Executivo da THQ fala sobre esforço da Nintendo para barrar a pirataria no 3DS

Em nota à imprensa, o funcionário da THQ Ian Curran acabou revelando um pouco sobre o esforço da Nintendo para barrar a pirataria no 3DS. C... (por Renato Perdiz Rodrigues em 09/07/2010, via Nintendo Blast)

Em nota à imprensa, o funcionário da THQ Ian Curran acabou revelando um pouco sobre o esforço da Nintendo para barrar a pirataria no 3DS. Confira.

"O que me excita ainda mais sobre o 3DS é a tecnologia para combater a pirataria. O problema com o mercado do DS  nos últimos anos, particularmente com o DS Lite, foi o alto nível de pirataria. Isso fez com que fosse quase impossível vender um número significativo de games para o console. O DSi combateu um pouco este problema, mas o 3DS está indo um passo além. Na verdade, eu pedi para a Nintendo explicar a tecnologia e eles disseram que é muito difícil piratear no portátil por causa da sofisticação. Eles acreditam que a pirataria ainda não está totalmente estabelecida no Dsi - mas estão cientes do mal que ela pode causar ao redor do mundo e acreditam que o 3DS pode parar isso. Desse esforço, nasce uma maior vontade de investir no produto por parte das empresas terciárias. Provavelmente será mais caro para desenvolver em 3D - então queremos ter certeza de receber um retorno nesse investimento." - Ian Curran, executivo da TQH

Parece que a Nintendo está investindo para proteger seu novo portátil da pirataria. Um firmware atualizável como o do Wii e DSi muito provavelmente será incluído, mas estará a empresa pensando em algo mais?

Via GoNintendo


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. O 3DS precisa ser pirateável!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria muito que não houvesse pirataria (até porque, já tive muitos jogos originais e a sensação é muito boa - quem tem sabe do que eu estou falando), mas daí eu cresci e descobri o real valor do dinheiro (sim, pq antes era meu pai quem gastava, coitado!) e, acima de tudo, descobri a péssima política de impostos que nosso país cobra em cima desses produtos (independentemente de qual governo, antes que comecem a discutir política - rs)... então, sinto muito pelos desenvolvedores (até pq pretendo fazer parte de um deles futuramente!), mas a pirataria no Brasil, é praticamente inevitável e, por quê não dizer?, necessária!!!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, não é 'necessário' usar a pirataria atualmente. Estamos na era da internet, e essa ferramenta quebra barreiras inclusive na área dos video-games.
    Em sites como MercadoLivre, você encontra jogos originais, lacrados e tudo mais, por pouco mais do que o valor 'real' deles. Então vamos supor que um jogo custe 50 dólares. Se procurar direito, você com certeza vai conseguir encontrar este título por uns 120 no ML. Claro, exigir exatamente 100 reais é exagero, pois a loja também precisa de lucro... Mas os jogos estão muito mais acessíveis.
    Além disso, hoje em dia muitos consoles possuem a famosa distribuição digital. Na verdade, todos os 5 dessa geração tem um sistema destes: Wii e DSi com seus DSi/Wiiwares, PSP e PS3 com seu PSNStore e 360 com sua live. É possível comprar jogos diretamente pelo console com um cartão de crédito, por exemplo, sem pagar um centavo de imposto!
    Hoje em dia, só usa pirataria quem quer.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente não é assim, nosso governo devia dar mais apoio a essa causa.
    Inclusão não quer dizer orkut para todos e sim acessibilidade comercial para poder crescer tecnologicamente, e isso inclui consoles.Mas como a maioria dos projetos do nosso país precisa ser revisto e muitas vezes Refeito, se é que funcionou algum dia.
    Nosso país precisa de um povo que reinvindique melhor seus direitos e não um que fique procurando culpado pelo jogo do Brasil..

    Intéeh!

    ResponderExcluir
  5. É, bem...Realmente, eu gostaria muito de que o 3DS fosse com um sistema de anti-pirataria: A PARTIR DO MOMENTO EM QUE OS JOGOS CUSTASSEM BARATO NO BRASIL.

    O que nunca vai acontecer, pois, com esse maldito imposto, os jogos vão custar sempre muito caro. Tanto que é que 70% da população que tem o DS usa um Flashcard.

    Se a fita por exemplo, fosse uns 45 reais, 35, não ia ter problema: Uma fita por mês naum ia deixar ngm de cara feia.

    Mas, como o Brasil é assim, o que nos resta é apenas uma coisa: Esperar que lance para alguem piratear logo.

    ResponderExcluir
  6. Eu lamento ler aqui alguns postando em defesa da pirataria. Não vou ser hipócrita, pois tb já usei de pirataria, mas mudei depois de ver que os jogos originais tem seu atrativo: manual, dedicação exclusiva na jogatina (diferente de quando usava da pirataria, pois experimentava um, e descartava, pois tinham váriios pirateáveis).
    E outra: com isso, a Nintendo tem a confiança das "thirdies", e como consequencia, melhores jogos virão :D


    Parabéns a Nintendo!

    ResponderExcluir
  7. Vou repetir o que venho dizendo aqui há muito tempo, mas agora vou ser curto e grosso:
    "porque a nintendo, junto com outras grandes marcas de video-game, não se instalam na zona franca de manaus??!!"

    ResponderExcluir
  8. e tem gente que ainda acha que o jogo algum dia vai custar 45, 35 reais. Acorda brasil. se o jogo original em sua fonte custa 50 dólares, ele NUNCA vai custar 45 reais. para de viajar. sua solução é mesmo a pirataria.

    ResponderExcluir
  9. A solução é a pirataria para aqueles que não se importam em ser desonestos, pois pra quem gosta de fazer a coisa certa, a solução é a importação legal, dentro da lei, que passa pela alfândega e não é taxada, então, não tem sonegação de imposto. Pirataria é crime, mas se o cara não tem hombridade nem pra assinar a própria opinião, não podemos esperar qualquer atitude digna de uma pessoa assim.

    ResponderExcluir
  10. Desculpe, agora vi que pelo menos, está assinado a msg, então, apaguem para o final do meu texto.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google