Discussão

Discussão: Realmente precisamos de um 3DS XL?

A apresentação da Nintendo na E3, que você conferiu com a nossa cobertura especial , foi razoavelmente boa, mas longe de ser espetacular. Ho... (por Alex Sandro de Mattos em 06/07/2012, via Nintendo Blast)

Precisamos mesmo de um 3DS XL?A apresentação da Nintendo na E3, que você conferiu com a nossa cobertura especial, foi razoavelmente boa, mas longe de ser espetacular. Houve rumores de que a empresa japonesa apresentaria um modelo do 3DS com um design novo, fato este que não aconteceu. E quem imaginaria que em um comum Nintendo Direct, a Big N exibiria o tal novo modelo do portátil? Pois é, o 3DS XL em breve estará entre nós e especulamos aqui as razões que levaram a Nintendo a anunciá-lo, além das estratégias e da pergunta que não quer calar: precisamos mesmo de um 3DS XL?

O pequeno grande portátil

Bons títulos renderam ao 3DS um aumento considerável nas vendasO 3DS está se firmando a cada vez mais no mercado. Após um início ruim, com vendas abaixo do esperado, a Nintendo efetuou um corte de preço, fator esse que colocou o console no topo da lista dos mais vendidos, além de uma biblioteca de jogos interessante. O portátil tridimensional conseguiu superar as vendas do seu irmão mais velho, o DS, em determinados períodos e hoje possui uma base superior a 18 milhões de portáteis pelo mundo.

Quem tem uma memória boa deve se lembrar de que Iwata, o presidente da Nintendo, havia dito que o portátil tridimensional não teria tantas versões como o DS. E, em termos, a palavra dele ainda prevalece, pois, diferentemente do DS que teve versões Lite, i e XL, o 3DS pulou diretamente para a XL. Então, se o 3DS está indo muito bem, por que motivo lançar um novo modelo exatamente nesse momento? Havia a necessidade de lançar o 3DS XL a pouco mais de um ano de vida do portátil?

"Hmmm... muito interessante esse texto... Deixa eu coçar meu bigode disfarçadamente"A Nintendo sabe que o 3DS pode e vai lhe render lucros. Mesmo após o corte de preço, período esse que foi de recuperação financeira, a empresa espera agora que o portátil comece a realmente gerar lucros, tanto que essa é uma das metas da Big N até o fechamento do atual ano fiscal, que acontecerá em março de 2013. E uma das apostas são os títulos de peso que ainda chegarão ao 3DS como New Super Mario Bros. 2, Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance, Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate, Paper Mario: Stickers Star, Luigi’s Mansion: Dark Moon, Animal Crossing: Jump Out, apenas para citar alguns.

Luigi's Mansion: Dark Moon é um dos grandes títulos da Nintendo para o 3DS  Kingdom Hearts 3D em breve estará entre nós!

O lançamento do novo modelo serve também para impedir que o Vita se destaque. Exatamente uma semana após o visível aumento nas vendas do portátil da Sony, que pela primeira vez após o lançamento vendeu mais que o PSP, ficando apenas atrás do 3DS, o XL foi anunciado e é uma arma para o portátil tridimensional se destacar ainda mais. Não é apenas uma questão de design, mas também de mercado.

A própria estratégia de marketing da Nintendo é focada para quem tem algum portátil da família DS ou o 3DS anterior. Tanto que na Europa e no Japão, alguns modelos serão vendidos sem o carregador. Não apenas um incentivo para quem possui o primeiro modelo ou algum DS, mas também uma tática para baratear o novo modelo. O preço do XL está estimado para a América do Norte em U$ 199,99, um pouco mais caro que o modelo inicial, que custa U$ 169,99.

Lado a lado, o pequeno portátil e o grande portátil

Os rumores

Agora não cabe mais no bolso. O jeito é levar na mochila...Agora vamos especular alguns pontos a respeito do 3DS XL. Por que a Nintendo não o lançou com um segundo Circle Pad incluso? A resposta é “para não dividir os donos do portátil”. Se a Big N lançasse um novo modelo com dois Circle Pads estaria separando e sendo injusta com os proprietários do primeiro modelo. Imagine se um título é lançado e utilizasse essencialmente o segundo analógico? Donos do antigo modelo que não têm o Circle Pad Pro simplesmente ficariam impossibilitados de jogar tal game. Vale ressaltar que o acessório ainda é opcional e não essencial. Resident Evil: Revelations, Metal Gear Solid: Snake Eater 3D e Kid Icarus: Uprising são alguns exemplos de games que tem suporte ao Circle Pad Pro e são perfeitamente jogáveis sem o uso do acessório. O 3DS XL também terá o próprio acessório adicional, que será lançado ainda esse ano no Japão.

O tamanho da tela superior ficou próximo das medidas do PS Vita, que mede cinco polegadas. Estaria a Nintendo querendo que desenvolvedoras que criam jogos para o portátil da Sony sintam-se confortáveis em fazer uma versão para o 3DS? E com a tela maior, o 3DS XL nos faz lembrar um dos próximos passos da Nintendo: a integração entre o 3DS e o Wii U. Quem sabe não veremos títulos com funcionalidades entre os dois consoles? Alguém aí imaginou o próximo Super Smash Bros., no qual a versão portátil e do Wii U estão sendo desenvolvidas simultaneamente?

O 3DS XL maior só prova o quão grande é a Nintendo no mercado de portáteis.

Mas precisamos mesmo do 3DS XL?

O irmão mais novo carregando o irmão mais velho (!?)A resposta é sim e não. Se você estava revoltado com o anúncio do novo modelo por possíveis diferenças técnicas, saiba que a parte hardware do console continua exatamente a mesma, não houve alterações. A própria Nintendo chegou a confirmar isso em uma recente entrevista. Os apontamentos de que o efeito 3D estava melhor e que haveria filtros no novo modelo, que não deixariam os gráficos serrilhados, foram desmentidos. A Big N atribui que o fator que levou as pessoas que testaram o 3DS XL a essas conclusões seja o tamanho da tela, que aumentou de 3,53 polegadas para 4,88 polegadas a superior, e a inferior que foi de 3,02 polegadas para 4,18, um aumento de 90%, tornando-se assim o maior portátil da Nintendo em medidas de tela.

Já se você sente algum desconforto ou dores ao jogar no modelo atual, ou ainda tem mãos grandes, o 3DS XL pode ser indicado para você. Seu design maior torna tudo mais confortável, principalmente por estar mais “arredondado” e com o D-pad e os botões maiores. É como se fosse uma versão XL e Lite em um mesmo modelo. Outras mudanças significativas são as elevações na tela superior, que impede que esta fique marcada ao fechar o portátil (adeus, marcas!), a mudança da stylus, que agora não é retrátil e com o encaixe movido à direita do portátil, e a duração da bateria, que agora aguenta aproximadamente seis horas e meia de jogatina. Excelente pra quem joga muito!

De ladinho... Observe o desing arrendondado do portátil. Mais conforto.

Mario está todo feliz porque vai ficar rico em NSMB 2. E a Nintendo também, vendendo o 3DS XL.Para instigar ainda aqueles que não têm o portátil ou que tem algum interesse, New Super Mario Bros. 2 será lançado juntamente com o novo modelo em agosto. O 3DS XL também contará com cartão SD de 4GB, superior ao primeiro modelo que vem um cartão de 2GB. É um sinal da preparação da Big N para a disponibilização de grandes games por meio de downloads. Resumindo: se você está contente e satisfeito com o modelo atual, não há razão para trocar. A Nintendo não obrigou ninguém a trocar de portátil, apenas deu mais uma opção aos consumidores. Se você se interessou pelo 3DS XL ou ainda não tem, essa é a sua chance. Basta esperar até 19 de agosto.

E você? O que acha do novo modelo do 3DS? Acha que foi uma atitude precipitada da Nintendo ou veio no momento certo? Pretende adquirir o 3DS XL? Conte para nós!

Revisão: Marcos Vargas Silveira


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu espero até o ano que vem, porque esse ano não tenho dinheiro nem pra passagem do ônibus XD

    ResponderExcluir
  2. New Super Mario Bros. 2 INCLUSO? O_O

    ResponderExcluir
  3. ja tenho o 3ds normal , vou comprar o xl tambem .

    ResponderExcluir
  4. quero um game portatil o 3DS atual pra mim ta de bom tamanho esse parece um laptop do ben 10 ta loko eu gosto de inovação e criatividade da nintendo mas esse xl nao colo o msm acho do xl anterior como meu chefe diz é o famoso pega troxa como fizeram com o PSPGO

    ResponderExcluir
  5. Acho que a nintendo deveria lançar baterias que durassem mais tempo na primeira versão do 3DS mesmo (se é que isso é possível, não sei) porque sei lá, esse é o principal problema do console... claro que também é o principal motivo pelo qual as pessoas comprariam o 3DS XL, aí vira meio que uma sacanagem da nintendo com quem comprou a primeira versão

    ResponderExcluir
  6. Olha não é tãooo Laptop, afinal ele é menor que o DSI XL, e meu amigo tem o DSI XL é não é um trambolho, ele até cabe no bolso.... Se vier mais barato, com o NSMB 2 incluso aqui no Brasil também e se vier com o AC aqui eu provavelmente irei comprar mas não antes de ver uma boa review no YT!

    ResponderExcluir
  7. Se a resolucao da tela nao mudou, os jogos que ja nao sao la grande coisa visualmente vao ficar piores. Nao vai ter filtro tbm. Nada de segundo circle pad foi a pior de todas. Pra que comprar um videogame que deve supostamente ser portatil quando para aproveita-lo direito tem que ser usado um trambolho vendido separadamente. Essa historia de que jogar resident ou metal gear sem o segundo circle p. fica bom..... pura balela. Sinceramente, pra que lancar uma merda dessas.

    ResponderExcluir
  8. Se ja ta dificil comprar um 3DS normal imagine um XL...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google