Pokémon Blast

Pokémon Blast: Saiba tudo que rolou na primeira edição do Pokémon Autumn Friendly Tournament

Do dia 20 até o 24 de outubro, treinadores Pokémon de praticamente todo o mundo tiveram a oportunidade de participar de um torneio amistos... (por Unknown em 27/10/2011, via Nintendo Blast)

Do dia 20 até o 24 de outubro, treinadores Pokémon de praticamente todo o mundo tiveram a oportunidade de participar de um torneio amistoso via Wi-Fi, chamado Autumn Friendly. Para quem não mora em um país que participa do Pokémon World Championships, essa provavelmente foi uma grande oportunidade para saber como seria o seu desempenho no torneio. Confira agora como foi o primeiro torneio oficial de Pokémon em escala mundial via Wi-Fi.



Hydreigon soltava Dark Pulse
para todos os lados
Como noticiado por aqui, o torneio teve um período de uma semana para inscrições, inicialmente com 10.000 vagas. Em menos de 48h o número de vagas foi aumentado para 35.000 por conta da demanda. Ainda não foi anunciado o número total de participantes, mas acredita-se que tenha sido no mínimo 20.000. Diferente de torneios comuns, este não funcionava com sistema de chaves ou grupos. O competidor poderia realizar quantas batalhas quisesse durante o período de duração do torneio, mas se engana quem acha que quem fizesse mais lutas estaria na vantagem.

Todos os participantes começam com 1500 pontos (rating). Vitórias garantem mais pontos, enquanto derrotas diminuem o saldo, mas não de uma forma fixa. Um participante com rating 1550, ao ganhar de outro com 1700, receberá mais pontos do que se tivesse ganho de um com 1600. A mesma coisa acontece nas derrotas, quando um competidor perde para outro com menos pontos, a redução no seu rating será maior do que quando ele perde para alguém com mais pontos. É uma boa medida, que em teoria, faz os jogadores ganharem pontos de acordo com a dificuldade da luta.

Das mais de 200 lutas que fiz, aproximadamente 30 não foram completadas, em sua grande parte por ma-fé dos oponentes, que desligavam o jogo quando estavam perdendo. Esse foi um problema enfrentado por muitos jogadores. Comigo não foi tão frequente, mas algumas pessoas relatam ter feito 40 batalhas e 30 delas não foram concluídas. Há até mesmo um usuário de um fórum que diz ter sido vítima de 100% de desconexões de quando estava ganhando, com mais de 150 batalhas. 

Nas regras do torneio, a The Pokémon Company deixa claro que pessoas com alta taxa de desconexão serão penalizadas após o evento. Caso isso ocorra, é muito provável que essas pessoas não tenham seus nomes presentes no ranking, que é o grande objetivo do torneio, já que ele não possui nenhum prêmio material.
Taunt, Charm, Encore, Leech Seed e
todos os golpes mais chatos são
concentrados neste Pokémon

No geral, os jogadores que não foram vítimas de inúmeras desconexões ficaram contentes com o torneio e esperam outra edição. Apesar do sistema de seleção dos oponentes ser aleatório, encontrei alguns conhecidos de fóruns internacionais, e  até mesmo um colega da Nintendo World. Gravei algumas das melhores lutas, que foram editadas pelo Thiago Cardoso para serem exibidas neste texto.

A primeira luta que iremos assistir foi contra um oponente especial, Aaron Zheng (Conhecido como Cybertron), campeão nacional dos EUA na categoria sênior durante a etapa de classificação para o Pokémon World Championships 2011.



A base da minha estratégia era o Trick Room, golpe que por cinco turnos permite que os Pokémon mais lentos se movam primeiro que os mais rápidos. Cybertron utilizou o mesmo time que levou para a etapa nacional do Pokémon World Championships.

Logo no começo da luta eu perdi o único Pokémon do time que possuía resistência à golpes do tipo Ghost, logo quando eu estava na frente de dois deles. Como se não bastasse, Musharna e Reuniclus ainda eram fracos a esse tipo. Para virar o jogo, contei com um pouco de sorte. Reparem que no primeiro turno, o golpe Heat Wave não acerta o Reuniclus, permitindo que ele continue vivo até o final da rodada para usar Trick Room. Com a base da estratégia preparada, era a vez de diminuir o dano que eu recebia daqueles Pokémon, e Light Screen foi a escolha certa.

Como temos o team preview, eu já sabia que ele iria usar Amoonguss e que um Pokémon como o Chandelure, mais rápido e com vantagens contra meu time, deveria ser guardado para mais tarde. Preferi utilizar Helping Hand para ter certeza de derrubar o Jellicent com um único golpe enquanto via o cogumelo entrar na arena.  Depois disso a vitória já estava praticamente garantida.

A segunda luta é bem curiosa:



Meu oponente teve um ótimo desempenho durante toda a luta. Usou Charm para diminuir o poder dos meus atacantes físicos, Heat Wave para atingir todos da arena, mas guardar o Scrafty me garantiu a vitória. Reparem que no final ele poderia ter dado um Shadow Ball no Musharna, mas com medo do Scrafty acordar com muito HP e dar um Crunch em seguida, ele preferiu continuar tentando a sorte de causar um Critical Hit. A lição que aprendemos é que nem todo Pokémon com status negativo é inútil.

O próximo vídeo mostra mais uma das estrelas do meu time:



A parceria Gigalith + Musharna foi responsável por muitas das minhas vitórias no torneio. No começo da partida eu deixo ele protegido com Protect enquanto Musharna faz uso de Trick Room. No turno seguinte é hora de garantir que o Hydreigon não ative o Focus Sash (item mais comum equipado neste Pokémon durante o torneio) na hora que eu usar Explosion, que normalmente derruba os dois monstrinhos do oponente de uma vez. Tive sorte e o Rock Slide ainda causou Flinch, provavelmente salvando o Musharna de um Dark Pulse. Depois disso é só uma questão de predict (capacidade de prever os movimentos do adversário). Todo Terrakion possui Protect, além de que pro meu oponente, quanto mais tempo ele enrolar, melhor, pois o efeito do Trick Room só dura cinco turnos. Resolvi ir com todas as forças para cima do Thundurus e deu certo.

Quase todas as lutas tinham pelo menos dois desses Pokémon: Hydreigon, Terrakion, Thundurus, Tornadus, Landorus, Whimsicott, Chandelure, Jellicent e Conkeldurr. Era comum ver jogadores mais inexperientes utilizando monstrinhos como Zoroark, Emboar, Samurott e Serperior.

Foi um torneio bastante divertido, mas poderia ter sido anunciado com mais antecedência. Muitas pessoas não participaram por não terem tempo de montar um time.

Para quem quiser ver lutas que não comentei no texto, é só acessar o meu canal do Youtube.

Você participou do torneio? Nos conte como foi sua experiência!

Revisão: Alberto Canen 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu mesmo participei do evento e só ganhei uma batalha (rs) acontece coisas meio impossíveis por lá, tipo pokémon lentos como Liligant e Musharna atacarem primeiro que os meus Haxorus e Galvantula que sabe-se que são pokémons que são naturalmente mais rápidos. Vi muitos pokémons shiny também que é uma coisa praticamente raríssima de se ver(assim como visto nos videos). Não sou o treinador mais experiente do mundo mais algumas batalhas ficaram claras pra mim que os treinadores editaram seus pokémons através do save. Tem vários programas aí na net que da para editar os status base dos pokémons e eles ficarem praticamente invencíveis.Agora não sei se a Nintendo é capaz de identificar isso. De qualquer forma se tiver um próximo torneio estarei mais preparado.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente só participei de 2 dias de evento ( nao o dia todo) totalizando cerca de 45 batalhas completadas... e o problema com jogadores que desligam o DS foi grande... contei pelo menos 15 batalhas por dia em q meu adversário desligava o DS, principalmente quando perdia 2 pokemons de uma única vez. Espero sinceramente que a nintendo cumpra o q prometeu e penalize estes jogadores com banimento permanente, pois estes atrapalham o jogo dos demais jogadores( eu mesmo poderia ter tido mais 30 vitorias aumentando consideravelmente meu ranking... visto que fiz relativamente poucas batalhas..45 completas... isto teria quase dobrado o numero de batalhas q fiz e seria todas as 30 vitorias...)
    Uma solução boa seria se o jogador que desconectou fosse considerado perdedor por WO.. tendo pontos reduzidos e o jogador q continuou conectado fosse considerado vencedor... com os devidos pontos ganhos....

    ResponderExcluir
  3. galera panaca, sempre quando to no random a galera desliga, principalmente quando mato terrakions ou jellicents com water spout

    ResponderExcluir
  4. Pois Mattcow como eu disse ganhei 50 batalhas no final do torneio concluindo apenas DUAS.
    Realmente acho que essas pessoas devem aprender que derrota faz parte.
    E não posso esquecer de dar meus parabéns ao Mattacow que tenho quase certeza que ficou no Top 100

    ResponderExcluir
  5. o problema é q tem muita gente q usa flashcards e editam o save, e normalmente eles colocam todos os iv's em 31 e todos os ev's em 255, ai fica dificil de ganhar...

    ResponderExcluir
  6. @Ewerton e Outi

    O servidor detecta alteração impossível de atributos, ou seja, se um Pokémon tiver atributos maiores que o possível para aquela espécie, o jogador nem consegue entrar no wi-fi. Outros tipos de "trapaça", como golpes que aquele Pokémon normalmente não aprende, não são detectados.

    Com relação ao Haxorus, você tem que avaliar bem a situação pra saber se não está sendo equivocado. Não é impossível uma Lilligant ser mais rápida que um Haxorus... na verdade, é bem provável. Em double nem tanto, mas em single sim. Aqui estão algumas formas:

    - O haxorus não ter IV 31 em Speed
    - Sunny Day estar em efeito na arena (dobrando a speed da Lilligant com a Ability Chlorophyl)
    - O item Choice Scarf equipado
    - Time sob efeito de Tailwind
    - Time sob efeito de Trick Room

    isso são só algumas das possibilidades. Com relação ao Musharna, tem que ver quais golpes ele estava utilizando, pois algum possuem priority e sempre vão atacar primeiro.

    ResponderExcluir
  7. Mateus, rola de vc colocar o top 100 do torneio pra gente, falar um pouco sobre o pessoal do top 3 se der (provavelmente são conhecidos da comunidade de treinadores, né?) e o brasileiro mais bem posicionado.
    Se tiver como, essas informações irão enriquecer ainda mais a matéria. vlw.

    ResponderExcluir
  8. @Kadmus

    Desculpem, acho que acabei não mencionando no texto. O ranking só será divulgado no dia 1 de novembro. Claro que se houver brasileiros bem posicionados em posto algo por aqui, mas acho meio difícil ter algum no top 10. Não ouvi muitos comentários sobre os brasileiros jogando. No top 100 é possível sim.

    ResponderExcluir
  9. Legal. Tenho fé que tem algum no top 50. Dúvida fora do contexto, vc mora em BH??? Acho q li algo do tipo. E eu moro em BH, tem tempo q quero entrar pro competitivo de pokemon e suas matérias tem me incentivado cada vez mais. Se vc for daqui da até pra trocar uma ideia melhor (claro que eu não vou ficar te enchendo). Qualquer coisa me manda MP no fórum.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google