Future Blast

Future Blast: Wii U e o mundo hardcore

A conferência da Nintendo na E3 em 2011 foi marcada pelo anúncio do novo console de mesa da empresa: o Wii U, console com gráficos em alta d... (por Unknown em 10/06/2012, via Nintendo Blast)

Wii-U nblastA conferência da Nintendo na E3 em 2011 foi marcada pelo anúncio do novo console de mesa da empresa: o Wii U, console com gráficos em alta definição com um inovador controle em formato de tablet. Satoru Iwata fez questão de afirmar que, com o console, a empresa não abandonaria os gamers hardcore. Na última semana, a empresa apresentou mais detalhes do Wii U em sua coletiva na E3. O console parece promissor, mas ainda existem detalhes muito vagos. Com Nintendo Land, uma coletânea de minigames que será lançada junto com o videogame, restam dúvidas se o console se voltará para o público hardcore. Será que devemos nos preocupar?

Atraindo um novo público

nintendo_ds nblastA filosofia da Nintendo se modificou muito desde o lançamento do Nintendo DS, no já distante ano de 2004. Com o DS, a empresa passou a se empenhar mais em oferecer experiências com jogabilidade inovadora, sem se importar apenas com a evolução gráfica entre as gerações. Tal filosofia se mostrou vencedora e se consolidou com o lançamento do Nintendo Wii em 2006, console com o qual a Nintendo conseguiu retomar a liderança do mercado, perdida para a Sony com seu Playstation. A partir deste momento, a Nintendo conseguiu lucros exagerados, parcerias de sucesso e bater recordes e mais recordes de vendas. Mas um grupo de jogadores não estava satisfeito com os rumos que a indústria vinha tomando: gamers hardcore que buscam experiências mais imersivas e gostam de passar horas e mais horas jogando games mais sérios e que exigem dedicação, sejam single-player ou multiplayer.

nintendo_wii nblastO Wii recebeu um imenso apoio de diversas empresas renomadas, como Ubisoft, Capcom e Eletronic Arts, mas todas estas preferiam lançar games simples e focados em partidas rápidas, como coletâneas de minigames e jogos infantis e simples. Não dá para considerar que o console da Nintendo não tenha recebido games hardcore: Super Mario Galaxy, Metroid Prime 3, No More Heroes, Little King Story e The Legend of Zelda: Skyward Sword são apenas alguns exemplos dos excelentes títulos voltados a esse público que o videogame recebeu. Porém também é inegável que a quantidade de títulos casuais lançados para o Wii é muito maior que os games hardcore. A nova estratégia da Nintendo foi tão bem sucedida que tanto a Sony quanto a Microsoft passaram a se dedicar a esse tipo de público, buscando expandir a base instalada de seus consoles através dos jogadores casuais.

Volta às origens

nintendo 3ds nblastCom o lançamento do Nintendo 3DS no ano passado, foi possível notar mais uma mudança no direcionamento da empresa quanto aos seus clientes. O console parece tentar conciliar o público hardcore ao público casual conquistado com o Nintendo DS e o Wii e a quantidade de títulos de imensa qualidade, sejam estes já lançados ou ainda em produção, é espetacular. É muito fácil notar que a Nintendo está fazendo tudo que pode para mostrar ao seu público que ela continua fiel a seus fãs e que os games hardcore ainda são extremamente importantes para sua estratégia. Sem muito esforço, é possível pensar em vários títulos já lançados voltados ao público hardcore como The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Super Mario 3D Land, StarFox 64 3D, Resident Evil: Revelations, Kid Icarus Uprising e Super Street Fighter IV 3D Edition. Estes são apenas alguns exemplos de um console que foi lançado há apenas um pouco mais de um ano.

kidicarus nblast   oot_3ds_ nblast

Resident Evil Revelations nblast  Super-Street-Fighter-IV-3DS nblast

wii u gamepadA apresentação da empresa na E3 do ano passado revelou que o foco do Nintendo Wii U é conciliar os desejos dos gamers hardcore enquanto mantém cativo o publico casual recém conquistado, mas não havia nenhum exemplo palpável de como a Nintendo planejava ser bem sucedida em seu novo desafio. Com a conferência deste ano já é possível perceber o que a Nintendo deseja com seu novo console: forte interação social, um forte senso de comunidade, experiências inovadoras e imersivas e versatilidade, o que pode ser a característica fundamental do console para que a empresa consiga manter a liderança no setor enquanto agrada a todos os públicos. O console é compatível com todos os controles lançados para o Wii, conta com o Wii U Gamepad e ainda terá a opção de um controle clássico, voltado para experiências mais tradicionais. Aparentemente isto é apenas uma continuidade do que o Wii já fazia, mas é fácil perceber que dessa vez a Nintendo não deseja forçar as desenvolvedoras a adotar suas tendências, ao contrário, está permitindo-as utilizarem o console como bem entenderem, desde que tragam títulos de qualidade que satisfaçam o público do console.

Wii_U_Pro_Controller nblast   wiimoteplus nblast

A própria Nintendo se mostrou muito versátil com sua line-up inicial: temos Nintendo Land, mas também temos Pikmin 3. Temos Wii Fit U, e, por outro lado, New Super Mario Bros. U. Mesmo que essa não seja a line-up que todos sonhavam para o console, é inegável o esforço da empresa em conciliar games casuais e hardcore no lançamento do Wii U. Isso sem contar o excelente apoio de empresas third parties que a Nintendo está recebendo. Com a Ubisoft liderando a lista de principais parceiras da empresa com 8 títulos bastante promissores, como o assustador Zombi U e o lindíssimo Rayman Legends, a Nintendo está conseguindo o apoio de empresas muito relevantes, como a Eletronic Arts (Mass Effect 3), Tecmo (Ninja Gaiden 3) e a Warner Bros. Games (Batman: Arkham City Armored Edition).

masseffectwiiu nblast   Zombie_U nblast

nintendoland nblastpikmin 3 nblast 

Futuro incerto, mas promissor

Ainda é cedo para afirmar que o Wii U cumprirá sua difícil missão de reconquistar os gamers hardcore, mas aparentemente a empresa está jogando todas as suas cartas em busca do sucesso. Com a potência de seu novo console, que é um pouco superior à de seus concorrentes atuais, será possível o lançamento dos excelentes games multiplataforma que o Wii não recebia devido às suas limitações tecnicas. Além disso, as empresas poderão se dedicar mais no sentido de criar experiências únicas e imersivas, pois o hardware da Nintendo possibilita que as desenvolvedoras sejam livres para definir como querem lançar seus jogos e que tipo de jogabilidade é ideal para que o game tenha qualidade.

Batman-Arkham-City nblast  scribblenauts-unlimited nblast

Além disso, a empresa ainda tem diversas cartas na manga: há boatos de que a Retro Studios esteja criando um novo StarFox, Miyamoto está envolvido em diversos projetos que ainda serão anunciados e as franquias consagradas da Nintendo ainda não deram as caras no console, o que nos faz imaginar como serão estes títulos quando eles finalmente forem anunciados. The Legend of Zelda Wii U com um mundo imenso como o de Elder Scrolls: Skyrim? É possível. Um novo Metroid totalmente focado em exploração em que o Wii U Gamepad é o visor de Samus? Também é possível! O Wii U ainda nem nasceu e já promete experiências fantásticas! Isso sem contar com o forte apoio de third parties que o console receberá caso os games iniciais do console façam sucesso. A Ubisoft parece acreditar muito no potencial do console, e o sucesso de seus 8 títulos de lançamento para o console será fundamental para que a nova estratégia da Nintendo se consolide.

Zelda-Wii-U nblast   StarFox nblast

Espera difícil

Agora falta pouco! Até o final do ano o console já terá sido lançado e a tendência é de que cada vez mais surjam novas informações animadoras sobre seu lançamento. Mesmo com uma line-up aparentemente morna, é fácil perceber que a Nintendo está fazendo o que pode para conciliar os dois públicos distintos que ela mesma criou com o Nintendo DS e o Wii e dar espaço para que as desenvolvedoras tenham a liberdade de criar o que bem desejarem para o console.

Será que a Nintendo conseguirá resolver o difícil problema que ela mesma criou? A resposta só começará a surgir no final do ano!

E você? Acha que o Wii U será capaz de satisfazer o público hardcore ao contrário do que aconteceu com o Wii? Deixe seu comentário!

Revisão: Thyago Coimbra Cabral


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu acho que a Nintendo tem que lançar o Wii U em Setembro, porque assi, até o Natal, o console já terá se tornado mais popular. Isso e também porque não aguëntaremos esperar até novembro! XD
    Bom, antes do Natal tem que lançar...

    ResponderExcluir
  2. Setembro seria uma data boa mesmo.. primeiro que daria tempo de mostrar do que o Wii U é realmente capaz!!

    Creio que o Wii U vai surpreender a todos principalmente pela desconfiança de muitos gamers!!

    Lendo esse artigo da pra acreditar que o Wii U sera uma adição excelente aos consoles ja lançado até hoje...

    E quem dúvidar vai ta contando os centavos depois pra comprar um rsrsrrss

    ResponderExcluir
  3. O que eu mais gostei foi de saber que a Nintendo ta dando carta branca para as empresas fazerem o que quiser...

    É bom a Nintendo fazer a parte dela e deixar que as thirds decidam como fazer as suas!!!

    Afinal não da pra Nintendo ficar transformando tudo em cell ou em um estilo infantil!!!

    Deixa os caras botar sangue.. é isso o que muita gente quer mesmo!!!

    ResponderExcluir
  4. O wiiU tem tudo para ser bem sucedido .

    Potência gráfica superior a dos concorrentes atuais ( que segundo as próprias fabricantes terão mais dois anos pela frente ) , um controle inovador , as franquias clássicas da Nintendo e o apoio das principais desenvolvedoras .

    Tem como dar errado ?

    ResponderExcluir
  5. Se investirem no console.. não tem como dar errado!!! a alternativa pra quem tem ou investiu no Wii é o Wii U!!!

    Todos os controles funcionaram no Wii U.. teremos a oportunidade de enfim jogar os jogos do Wii em HD!!!

    Então é mais vantagem!!! sem contar que ha muitos jogos em desenvolvimento!!!

    VAI WII U

    ResponderExcluir
  6. O Wii U nao vai conseguir ter acesso aos hardcores... o console é mto fraco de hardware, sendo assim ele nao tera suporte com as novas engines (Unrreal engine 4, cryengine e luminous (square enix) e quando o PS4 e X720 sairem é certeza que eles terao suporte para essas engines e os jogos mult que serao desenvolvidos para eles, as thirds na vao lançar para o wii u devido seu hardware limitado...eles nao vao fazer downgrade para o Wii U...
    o wii u so vai ter ports do que ja jogamos nessa gen ... e o que vira de novo de nova geração ele estará de fora...

    ResponderExcluir
  7. acho q o wiiu nao vai ser tao fraco assim a nintendo n vai lançal o console fraco dessa vez eles aprenderam com o wii e lembre do xbox foi lançado muito antes do ps3 e e popular ate hoje mesmo sendo inferiora ao ps3 nao posso generalizar mas a maioria dos meus amigos possuem o wii e o xbox um ou outro o ps3

    ResponderExcluir
  8. @douglas
    ja era amigo.... o console é fraco sim!! tanto que vai rodar trine 2 a 30 frames por segundo, era no minimo rodar acima de 60 se ele for forte... e outra o wii u nao roda nenhuma das engines da nova gen ( Unrreal 4, Cryengine 3 na ultma versao e Luminous da square enix)engines que provavelmente os consoles novos da sony e microsoft vao rodar!! dai o wii u ja vai ficar de lado dos jogos mult feito para eles... como aconteceu com o wii... nintendo ja nasceu na nova gen morta ja!!

    ResponderExcluir
  9. Oi vynnyharyon vc pode estar serto afinal ninguem de nois gamers sabe o verdadeiro poder do wiiu mas eu acredito q ele vai ser um sucesso e a concorrencia vai copiar o controle do wiiu nos proximos consoles

    ResponderExcluir
  10. @Vinnyharyon, você tá mal informado...

    Primeiro que o Trine vai rodar a 30 fps simplesmente por ser um port das versões de PS3 e Xbox 360, que rodavam desse jeito. E como disse alguém aqui mesmo na Nintendoblast: "Se o anti-aliasing (presente na versão do Wii U) for alto e a taxa minima do jogo for 30 FPS não vejo problema, pra que 60 FPS se o olho humano só capta 20-24 FPS?"

    Quanto as engines, você continua enganado. A Crytek já afirmou que o Wii U rodará a CryEngine 3. Rolaram boatos que a Unreal 4 não rodaria, mas a própria empresa disse que o Wii U ainda não foi descartado. Quanto a Luminous, ela foi anunciada outro dia, não há nada confirmado, como você pode afirmar que não rodará no Wii U então?

    Informe-se mais antes de afirmar essas coisas. E digo isso não apenas pra você não falar coisas equivocadas: é importante se manter informado pra não deixar de curtir, por puro preconceito, um bom console que tá surgindo por aí. :)

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google