Discussão

Discussão: o 2° analógico do 3DS

Os rumores se confirmaram, a Nintendo anunciou um acessório que adiciona um segundo analógico e mais botões ao 3DS e muitos fãs acenderam... (por Bruno Grisci em 22/09/2011, via Nintendo Blast)

Mais um analógico vindo aí.Os rumores se confirmaram, a Nintendo anunciou um acessório que adiciona um segundo analógico e mais botões ao 3DS e muitos fãs acenderam suas tochas e prepararam-se para marchar até a sede da empresa. Isso você já sabe, mas quais serão os reais significados e estratégias por trás desse pequeno “frankenstein”?

Conhecendo o monstro

Citado pela primeira vez por um funcionário da Nintendo nos rumores divulgados pelo 01net, quando muitos não o julgaram real (inclusive o redator que vos escreve, desculpem), o add-on revelado na 3DS Conference consiste em uma base que se encaixa ao portátil e adiciona um controle analógico do lado direito e mais os botões L/R e L2/R2, usa 3 pilhas AAA, o que desagradou muita gente, mas pelo menos não diminuirá a bateria do aparelho, será lançado no Japão no final do ano por cerca de 20 dólares e provisoriamente será chamado de “Expansion Slide Pack”.

Embora não seja realmente muito bonito, segundo jornalistas que puderam vê-lo de perto o acessório é confortável e leve, mas como ele estava sem pilhas e não pôde ser testado em nenhum jogo, ainda restam muitas dúvidas. Falando nos games, por enquanto nenhum exigirá a utilização do Slide Pack, mas vários já confirmaram que trarão suporte, em especial Monster Hunter, que parece ser o grande destaque dessa história. Muitas pessoas chegaram a pensar que o add-on na verdade seria da Capcom e exclusivo para o jogo de caçar monstros, mas ele é mesmo criação da Nintendo.

Um problema de planejamento

Um segundo analógico (e mais alguns botões) não é pouca coisa para ser meramente um acessório. Ao contrário de uma Balance Board, Wii Zapper ou Pokewalker, que evidentemente não são para todos os jogos, ou um Motion Plus, que surgiu bastante tempo depois do lançamento do wiimote original como uma atualização, o Expansion Slide Pack não justifica sua existência como periférico. Era algo que se esperava já estar originalmente no console, ou então não estar em momento algum.

O pokewalker sim é um acessório de verdade.Explico: os novos recursos são uma opção de controle que muitas desenvolvedoras gostariam de utilizar nos seus jogos. Estando os novos controles em todos os 3DSs, elas seriam livres para adicionar essas funções ou não, com a certeza de que qualquer jogador poderia utilizá-los. Com o lançamento posterior, existirá uma “divisão” de público: você pode fazer seu jogo com o 2° analógico, mas nada garante que o seu público poderá usá-lo. Com isso, ou é necessário acabar usando também os mesmos controles de antes, ou tornar o uso do acessório obrigatório, o que as empresas geralmente não gostam por restringir o seu público.

Mas então porque a Nintendo resolveu adotar o dual stick somente agora? Aparentemente, o plano inicial era não lançá-lo, como podemos ver pelas afirmações feitas antes do 3DS começar a ser vendido, quando os controles por movimento e o touchscreen foram apontados como uma alternativa satisfatória. Mas então qual o motivo desse novo rumo?

Novas estratégias

Segundo o que tem se comentado, um dos motivos para a Nintendo adotar o novo circle pad seria a pressão de algumas produtoras, que consideram essa jogabilidade a ideal para seus jogos, como FPSs, o que não deixa de ser verdade, muitos jogadores estão acostumados a esse modelo e gostariam de adotá-lo no portátil 3D. A Capcom também deve ter parte nessa história, afinal foi dado grande destaque ao fato dos jogos da série Monster Hunter anunciados suportarem o novo acessório.

Mais PSP, menos DS.Outro ponto a se levar em consideração é que o PlayStation Vita possui dois analógicos, e o Expansion Slide Pack seria uma resposta ao tentar oferecer às produtoras e jogadores as mesmas capacidades da concorrência. A Nintendo não lançaria um add-on tão excêntrico e tão rapidamente se não achasse que ele pode resolver alguns dos problemas do 3DS, mas será que esse é mesmo o caminho a ser seguido?

A falta de destaque ao acessório por parte da Big N durante a 3DS Conference pode ser um indício que ela não considere ele tão essencial assim, apenas como uma expansão da jogabilidade. Isso pode de fato ser verdade e a empresa continue seus negócios como antes, mas a imagem que ele deixa, de um jeito ou de outro, é a de que a Nintendo está deixando de lado sua estratégia vencedora dos últimos anos para buscar um mercado muito mais restrito e difícil.

Talvez por temer o “novo” segmento de jogos para smartphones, talvez por outros motivos que ninguém sabe, a Nintendo parece querer aproximar o 3DS do PSP e Vita, esquecendo-se que os portáteis que fazem sucesso são nos moldes do Game Boy e do DS. Os grandiosos games, com mecânicas avançadas, narrativas mais longas e gráficos robustos ainda não encontraram o sucesso no competitivo mercado de portáteis. Nada contra, é até saudável que esses jogos existam, pois atraem uma parcela do público. O problema é basear o aparelho inteiro nesse modelo de jogos.

Basta vermos a história dos portáteis para perceber claramente que os jogos mais bem sucedidos são os que fazem jus ao seu nome, “videogames portáteis”, e não tentam emular a experiência das suas contrapartes de mesa. Não é a toa que títulos mais simples, acessíveis, rápidos, diretos tragam mais resultados positivos: é nesse tipo de experiência que se baseia equipamentos móveis. Por isso que Tetris, Pokémon, Nintendogs, Angry Birds, Rhythm Heaven, Professor Layton e tantos outros se destacam, enquanto os jogos de franquias consagradas nos consoles de mesa não conseguem o mesmo sucesso comercial que as suas versões “maiores”.

Rhythm Heaven: ótimo jogo, ótimas vendas, simplicidade.

Até mesmo os jogos da série Monster Hunter, já citados, que vendem horrores nos PSPs japoneses, apesar de enganarem muita gente com o visual avançado e monstros gigantes, devem seu sucesso a essa tática. Nas terras nipônicas é comum andar com os PSPs esperando encontrar parceiros para uma caçada multiplayer. Monster Hunter é uma grande festa virtual.

Tudo isso para dizer que a Nintendo, com seu novo circle pad, que tradicionalmente é associado a jogos de mesa, parece estar se distanciando do modelo de ouro do DS, que se identifica muito mais com controles de movimento, touchscreen, interatividade, vários jogos 2D, etc. Estivesse o analógico lá desde o início, não haveria tanta discussão, mas o acréscimo póstumo faz parecer que essa estratégia é mais importante para a empresa do que deveria.

Afinal, há algo a se temer?Para a Sony, apostar nesse segmento mais restrito do mercado com o PSP e, agora, com o Vita, não chega a ser um grande problema. Esse tipo de portátil não vende como um Game Boy, um DS ou um iPad, mas tem seu público e, para uma megacorporação como a Sony, com vários setores e produtos, não é nenhum drama. Mas o segmento de portáteis para a Nintendo, que corresponde a grande parte de sua receita, um bom número de vendas é vital. Por isso é de se estranhar que ela queira seguir no caminho oposto.

Se a questão for mesmo a competição com os smartphones, a companhia parece estar desaprendendo tudo que fez no passado recente. A solução é continuar oferecendo jogos atrativos, originais, únicos e de qualidade, e não dar uma volta de 180° e ir para o lado contrário. Tentar “fugir” desse modelo apenas afastará ainda mais as massas.

Claro, uma empresa com mais de 100 anos de história não abandonaria suas estratégias bem sucedidas do nada, então o que devemos esperar é que a Nintendo encontre um ponto de equilíbrio que continue atraindo todos os jogadores de um DS, e não deixe também de agradar quem prefere o “outro” lado. Para sabermos como essa história continua, só vendo quais serão os próximos títulos que virão.

Deem uma última olhada.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Acho que certamente é opcional, e não creio em um 3ds futuro com a acessório embutido. E também acho ele bonitinho, eu compro um desses se tiver suporte para fazer o 3ds um controle de WiiU.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um 3ds e afirmo que o seu lançamento foi prematuro, pois, deveria ter tido o Zelda ou Mario no lançamento e que a estratégia do circle pad confirma isto.

    ResponderExcluir
  3. esse segundo analogico e horrivel, o ideal e que o segundo analogico fosse abaixo dos botoes x,y,b e a.
    e ainda por cima a pilha, em pleno seculo 21,sinceramente e inaceitavel,com certeza esse novo spansion pack slide serve para se usar no futuro wii u que tera tambem LZ eRz e o segundo analogico....
    quando vi o 3ds da primeira vez senti q faltava algo, ou seja esse segundo analogico, porem nao espera que ia ser incluso depois do lançamento!!!
    eu ia encomendar meu 3ds e ate cancelei, pois vou esperar o proximo modelo que com toda certeza deve vir com o segundo analogico incluso, que provavelmente aparecera perto do lançamento do WII U!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Primeiro o acessorio,depois o 3DS lite ou coisa assim.Meu,será que a bigN não muda???É sempre assim!!!Primeiro o acessorio,depois o 3DS lite ou coisa assim.Meu,será que a bigN não muda???É sempre assim!!!

    ResponderExcluir
  5. esse treco deve ser comfortavel, meu visinho tem um dsi com uma capinha da narf estilo e isso ai so q sem o analogico, e meio feia mas e super confortavel e protege muito bem, o unico problema e q e a pilha , mas se durar muito tudo bem e tem q ter um precinho camarada

    ResponderExcluir
  6. Esse gambiarra nada mais é que um atestado de incompetência da Nintendo. Lançou um portátil mal planejado e às pressas achando que venderia zilhões só pq é da família DS. Absurda essa extensão, isso deveria vir de fábrica.

    ResponderExcluir
  7. Acho que o que realmente acontece é que portáteis não concorrem mais apenas com portáteis, a concorrência hoje é maior, consoles de mesa, smartphones, tablets, PC e até mesmo celulares.

    Acho que foi um erro não ter colocado o segunda analogico já no inicio, mas o que foi já foi.

    O importante é que agora será possível jogar qualquer titulo no 3DS, de qualquer empresa, sem dificuldades... isso é bom pra nós e pra Nintendo. Fato é que antes era inviável um Monster Hunter para Nintendo DS.

    E hoje em dia é realidade.

    Acho que as coisas vão ficar ainda mais difíceis daqui pra frente, e acredito que a Nintendo vai se sair melhor que a concorrente nessa geração (assim como na passada)... caindo no gosto de todo tipo de jogador.

    Estarei assistindo de camarote essa briga, e desejo sorte as duas empresas nesses tempos difíceis.

    Vida longa a Big N.


    Ah, e quanto a dizer que o 3DS está indo no caminho do Vita, eu diria é que o Vita que estaria indo no caminho do DS, pela quantidade de jogos casuais anunciados (até mais que hardcore).

    ResponderExcluir
  8. Acho que a Nintendo se precipitou um pouco com o 3DS. O ideal seria lançar um portátil um pouco depois com um jogo de peso (Kid Icarus, Mario Kart, Marios Bros, etc.). Lançar Pokémon Black & White exclusivamente para o 3DS, mas adaptado às funções do portátil.
    Não sei se isso é ser excessivamente nostálgico mas ver dus gerações de Pokémon pro mesmo portátil é meio estranho pra mim.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho difícil um novo modelo com todos os botões que o novo acessório acrescenta ao 3DS. O segundo analógico não seria tão impossível, mas um ZR e ZL vindos já no 3DS, o tornariam muito grande. Nem o PSP possui um R2 L2, acho que esses botões ficaram só nesse acessório, se forem colocados no 3DS, acho que ele próprio vai se tornar um frankenstein pelo tamanho que ficaria '-'

    ResponderExcluir
  10. angeloeduardo1
    tbm pensei nisso acho que dificilmente haverá um modelo novo
    n tem aonde botar o ZR e ZL ele ia ficar um trambolho do mesmo jeito só que pior permanente

    ResponderExcluir
  11. o Fato é que o nintendo DS sempre foi muito sem nenhum analógico, por 2 analógicos em um console praticamente igual, acho muito desnecessario, com certeza a Capcom pois a BigN contra a parede dizendo que Monster Hunter seria exclusivo (ou algo parecido) para o 3DS se fosse adicionado mais um analógico, ou pelo fato da descepção de Resident Evil TM3D que de fato senti falta de outro analógico, Acredito que as desenvolvedoras não estejam sabendo aproveitar o potencial do 3DS.

    ResponderExcluir
  12. lougan
    Pior que no caminho que anda a Nintendo, mais perdida que cego em tiroteio, não da pra saber o que passa na cabeça dela. Não consigo imaginar um 3DS com todos aqueles botões do acessório. Enfim, veremos o que a Big N planeja ao longo do tempo xD

    ResponderExcluir
  13. U novo modelo de 3DS com todos os botões do acessorio não é impossivel, e bate exatamente com os rumores de que a Nintendo a esta preparando um novo e totalmente inovador modelo de portatil. Estes rumores são do mesmo site que disse que haveria o acessorio slide pad.

    ResponderExcluir
  14. A Nintendo se precipitou ao lançar o 3ds, ele deveria ter saído agora no Final do ano com uma enxurrada de títulos disponíveis. O Add on mostra que houve um erro no projeto. No mundo de hoje é tão comum dois analógicos que achei estranho o 3ds não ter vindo com dois.
    O que as empresas que possivelmente pressionaram a Nintendo pretendem fazer com as qualidades únicas do portátil? Eu particularmente acho bem melhor a jogabilidade dos fps no DS do que com a mecânica de dois analógicos (o problema é só a mão que dói, mas minha mãe é grande e o DS não é ergonômico como o GBA tradicional). O esquema do DS se aproxima mais ao dos pcs. Aliás pra que então o sensor de movimentos?
    Isso tudo é fruto do vacilo enorme da Nintendo com esse portátil, a Big cometeu tantos erros e perdeu tanto prestígio que agora é obrigada a ceder às pressões feitas pelas outras empresas. Triste.

    ResponderExcluir
  15. Na boa, quando eu abri a materia pensei que ia ser um trambolho. Pra que tocar o terror na nintendo? O acessório é normal. E, vai atrair uma parcela bem maior de jogadores, principalmente aqueles que curtem fps('360 players). Eu acho que foi uma sacada inteligente da big N, não foi uma tacada de mestre, mas deu um sopro de jogos maior ao 3ds.

    ResponderExcluir
  16. Todos os jogos que vc precisa controlar o personagem com o direcional direito e que vc precisa controlar a câmera com o que tiver disponível do lado direito, vão ficar muito, MUITO, mais práticos com um direcional com teoricos 360º de direcionamento.

    Um jogador habilidoso até pode diminuir os transtornos usando os 4 botões disponívels ABXY (seja no psp ou no ds/3ds), direcionando em 90º ou 45º combinando botões, mas é um processo muito mais trabalhoso.

    Imagine como será a manipulação da câmera em Resident Evil Revelations? Vc precisa fugir/desviar de algo e preparar o contra-ataque. Com um analógico vc só direciona. Com os botões ABXY, vc tem que dar vários toques até achar o ponto, isso considerando um movimento perfeito. Caso haja um erro, pode ser fatal no jogo. Isso se aplica a praticamente todo jogo com manipulação de câmera.

    Foi um erro grosseiro da Nintendo não atentar a esse ponto e agora ela está correndo atrás do "prejuízo", com um trambolho que aparentemente é feio mas que tem suas virtudes.

    Eu vou esperar pelo 3DS lite, com o direcional nativo.

    Como deveria ter sido desde o início.

    ResponderExcluir
  17. A BigN está me decepcionando pela primeira na vida...

    Eu já estava na dúvida sobre o 3DS, agora mesmo desisti de vez.

    =(

    ResponderExcluir
  18. ^^ ainda bem que sou fã de carteira da Nintendo... esses fãs de passagem, sempre choram por qualquer coisa^^

    ResponderExcluir
  19. Achei esse analógico uma coisa das cavernas..., pilhas..., que gambiarra descarada..., mesmo gostando muito do 3DS, a nintendo pisou feio na política com o seu console, espero ser mais afinada com WiiU!

    ResponderExcluir
  20. Gente, a Nintendo não perdeu o foco dela, esse acessório somente amplia as possibilidades do 3ds. O 3ds não foi lançado antecipadamente, ta tudo certo, é como eu disse, o acessório veio apenas para ampliar e tirar a desculpa das desenvolvedoras de não lançar jogos mais hardcore para o console.

    ResponderExcluir
  21. A jogabilidade do 3DS com o dual stick ainda é beeem diferente da dos controles..imagine ele na sua mão..é MTO diferente mesmo do que jogar em um pad do XBOX ou do PS3...os botães ABXY são muito mais acessíveis no PAD do que no dual stick!

    ResponderExcluir
  22. Pessoal, por mas fãs que todos sejam. Admitam. A nintendo errou em não colocar dois slide pads no 3ds.

    ResponderExcluir
  23. Acho q a Nintendo esqueceu que o 3ds tem touchscreen... da pra jogar MMORPG no IPad que nem botão tem, só pela touchscreen.
    E alem de tudo tem q por pilha nesse trambolho.
    Prevejo daqui uns 7 anos um topico sobre "os acessorios mais fracassados da Nintendo" e essa coisa vai ta no meio junto com o Wiispeak.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google