremedeiras e estranhas posições dos personagens após serem assassinados, falhas no sensor de movimentos ao realizar hissatsus; nada que vá tornar o jogo impossível de ser aproveitado, mas são coisas que o jogador provavelmente vai reparar do começo ao fim.

Tenchu: Shadow Assassins pode não ser um carro-chefe do Wii quando se fala em jogos de ação ou hardcore, mas é um título que pode ser aproveitado por muitos jogadores, principalmente por aqueles que têm sede de sangue ou que procuram um substituto para Metal Gear Solid no Wii.

Tenchu: Shadow Assassins – Wii – Nota final: 7,5
Gráficos: 9 | Som: 7 | Jogabilidade: 6 | Diversão: 8


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. n sei se o Walter chegou a jogar esse tenchu, e se sim, passou direto pelo tutorial, pois o jogador pode andar para os lados sim, não é necessario girar o personagem para chegar a um ponto ao lado do personagem...

    E como dito, é um excelente jogo para Wii...

    ResponderExcluir
  2. Dá sim, segurando o B e colocando pro lado, ele anda lateralmente, olhando pra frente.
    O que eu quis dizer é que se você simplesmente colocar pro lado o personagem vai virar pro lado. ;)

    ResponderExcluir
  3. ""No que Tenchu peca em controles, compensa com gráficos incríveis. Um dos melhores gráficos já vistos no Wii fazem com que o game fique com uma aparência incrível""

    Não resisti, detesto comentar analises pq sempre sou contra, mas tenho resistido fazer isso, mas essa não deu, veja esse trecho que destaquei.

    Desculpe wALTER, "um dos melhores gráficos já vistos no wii", serio mesmo, desculpe, mas você tá louco. Foram os piores gráficos que já vi no wii. A primeira vez que liguei wii para jogar tenchu a primeira coisa que me veio a mente sobre os gráficos foram "jogo ultrapassado, velho de geração dreamcast". Sério mesmo.

    Esse jogo é bom, é bom não pq é bom mas pq é um puzzle 3D e esse é o melhor elemento do jogo, mas é um jogo velho e feio, a música, ao contrário do que achou, achei muito boa, o defeito porem não é a musica mas a repetição dela (não há mesmo uma variação e isso torna ela cansativa quandovc tem que ouvi-la de novo no 6º cenário, sendo que vc ja a escutou no 1, 2 e 4, e vai descobrir ouvi-la de novo no 7, 9 e 10) (isso acaba com qualquer musica).

    O que não resisti, foi pq também mencionei os gráficos desse jogo em uma mini coluna que fiz aqui mesmo no site, chamado primeira hora (sobre tenchu), o jogo é bom , mas graficamente é horrivel. Jogos que foram portados direto do ps2 são mais bonitos que esse, e de longe. Eu não mostraria tenchu a ninguem quando quisesse dizer que no wii existem sim gráficos bonitos.

    --
    kolndoln

    ResponderExcluir
  4. Gostei da análise, discussões a parte... olhei também os 2 reviews do gamereview (http://www.gamereview.com.br/wii/Tenchu_Shadow_Assassin) e tirei a conclusão que vou querer jogar esse game. Por sinal, precisa postar uma nota melhor no gamereview... ou essa análise que está muito boa !

    ResponderExcluir
  5. Os gráficos são muito bons sim. Sem dúvida, um dos melhores do Wii.

    ResponderExcluir
  6. Nunca joguei, por isso não posso falar muito sobre os gráficos, mas na IGN a grande crítica deles foi a falta de progressive scan. De resto, elogiaram muito os gráficos.

    ResponderExcluir
  7. ''Os gráficos são muito bons sim. Sem dúvida, um dos melhores do Wii.''

    WiiHD.

    Analise ruim, por sinal. Deus podia ter te ajudado, sério. b-(

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google