Fail

Fail: Banjo-Threeie

É previsível que uma série com dois excelentes jogos invista cedo ou tarde em mais uma sequência para formar uma trilogia memorável, certo? ... (por Rafael Neves em 30/08/2012, via Nintendo Blast)

536px-BanjoKazooieTooie4[3]É previsível que uma série com dois excelentes jogos invista cedo ou tarde em mais uma sequência para formar uma trilogia memorável, certo? No caso de Banjo-Kazooie, a Rareware deixou em aberto o terceiro jogo de sua famosa franquia lançada no N64. Alguns spin-offs aqui e ali e o lançamento de Nuts and Bolts para Xbox 360 não foram o bastante: os fãs continuavam a exigir que o suposto Banjo-Threeie fosse lançado. Hoje, com a Rare nas mãos da Microsoft e muito menos prestigiada pelo público, as chances de Banjo e Kazooie voltarem à ativa tendem a zero. Mesmo assim, vale a pena tentar entender por que Threeie não saiu do papel.

SkeletonGruntyUma promessa de vingança!

Se você tem boa memória, deve se lembrar que, ao fim de Banjo-Tooie (N64) Banjo e Kazooie, junto a Humba Wumba, Jamjars e Mumbo Jumbo, brincam de chutar a cabeça da bruxa Gruntilda entre si. E, enquanto a vilã derrotada geme de dor e os heróis esbanjam a vitória em sua cara (literalmente), é possível vê-la proferir seu grito de vingança: “You’ll be sorry, all of you! Just you wait until Banjo-Threeie!”, que significa “Vocês todos vão se arrepender! Esperem só até Banjo-Threeie”. É comum, na série Banjo-Kazooie, os personagens fazerem humor em cima desse tipo de metalinguagem, mas a promessa de um terceiro jogo deixou os fãs empolgados – mesmo que talvez não tenha passado de uma mera brincadeira dos desenvolvedores. Ok, dizer que o nome do jogo será Banjo-Threeie não é nada surpreendedor - visto o trocadilho entre two (dois) e Kazooie que originou o nome “Tooie” – mas já estava plantada ali a semente para uma sequência.

Relembre o momento em que “Banjo-Threeie” foi citado por Gruntilda

Não houve anúncio oficial de um Banjo-Threeie após o lançamento de Tooie, o que foi compreendido pelos fãs como parte do momento de transição da Nintendo entre o N64 e o eminente lançamento do Game Cube (ou Dolphin, como era chamada na época. O próprio Banjo-Tooie, lançado em 2000, teve as vendas afetadas pelo fim da vida do N64. Estava mais do que certo que, se Threeie fosse real, ele seria lançado no próximo console da Nintendo. E, na Spaceworld 2000, um dos vídeos que demonstravam o poderio técnico do GC trazia como protagonistas o elenco de Banjo-Kazooie (N64)! Era definitivo: Banjo-Threeie seria lançado para o GC! A questão é: será ele capaz de superar Kazooie e Tooie? Uma tarefa, no mínimo, dificílima!

Grunty2O Jiggy que faltou no quebra-cabeça

As esperanças dos fãs encontraram um imenso declive quando, em 2002, a Rare foi vendida pela Nintendo à Microsoft, que estava colocando no mercado seu Xbox como concorrente do GC e do PS2, da Sony. Embora as chances de Threeie aparecer no GC tivessem se tornado nulas, ainda existia a esperança de que o terceiro game da série ganhasse vida no Xbox. Para a tristeza de todos, não foi o que aconteceu. E, ao contrário do que todos pensaram, os dois games seguintes que trouxeram o urso e o pássaro juntos foram lançados para GBA. Nenhum dos dois foi o aguardado Banjo-Threeie, mas com certeza uma grande surpresa ver Banjo em uma plataforma Nintendo, e não em território da Microsoft. Esses dois jogos são Banjo-Pilot, um game de corrida aéreo com o elenco da série, e Banjo-Kazooie: Grunty’s Revenge, que se passa entre Kazooie e Tooie e é considerado um dos jogos da linha principal, embora limitado pelas capacidades técnicas do GBA.

E, assim, a série caiu no esquecimento por muitos anos. A Rare chegou a lançar spin-offs relativos a Grunty’s Revenge para celulares, mas foi em 2007 que a ex-subsidiária da Nintendo fez o queixo dos jogadores cair. Em um trailer que brinca com o ar de mistério que pairou por muitos anos sobre Banjo-Threeie, a Rare anunciou que um novo título da série estava em produção. Com uma mudança visual bem diferente em Banjo e Kazooie, chegou para Xbox 360 Banjo-Kazooie: Nuts and Bolts. A questão é: por que Nuts and Bolts ainda não é considerado pelos fãs como o legítimo Banjo-Threeie. Uma dica? A resposta não é apenas o nome diferente.

Esse foi o trailer que fez os queixos dos jogadores tocarem o chão

O fim definitivo?

BkoriginalA Rare nunca anunciou a impossibilidade absoluta de Banjo-Threeie alguma vez aparecer, seja em um console Nintendo ou em um da Microsoft. O problema é justamente o momento complicado em que a empresa está passando, a ponto de inúmeras pessoas afirmarem que a inserção da desenvolvedora à Microsoft acabou por esfacelar a Rare. O outro problema, específico da série Banjo-Kazooie, é que esta já perdeu há muito tempo os holofotes. A crítica negativa a Nuts and Bolts, que reclamou da mudança estrutural na essência do game, e a rejeição dos fãs à ideia de que este seja o Banjo-Threeie acabam por abalar a possibilidade de mais uma sequência. Até que essa situação se esclareça (ou não), vamos cuidar de outros mistérios da série Banjo-Kazooie, como o Stop ‘N’ Swop, mito explorado aqui no Nintendo Blast em nossa matéria MythBlasters: É possível desvendar o Stop 'N' Swop em Banjo-Kazooie/Tooie?

banjothreeie95wv

E você, leitor? Ainda acredita que um Banjo-Threeie virá ou Nuts and Bolts já foi o suficiente para matar a saudade do urso e do pássaro da Rare?

Revisão: Marcos Vargas Silveira


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Olha, nunca joguei um game da série Banjo-Kazzoie, mas depois que a Rare foi parar nas mãos da Microsoft, seu prestígio entre os fãs caiu e a empresa dá ares de estar próxima à falência. Uma pena, porque os jogos antigos da Rare, como a série Donkey Kong Country, eram ótimos! Acho que, se a Rare continuar nas mãos da Microsoft, será só uma questão de tempo até vermos o fim da empresa, a menos que ela mude de dono novamente (algo que acho difícil acntecer, visto a falta de prestígio entre o fãs, sendo muito pouco o interesse que a Rare possa causar em um possível comprador).

    ResponderExcluir
  2. Rare, volta por favorr!R!R!R!R!!!!!!!
    Rare vouta , Rare volta pra nóssss.

    Se o rumor que a Nintendo está negociando para a Rare voutar seja verdade, talvez descobriremos o o misteriosso misterio.Quem sabe se na comemorasão da vouta para Nintendo
    a Rare comesse com o jogo Banjo-Threeie-para WiiU ou 3DS.

    ResponderExcluir
  3. Seria um sonho se a Rare voltasse para Nintendo e a velha
    equipe visse que a Rare voltou e eles também voltasem para
    Rare,seria perfeito para Nintendo.Assim, todos na Nintendo
    de novo(incluindo Banjo e antigos inimigos de Donkey Kong).

    ResponderExcluir
  4. Um dos melhores jogos do 64 com certeza, muitas e boas lembranças.
    Um terceiro game seria muito bem vindo ao WiiU, mas se fosse no nível dos primeiros. Nuts and Bolts é ridículo.
    A RARE se perdeu, poderia se achar com um novo Banjo e de qualidade, mesmo que fosse para outro console como o Xbox360 mesmo.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google