Especial: Nintendo revela planos para o Brasil em entrevista para o Nintendo Blast

Como informamos na cobertura do segundo dia do Game World 2011 , o Nintendo Blast teve, nesse dia, a oportunidade de conversar e entrev... (por Daniel Moisés em 25/03/2011, via Nintendo Blast)

Entrevista com Bill van Zyll e Mark Wentley
Como informamos na cobertura do segundo dia do Game World 2011, o Nintendo Blast teve, nesse dia, a oportunidade de conversar e entrevistar duas importantíssimas personalidades dentro da Nintendo: Bill van Zyll e Mark Wentley. Bill é gerente geral da Nintendo na América Latina e Mark é gerente de vendas e marketing da Nintendo na América Latina. Como deu pra perceber, eram as pessoas certas para tirar muitas dúvidas em relação a um assunto de grande importância para nós nintendistas brasileiros: os planos da Nintendo para uma maior investida de mercado aqui no Brasil. Afinal, a Microsoft e a Sony estão voltando a atenção para nosso país, com cada vez mais publicidade, lançamentos de jogos em português e canais online exclusivos para o público brasileiro. E quanto à Nintendo? Descubra, a seguir, tudo o que foi conversado e revelado nesta entrevista concedida especialmente para o Nintendo Blast.

Bill van Zyll
Bill van Zyll, gerente geral da Nintendo na América Latina
Mark Wentley
Mark Wentley, gerente de vendas e marketing da Nintendo na América Latina 



[NBlast] Uma coisa muito importante que estamos vendo agora, com o 3DS, é um grande aumento na atuação da Nintendo no Brasil. Por exemplo, temos os menus do 3DS em português, o manual em português... enfim, estamos vendo bastante mais publicidade na América Latina e no Brasil em particular. Então, gostaríamos de saber quais os próximos planos da Nintendo quanto à distribuição de jogos aqui no Brasil. Se vai aumentar e como isso vai mudar.

[Bill] Bom, estamos sempre procurando maneiras de aumentar a nossa presença no Brasil. Sempre procuramos formas de melhor atender os consumidores brasileiros. O que estamos fazendo é fortalecer a equipe local que temos, através dos distribuidores regionais, trabalhando muito próximos a eles e de maneira muito integrada. Então, este ano, estamos aumentando os recursos desta equipe e, dessa forma, pretendemos, melhor atender os distribuidores, e também trazer atividades e amostras para o Brasil para que possamos levar mais produtos - o 3DS - às mãos das pessoas, para que estas possam experimentar o produto.

[NBlast] Um dos principais problemas aqui no Brasil, como vocês certamente já sabem, são os preços. Os jogos são extremamente caros, o que acaba causando muita pirataria. Podemos esperar algo em relação a isso? Redução dos preços, produção local... algo nessa linha?

[Bill] Sim. Nós com certeza estamos fazendo tudo que podemos do ponto de vista da distribuição e para alcançar uma melhor eficiência nesse processo todo. O desafio que temos, que não vemos desaparecendo em um futuro próximo, é toda a questão dos impostos e taxas de importação. É isso o que acaba elevando os preços absurdamente. Se você comparar o preço de mercado com o de qualquer outro mercado da América Latina, você verá que o Brasil é o que tem o produto mais caro. É claro que há vários outros componentes em relação a isso, como distribuições caras e demoradas, mas, como eu disse, o maior problema se concentra nos impostos e taxas de importação. Há ações que estamos tomando dentro da indústria para tentar mudar isso, mas até agora não vimos nenhuma melhoria. Mas temos esperanças para o futuro.

[NBlast] E isso acaba sendo irônico, porque o Brasil provavelmente é o país que mais consome jogos na América Latina e é o que tem o preço mais alto.

[Mark] Bom, certamente há muitos fãs aqui e o preço é um dos principais fatores na decisão de compra. Mas outra questão importante que está sendo considerada é o suporte e garantia locais. Uma coisa boa ao se comprar um produto é saber que você tem uma garantia para aquela compra e que existe uma equipe local que possa te dar suporte. Isso é algo que te faz sentir melhor ao comprar alguma coisa. Para muitas pessoas, é algo que pensam uma, duas, ou mais vezes antes de fazer a compra. Não a fazem por impulso. Então, é bom que possam ter uma segurança nessa compra. É um fator importante.

[NBlast] Há planos para filiais aqui no Brasil para melhor distribuir os jogos?
 
[Mark] Não há planos da Nintendo de abrir filiais diretas aqui no Brasil. Como o Bill estava explicando, estamos trabalhando muito próximos aos nossos parceiros daqui. Estes estão trabalhando em planos para melhorar a estrutura deles e a habilidade deles de atender, como dissemos, os distribuidores e também os consumidores. Então, há um bom movimento aí, que acabará resultando em um melhor comércio e melhor distribuição de produtos para os consumidores.

[NBlast] Ouvimos rumores sobre um canal do Wii em português... algo parecido com o XBox Live Brasil. Isso é verdade?

[Mark] Não sei exatamente a que você se refere. O que será sim lançado no futuro é o e-shop.

[NBlast] Mas especificamente para o Brasil?

[Mark] Especificamente para o Nintendo 3DS. Mas o e-shop estará disponível em português, na versão brasileira. E os consumidores poderão comprar os jogos em reais. Então, o que envolvia um sistema baseado em pontos, agora será baseado em moeda corrente. Esperamos que seja bem mais fácil para os consumidores entenderem o que estão comprando, visualizarem e, por fim, realizarem a compra.

[NBlast] Interessante. Agora, nós precisamos de um cartão de crédito internacional se quisermos comprar alguma coisa nos lojas online da Nintendo. Então, agora com o 3DS poderemos usar qualquer cartão comum?

[Mark] Esse é meu entendimento.

[Bill] Você está distinguindo um cartão de crédito internacional e... o quê?

[NBlast] Um cartão de crédito comum.

[Bill] Na verdade – mas veja bem, não sou nenhum banqueiro e não sei exatamente da diferença – eu acredito que ainda terá que ser um cartão internacional.

[NBlast] Certo. Mas será cobrado em reais.

[Bill] Exatamente.

[NBlast] Bom, fazendo agora um paralelo com a Microsoft. Estamos vendo muitos jogos do Xbox sendo traduzidos para o português nas versões lançadas no Brasil. Quanto aos planos da Nintendo... além do que vocês já disseram, podemos esperar também ver jogos em português?

[Mark] Você verá, na verdade, com o lançamento do 3DS, que Face Raiders estará em português, todos os jogos de realidade aumentada estarão em português... então, logo de cara, quando o produto estiver disponível aqui, a Nintendo terá jogos em português.

[NBlast] Português do Brasil, não de Portugal, certo?

[Mark] Português do Brasil. É melhor. (risos)

[NBlast] Há planos para um marketing mais pesado aqui no Brasil, como a Sony tem feito?

[Mark] Com certeza. Como estávamos dizendo antes, quanto mais trabalharmos de forma mais próxima aos nossos parceiros daqui, mais veremos nossas operações se consolidando, possibilitando um melhor atendimento a todos. Certamente um dos resultados disso será mais programas de marketing, de forma a melhor atender as necessidades do consumidor brasileiro.

[NBlast] E poderemos ver uma maior participação da Nintendo em eventos de games, como este aqui? Quero dizer, não é muito comum vermos a Nintendo participar do jeito que estamos vendo com o 3DS. Então, poderemos ver uma melhora nisso?

[Mark] Sim. Estivemos aqui no Game World do ano passado com a visita do Charles Martinet e este ano estamos felizes de poder ter trazido o Nintendo 3DS. Mas, novamente, acho seguro dizer que vocês verão mais da Nintendo aqui. Mais atividades, com enfoque nos fãs e no consumidor brasileiro em geral e, à medida que o terreno de eventos de games continuar evoluindo aqui no Brasil, nós estaremos lá. Estamos avaliando os jogos disponíveis, onde nossos fãs estão indo e como melhor ajustar nossos planos. Com certeza estaremos mais envolvidos e mais conectados do que nunca.

[NBlast] Bom, acho que é isso. Obrigado por toda a informação. Estamos muito animados com o lançamento do 3DS! Alguma mensagem para o público brasileiro?

[Bill] Sim, claro (risos). Agradecemos todo o apoio e estamos ansiosos para continuar nossa atuação aqui, já que ficamos muito felizes com o carinho que recebemos dos “nintendistas”. Amamos o Brasil!
Certamente, esta nossa breve conversa com os gerentes da Nintendo na América Latina revelou várias informações importantes. Ficou bem claro que a Big N está com uma grande preocupação em melhor atender os consumidores brasileiros e está agindo fortemente para isso. É difícil dizer quanto às third parties, mas no que compete à Nintendo, podemos estar bem certos que muitas melhorias virão por aí. Um dos problemas que provavelmente ainda teremos que continuar a enfrentar é o do custo elevado, já que isso depende de entidades superiores no mundo da política. Quanto a isso, entretanto, felizmente temos projetos como o Jogo Justo, que luta pela diminuição dos impostos e taxas na indústria de games.

E agora, aproveitando o assunto, eu pergunto a vocês: como vocês acham que a Nintendo deveria melhorar sua atuação aqui no Brasil e o que acham do que tem sido feito até agora?

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. YEAh muito boa a entrevista exclareceu varias duvidas

    os jogos do E-SHOP serão vendidos em Reais yeah :D
    poaksoaksopako

    muito bom isso

    excelente entrevista

    ResponderExcluir
  2. Fazendo comerciais na televisão, divulgar em redes sociais, etc. No Brasil, o que todos pensam: REDUÇÃO DOS IMPOSTOS!!

    ResponderExcluir
  3. Algo que não só a Nintendo, mas também Microsoft e Sony deviam fazer era unir forças e dialogar com o Governo para redução de impostos nos games, porque inciativas como do JogoJusto, apesar de louvável, não surtem muito efeito com os governantes, agora quando multinacionais entram na briga a história é outra.

    O que eu vejo é muita falação e pouca ação tanto da BigN como da concorrência, argumentam que querem melhorar a situação do mercado de jogos brasileiro, mas o máximo que fazem são alguns eventos (geralmente só em SP e RJ) e eventuais promoções não passando disso.

    Não adianta fazer uma pesada campanha de marketing se os preços continuam um absurdo.

    ResponderExcluir
  4. Ainda está muito fraca em relação a Sony e Microsoft, ainda vão continuar exportando jogos, ainda não vemos jogos português/BR...
    No cenário nacional a nintendo continua me decepcionando e muito.
    Eu acho horrível ver os jogos de PS3 em bue-ray, super produções serem em português e com preços muito mais acessíveis que os jogos de Nintendo Wii, já faz "pacas" que lançou o DK returns e Mario Galaxy 2, e ainda está com o preços entre R$200 a R$250???
    É um absurdo enquando o PS3, os jogos mais caros então no máximo R$200??
    Estes caras estão de brincadeira comigo!! Só garantia não será o suficiente para comprar legalmente no Brasil não, e espero que estes tais manuais em PT/BR não seja como o que eles usam atualmente que é apenas um panfletinho com um "guia rápido" e o restante todo em inglês.
    Acorda Nintendo!!

    ResponderExcluir
  5. "Dialogar com o governo."... Sabia que cancelaram o Ficha Limpa?? O governo quer dinheiro.

    ResponderExcluir
  6. como vocês acham que a Nintendo deveria melhorar sua atuação aqui no Brasil?
    Diminuir o preço dos jogos já é o bastante.
    O que acham do que tem sido feito até agora?
    Esta tudo começando a melhorar, menu do 3DS em português e o evento da Game World 2011 disponibilizando o 3DS para o publico antes do lançamento já é um bom começo para a Big N.

    ResponderExcluir
  7. Pelo jeito a Latamel continuará o seu "trabalho" por aqui... Péssima notícia!!!

    A Nintendo precisa ter uma empresa brasileira como sua representante. Ela devia fazer aqui o mesmo que fez na China.

    ResponderExcluir
  8. Apesar da boa entrevista e da excelente iniciativa de todos os companheiros do Blast, é triste ver que a Nintendo não irá nos oferecer nada além de mais do mesmo. Apesar dos 'esforços', ainda está - e continuará - anos luz atrás de Sony e principalmente da Microsoft.

    Saudades da época da Playtronic e Gradiente, heim?

    ResponderExcluir
  9. Nintendo mais presente no Brasil... Um sonho que se torna realidade...

    Agora, redução de impostos sobre games... Um pesadelo que ainda vai durar muito.

    ResponderExcluir
  10. pergunta: nossos jogos serão traduzidos a partir da versao americana ou da japonesa? pq a versao americana dos jogos, niguem merece... ¬¬

    ResponderExcluir
  11. " como vocês acham que a Nintendo deveria melhorar sua atuação aqui no Brasil "

    construindo uma filial aqui, a NINTENDO OF BRAZIL [{(NOB) [..nada a ver com outra palavra ae nao, noob}]

    isso ae já tá de bom tamanho pra mim.. pois um dia.. espero q o dinheiro me ajude.. QUERO SER UM GAME DESIGNER e trabalhar com a BIG-N... e ae como q eu fico?.. vou ter q ficar indo pro EUA td dia, mês, morar lá??

    ResponderExcluir
  12. Nblast vocês estão de parabéns, ótima entrevista, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Só agora jogos em português? Só depois de eu me esforçar tanto pra aprender inglês? Riairairiairiar

    ResponderExcluir
  14. e a data de lançamento / preço oficial do Brasil?
    vocês não perguntaram ou eles não quiseram falar? :(

    ResponderExcluir
  15. Legal a entrevista, mas nada q eu ja nao soubesse... Queria saber sobre data e preço oficiais no Brasil!

    ResponderExcluir
  16. que tal fazer uma Nintendo BR se existisse os jogos iriam chegar mais rapidos no Brasil

    ResponderExcluir
  17. Agora vamos falar serio. Esse jogo justo nunca sai e ta furado. Disse que sairia no começo de 2011.e até agora nada.

    ResponderExcluir
  18. Allan, o dia do Jogo Justo foi em Janeiro.

    A reunião com o Ministério da Fazenda está marcada para Abril.

    ResponderExcluir
  19. E mesmo assim mesmo, apesar da melhora comprar jogo vai continuar caro. Depois de eu me arrepender comprando alguns jogos de PC originais eu decidi que soh vou comprar original depois do pirata ter comprovado a qualidade dele.

    ResponderExcluir
  20. Lol eles podiam ter falado a data do lançamento do Wii 2

    ResponderExcluir
  21. Nem acredito que paguei 1200 reais no meu 3DS! E ainda vou ter que esperar até 17 de abril! OH, FUCK!

    ResponderExcluir
  22. legal a nintendo focalizar mais na america latina em especial o Brasil ! quem sabe nao vem um zelda em português! já pensaram zelda dublado em portugues do Brasil!

    sigam meu blog!
    http://omeunintendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. ZELDA DUBLADO?
    Sinceramente, espero que não xD

    ResponderExcluir
  24. Dublado não, mas legendado seria ótimo!!!!

    Até porque não há muito o q se dublar em Zelda!!! A não ser q de SS pra frente eles decidam dar vozes aos NPCs.

    ResponderExcluir
  25. Saudades da época da Playtronic e Gradiente, heim?[2]

    É verdade, mas principálmente a Gradiente, que apesar de ser a mais importante é a que mais enfrentou problemas de parceria com a nintendo por varios motivos finaceiros entre outros. A gradiente está com planos de se reerguer e voltar ao mercado, talvez em 2011 ou 12. Pode ser que alguma coisa saia daí, oque acho pouco provável. Mas....

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google