Game Music

Game Music: Conheça Time's End: Majora's Mask Remixed, homenagem musical a Majora's Mask

Que The Legend of Zelda: Majora's Mask é o jogo mais sinistro da série Zelda, todo mundo já sabe. Inspirado pelo estilo tão próprio de... (por Rafael Neves em 21/03/2013, via Nintendo Blast)

Que The Legend of Zelda: Majora's Mask é o jogo mais sinistro da série Zelda, todo mundo já sabe. Inspirado pelo estilo tão próprio dessa criação (e se aproveitando do papo de "fim do mundo em 2012"), o grupo Theophany lançou um remix de várias das canções da segunda aventura de Link no N64. A releitura conta com 10 faixas que reproduzem muito bem a atmosfera do jogo, ao mesmo tempo em que dão um toque original a cada uma e faz de todas mais memoráveis do que já são. Mais de dez anos depois, é hora de tocar a Song of Time e voltar a Termina.

Você tem 3 dias!

Tudo começou com um estranho site obscuro com os dois olhos cintilantes da Majora's Mask. A sinistra imagem trazia, abaixo de si, uma contagem regressiva. Com um pouquinho de matemática, percebemos logo que os números alcançariam o zero em 3 dias, momento em que os calendários estariam na data 21/12/12. A menos que você more na lua (que estaria prestes a cair), deve saber muito bem que esse era o dia em que todos diziam ter sido a data marcada pelo povo maia para o fim do mundo. Verdadeira a previsão ou não, o fato é que isso estava em alta nos últimos meses e nós, da equipe GameBlast, corremos para olhar o céu e procurar por alguma lua carrancuda. Tentamos de tudo aprender a Oath to Order para salvar o mundo caso a lua viesse em algum momento, mas o fato foi que o que veio não foi um astro, mas um álbum de músicas.

Pode admitir, sabemos que você
 molhou as calças quando viu a contagem
O grupo Theophany, que esteve por trás da contagem regressiva e do lançamento do álbum, já teve um trabalho anterior com uma franquia da Nintendo: Metroid. Como forma de comemorar o aniversário de 25 anos das aventuras se Samus Aran, eles lançaram a coletânea "Crystal Flash EP", uma releitura das canções da série espacial. Assim, quando começaram a contagem regressiva em dezembro, aqueles que conheciam o talento do grupo já esperaram por algo de boa qualidade. E foi só "Time's End: Majora's Mask Remixed" ser lançado para ficar claro que o sinistro capítulo da série Zelda tinha recebido um de seus melhores tributos.

Hey, Listen!

A trilha sonora original de Majora's Mask foi composta por Koji Kondo (renomado compositor da franquia Zelda) e Toru Minegishi, que já trabalhou em canções de outros jogos da Nintendo. Tida pelo próprio compositor Koji como exótica e de tom chinês, a trilha sonora, mesmo que boa parte dela igual à de Zelda: Ocarina of Time (N64), trazia um toque melancólico que era novidade para a série. E foram exatamente essas canções as mais exploradas por Theophany. Apenas os arranjos principais foram preservados, o resto todo foi composto pelo grupo, que deixou as faixas maiores e perfeitas para se ouvir no modo surround.

A coletânea traz um aspecto que me fez lembrar o Cirque du Soleil e imaginar como seria um espetáculo baseado em Majora's Mask. O tamanho das canções também varia - se Final Hours tem 2:37 de um tom profundo e reflexivo, Clocktown traz quase 7 minutos da alegre canção da cidade prestes a ser destruída. Interessante notar, nessa última, as vozes de pessoas conversando durante a música, dando uma sensação de que realmente se está em uma cidade. A maior de todas, Time's End, é tida como a principal do álbum e mais parece um tributo a Majora's Mask como um todo. Sua sacada é a Song of Time cantada no final, que faz a música "rebobinar" de uma forma genial! Muitos outros remixes estão inclusos no álbum, que pode ser baixado gratuitamente (embora o grupo também aceite pagamentos voluntários de U$0,50 ou mais). Senti falta apenas de uma canção aproveitando a melodia dos 4 Gigantes, já que é um dos ritmos exclusivos de Majora's Mask.

Um papo com o compositor

Nós, do Nintendo Blast, tivemos a honra de entrevistar Jason Gallaty, compositor à frente do álbum. Jason desvendou o processo de criação das faixas, os maiores desafios do projeto, inspirações e, é claro, seu amor por Zelda. Confira  a entrevista na íntegra:

Nintendo Blast: Por que, dentre toda a série Zelda, você escolheu Majora's Mask para fazer esse álbum?
Jason: Eu queria fazer com Ocarina of Time e Majora's Mask há um tempo. Diria que o fator mais importante ao escolher Majora's Mask em primeiro lugar foi o amor das pessoas pela faixa "Time's End" original no YouTube. Majora's Mask também não recebe muito fan art comparado a OoT, e 21 de Dezembro de 2012 pareceu a melhor oportunidade para criar um projeto para os fãs de Majora's Mask por causa da relação com o fim do mundo. Isso se encaixa com o conceito desse álbum, que é cobrir os últimos 3 dias e criar um site com a contagem regressiva para Dezembro de 2012. Majora's Mask é também um dos mais obscuros jogos da série, então eu quis explorar esse aspecto das músicas com foco na história e na emoção.

NB: Qual foi a parte mais difícil do trabalho e quantas pessoas trabalharam com você?
Jason: A parte mais difícil foi escolher a lista de músicas. Eu fiz muitas versões diferentes das canções, mas é difícil decidir como remixá-las, porque eu queria que o álbum fluísse, mas também permear alguns temas importantes e sidequests. Eu queria que o álbum criasse uma imagem vívida e bem construída do mundo, até que parecesse que esse mundo estava realmente se destruindo. Faixas como Lovers Mask, Majora's Wrath e Final Hours são bons exemplos. Eu queria recriar o chacoalhar da lua e capturar como seria experimentar o jogo. Melodrama é uma grande parte do que consiste esse álbum, então o desafio desse trabalho requiriu muito planejamento e revisão. O lançamento foi outro grande desafio, por que eu estava trabalhando, gerenciando o site e tentando finalizar as músicas simultaneamente. Eu basicamente não dormia. O álbum foi ao ar na meia noite do dia 21, e eu ainda estava trabalhando na última faixa uma hora antes do lançamento. Seu tivesse ido dormir no dia anterior, eu provavelmente não teria finalizado-a.


O grupo por trás de terriblefate.com é composto por eu e alguns amigos próximos - somos cinco. Meu amigo Mike Grier fez o visual e design, Cordell Felix modelou a máscara em 3D e meus amigos Andrew Thompson e Keith Tonini programaram o site. Para o álbum, eu compus os arranjos e entrei em contato com pessoas que podiam me ajudar nas coisas que eu não consigo, como tocar ocarina e guitarra - o que demandou mais seis pessoas. A parte vocal foi realizada e improvisada por Laura Intravia (Flute Link) e Lorraine Noacke, guitarra e bandolim tocados por Joe Zieja, ocarina por David Ramos (docjazz), tuba por Darren Dvoracek e as introduções em violino de Lover's Mask foram obra de Jeff Ball. A maior parte dessa colaboração para o álbum aconteceu nos dois meses antes do lançamento, com exceção de Lorraine. Ela esteve ajudando desde que eu comecei o projeto em 2009.


NB: Você planejou a brincadeira com a contagem regressiva para a profecia do apocalipse de 2012 desde o início do trabalho com Time's End: Majora's Mask Remixed?
Jason: Sim, essa foi uma das razões para eu querer fazer o álbum. Imaginei que seria o momento perfeito para lançar o álbum de Majora's Mask. Eu passei a maior parte do tempo com a música, o site e a arte do álbum, que, na verdade, não estavam prontos uma semana antes do álbum ter sido lançado. Acho que pusemos o site no ar na segunda ou terça-feira, e a contagem regressiva acabou na noite de sexta-feira. Foi um semana insana, nós estivemos trabalhando a todo o vapor em nossas tarefas com Majora's Mask a todo o momento.

NB: Minha música favorita do seu álbum é "Terrible Fate", e a sua?
Jason: Obrigado. Eu fico sempre feliz em ouvir as pessoas dizerem isso por que Song of Healing é o tema principal do jogo. Eu senti que o álbum estava bom, mas decidi que Song of Healing seria tudo ou nada. Eu tenho, com certeza, uma faixa favorita. É minha música, então.. o que me deixa mais feliz é o jeito como elas vêm juntas e fluem. Eu queria explorar mais essa ideia e fazer do álbum uma experiência ininterrupta de músicas, mas houve algumas pesquisas envolvidas e eu fiquei sem tempo. Eu devo tentar essa estratégia outra voz com o Disco 2.

NB: Aqui, no Brasil, nós, jogadores, tentamos tocar a "Song of Time" bilhões de vezes alguns minutos antes de 21/12/2012 para impedir a queda da lua. E você?
Jason: Isso deve ter sido divertido, mas, quando a contagem regressiva estava próxima de 2 minutos para o fim, nós estávamos todos tentando fazer o site funcionar! Na verdade, nós nunca tivemos um plano para quando a contagem regressiva chegasse a zero que não fosse apenas lançar o álbum. Nós estivemos trabalhando em algum tipo de animação para os últimos 30 segundos... Teria sido legal fazer algo maior, mas não houve tempo. Quando meus amigos atualizaram a programação e o contador atingiu zero, todos que estavam no terriblefate atualizaram a página ao mesmo tempo e o site travou instantaneamente. Foi um momento "Ah, droga!", mas nós apenas rimos. As pessoas estavam um pouco irritadas quando o site voltou ao ar depois de um minuto depois e elas começaram a ouvir o álbum. Comentários e mensagens no Facebook começarem a chover aos montes. Foi loucura. Todo o entusiasmo e o amor que as pessoas tiveram pela trabalho foi incrível.


NB: Nós adoramos o seu trabalho com Metroid em "Crystal Flash EP". Você tem planos para outras homenagens à Nintendo?
Jason: Sim, eu estou trabalhando duro em um novo lançamento de Metroid e espero terminá-lo logo. Estou apertado com minha agenda atualmente, tenho tido pouco tempo para remixar nos últimos dois meses, mas eu vou tentar e trabalhar nisso. É uma honra que as pessoas peçam por um novo lançamento de Metroid, e eu estou interessado em fazê-lo.

NB: Então, qual seu Zelda favorito? Não me diga que é Majora's Mask =D

Jason: Eu não posso escolher Majora's Mask? Então fica entre A Link to the Past e Ocarina of Time. Wind Waker tem música e estilo maravilhosos, então é outro grande favorito. Mas é difícil comparar todos eles, por que Ocarina of Time não foi apenas o primeiro Zelda 3D, mas uma completa genialidade. Por isso eu acho que OoT vai ser sempre especial para muita gente, incluindo eu. O que eu amo em Majora's Mask é que é uma jornada verdadeiramente diferente e brilhante. Se Ocarina of Time era sobre fantasia e aventura, Majora's Mask era sobre escolhas, perdas e redenção. Todo o conceito de jogo e a introdução dos três dias é muito mais forte do que Ocarina of Time, e é uma experiência muito mais profundamente emocional para muitas pessoas. Por alguma razão, me lembra A História Sem Fim (1984), no qual um mundo inteiro e sua população estão todos em risco de desaparecerem e o destino delas está em suas mãos. Existem alguns profundos e memoráveis momentos em Majora's Mask, e eu não acho que os outros Zeldas chegam muito perto.

Para baixar o álbum Theophany: Time's End: Majora's Mask Remixed, acesse o site.

Revisão: Jaime Ninice

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Já baixei esse álbum assim que fico disponível. É simplesmente sensacional.

    E essa última resposta dele, representa quase que fielmente eu sinto por essa franquia, especialmente Majoras

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google