Stage Select

Stage Select: Saffron City (Pokémon)

Se os furtivos desafios venenosos de Fuchsia City não foram o bastante para você, que tal uma boa dose dos Pokémon Psíquicos (Psychic) de S... (por Rafael Neves em 22/03/2012, via Nintendo Blast)

784px-Saffron_City_HGSSSe os furtivos desafios venenosos de Fuchsia City não foram o bastante para você, que tal uma boa dose dos Pokémon Psíquicos (Psychic) de Sabrina? Em Saffron City, o jogador estará em mais uma das grandes metrópoles de Kanto e uma das maiores cidades de todo o universo Pokémon. No entanto, o ginásio liderado por Sabrina não é o único perigo escondido entre as ruas de Saffron, pois a cidade também abriga o quartel-general da famigerada Equipe Rocket. Que outros mistérios esse lugar nos reserva?

Diferentemente de todas as outras cidades de Kanto, Saffron City (japonês: ヤマブキシティ Yamabuki City) não se contentou com apenas um ginásio. Há dois nessa cidade; um destinado aos treinadores que almejam a Marsh Badge e outro voltado para Pokémon Lutadores (Fighting) , mas sem trazer uma insígnia como prêmio. Saffron pode ser alcançada por quatro diferentes rotas, embora quase todo o acesso tenha sido bloqueado, uma vez que lá se instaurou o quartel-general da Equipe Rocket. Trata-se da 10ª maior cidade do mundo Pokémon, com uma população que varia entre 63 (na primeira e terceira gerações) e 47 (na segunda e quarta) habitantes.

 

Saffron_City_RBY  Saffron_City_GSC 720px-Saffron_City_FRLG

Visão geral da cidade de Saffron em Pokémon Red/Blue/Yellow; Pokémon Gold/Silver/Crystal e Pokémon FireRed/LeafGreen respectivamente. No início da matéria, o mapa mostra a cidade na mais recente versão, Pokémon HeartGold/SoulSilver.

341px-HeartGold_SoulSilver_SabrinaPsicologia Pokémon

Talvez Saffron City seja a cidade mais bem organizada e planejada de Kanto. É fácil perceber uma simetria em sua arquitetura, na qual o Silph Co. Headquarters ocupa a posição central, enquanto outros prédios (como os próprios ginásios) agrupam-se ordenadamente nas zonas periféricas. O prédio da Silph Co. funciona como grande quartel-general da temida Equipe Rocket. É lá, por exemplo, que se obtém a Master Ball e que se enfrenta treinadores barra pesada, como o seu rival e Giovanni. Mas vislumbrar essa cidade é um privilégio para poucos, uma vez que as quatro rotas de acesso pra Saffron estão interditadas. Todos os encarregados dos portões estão com tanta sede que esqueceram de suas tarefas migratórias de tal forma que não deixarão visitantes adentrarem a cidade. No entanto, uma refrescante bebida comprada em Celadon City pode saciar as sedes dos guardas e fazê-los permitir sua passagem.

silphcoGAM224.know.2_map25--article_image

Pela grandeza e importância de Saffron, a segunda geração de monstrinhos inaugurou a estação de trens magnéticos que interligam essa cidade e Goldenrod City, da região de Johto. A uma velocidade de quase 550 quilômetros por hora (suficiente para fazer qualquer Rapidash e Ninjask comerem poeira), este trem bala interliga duas grandes regiões do universo Pokémon. Com tamanho potencial, é óbvio que a Equipe Rocket tentará tirar proveito dessa tecnologia. Também é possível, em HeartGold/SoulSilver, encontrar Lt. Surge, líder do ginásio de Vermilion City, a bordo do trem.

 

MagnettrainGSC  Magnet_Train_arrive_HGSS

Trem magnético de Saffron em Gold/Silver e HeartGold/SoulSilver, respectivamente

CopycatHGSSMas é em Saffron que encontramos uma das almas mais caridosas do universo Pokémon. Em uma das casas dessa cidade vive o Mr. Psychic, que não recebeu esse nome por acaso: ele pode lhe entregar gratuitamente um TM Psychic, essencial na vida de quem planeja um time de monstrinhos com poder de fogo psíquico. FireRed/LeafGreen também inaugurou o Pokémon Fan Club em Saffron, onde diversos habitantes se reúnem para falar de uma mesma coisa: Pokémon! E nessa metrópole também encontramos uma fã do Mario. Trata-se de Copycat, uma garota que pode organizar os golpes dos seus monstrinhos e entregar o TM Mimic, além de possuir um SNES no quarto com o jogo do bigodudo da Nintendo. Copycat é notadamente uma imitadora, sempre se fantasiando e pretendendo ser quem não é.

Marsh_BadgeSaffron Gym

Embora Saffron City seja imensa, uma cidade é sempre pequena demais para dois ginásios. Nesta metrópole em questão, dois deles se estabeleceram, mas apenas um pode receber a insígnia da Liga Pokémon. Um dos ginásios se focou em Pokémon Psíquicos, enquanto o outro priorizou monstrinhos Lutadores. Obviamente, houve um conflito entre ambos os estabelecimentos e, graças à vantagem do tipo Psíquico, o ginásio Lutador foi rebaixado a mero dojo. Apesar disso, o dojo é o único local de Kanto onde o jogador pode receber um Hitmonlee ou Hitmonchan, mas nem mesmo os monstrinhos inspirados em figurões do kung fu são fortes o bastante para os poderes mentais do ginásio de Saffron. E é justamente por essa supremacia dos Pokémon Psíquicos que Sabrina é temida como líder de ginásio (para quem não sabe, o tipo Psíquico foi desbalanceado na primeira geração Pokémon, mostrando-se extremamente vantajoso contra quase todos os outros tipos). Mas vencê-la e suas assistentes é necessário para galgar a Marsh Badge. Prepare-se para enfrentar os mais perigosos Pokémon Psíquicos - entre eles o devastador Alakazan de Sabrina!

Saffron_Gym_RBY  Saffron_Gym_GSCSaffron_Gym_FRLG  Saffron_Gym_HGSS (1)

Esquema do ginásio de Saffron em Pokémon Red/Blue/Yellow; Pokémon Gold/Silver/Crystal, Pokémon FireRed/LeafGreen e Pokémon HeartGold/SoulSilver respectivamente.

Lt._Surge_and_SabrinaEm outras mídias…

No mangá Pokémon Adventures, Sabrina é também líder de ginásio da cidade de Saffron, mas também destaca-se por ser um dos mais perigosos membros da Equipe Rocket. Sua cidade foi palco do grande confronto entre Red, Blue e Green contra a maligna organização criminal. Para isolar Saffron City dos treinadores, Sabrina utilizou uma barreira (Barrier) feita por seu Mr.Mime. Já no anime da série Pokémon, a líder de ginásio não é “má”, mas motra-se fria e impiedosa ao enfrentar Ash e humilhar cruelmente seu Pikachu – além de ter lá seus traumas de infância. Vencer Sabrina envolverá uma jornada para capturar um Pokémon do tipo Fantasma (Ghost), visto na singela visita de Ash à Lavender Town. Na versão animada, o trem magnético é visto, mas apenas quando Ash e seus companheiros visitam a cidade de Goldenrood, em Johto. Já o personagem Copycat, no anime, é a pressuposta inspiração para a garota Duplica – percebido até mesmo em seu nome e em sua natureza “copiadora”. Duplica, por exemplo, finge ser uma treinadora Pokémon e tem como monstrinho um Dito! Mas seria injusto não citar a ponta de Saffron City em Super Smash Bros. (N64), no qual podemos ver o prédio da Silph Co. como campo de batalha para a pancadaria!

Duplica 463px-Sabrina_anime Saffroncity

Revisão: José Carlos Batista de Souto Alves


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu lembro que na época do Red e Blue eu não tinha internet nem revista com o detonado e fique preso em Celadon por muito tempo sem saber como ir para Saffron ou pegar o Snorlax. Quando cheguei lá meu Charizard tava pra lá do 50, se saber o que fazer ficava treinando sempre que dava vontade. Foi nessa época que meu Charizard ficou no lvl. 99.

    ResponderExcluir
  2. só passando pra dizer q no final tá escrito Ditto erado

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google