Jogamos

Análise: The Lord of the Rings: Aragorn's Quest (Wii)

O que aconteceria se você pegasse os filmes da trilogia O Senhor dos Anéis e juntasse com The Legend of Zelda? Não sabe? Experimente jo... (por Rodrigo Estevam em 18/01/2011, via Nintendo Blast)

O que aconteceria se você pegasse os filmes da trilogia O Senhor dos Anéis e juntasse com The Legend of Zelda? Não sabe? Experimente jogar The Lord of the Rings: Aragorn’s Quest, desenvolvido pela Headstrong Games, e descubra.
 

A Busca de Aragorn


Pode parecer engraçado que, quando The Legend of Zelda: Twilight Princess, para Nintendo GameCube, foi lançado, este tenha sido fortemente comparado com os filmes de Peter Jackson. Agora, com o lançamento do novo jogo da franquia d’O Senhor dos Anéis, a situação se inverteu. Veja bem, não estou dizendo que Aragorn’s Quest seja uma cópia de Zelda; o ponto é que há certas similaridades entre os jogos que são mais do que bem -vindas.
The Lord of the Rings: Aragorn’s Quest é um jogo que tem tudo para agradar os fãs da série e aqueles que nunca tiveram qualquer contato com a história criada por J. R. R. Tolkien. No jogo, que se passa quinze anos após o final da história original, Samwise Gamgee se tornou prefeito do Condado, onde mora com sua esposa e filhos. Sam e os demais Hobbits estão preparando uma festa para comemorar a visita do Rei Elessar (também conhecido como Aragorn) às suas terras, e entre uma tarefa e outra, Sam tira alguns minutos de seu tempo para contar a seus filhos as heróicas histórias de Aragorn.
 

Ei, não foi bem assim que aconteceu...

 
O jogo começa com Aragorn em frente aos portões de Mordor, encorajando seus soldados frente ao exército inimigo. A cena termina e você encarna, finalmente, o personagem título do jogo. Legolas, Gimli, Gandalf e o resto do exército lutam bravamente contra as forças de Sauron até que um Balrog aparece e... “espera, não tem Balrog algum nessa parte da história original!” é a primeira coisa que vem à mente de quem leu os livros e/ou assistiu aos filmes. E, de forma inteligente e sutil, esse “erro” nos introduz a Frodo Gamgee e seus irmãos, os filhos de Sam, que brincavam de ser os personagens da Sociedade do Anel. O pequeno Frodo, grande fã de Aragorn e dos demais membros da Sociedade, e conhecedor das histórias contadas por seu pai, corrige sua irmã, que liderava a brincadeira, da mesma forma que um fã “corrigiria” o jogo.

 
Porém, as mudanças não se limitam a isso. Aragorn aparece em cenas às quais não fazia parte na história original, assim como Gandalf, caso esteja jogando com dois jogadores. Essas alterações foram necessárias, visto que Aragorn é o personagem principal da aventura, mas talvez essas pequenas mudanças incomodem um pouco a alguns fãs.

Retornando à Terra-Média


A mecânica do jogo é simples e funcional: você deve passar pelas fases cumprindo os objetivos específicos de cada uma delas. Em algumas situações, determinados itens são necessários para garantir o avanço para a próxima parte da aventura; já em outras, apenas seguir em frente e derrotar os adversários garantirá sua passagem para o próximo estágio. O sistema de quests também é bem simples, chegando a ser um pouco monótono. A maioria das missões consiste em ir falar com algum personagem, buscar algum item/personagem ou derrotar determinado inimigo (ou grupo de inimigos). Esse esquema lembra um pouco as quests de Zelda, só que mais simplificado. E as comparações com Zelda não param por aí. O sistema de batalhas também é bastante parecido com o de Twilight Princess: o botão Z trava a mira e põe o personagem em posição de defesa, sacudir o Wii Remote faz com que Aragorn utilize a espada (com melhor precisão que em Zelda TP, diga-se de passagem), o botão B dispara flechas (quando o arco está equipado) e, sacudir o Nunchuk faz com que Aragorn utilize um dos 4 itens equipáveis nos direcionais: um escudo, uma tocha, um arco e uma lança. Selecionar o escudo e sacudir o Nunchuk, por exemplo, faz com que o personagem dê uma investida contra o inimigo atingindo-o com o escudo.
 
 
Assim como em Zelda, lutar com inimigos não dá experiência. Para ficar mais forte e resistente, o jogador deverá buscar pelos cenários por itens que aumentam o ataque e a defesa, além de ter a possibilidade de equipar artefatos que dão diversos tipos de bônus, que podem ser comprados, recebidos de recompensa após o término de determinadas quests ou, ainda, encontrados escondidos nos cenários. A movimentação dos personagens pelo cenário é livre, inclusive para o segundo jogador (diferente do que havia sido divulgado anteriormente ao lançamento do jogo). Quando em modo cooperativo, o segundo jogador controla exclusivamente o mago Gandalf, que conta com algumas magias de ataque, de suporte e de dano de área. Porém, o movimento dos personagens fica limitado a uma distância máxima entre si, ou seja, se um dos jogadores parar de andar o outro obrigatoriamente para de avançar ao tomar certa distância. Aragorn e Gandalf têm, também, habilidades únicas. O mago, por exemplo, pode quebrar barreiras mágicas, enquanto o personagem-título pode “ler” rastros deixados por inimigos ou outros personagens. Além disso, se você se perder durante o jogo e não souber pra onde ir, basta que o primeiro jogador aperte o botão A e o jogo mostra para que direção seguir.

 
O jogo intercala a aventura principal de Aragorn e os preparativos para a festa no Condado. As fases em que controlamos Frodo Gamgee servem como tutorial, geralmente ensinando a utilizar um determinado item logo antes de uma fase onde Aragorn precisará utilizá-lo. Vale ressaltar que o jogo só fica visivelmente com um ar mais leve enquanto estamos jogando com Frodo, quando tudo tem um tom mais infantil. As fases do Aragorn não chegam a ser sombrias, mas perdem um pouco do ar inocente, tornando o jogo mais adulto e parecido com o que vimos nos filmes. Essa transição entre Frodo (criança) e Aragorn (adulto) também lembra um pouco The Legend of Zelda: Ocarina of Time, de certa forma. Pode parecer uma comparação forçada, mas a sensação é basicamente a mesma, visto que Frodo interpreta Aragorn nos tutoriais.

 
A ambientação do jogo é simplesmente magnífica. Quem assistiu aos filmes vai se sentir, com certeza, como se estivesse participando dos longas-metragens. O Condado está parecidíssimo com o mostrado por Peter Jackson em sua trilogia, assim como Valfenda, o Vilarejo de Bree e as demais localidades por onde o jogo passa. E esse cuidado não foi tomado apenas em relação aos cenários: os personagens têm sua identidade visual baseada nos atores que encarnaram os respectivos papéis nos cinemas, porém de forma um pouco caricata e cartunizada.
 


Os sons também merecem destaque, visto que muitas das músicas da trilha sonora oficial da trilogia lançada nos cinemas estão presentes no jogo. Além disso, a dublagem do jogo ficou ótima, tendo inclusive o ator Sean Astin reprisando seu papel como Sam e muitos dos diálogos foram extraídos dos filmes. Um fato que também merece ser mencionado é que, mesmo o jogo sendo dublado em inglês, há a possibilidade de mudar as legendas para português! E português brasileiro! Isso ajuda e muito a alcançar o público que não entende a língua inglesa podendo, dessa forma, atingir um número maior de jogadores aqui no Brasil.
 

Encarnando Aragorn


Em Aragorn’s Quest o sistema de batalhas é bastante intuitivo. Ao chacoalhar o Wii Remote você pode se sentir realmente empunhando a espada do herói. Os combates acontecem em tempo real, e a cada golpe o HP dos adversários vai diminuindo. Alguns inimigos podem dar mais trabalho por usarem escudos, levando o jogador a usar movimentos de quebra de defesa ou esquivas para acertá-los por trás. Algumas vezes, durante uma batalha, um ícone representando um dos 4 itens equipáveis por Aragorn (Escudo, Arco, Lança e Tocha), ou uma seta indicando alguma direção, vai piscar em cima do inimigo (vide imagem na página anterior); quando isso acontecer, basta equipar o item e utilizá-lo ou balançar o controle remoto na direção exibida na tela para efetuar um ataque crítico. Algumas vezes, certos inimigos apenas receberão dano se atacados com determinada arma e no local indicado, o que aumenta um pouco o grau de dificuldade e te faz sentir realmente inserido no mundo do jogo. Afinal, seria bem chato se fosse fácil lutar contra um Balrog.
 
Infelizmente apenas Aragorn e Gandalf são personagens jogáveis, e sempre o primeiro jogador encarnará Passolargo, enquanto o segundo assumirá o controle do Mago. Não há possibilidade de troca, assim como não é possível jogar como Gandalf, por exemplo, quando em modo Single Player. Porém, durante o jogo há partes onde Aragorn é auxiliado em sua jornada por alguns companheiros. Apesar de não controláveis, estes não são nem um pouco inúteis. Gimli, Legolas, Boromir e os demais personagens que farão parte do grupo de Aragorn o ajudam lutando contra os monstros que eventualmente cruzam o caminho dos guerreiros.
 
 
O arsenal dos personagens vai mudando conforme o jogo avança. Aragorn, por exemplo, começa o jogo com uma espada simples, mas logo recebe Andúril, a espada que pertenceu àquele que um dia tirou de Sauron o Um Anel e o derrotou. De posse dessa espada, Passolargo pode desferir ataques mais poderosos que causam dano bastante alto (o que, convenhamos, ajuda bastante contra aquele Uruk-hai que parece que não vai morrer nunca ou contra um grupo de Trolls que te atacam num momento crítico).
 
The Lord of the Rings: Aragorn’s Quest não inova, mas agrada. Mata as saudades de quem é fã e apresenta a história de forma muito inteligente àqueles que estão tendo seu primeiro contato com a trilogia de Tolkien.

The Lord of the Rings: Aragorn's Quest – Nintendo Wii – Nota Final: 8,5
Gráficos: 8,0 | Som: 9,0 | Jogabilidade: 9,0 | Diversão 8,0

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Jogão, ainda não terminei, estou empacado justamente na fase onde aragorn com seus amigos chegam nos portões de Gondor!!! Ótima análise, e ótimo game, vale a pena com toda certeza!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse tbm, mas até parei de Jogar, não lembro bem pq...
    Só não gostei das quest's que não ajudam muito na diversão

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google